Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça orientação profissional com ajuda da Internet!

De Fernanda, publicado dia 21/03/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Onde encontrar aconselhamento vocacional online?

Muitas vezes, nós temos a tendência de achar que um serviço de graça é necessariamente um serviço de baixa qualidade. Pelo menos em comparação a um serviço pago. Às vezes é verdade, mas é impossível generalizar esse tipo de coisa.

Orientação profissional ou vocacional são preocupações nacionais; portanto, muitas instituições, associações e universidades buscam oferecer serviços de acompanhando, apoio, informação e, em alguns casos, propõem a criação de um verdadeiro projeto pessoal para aqueles que ainda estão indecisos ou inseguros.

Então, onde buscar ajuda quando você precisa encontrar orientação on-line gratuita?

O portal Guia do Estudante

Quais são os melhores sites para orientação vocacional? Para descobrir o seu caminho, você pode começar pesquisando na web por conta própria.

O site Guia do Estudante é desenvolvido pelo Grupo Abril e possui uma área livre e outra exclusiva para assinantes. Podemos afirmar que é um dos portais mais completos que existem, pois lá você encontra uma quantidade grande de conteúdo de qualidade, com um menu abrangente de tópicos como:

Na rubrica Centro Profissional, você pode realizar uma pesquisa por Estado dos locais que oferecem serviços de orientação vocacional gratuitos ou a baixo custo. Faça uma busca da sua localidade!

Na rubrica Orientação Profissional, é possível enviar perguntas para a equipe editorial do site. A equipe seleciona as perguntas mais relevantes, que têm uma resposta publicada no site.

Além das publicações impressas e do conteúdo diário publicado no site, o Guia do Estudante começou a publicar e-books gratuitos para ajudar você a escolher uma profissão e se preparar para o vestibular.

Para baixar, é só preencher um cadastro rápido e pronto: você já pode salvar o arquivo em seu computador, celular ou tablet (ou ainda imprimi-lo se preferir ler as coisas no papel). Alguns e-books disponíveis:

Consulte o Orientador: As dúvidas de carreira mais comuns

  • Dúvidas gerais sobre o processo de escolha de um curso
  • Dúvidas específicas sobre profissões e cursos de cada área (Exatas, Humanas, Biológicas, Ciências sociais aplicadas….)
  • Dicas para se decidir entre dois ou mais cursos
  • Dicas para você se conhecer melhor para tomar a melhor decisão.

Por fim, há também o teste vocacional, que é gratuito mas exige um cadastro no site; o teste é completo e eficiente.

Como ser mais eficaz antes de entrar em contato com um consultor?

Antes de entrar em contato com um psicólogo de aconselhamento, é melhor você já ter feito uma boa pesquisa por conta própria. Ter algumas ideias sobre o que você quer e o que não quer economiza tempo e ajuda a se concentrar no foco real da história, sem precisar começar do zero.

É possível escolher o caminho vocacional depois da faculdade? Para descobrir seu caminho profissional de maneira segura, busque conselhos de especialistas.

Hoje em dia, muitos aplicativos foram desenvolvidos para ajudar os estudantes que estão procurando ferramentas e apoio na hora de fazer a grande escolha da sua vida.

Me Salva Orienta! Teste Vocacional e Perfil grátis

O Me Salva Orienta! oferece vários recursos como teste de personalidade para que você descubra sua profissão. Ou até mesmo te ajudar a pensar na possibilidade de morar fora ou escolher um idioma para estudar. Receba orientação pessoal e esteja preparado para os diferentes desafios desta nova fase da vida!

Baseado no seu teste de personalidade receba orientações como:

Teste Vocacional: Descubra seu talento por meio do quizz de profissão e entenda qual carreira tem mais a ver você com base no seu teste de personalidade. Ciências Humanas ou Exatas, Sociais aplicadas ou Biológicas? Não se desespere, o app Me Salva! Orienta indica quais áreas do conhecimentos combinam mais com o seu perfil pessoal e profissional. Descubra sua profissão!

Curso Técnico ou Superior: por meio de um teste vocacional de personalidade ou um teste profissional, você entende seu perfil profissional e conseguir definir com mais segurança qual tipo de curso combina com a sua futura carreira. Descubra o seu talento!

Estudar em Universidade Pública ou Privada: Qual caminho seguir depois do ensino médio? Responda às perguntas e com base nos resultados do seu teste de personalidade, do seu teste vocacional e entenda com a orientação pessoal e profissional o que é prioridade para você.

Curso, Faculdade EAD ou Presencial: Descubra o que é melhor para a sua carreira com o quizz de profissão! Responda com sinceridade às perguntas do teste de personalidade e veja qual tipo de curso combina mais com você, sua rotina e orientação vocacional. Aproveite a oportunidade e descubra sua profissão!

Morar fora: O que faz mais sentido para você no seu atual momento de vida? Descubra seu talento por meio da orientação pessoal certa de acordo com seu teste de personalidade ou teste vocacional. Conheça melhor as suas prioridades e expectativas e saiba as oportunidades e aprendizados que a aventura de morar sozinho podem te proporcionar.

Aprender um novo idioma: Saiba qual idioma você deve priorizar com base no seu perfil pessoal e no mercado de trabalho. Com o resultado do seu teste vocacional e seu nível de inglês, aponta quais as melhores direções.

UP: Universo de Possibilidades

O UP – Universo de Possibilidades permite que você se conecte e se inspire com profissionais e estudantes, conheçam suas trajetórias, conselhos e tire suas dúvidas sobre a escolha da carreira ideal. Já pensou? Conhecer a realidade das profissões, sem blábláblá e sem sair de casa? Por meio desse aplicativo desenvolvido pela Universidade Positivo, você pode descobrir mais sobre:

  • Trajetória profissional
  • Como foi o processo de escolha do curso de graduação e profissão
  • Dicas e Conselhos
  • Quais foram/são seus principais medos
  • Como foi a experiência na universidade
  • Quais foram as principais experiências fora da universidade (pontos positivos e negativos)
  • Qual é a realidade do mercado para a profissão
  • Caminhos possíveis e remuneração na profissão
  • Descrição de seu dia a dia

Gratuito, é disponível para smartphone, tablets ou computador. Basta se cadastrar com sua conta Facebook ou utilizando seu e-mail pessoal.

Eventos e ocasiões para se informar sobre carreiras e cursos

Assim como qualquer profissional da área de psicologia, os conselheiros de orientação também precisam de informações sobre nossa personalidade, nossos interesses e, mais no geral, o que realmente nos motiva.

Portanto, é necessário primeiro fazer as perguntas certas para articular pelo menos o esboço de um projeto profissional. Para responder a esse problema, o evento Universidade Portas Abertas, realizado por quase todas as maiores Instituições de Ensino Superior,  é a ocasião ideal para começar a ter uma ideia da formação disponível neste ou naquele ramo, suas oportunidades de trabalho e as carreiras em alta no mercado de trabalho.

Os eventos são realizados no mínimo uma vez por ano e podem participar todos os alunos de instituições educacionais que se inscreveram. Na Unicamp, por exemplo, para receber estudantes e professores, a universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes do ensino médio e fundamental circulem e conheçam a Universidade, os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus.

Além disso, existem outras oportunidades que podem ajudá-lo a encontrar informações valiosas nesse caminho:

  • Feira Guia do Estudante
  • Salão do Estudante: é uma feira de intercâmbio onde você pode conhecer e falar diretamente com representantes de reconhecidas universidades, faculdades, high-school e escolas de idiomas de todo o mundo, assim como as melhores agências de intercâmbio do país. Você pode tirar suas dúvidas e receber aconselhamento personalizado em diversas capitais brasileiras;
  • Visitas a empresas realizadas por escritórios e clínicas de orientação vocacional.
  • Os departamentos ou institutos de Psicologia da maioria das universidades oferecem encontros e sessões gratuitas de orientação profissional à comunidade (SOP – Serviço de Orientação Profissional).
  • Faça uma consulta particular com um profissional de psicologia,
  • Consulte as pesquisas e análises de oportunidades de acordo com os setores,
  • Leia as informações disponíveis nos sites das universidades,
  • Participe de eventos promovidos por escolas e universidades…

É aconselhável coletar o máximo de informações antes de agendar um encontro presencial ou uma chamada ou uma videoconferência via Skype com um orientador. Tenha em mente que o orientador só pode ser eficaz em seu trabalho se tiver informações básicas sobre você.

Onde fazer uma avaliação da orientação escolar? Eventos como Universidade de portas abertas é uma boa maneira de ter uma ideia do seu caminho universitário.

Em síntese:

  • A orientação é uma questão crucial para todos nós e uma preocupação nacional. Por esta razão, o governo e as instituições não governamentais locais promovem muitas iniciativas e programas que informam, acolhem e dão apoio para os jovens. Na verdade, muitos recursos gratuitos estão disponíveis para entrar em contato com um especialista em orientação.
  • Antes de mais nada e para otimizar a conversa com o conselheiro de orientação, aconselhamos que você adquira conhecimentos sobre as formações e carreiras possíveis, e tente esboçar, se possível, um projeto profissional. Esta fase de questionamento e reflexão permite ganhar qualidade e eficiência para interagir com um conselheiro de orientação. Para fazer isso, muitos recursos gratuitos estão disponíveis nas plataformas. Também aconselhamos que você frequente eventos de estudantes como Universidade Portas Abertas, além de reservar um tempo para realizar alguns testes de orientação on-line.
  • Lembre-se que os testes vocacionais online ajudam muito, mas devem ser vistos como uma forma de identificar áreas de interesse, como uma espécie de guia. Os resultados não devem ser interpretados de forma isolada, como se fosse a única maneira de apontar a profissão a ser seguida. É sempre melhor contar com a ajuda de um profissional na área!
  • Quando o projeto estiver relativamente lapidado é necessário entrar em contato com um conselheiro de orientação.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar