Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Matemática ensino médio: como se tornar um bom aluno?

De Glicia, publicado dia 06/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Melhore seus conhecimentos em exatas

Muitos alunos têm dificuldade em aprender  matemática. Isso é totalmente compreensível, pois nessa disciplina, além de ler e compreender o conteúdo,  é preciso raciocinar e conseguir aplicar as diferentes fórmulas aprendidas.

Cada disciplina exige um método de estudo diferente e no caso da matemática, a chave para o sucesso é treino, treino e mais treino! Se você é daqueles alunos que não estão entendendo nada, mas ainda assim não questionam e vão empurrando com a barriga, saiba que você nunca terá bons resultados.

Se você não aprendeu o básico em matemática nos anos anteriores, vai ser muito difícil avançar quando chegar ao ensino médio. Com cargas de atividades, leituras e trabalhos muito maior se comparado ao ensino fundamental, as dificuldades vão se acumular e você se encontrará rapidamente submerso pelos estudos.

Mas, não se desespere (ainda)! Com um pouco de organização e muita disciplina você conseguirá recuperar o atraso e melhorar suas notas em matemática.

Nós separamos para você algumas dicas preciosas para ajudá-lo a se tornar um aluno exemplar em matemática. Prepare sua calculadora e vamos às dicas.

Descubra como se tornar um aluno nota 10 em matemática!

As aulas de matemática no ensino médio

A chegada ao ensino médio é uma etapa importante na vida estudantil de um aluno. Novas matérias, novos amigos e também, novos desafios.

As aulas são um pouco diferentes das aulas no ensino fundamental; os professores também não são os mesmos e a metodologia de ensino muda. Para alguns, essa é uma fase de descoberta e de muitas novidades, para outros é um período de muita angústia: medo de não dar conta de tudo, problemas de adaptação, entre outros.

conteúdos exatas no ensino médio No ensino médio os alunos precisam assimilar muitos conteúdos mais rápido.

É preciso aprender a estudar sozinho, ser independente e conseguir organizar o tempo dedicado aos estudos da melhor forma possível. No ensino médio os professores não vão verificar se você aprendeu a matéria. São muitos alunos, muitas classes para se preocupar, por isso é importante que você consiga trabalhar com autonomia.

Isso é especialmente importante para o estudo da matemática, uma disciplina que exige treino constante, senão as chances de perder o fio da meada são grandes. Se os conceitos de base não foram bem assimilados, é muito difícil entender os conteúdos novos.

Funções (exponenciais, modulares e logarítmicas), geometria plana e espacial, progressões aritméticas, polinômios, estatística, probabilidades, análises combinatórias… você tem a impressão que os conteúdos chegam na velocidade da luz e seu cérebro não consegue computar tudo com a mesma rapidez!

Sem mencionar que esse é apenas o conteúdo das aulas de matemática! Ainda há as aulas de português, geografia,  química, história, etc.

Progredir em matemática é totalmente possível, mesmo que a princípio você encontre algumas dificuldades. No começo tudo parecerá muito vago e abstrato, mas se você desenvolver o hábito de revisar com frequência as matérias novas aprendidas, aos poucos vai perceber uma melhora considerável no seu desempenho escolar.

E não hesite em pedir ajuda aos seus professores ou seus pais. Explique que você está com dificuldades e não tenha vergonha de admitir suas lacunas no ensino. Ninguém nasce sabendo nada e as pessoas possuem aptidões diferentes. Se exatas não é o seu forte, não tenha medo de aceitar isso e busque formas de melhorar.

E leia também como aumentar sua média em matemática?

Estabelecer uma boa relação com os professores é importante

Esse conselho é válido não apenas para as aulas de matemática, mas para todas as matérias. O professor não está na sala de aula para julgar você, nem para prejudicar seu desempenho. Muito pelo contrário, seu trabalho e criar condições de ensino que permitam ao aluno progredir.

respeite o trabalho do professor prestando atenção nas aulas Não hesite em pedir ajuda ao seu professor. Ele está ali para ajudá-lo a avançar.

Ainda que você precise ser independente e consiga estudar sozinho, quando surgirem dúvidas o papel do professor é tentar saná-las. Além disso, muitas vezes você não entendeu a matéria na primeira explicação e  o professor pode explicar o exercício novamente, ou mesmo explicar de outra maneira.

Claro, isso só vale se você estiver atento às explicações e não quando você não ouviu os últimos vinte minutos de aula. Em uma escola convencional um professor precisa dar atenção a mais de 20 alunos – dependendo da escola, da cidade ou região do Brasil – e não está ali à sua disposição.

Então, faça sua parte como aluno também. Preste atenção durante as explicações e se encontrar dificuldades, peça ajuda ao seu professor. A parte mais importante do processo de aprendizagem acontece na escola, durante as aulas. As revisões em casa servem apenas para fixar os conteúdos.

Se você não conseguir assimilar pelo menos uma parte da matéria durante a aula, será muito complicado estudar sozinho em casa. As revisões tomarão mais tempo que o previsto e você terá a impressão de não avançar.

E saiba que no Superprof você encontra  aulas de matematica em todo o Brasil!

Nossas dicas para tirar o melhor proveito das aulas de matemática na escola são:

  • Escute as explicações com atenção e faça anotações,
  • Preste atenção mesmo nas perguntas de seus colegas, pois a dúvida de outra pessoa pode ser a sua também,
  • Anote as dúvidas que forem surgindo para perguntar ao professor depois,
  • Participe da aula, tente responder as perguntas que o professor faz e não tenha medo de explicar suas dificuldades.

Por que você deveria contratar um professor particular de matemática?

Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e alguns podem ter mais dificuldades do que outros. Isso é perfeitamente natural. A escolha de aprender matemática com um professor particular pode ser útil para esses alunos.

aprender matemática com tutor em casa Através de uma abordagem diferente o professor particular pode despertar o interesse do aluno pela matemática.

Aulas de matemática em domicílio ou online, curso intensivo ou preparação para o Enem, qualquer que seja sua necessidade, aprender matemática com a ajuda de um tutor pode ser realmente muito benéfico.

As aulas particulares podem oferecer ao aluno novos meios de aprendizagem, através de pedagogias alternativas e adaptadas às suas reais necessidades. Além disso, os professores de matemática geralmente são apaixonados pelo que fazem. Essa pode ser uma oportunidade para descobrir a matemática por outro ângulo e despertar um real interesse pela disciplina.

O mais importante, todavia, é que exista um feeling entre o aluno e o professor. O estudante precisa se sentir seguro e confiar no educador e para que isso aconteça as aulas devem ser interessantes e cativar a atenção.

Ao fazer uma busca por um professor particular na internet, é possível encontrar uma infinidade de perfis, cada um mais interessante que o outro. Plataformas como o Superprof conectam alunos e professores de diferentes disciplinas: matemática, química, ciências, física, português, línguas estrangeiras, história, geografia, música e muito mais.

Ainda no Superprof, você encontra aulas e cursos para todos os níveis de escolaridade, da pré-escola ao ensino superior. Mesmo quem não tem dificuldades, mas gostaria de aprofundar os conhecimentos pode achar um curso intensivo de matemática.

Para os estudantes do 3° ano – um dos mais difíceis da vida estudantil – aulas de reforço ou cursos de preparação para o Enem e vestibulares é uma excelente forma de manter o conteúdo em dia e chegar tranquilo na hora dos exames.

Através de exercícios, uma boa pedagogia e paciência, o professor particular saberá orientar o aluno para que ele melhore seus resultados em sala de aula.

Vai prestar vestibular? Confira nossas dicas para revisar para o vestibular de exatas.

É possível estudar matemática sozinho?

Para avançar e assimilar melhor os conceitos matemáticos, se contentar com as aulas oferecidas pela escola não é o suficiente. É preciso revisar um pouco todo dia, dedicar alguns minutos para reler suas anotações e resolver exercícios.

as revisões em casa são indispensáveis para melhorar os resultados em matemática É importante que o aluno seja capaz de estudar sozinho também.

Então sim, é possível estudar matemática sozinho. Aliás, não apenas é possível como é necessário! Uma das chaves do sucesso é justamente a persistência e a dedicação.

Descubra a melhor maneira de estudar matemática!

Ao chegar em casa, depois da escola, dedique alguns minutos à revisão da matéria estudada. Não estamos falando aqui de passar horas estudando matemática, mas de separar um momento do seu dia para se dedicar a essa tarefa.

O programa da grade curricular das escolas devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), mas dependendo da escola, alguns alunos terminam o ensino médio com muitas lacunas, especialmente os estudantes de escolas que se encontram em zonas e regiões precárias.

Assim, além das revisões, se você sente que tem muitas lacunas o mais indicado é organizar um cronograma de estudos. A organização do tempo dedicado às revisões é interessante para criar uma rotina e o hábito de estudar um pouco todos dos dias.

Você pode ir além e buscar novos exercícios que podem ser facilmente encontrados em livros didáticos de matemática ou mesmo online. Na internet você encontra uma grande variedade de sites que disponibilizam conteúdo para revisões, vídeo-aulas e muito mais. Basta procurar!

Quando você estuda sozinho, é essencial seguir um cronograma coerente para ter certeza que todos os conceitos importantes foram revisados. Isso  provavelmente ajudará você a avançar e a aumentar seu rendimento escolar.

Quem sabe até você poderá descobrir uma verdadeira paixão pela matemática e escolher uma profissão na área de exatas.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar