Seja pelo meio ambiente ou pela saúde, cada vez mais pessoas estão eliminando a carne das suas dietas. O que antes era visto como uma decisão estranha e complicada, hoje está virando algo corriqueiro e completamente normal. E, contrariamente ao que muitos podem pensar, esta mudança não se trata somente de uma moda: as dietas sem carne vieram para ficar e estão indo de exceção a norma.

A renomada revista inglesa The Economist aponta que, embora em 2015 somente 3,4% da população dos Estados Unidos fosse vegetariana em 2015 (e 0,4% vegana), hoje um quarto dos estadunidenses de 25 a 34 anos adota uma dieta vegetariana ou vegana. Sem dúvida, se trata de uma mudança de comportamento liderada pelas novas gerações, mais preocupadas com o impacto ambiental e com novas visões sobre a saúde e o bem estar. Mas está errado aquele que pensa que esta é uma mudança restrita aos Estados Unidos ou à Europa: segundo uma pesquisa do IBOPE, 14% da população brasileira é adepta de uma dieta sem carne (em maior ou menor grau).

Mas, como indicam os estudos e artigos sobre o tema, há muitas formas de seguir uma alimentação sem carne. Do vegetarianismo ao veganismo, passando pelo flexitarianismo e outros, existem muitas maneiras de reduzir ou eliminar o consumo de produtos animais na sua rotina. Isso é uma boa notícia, porque permite você a adaptar a escolha às suas preferências e estilo de vida; mas também pode gerar muita confusão. Por isso escrevemos este artigo para, de uma vez por todas, tirar as suas dúvidas sobre veganismo e vegetarianismo. Este é um primeiro passo rumo a uma dieta mais saudável e sustentável, que logo pode ser complementado com livros sobre o tema ou até mesmo cursos de culinária sem carne!

 

O que pode comer um vegano?

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Veganos costumam usar e abusar de leites vegetais: de amêndoas, coco, aveia e outros

Um dos maiores mitos sobre o veganismo é que se trata de uma dieta muito restrita que pode ter um impacto negativo na saúde e na rotina dos seus adeptos. De fato, os veganos foram vistos por muito tempo como "chatos" e inflexíveis, se recusando a comer fora ou levando sua própria comida à casa de amigos ou familiares. Na verdade, esta impressão está muito mais ligada à dependência geral das dietas convencionais em relação à carne e a produtos de origem animal do que a limitações da dieta vegana em si. Inclusive, muitos veganos acabam desenvolvendo um repertório culinário mais diverso e saboroso do que o convencional, basta só observar a quantidade de livros e cursos de gastronomia vegana!

Na prática, uma dieta vegana exclui do cardápio todos os produtos de origem animal, o que inclui:

  • Carne bovina e suína, aves, peixes e frutos do mar
  • Ovos
  • Produtos lácteos (leite, queijos, manteiga, iogurte e outros)
  • Mel (embora haja certa discordância na comunidade vegana com relação a produtos derivados de insetos)

Embora a dieta receba maior atenção, os veganos costumam eliminar o consumo de todo tipo de produto animal das sua vidas, isso inclui roupas e objetos que usam pele ou couro animal.

Assim sendo, a dieta vegana está baseada em grãos, sementes, legumes, frutas, vegetais, cogumelos comestíveis e frutos secos. Além destes alimentos em si, os veganos costumam consumir uma série de derivados destes ingredientes, muitas vezes procurando compensar ou substituir produtos que não fazem parte da sua dieta, como é o caso dos leites de origem vegetal (soja, coco, amêndoas, entre outros), do tofu e seitan. Além de poder comprar estes produtos em cada vez mais lojas e mercados (por preços cada vez mais acessíveis), muitos deles podem ser preparados em casa, com o auxílio de tutoriais na internet ou de um curso de culinária especializada.

 

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Quais os benefícios de ser vegano?

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Antes vista como perigosa, hoje a alimentação vegana é vista como boa para a saúde e até para a perda de peso

Embora esteja tradicionalmente associada a questões ambientais e de crueldade animal, cada vez mais pessoas têm adotado uma dieta vegana devido a preocupações com a saúde ou, até mesmo, para perder peso! É o caso da cantora norte-americana Beyoncé, que seguiu à risca uma dieta vegana por 44 dias para melhorar sua forma e condicionamento físico antes de se apresentar no festival Coachella em 2018.

Esta nova leva de pessoas que adotam o veganismo para melhorar a saúde vai contra a percepção anterior de que esse tipo de alimentação é muito restrita podendo, inclusive, ter efeitos negativos na saúde. Hoje, o consenso é que uma dieta vegana bem planificada é compatível com todos os estágios do desenvolvimento humano, inclusive a infância e a gravidez. Estudos clínicos, veganos demostraram ser menos sucetíveis a diabetes do tipo 2, pressão alta, obesidade e doenças cardíacas.

Isso se deve ao fato que, ao depender em grande parte de produtos naturais, os adeptos do veganismo tendem a reduzir o consumo de produtos ultraprocessados e aumentar a ingestão de fibras, magnėsio, ferro e vitaminas C e E. Porém, tenha cuidado: se não for planejada adequadamente (como qualquer outra dieta) uma alimentação vegana pode levar a deficiências em termos de vitaminas e outros nutrientes, especialmente a vitamina B12. É por isso que muitos veganos acompanham sua dieta com suplementos alimentares, embora isso não seja sempre necessário.

Por último, para além da saúde pessoal, as dietas veganas têm como um dos seus principais fundamentos os impactos coletivos em termos ambientais que a redução no consumo e produção de alimentos de origem animal pode ter.

 

O que pode comer um vegetariano?

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A principal diferença entre veganos e vegetarianos: o consumo de produtos de origem animal como leite, queijos e ovos!

Assim como os veganos, os vegetarianos eliminam do seu cardápio o consumo de carne. Isso inclui:

  • Carne bovina
  • Carne suína
  • Aves
  • Peixes
  • Frutos do mar
  • Carne de outros animais, como coelho, cervo, javali, etc

A grande diferença então está no consumo de produtos de origem animal. Por via de regra, quando alguém se define como "vegetariano" isso quer dizer que essa pessoa não come carne, mas que pode vir a consumir outros produtos de origem animal, como queijos e ovos. Em termos concretos, esse tipo de dieta pode ser definida como "ovo-lacto vegetarianismo", diferenciando-se do lacto-vegetarianismo (em que a pessoa não consome ovos, mas sim produtos lácteos) e do ovo-vegetarianismo (em que a pessoa consome ovos e não produtos lácteos).

Tirando estas diferenças, por via de regra, os vegetarianos consomem os mesmos produtos que compõem a base da dieta vegana: grãos, sementes, frutas, legumes, vegetais, cogumelos comestíveis e frutos secos. Para além disso, há vegetarianos, assim como veganos, que aplicam estas restrições alimentares a muitos produtos processados como bolachas, molhos, chocolates, doces e outros que incluem aditivos e restos de produtos derivados de animais.

 

Quais os benefícios de ser vegetariano?

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Assim como no veganismo, uma dieta vegetariana costuma ter um impacto positivo para a saúde

Assim como os veganos, a dieta vegetariana é amplamente considerada adequada para todos os estágios da vida, inclusive infância e gravidez. Da mesma forma, estudos clínicos consideram que vegetarianos enfrentam um menor risco de contrair doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e até mesmo câncer. Entretanto, não há consenso generalizado sobre esses benefícios.

O que sim fica mais claro é que, quando se segue uma dieta vegetariana planejada e equilibrada, tende-se a ter benefícios à saúde. Primeiramente, porque uma dieta planificada, a principio, inclui todos os nutrientes e vitaminas, não implicando em nenhum efeito negativo para o organismo em relação a uma dieta convencional. Logo, porque, ao seguir uma dieta vegetariana adequada e balanceada a tendência é ingerir menos alimentos industrializados e processados, o que, evidentemente, tem claros benefícios à saúde.

Desta forma, em grande parte os benefícios para a saúde de dietas que restringem o consumo de carne não estão ligados ao fato de não consumir carne em si (afinal, pode-se ser vegetariano comendo somente macarrão), mas que o fato de adotar tal tipo de dieta costuma estar relacionado ou desencadear algum tipo de reflexão sobre a alimentação como um todo, levando a hábitos mais saudáveis.

 

Veganismo ou vegetarianismo, como escolher?

como escolher entre veganismo e vegetarianismo
O que colocamos no nosso prato e que dieta seguimos é uma reflexão pessoal que depende das nossas preferências e estilo de vida

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as especificidades das dietas vegetariana e vegana você já pode escolher qual é a mais adequada para você. Obviamente, trata-se de uma decisão muito pessoal que depende de uma série de fatores. Isso dito, tentaremos elencar alguns fatores e parâmetros que podem te ajudar a tomar a decisão.

No que diz respeito à saúde, como mencionamos anteriormente, embora haja indícios de que as dietas sem carne trazem benefícios à saúde, isso depende principalmente de quão balanceada é a dieta e dos cuidados que são tomados pelos adeptos para ingerir todas as vitaminas e nutrientes necessários. Assim sendo, não há nenhum indício claro de que uma dieta seja claramente mais saudável que a outra, embora seja importante pontuar que os veganos tenham que ser um pouco mais vigilantes quanto à ingestão de todas as vitaminas necessárias.

Se a sua maior motivação para adotar uma dieta sem carne é a questão ambiental, ambas dietas já tem um grande impacto por não incluir carne em si. Isso vale tanto em termos das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à pecuária, quanto a questões éticas sobre o tratamento de animais na produção de alimentos de origem animal a escala industrial. Para além disso, é verdade que uma dieta vegana tende a ter um impacto ambiental um pouco maior, por incluir também a indústria de ovos e láctea; isso é particularmente importante se a questão ética e de crueldade animal está entre seus principais motivos para adotar tal dieta.

Por último, quanto às restrições e facilidade de adaptação a cada dieta, é verdade que, em teoria, a dieta vegana pode ser mais radical e de difícil adaptação, já que ela corta mais elementos de uma dieta tradicional. Entretanto, com cada vez mais informação e produtos voltados para os veganos, essa dificuldade depende somente da vontade e interesse de cada um em buscar outras alternativas: basta procurar um livro ou fazer um curso de culinária vegana que você irá se maravilhar com as possibilidades dessa dieta!

Para além desses pontos, o mais importante é que, não importa qual seja a dieta escolhida, ela seja balanceada e envolva uma reflexão sobre a alimentação e sua relação com a nossa saúde e com o que temos ao redor (ecossistemas, economia, política, etc). Se assim for, certamente será uma boa experiência!

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Sophia

Nascida no Brasil e radicada na Espanha, ama escrever e aprender, juntando as duas paixões no Blof do Superporf!