Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Porque é tão importante estudar matemática?

De Glicia, publicado em 28/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Matemática > Como obter bons resultados nas aulas de matemática?

A matemática é a disciplina vilã de muitos estudantes, porém se por um lado ela é difícil, por outro ela atua em regiões do cérebro que ajudam os alunos em áreas inimagináveis. Ela está presente em tudo a sua volta, mesmo nas atividades mais simples do cotidiano.

Você já parou para pensar que, quando você vai cozinhar  e decide seguir uma receita, você precisa ter uma noção de quantidades e medidas? Além disso, você também precisa seguir uma certa lógica no preparo da receita. Se você é capaz de realizar todas as etapas de uma receita de bolo sem problemas, é porque seu cérebro recorre aos seus conhecimentos em matemática. Talvez você não perceba isso, mas sem determinados conhecimentos, algumas tarefas simples pareceriam muito mais difíceis para nós.

A matemática surgiu há milhares de anos. Os registros mais antigos encontrados demonstram que o uso da matemática antecede o da linguagem escrita. Hoje ela é considerada um campo de estudo fundamental e pode ser usada e aplicada em diversas disciplinas, tanto em ciências exatas como em ciências humanas.

Sem matemática o mundo seria bem diferente A matemática está onde menos esperamos!

A matemática é uma das disciplinas mais importantes da grade curricular da educação básica. Se você é daqueles estudantes que sempre se perguntaram qual é o motivo de estudar matemática, eis a resposta: ela está presente em praticamente tudo a sua volta e saber usá-la facilita a realização de tarefas simples do cotidiano. Então, mesmo que você não queira seguir uma carreira de professor ou pesquisador da disciplina, de engenheiro ou qualquer outra profissão que utilize os números, você precisa ter conhecimento prévio em cálculos para lidar com dinheiro, prazos, compras, vendas, etc.

Não é por acaso que a matemática é considerada uma das matérias mais importantes a serem ensinadas na escola. Ela é a base de praticamente tudo que nos cerca, e sem ela nossa vida seria totalmente diferente. Se você consegue ler este artigo sentado confortavelmente na frente do seu laptop, é graças à matemática, pois sem ela, não existiria laptop, nem smartphone, ou televisão e internet. Muitas das grandes invenções que revolucionaram o mundo e nosso modo de vida só foram possíveis graças à matemática!

Além disso, o estudo da matemática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, o senso analítico e a concentração. Estudar matemática também permite desenvolver a capacidade de solucionar problemas e de demonstrar ou justificar um resultado. Leia nosso artigo e descubra como se tornar um bom aluno em matemática e melhorar seus resultados escolares.

Como se tornar bom aluno em matemática?

Como explicar que alguns alunos parecem naturalmente dotados de uma inteligência matemática, enquanto outros parecem condenados a nunca entender nada, nunca ter sucesso? Será que este é um conhecimento inato ou é fruto de muita disciplina e estudo?

Se tornar bom em matemática demanda disciplina Para se tornar um bom aluno e tirar boas notas em matemática é preciso comprometimento.

De fato, algumas pessoas têm mais aptidão com os números, enquanto outras têm mais habilidade com as letras. No entanto, qualquer disciplina pode ser aprendida por qualquer pessoa! Para tal, é necessário, sim, muita dedicação e estudo, mas é preciso  principalmente ser curioso para ir além do conhecimento oferecido pela escola, que muitas vezes não permite ao estudante a possibilidade de se aprofundar no assunto. Além disso, existem métodos e técnicas específicas de estudo que podem te ajudar a progredir e a obter excelentes resultados. Nós vamos apresentar a seguir alguns conselhos simples, mas que já poderão fazer toda a diferença se você colocá-los em prática:

Dominar o conteúdo das aulas

Isso pode parecer meio óbvio à primeira vista, mas muitos alunos não conseguem progredir e tirar boas notas porque não entendem o conteúdo das aulas. É muito comum que os estudantes revisem nas semanas de prova, mas na maior parte do tempo, a maioria sequer abre o caderno ao chegar em casa. Para aprender matemática, assim como qualquer outra disciplina, é necessário treinar e colocar em prática o que você aprendeu em sala de aula. Além do mais, as revisões te ajudam a perceber se você de fato está conseguindo assimilar todos os conceitos.

Em matemática, muitas coisas devem ser aprendidas de cor, como as fórmulas e os teoremas. A melhor maneira para memorizar essas fórmulas é resolvendo exercícios. É importante também reler as anotações feitas durante a aula e ficar atento às demonstrações de resolução de problemas e exercícios feitas pelo professor.

Saber interpretar textos

Não, você não leu errado! Para se tornar bom em matemática e conseguir resolver os exercícios você precisa dominar a interpretação de texto. Saiba que 50% da resolução de um exercício está na leitura do enunciado. Para saber o que é preciso fazer, quais fórmulas ou operações usar, você precisa primeiro entender o que está sendo pedido. Então não negligencie suas aulas de português, pois elas serão úteis para o seu bom desempenho em todas as outras disciplinas, inclusive matemática.

Ao contrário do que se possa imaginar, o enunciado de um exercício de matemática contém todas as informações necessárias à resolução do problema proposto. Se você ler atentamente, você perceberá que a metodologia a ser colocada em prática e as principais operações que serão utilizadas  são apresentadas no enunciado.

Suponha que você deve resolver um exercício de trigonometria. Ao ler o enunciado, tente agrupar as informações importantes: o texto fala sobre triângulos retângulos, logo, muito provavelmente você terá que usar o teorema de Pitágoras ou o de Tales. Praticando este modo de leitura atenta a cada informação do enunciado, você conseguirá desenvolver a melhor metodologia para solucionar o exercício.

Refazer os exercícios corrigidos pelo professor

A matemática é uma disciplina que requer que você repita os mesmos exercícios várias vezes, se necessário. Para progredir e se tornar um bom aluno, a chave do sucesso é praticar muito. Quanto mais vezes você fizer o mesmo exercício, mais clara ficará a problemática por trás do enunciado. Isso te ajudará também a entender a linha de raciocínio do professor quando ele fizer uma demonstração de como resolver o exercício.

Um dos erros cometidos pelos estudantes é deixar para revisar somente quando as provas se aproximam, pois eles acabam se dando conta que não sabem a matéria na última hora, quando já é tarde demais para conseguir assimilar tudo num curto período de tempo. Para que o seu cérebro aprenda um determinado conteúdo, é necessário ler e reler diversas vezes. Faça um teste: deixe passar alguns dias sem revisar suas anotações e sem resolver exercícios. Quando você voltar a estudar, você perceberá que não se lembra de praticamente nada que tinha aprendido há uma semana atrás.

Estude matemática sozinho e melhore seus resultados

Para se tonar um expert em matemática, você terá que se dedicar tanto na escola, como em casa. Estudar sozinho nem sempre é uma tarefa fácil, mas o trabalho pessoal permite desenvolver sua lógica, assim como sua autonomia, qualidades essenciais para para progredir em matemática.

Ferramentas gratuitas para estudar matemática Use as ferramentas educacionais a seu favor.

O aperfeiçoamento demanda um grande comprometimento pessoal da parte do estudante. Para os iniciantes em matemática, saibam que é totalmente possível trabalhar sozinho, sem a ajuda de um professor de matemática. Para isso, o aluno deve fazer suas próprias fichas de revisão, usando algumas ferramentas educacionais disponibilizadas gratuitamente, tais quais:

  • Videoaulas de matemática;
  • Exercícios online;
  • Manuais escolares;
  • Podcasts educativos sobre matemática;
  • Aulas online gratuitas em sites de universidades;

Estas ferramentas permitirão ao aluno estudar sozinho, desenvolver seu próprio método de aprendizagem e se aprofundar na disciplina. Embora a educação oferecida pela escola seja suficiente para aprender o básico e ser capaz de fazer a prova de um vestibular, por exemplo, ela não é suficiente para que o aluno aprofunde seus conhecimentos, uma vez que o acompanhamento personalizado é inexistente no meio escolar.

Cabe, então, ao estudante buscar formas de aperfeiçoamento se ele sente que tem dificuldades ou se ele deseja seguir uma carreira que exija o bom domínio da matemática. Além das ferramentas gratuitas que citamos acima, há também a possibilidade de recorrer aos serviços de um professor particular. No portal Superprof você encontra professores qualificados e disponíveis em diversas regiões do Brasil. A vantagem de ter aulas particulares é sem dúvidas o fato de poder ter acesso a um ensino personalizado, com uma metodologia especialmente pensada para as necessidades do aluno.

Com uma boa bagagem de conhecimentos e seguindo a metodologia de estudos mais adequada, o aluno poderá orientar sua carreira na área de exatas e se tornar:

  • Professor de matemática;
  • Pesquisador em qualquer área que exija habilidade com números;
  • Contador;
  • Engenheiro;
  • Astronomo;
  • Estatístico;
  • Analista;

Questão de inteligência ou disciplina?

Há muitos estereótipos e idéias pré-concebidas em torno da inteligência. Na escola, por exemplo, os alunos que têm mais habilidades com números são considerados os “mais inteligentes”, ao passo que os demais são considerados alunos medianos ou pouco inteligentes.

E não é apenas na escola que essas idéias são difundidas. A medida para a inteligência usada em testes como QI ou em universidades é baseada principalmente em um único tipo de inteligência, focada em cálculos e resultados. Essa forma de medida não leva em conta outras habilidades que a pessoa possa ter e desconsidera o fato que o aprendizado é algo muito individual.

Há diversas formas de inteligência Nem todo mundo é capaz de resolver o cubo de Rubik, mas isso não significa ser menos inteligente.

A teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner em 1983, revolucionou a forma como vemos o ato de ensinar e aprender e vem chamando a atenção de muitos educadores. Basicamente a teoria se baseia no fato de que uma abordagem única para a educação sempre deixará alguns alunos para trás.

Gardner propõe 8 tipos de inteligência:

  • Lógico-matemática;
  • Espacial-visual;
  • Verbo-linguística;
  • Interpessoal;
  • Intrapessoal;
  • Naturalista;
  • Corporal-cinestésica;
  • Musical.

Ainda segundo Gardner, todas as pessoas possuem os 8 tipos de inteligências citados acima, em diferentes níveis de aptidão. Se você sente dificuldades em aprender matemática, isso não significa que você seja menos inteligente que seus colegas de classe. Significa apenas que você consegue assimilar  melhor outras disciplinas e precisa de mais tempo e dedicação para assimilar os conceitos matemáticos.

Na realidade, pensar que seu cérebro não é capaz de entender problemas de matemática não vai te ajudar em nada. Como já dissemos antes, qualquer pessoa possui as capacidades intelectuais necessárias para aprender qualquer disciplina.

Embora seja pouco provável que você mude completamente o seu modo de inteligência, sendo este último pré-estabelecido pela transmissão genética e pelo contexto social, é perfeitamente possível fortalecer certas partes do seu cérebro e aprimorar algumas habilidades.

Estudos em genética e neurociência mostram que há influências genéticas no intelecto, entretanto a interação com o meio é que determina algumas tendências. Essas tendências não são imutáveis, e é por isso que um aluno que sempre tirou notas ruins em matemática pode se tornar um excelente estudante dessa disciplina, para isso basta treinar seu cérebro.

Quando você se sentir desmotivado com as aulas de matemática, lembre-se que Einstein, um dos homens mais inteligentes que já viveu neste planeta, um dia já foi considerado um aluno medíocre!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar