Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Recursos para assimilar o idioma falado na Alemanha

De Camila, publicado dia 20/11/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Conselhos para aprender alemão de maneira eficaz

“Se um homem ama a honestidade e não ama o estudo, a sua falta será uma tendência para desperdiçar ou transtornar as coisas. Se um homem adora a simplicidade, mas não adora o estudo, a sua falta será puro prosseguimento na rotina. Se um homem aprecia a coragem, e não aprecia o estudo, a sua falta será turbulência ou violência. Se um homem elogia a decisão de carácter e não elogia o estudo, a sua falta será obstinação ou teimosa crença em si mesmo. ” – Confúcio, em “A Sabedoria de Confúcio”

Já na China Antiga, o pensador e filósofo Confúcio defendia que um homem sem estudos é um homem incompleto.

Tudo o que aprendemos é através do estudo, seja ele estudo do que é escrito, estudo do que é feito ou estudo do que é falado.

Com o aprendizado da língua alemã não poderia ser diferente: é preciso estudar muito para atingir um bom nível de domínio do idioma e se tornar um germanófono bilíngue.

A língua alemã é a número 1 falada na Europa e se encontra entre os 8 idiomas mais falados no mundo, com aproximadamente 120 milhões de locutores.

Estudar não quer dizer apenas fazer aulas, sejam elas particulares ou em escolas especializadas. O aprendizado se faz através da prática e esta pode acontecer em qualquer instância: na vida quotidiana, através de livros, através de atividades lúdicas, televisão, rádio, internet, etc.

É preciso praticar e imergir no contato com a língua alemã para alcançar sucesso na assimilação do conteúdo. Sem preparo, o fracasso é certo.

Então, para que correr o risco de não alcançar seus objetivos na hora de se lançar na aventura do aprendizado do idioma da Alemanha? Várias ferramentas estão ao alcance dos desejoso em dominar a língua de Angela Merkel, então melhor utilizá-las a nosso favor, não é mesmo?

Abaixo você poderá conferir alguns dos recursos disponíveis aos aprendizes de alemão, sejam eles autodidatas ou alunos de cursos anseiam por mais exercícios extra-classe.

Cursos online

Vários cursos e formações em alemão estão disponíveis online e, junto a eles, atividades e revisões que beneficiam o processo de assimilação da língua.

Mas quais são estes sites?
Quais deles são fiáveis?
Quais os melhores e mais utilizados?

Abaixo preparamos uma lista com várias sugestões. Acreditamos que pelo menos uma delas “cairá como uma luva” para seus objetivos.

Com tantas opções de ferramentas de aprendizado de língua alemã, uma delas com certeza se encaixará às suas necessidades. Tomara que uma das sugestões abaixo caia como uma luva para seus objetivos no aprendizado do alemão!

Principais sites para aulas de alemão

Alguns cursos de língua alemã podem acabar saindo caro, principalmente se calcularmos o quanto as aulas semanais custam ao longo de um ano de aprendizado.

Muitos desejosos em aprender o idioma de Goethe apostam em alternativas mais econômicas – se não grátis – para aprender, revisar e exercitar as habilidades na língua.

O aprendizado autodidata pode ser muito eficaz, mas exige grande dedicação e motivação da parte do estudante.

Confira o “Top 8” dos endereços online mais procurados e com melhor reputação quando o assunto é fazer aulas de alemão através da internet:

  • Duolingo
  • Memrise
  • BBC Languages
  • Lang-8
  • Lingocracy
  • Verbling
  • Deutsch.info
  • Sprachcaffe

Formações em língua alemã pela internet

Obviamente, os “Top 8” citados acima não são os únicos sites de formação do aluno quando o assunto é a aquisição de conhecimentos linguísticos alemães.

Se você já conferiu as sugestões acima e procura ainda mais alternativas para incrementar seus estudos, então preparamos uma segunda lista com outros sites a serem conferidos:

  • Loecsen
  • Deutsch Perfekt
  • DeutschAkademie
  • Deutsch Interaktiv
  • Audiotrainer

Melhores aplicativos

Na era da internet, tablets e smartphonesaprender o idioma falado na Alemanha pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, seja durante a pausa no trabalho ou durante um tempo livre no conforto do próprio lar.

Vários aplicativos que ensinam a língua alemã podem ser encontrados online ou nas lojas de apps. Eles permitem ao aprendiz não só adquirir novos conhecimentos sobre o idioma, mas também exercitar as competências já absorvidas.

Algumas destas ferramentas podem ser facilmente encontradas e utilizadas em qualquer um destes dispositivos, seja com suporte iOS, Android ou o bom e velho computador.

Top 4 aplicativos para aprender alemão

Apresentamos aqui os quatro melhores aplicativos para quem deseja utilizar o smartphone, tablet, iPad ou iPhone para aprender e lapidar as habilidades na língua falada na Alemanha.

Duolingo

Conhecida e reputada dentre os programas de aprendizado de idiomas, Duolingo foi desenvolvido de maneira profissional para acompanhar o desenvolvimento e o avanço do aprendizado do utilizador, seja ele iniciante, intermediário ou bilíngue em alemão.

O principal diferencial –  e a cereja do bolo – deste aplicativo é o caráter lúdico empregado no método de ensino disponível. O aprendizado do alemão é proposto a partir de uma divisão de pequenas unidades que se assemelham a um jogo.

Nada melhor do que aprender brincando. Duolingo é um dos métodos online mais lúdicos no mercado atualmente.

Busuu

Utilizado por mais de 50 milhões de aprendizes, Busuu foi considerado pela gigante Apple como “melhor aplicativo de idiomas de 2014”.

Alguns anos se passaram e o programa que propõe, dentre outras línguas, o aprendizado do alemão, continua dentre os melhores da sua categoria quando o assunto é estudar um idioma estrangeiro através do tablet ou smartphone.

Mosalingua

Este aplicativo deve ser o menos conhecido dentre os apresentados neste top 4. Mosalingua é, no entanto, um dos programas mais promissores dentro do nicho de aprendizado de idiomas através de aplicativos e vem ganhando cada dia mais adeptos ao método.

O interessante de Mosalingua é que o utilizador aprende de maneira séria sem deixar de se divertir, pois o aplicativo apresenta, assim como Duolingo, um lado lúdico.

Babbel

Não poderíamos falar de aplicativos de aprendizado de língua estrangeira sem mencionar este que deve ser um dos mais conhecidos atualmente no mundo todo.

O funcionamento de Babbel é semelhante ao do Duolingo, porém menos lúdico. Outra grande diferença é que para se ter acesso ao conteúdo de nível intermediário e avançado, é preciso pagar pelo programa. O custo benefício vale a pena, principalmente se o utilizador for um aluno assíduo.

Outras opções de apps para aprender alemão

Acima citamos os top 4 aplicativos mais conhecidos e reputados quando o assunto é aprender um idioma estrangeiro como o de Goethe.

Obviamente, outras opções estão disponíveis no mercado de apps e não custa nada testar-las no tablet ou smartphone!

São elas:

  • Semper
  • 50 languages
  • BBC Learn German
  • Rosetta Stone
  • DeutschAkademie

Estudar alemão através de filmes

Existem diferentes métodos a serem empregados por aqueles que ensinam e aprendem alemão. Os primeiros que vêm à cabeça são as aulas particulares ou em escolas de idiomas.

O que muitos aprendizes negligenciam, e até mesmo ignoram, é o poder da sétima arte em proporcionar uma imersão ao aluno no mundo da língua alemã.

Abaixo preparamos uma breve seleção de filmes que podem ser utilizados nesta aventura do aprendizado através da sétima arte!

Filmes em alemão ajudam os aprendizes a aprender a língua. Assistir filmes em alemão é um ótimo método para ter mais contato com o idioma.

Escolhendo um bom filme

Vários benefícios podem ser tirados do hábito de assistir filmes em alemão para aqueles que desejam aprender ou já fazem aulas de alemão.

Tal hábito não exige muito esforço, apenas força de vontade, já que os interessados não precisam nem sair do conforto de seus lares. Com possibilidade de acesso através do computador, tablet ou smartTV, o futuro bilíngue na língua dos irmãos Grimm pode encontrar grande número de opções online nos sites de streaming como Netflix.

Para aqueles que não são conhecedores das produções cinematográficas em alemão, não se preocupem: preparamos uma breve lista com algumas sugestões para agradar a “gregos e troianos” desejosos em se comunicar no idioma da Alemanha.

Good Bye Lenin

Filme de 2003 dirigido por Wolfgang Becker, Good Bye Lenin é uma comédia um pouco surreal -, mas nem por isso menos irresistível – que leva o espectador do sorriso às lágrimas de uma hora para outra.

A Vida dos Outros

Das leben der Anderen” é o título original desse filme que foi dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e lançado em 2009.

Soul Kitchen

Comédia dramática dirigida por Tafih Akin e lançada em 2009, Soul Kitchen conta a história do jovem Zinos, habitante de Hamburgo e proprietário de um restaurante chamado… Soul Kitchen!

A Onda

Lançado em 2008 e dirigido por Dennis Gansel, A Onda é um drama que emocionou toda a Alemanha ao levantar grandes questões como a volta de um regime ditatorial ao país.

Corra Lola, Corra

Laçado em 1978 e dirigido por Tom Tykwer, Corra Lola, Corra é o filme desta lista que não pode deixar de ser assistido. Com um ritmo frenético, tudo se passa muito rápido e o espectador precisa “correr com os olhos” para conseguir acompanhar tanto as ações quanto os diálogos.

A Queda – As Últimas Horas de Hitler

Dirigido por Oliver Hirschbiegel, este filme de 2004 conta a história da queda de Hitler, figura emblemática que ainda fascina muitos.

O Milagre de Berna

Dirigido por Sönke Wortmann, O Milagre de Berna foi lançado em 2003.

Asas do Desejo

Produzido em 1987 e dirigido pelo famoso Win Wenders, Asas do Desejo pode ser considerado como um certo tipo de fábula poética.

Podcasts para aprender língua alemã

Optar pelos arquivos de áudio é uma excelente alternativa para treinar a escuta e melhorar a pronúncia das palavras germânicas. Sem contar que eles podem ser baixados e escutados a qualquer hora, em qualquer lugar, mesmo sem conexão 4G ou Wi-Fi.

Para facilitar a vida dos aprendizes, preparamos abaixo uma lista com um pouco mais de uma dezena de indicações de podcasts para aprender a língua alemã. Cuidado só para não se viciar em nenhum deles!

Escolhendo um bom podcast em alemão

Graças à diversidade de arquivos de áudio disponíveis na web, os estudantes da língua podem escutar programas, histórias, etc. à qualquer hora e em qualquer lugar: basta ter um dispositivo compatível para rodar mp3 (smartphone, tablet, etc.)

Top 10 podcasts

  • Warum Nicht
  • Audio-Trainer
  • RadioD
  • Audio-lingua
  • Lilipuz Klicker
  • Kidspodcasts
  • Deutsch wiseo Nicht?
  • Klaro – Nachrichten für Kinder
  • Guter Umgang – Deutsch lernen mit Umgangssprache
  • Radio zum herunterladen und Mitnehemen

Outras sugestões a serem conferidas

  • Deutsches fans
  • Deutschkurse
  • Deutsch lernen
  • Grüße aus Deutschland – Podcast für Deutschlerner
  • Top-Thema mit Vokabeln
  • Langsam gesprochene Nachrichten
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar