Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cinco melhores destinos para fazer aulas de francês

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Melhores locais para fazer aulas do idioma da França

O idioma da França foi considerado o mais sexy do mundo! Segundo o site da CNN, responsável pela constatação, existem aproximadamente sete mil línguas no planeta Terra. Dentre todas elas, o francês se sobressaiu como aquela que arrasa corações. Além disso, por que não completar seus estudos universitários na França?

Você faz parte daqueles que amam o idioma de Molière e já faz aulas da língua há muito tempo? Você sente aquele desejo de, neste ponto do seu aprendizado, lapidar tanto seus conhecimentos gramaticais, lexicais e semânticos, quanto seu sotaque na hora da pronúncia? Então chegou a hora de fazer uma imersão em terras francofônicas.

A dedicação aos cursos da língua é essencial para aprender o idioma de maneira correta e eficiente. No entanto, a partir de determinado nível, nada melhor na evolução do aprendizado do que praticar o francês (para viagem) no quotidiano. Para tal, passar uma temporada em um país que fale a língua é o ideal.

Se tal aventura está nos seus planos, então segure firme, pois fizemos uma seleção dos cinco melhores destinos francofônicos (sem contar com Paris, claro!) para se passar um tempo em imersão linguística e cultural: Marselha, Quebec, Martinica, Reunião e Senegal.

Além de um contato intenso com o idioma, você ainda vai ficar cara-a-cara com lugares lindos e cheio de atividades enriquecedoras. Nada melhor do que voltar para casa depois do intercâmbio com a bagagem cheia de conhecimento, lembranças maravilhosas e boas histórias para contar.

Marselha

Marselha é internacionalmente conhecida por suas paisagens e atmosfera provincial. Isso porque a cidade faz parte da região francesa chamada “Provence“. Situada na costa da França, ela está na beira do mar e oferece uma imensidão de motivos para que seja escolhida como o local para se passar uma temporada aperfeiçoando o idioma!

Savon de Marseille é originário de Marselha. O sabão de Marselha é um dos símbolos da cidade francesa.

Por que Marselha?

Marselha é uma cidade famosa entre turistas e estudantes, principalmente por causa do seu charme e excelente clima litorâneo. Às margens do mar Mediterrâneo, sua temperatura varia pouco ao longo do ano e o sol brilha frequentemente!

Se você está à procura de um destino onde possa passar grande parte do tempo passeando ao ar livre, seja para aproveitar uma praia ou para tomar uns bons drinks, não pense duas vezes: Marselha é o lugar ideal.

Para melhorar ainda mais, os nativos da cidade são conhecidos por serem calorosos e hospitaleiros. Ou seja, nada daquele estereótipo de “franceses são grossos”, pois isso é mais comum entre parisienses estressados.

Antes de pegar o avião

Existem algumas providências a serem tomadas antes de pegar o avião e se lançar nesta aventura. A primeira delas é encontrar um lugar para se hospedar.  A melhor opção para vivenciar uma imersão completa é alugar um apartamento. No entanto, tal investimento pode sair caro. Sendo assim, procurar no Facebook pessoas que tenham quartos disponíveis a serem alugados em seus apartamentos pode ser uma boa saída.

Além de ter um cantinho para chamar de seu durante a experiência, você ainda terá a oportunidade de praticar francês (principalmente no verão europeu) dentro e fora de casa!

Se, além de aprender a língua, você também pretende arrumar um emprego para ganhar uma graninha durante a estadia, sites na internet como qapa.fr possuem bastante ofertas que podem se encaixar ao seu perfil.

Quebec

Você está no Brasil e acha que cruzar o oceano atlântico não é uma boa ideia neste momento? Então você já pensou em ir passar um período na parte francesa do Canadá? Esta destinação pode ser perfeita se você prefere ficar por aqui em terras americanas.

O Quebec é uma boa destinação para o aprendizado do francês. O Quebec é uma cidade muito charmosa!

Por que escolher o Quebec?

Se você gostou da ideia de fazer um dinheirinho enquanto aprimora o idioma francês (na capital ou no interior?), então precisa ficar sabendo que os salários canadenses são bem mais altos que os brasileiros (OK, vamos confessar que isso não é tão difícil de acontecer diante da situação atual em que nosso querido país de encontra…)!

Para melhorar a situação, o Canadá ainda conta com uma das economias mais estáveis do mundo (sim, do mundo inteiro!). Durante vários anos consecutivos, a pátria do Primeiro Ministro Justin Trudeau foi eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um dos melhores países para se viver. Tudo isso devido à ótima qualidade de vida proporcionada aos cidadãos. Sem contar com o alto índice de prosperidade econômica!

Se dinheiro e trabalho não são características chaves para te convencer a passar um temporada em terras do hemisfério norte, então que tal a presença de paisagens exuberantes espalhadas por todo esteenorme território? Difícil resistir.

Vale lembrar que Quebec é tanto o nome da região francofônica canadense quanto o nome da cidade escolhida para ser sua capital (como acontece com São Paulo, SP e Rio de Janeiro, RJ).

Conselhos práticos para estudar no Quebec

O Canadá possui um sistema de seleção de imigrantes que leva em conta o motivo da mudança para o país. Profissionais qualificados em diversas áreas recebem, inclusive, incentivo para se instalarem no território. Por outro lado, a região de Quebec lida de forma independente com a seleção de imigrantes interessados em morar em seu território. Ela possui um sistema específico, chamado de “Déclaration d’Intérêt“.

Se você é estudante recém formado, uma boa opção é explorar sua área de trabalho através do voluntariado internacional. Além de enriquecer suas habilidades linguísticas francofônicas, você ainda se capacitará em terras estrangeiras no seu campo de atuação.

Se você ainda está estudando, então vale a pena pesquisar sobre o programa federal canadense que favorece a imigração estudantil. Se você conseguir entrar no país através deste recurso, terá, inclusive, grandes chances de obter um visto de residência local sem precisar deixar o Canadá.

Martinica

Se você continua achando que o Canadá ainda é muito longe, que tal cogitar a ideia de passar um tempo na América Central? A Martinica é um destino dos sonhos, situado bem no meio de águas caribenhas! Imagina só que luxo aprimorar seu francês olhando para a imensidão azul daquele mar maravilhoso?

A Martinica é outra boa destinação para se fazer um intercâmbio de língua francesa. Passar uma temporada na Martinica deve ser maravilhoso!

Motivos para escolher a Martinica

Se você precisa de mais motivos além das paisagens simplesmente exuberantes para escolher a Martinica como destinação, então que tal passar uma temporada em um local onde a população é extremamente calorosa?

Os martiniquenses – ou martinicanos – são pessoas extremamente agradáveis e acessíveis. Tais características farão com que você, com certeza, se sinta em casa rapidamente. Sem contar que a Martinica é um país com um custo de vida muito mais baixo que a França e o Canadá.

Se você busca um local com estilo europeu, mas com alma caribenha, então pode fazer suas malas e reservar as passagens agora mesmo, pois a Martinica é o destino ideal.

Alguns conselhos antes de partir

Se arrumar um emprego for seu objetivo, fique ligado(a) que o processo de busca em terras martiquenses é muito parecido com o de Marselha. Mesmo estando do outro lado do oceano, o sistema de administração local é igual ao de qualquer outra cidade européia. A moeda, inclusive, é o euro.

Existem muitas ofertas profissionais locais para quem atua nas áreas de saúde e turismo. Claro que também existem empregos em outros campos e nada melhor do que utilizar a internet para buscar por vagas disponíveis. Uma dica é o site domtomjob.com.

Outra informação importante é quanto à língua local. O francês é o idioma oficial e é falado por todos. Os nativos, no entanto, gostam de se comunicar em criollo, dialeto local.

Se a Martinica for sua escolha, lembre-se sempre de andar com um filtro solar com alto fator de proteção, pois o sol dos trópicos queima muito por essas bandas!

Reunião

Se você é daqueles(as) que gosta de conhecer lugares exóticos, então a Reunião é uma boa pedida! Além de aprender francês, você descobrirá uma região do globo terrestre de deixar qualquer um com água na boca e brilho nos olhos!

A Reunião é excelente para aqueles que amam natureza. Os espíritos aventureiros vão amar a Reunião!

Aprender francês na Reunião?

Sim, sim e SIM! Se você der um Google rápido nas imagens do local, descobrirá porque tanto encanto na hora de indicar este destino. Além de ter a oportunidade de lapidar suas habilidades francofônicas, você ainda passará uma temporada em uma ilha que parece ter saído das telas do cinema.

Além do mais, assim como na Martinica, os nativos da Reunião são pessoas super acolhedoras que sabem como viver uma vida sem estresse. Característica muito importante para decidir morar uma temporada na ilha é ter a mente aberta e um espírito aventureiro.

Conselhos para se instalar no local

A moeda da Reunião também é o euro, o que facilitará na hora de chegar no local com algum dinheiro no bolso. Para se informar sobre todos os trâmites legais necessários para viver no país, a melhor opção é dar uma pesquisada no site expat.com.

Senegal

Finalmente chegamos ao Senegal! Muitos nem sabem que em terras senegalesas se fala a língua de Molière. Por isso, sem dúvidas, este é o destino mais insólito que você poderá escolher como local para melhorar suas habilidades no idioma.

Também se fala francês no Senegal. O Senegal poderá te surpreender!

Então, por que aprender francês no Senegal?

Antiga colônia francesa situada na costa atlântica do continente africano, o país possui uma história de grande riqueza. Com população de 13 milhões de habitantes que vivem em um clima tropical peculiar, o território conta com apenas duas estações durante o ano: a seca (novembro a junho) e a chuvosa (junho a outubro).

8% do território senegalês é ocupado por parques e reservas naturais, o que atrai muitos turistas ao longo do ano.

Antes de arrumar as malas

Para aqueles que não desejam ficar mais de três meses no Senegal, os trâmites burocráticos são simples, pois nenhum tipo de visto é necessário. Segundo o site consular de relações internacionais do país, a comprovação de vacinas contra hepatite A e B, meningite e febre tifóide são exigidas.

Se quiser arrumar um emprego para ganhar um dim dim no local enquanto se dedica ao aprimoramento da língua, então pesquisas através das páginas Reliefweb, Senjob e Job-senegal podem ajudar.

No mais, boa viagem e aprenda francês em seu destino ou então aprenda francês online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar