Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os requisitos básicos e necessários para aprender matemática

De Olga, publicado dia 05/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Qual a maneira mais rápida para estudar?

Você deseja compreender matemática de um jeito rápido e ao mesmo tempo produtivo?  A seguir, você verá dicas e passos para você não se sentir perdido na hora de estudar.

Caso você não saiba, o passo mais simples para começar a estudar é ter motivação, confiança em si mesmo e determinação. Esses requisitos são essenciais para começar, abrir o livro e estudar!

Para alcançar seus objetivos, o site do Superprof e esse artigo podem te dar uma forcinha!

Não adianta ficar esperando os últimos dias da prova para revisar, o primeiro passo é a revisão contínua, seguida de muitos exercícios para fixação do conteúdo. A sala de aula e as aulas particulares com um professor só terão um propósito se há determinação e empenho. Atente para que sua matéria não se acumule, isso gera tensão e provoca ansiedade, pois se as ideias ficam atrasadas o estudo não avança e não há progresso, gerando o não aprendizado.

Tente reescrever aquilo que aprendeu: a revisão consiste sempre em rever o que foi dado pelo professor, claro que você sempre pode adiantar a matéria se seu objetivo é conhecimento e progressão.

Isso não vale só pra aula de matematica, esse conceito de evolução da disciplina serve também para física, química, português e até música!

O que acha então, pra começar os estudos, abrir o índice de seu livro de matemática e ver o que você irá aprender esse ano?

Especialmente porque os cursos de matemática online estão democratizando e se tornando mais do que uma alternativa.

Caso seu foco seja mais para o campo do concurso, é sugerido um apanhado dos gabaritos dos últimos anos para selecionar e verificar cada matéria e cada assunto abordado nas últimas provas para garantir que eles possam cair no exame que irá realizar.

Vamos fazer assim, selecione os conteúdos principais, analise-os e veja quantas vezes eles caíram nas provas.

Não entre em pânico, aqui veremos juntos como não se dispersar e ser o mais eficiente possível nas suas revisões de aritmética, geometria, teoremas, porcentagens, funções, equações…

Em primeiro lugar, precisamos ser claros em um ponto: a matemática rima com lógica.

Infelizmente muitos pensam que é um assunto complicado, não feito para eles, muitas vezes impossível.

Não há segredo, nem magia, ao menos que você não tenha nenhuma vontade e nenhum estímulo, pois para ser eficaz em matemática você tem que trabalhar, conhecer suas tabelas de multiplicação e aprender aritmética mental, o impossível para aprender não existe!

Depois de ler este artigo, você saberá os conceitos básicos para se preparar para seu exame … Então, por que não colocar todas as chances ao seu lado e revisar sua matemática também online?

Para melhorar a si mesmo, saiba o básico ao seu alcance!

Para começar por uma boa base, o que é matemática?

A matemática resulta do raciocínio lógico. Não é muito claro? É normal, a matemática é abstrata!

Para melhor explicar a matemática, podemos citar alguns domínios que derivam e são um pouco mais concretos, como: aritmética, álgebra, trigonometria e geometria. Isso te deixa ainda com mais dúvidas? Tudo bem, vamos direto ao ponto!

E vamos começar com quatro dicas que se aplicam a todos, independentemente do seu nível!

O que significa ser rigoroso?

Primeira dica: antes de tudo, fique atento e ciente de que leva tempo para a matemática entrar na sua cabeça. Isso significa ser rigoroso para que seus esforços sejam recompensados!

Por exemplo, ter um programa de revisão e MANTÊ-LO SEMPRE! Lembre-se de ter pausas na hora de estudar, porque a revisão absorve muita energia.

Segunda dica: ter aulas particulares de matemática não é o suficiente. Aprender as lições, revisá-las regularmente e aplicá-las em exercícios (geometria ou cálculo literal, por exemplo) também faz parte do jogo e o rigor matemático.

Ei! Não pense que você pode aprender a matéria de uma hora pra outra ou até no dia anterior aos exames, a matemática exige muito trabalho e regularidade!

Terceira dica: repita os exercícios de matemática com frequência e siga os métodos aplicados pelos professores.

Em quarto lugar, o ideal para um exame é rever os concursos e provas anteriores, isso permitirá que você fique mais confortável com a formulação da banca e faz com que você entenda melhor o procedimento das questões e isso vai gerar mais confiança em sim mesmo.

Muitos exercícios são típicos e mudam de ano para ano, renovando-se, mudando números, sequências e eles podem ajudá-lo a aprender e entender suas lições de matemática!

O interesse real deste método é familiarizar-se com as palavras-chave do programa (sistemas de equação, equação diferencial, função afim, função linear, números relativos, números complexos, produto escalar, teorema de Pitágoras, teorema de Thales etc). Uma regra: tente sempre retomar as provas mais recentes.

Se você quer passar em um concurso, provavelmente o ano de 1999 não será útil para você, vamos ser claros, diretos e adequados ao seu ano de curso de matemática. Mas não se desespere, os sites que aplicam as provas estão sempre se atualizando e colocando tanto o gabarito, quanto a prova do último ano. Isso também vale para quem vai tentar o ENEM esse ano. Outro ponto: tente fazer conexões entre o que você revisa.

Crie links entre seus exercícios de matemática: Se você está revisando o programa de uma determinada terminologia, entender os mecanismos de uso de derivados e primitivos ao mesmo tempo faz sentido, sendo a lógica matemática a mesma. No entanto, às vezes o nosso cérebro associa ideias  entre conceitos que estão longe. Cabe a você descobrir em que ordem você poderia trabalhar seus capítulos para criar conexões. Será difícil, por exemplo, resolver equações complexas se você não sabe como calcular um determinante ou se não estiver confortável com os conceitos de frações ou desenvolvimento. Fique craque primeiro as palavras-chave, você vai progredir mais rápido depois!

Finalmente, por último, é extremamente importante aprender e entender o que chamamos de conceitos de “caixa de ferramentas”, isto é, o essencial para fazer exercícios de matemática. É impossível para um mecânico reparar um motor se ele não estiver ciente da utilidade de suas ferramentas, por exemplo. Em matemática (como fazer para se preparar?), é exatamente a mesma coisa.

Se você está revisando para tentar passar nas matérias de cálculo da faculdade, tentando revisar para o ENEM ou você é um estudante de pós-graduação em matemática, o programa de estudos obviamente não é o mesmo. Pesquise o conteúdo adequado aos seus estudos, seja proativo!

Descubra também os diferentes suportes de aulas de matemática online:

Dentre as diferentes ofertas de cursos de matemática online, o site do Portal da Matemática (gerenciado pela OBMEP, do Governo Federal) é uma referência para exercícios padrão, da escola para conteúdos cobrados no ENEM até a pós-graduação e mestrado. Além dos exercícios matemáticos e corrigidos, o site também proporciona um fórum onde você pode fazer todas as suas perguntas online com o auxílio de um professor e progredir ainda mais rápido.

Vou fazer o ENEM esse ano e preciso de ajuda

Você está no terceiro ano do Ensino Médio e você quer fazer o ENEM esse ano. Aposto que  a matéria de matemática é a que mais preocupa você… mas não entre em pânico, todo problema tem sua solução!

O ENEM, o exame que dá direito ao aluno garantir a entrada em uma faculdade, aborda diversos conteúdos da matemática: probabilidades, interseção, proporção, unidades de medida de comprimento e divisibilidade, números inteiros e números racionais, raízes quadradas, equações e desigualdades ou mesmo áreas.

Como essas noções foram seus piores pesadelos?

Para as melhores dicas na hora da revisão: o site do Portal da Matemática talvez permita que você faça as pazes um pouco com a matemática.
Este site é muito bem elaborado, propõe-se retomar, sob a forma de folhas de matemática escritas por professores de matemática, tudo o que você precisa para estudar. O site é classificado por módulo de ensino (do 6°ano do Ensino Fundamental ao 3°ano do Ensino Médio), com vários assuntos que permitem que você revise rapidamente o conteúdo mais adequado.
Você também pode praticar os exercícios e vídeoaulas do Portal, de forma gratuita com o assunto e a resposta de cada assunto. Encontre o assunto desejado, escolha a aula e descubra também diversos exercícios resolvidos.

Para rever de forma divertida: Você avançou em suas revisões de matemática? Testes e jogos de lógica para testar seu conhecimento também estão disponíveis online. Por serem mais divertidos, os questionários são exercícios bastante complementares e fogem da metodologia dos cursos mais tradicionais. Da mesma forma, os jogos são classificados por temática, o que é um complemento muito bom de ensino utilizando o meio lúdico para aprender.

Como avançar sem desanimar?

“Nós também já passamos por isso e conseguimos enfrentar os desafios”. Na verdade, não são só essas poucas palavras que o farão dar um passo à frente…

Mas não perca a esperança, nós temos a solução!

Como progredir nos estudos sem motivação?

Para revisar de acordo com seus objetivos e de forma precisa: o método mais prático e dinâmico é exercitar seu conteúdo com vídeoaulas: é o mais original para suas revisões! As aulas online tentam tornar a matéria menos acadêmica e propõem programas de revisões de acordo com seus objetivos, claro, de forma que o assunto seja assimilado pelo estudante e o conhecimento adquirido.
Os conteúdos dos exercícios são propostos por uma comunidade de professores e são classificados por dificuldade. Dependendo dos vídeos, os temas de revisão tratam de assuntos como: primitivos, integrais, funções trigonométricas, limites, logaritmos ou mesmo sequências.

Note que sites que propõem aulas de matemática online também são uma ferramenta interessante para estudantes universitários.

Você poderá consultar as folhas do curso, fazer perguntas de múltipla escolha no programa e acessar os exercícios corrigidos.
Por exemplo, se você estiver um pouco menos confortável com as estatísticas e, mais especificamente, com o método dos mínimos quadrados, você poderá concentrar seus esforços em exercícios de estatística com noções de números quadrados “. Isso permite segmentar seu progresso e ao mesmo tempo avançar.

Para trabalhar a matemática em finanças: dicas e soluções produtivas

Você tem ambição de trabalhar em finanças, pesquisa ou se tornar um engenheiro, então a matemática nunca estará longe. Ou se para você, o propósito de evoluir na matemática é usa-la como ferramenta de trabalho, não se preocupe, podemos lhe dar uma forcinha.

Um auxílio eficaz para seus estudos

Os cursos de ensino superior para os domínios de economia, engenharia, contabilidade e estatística estão disponíveis nas melhores universidades do Brasil e você encontrará uma grande quantidade de informações e ferramentas valiosas em cursinhos específicos para entrar nessa área: se você acha que tem facilidade e desempenho para entrar quiser um dia seguir os corredores da cidade, a matemática financeira será necessariamente muito útil. Probabilidades, estatísticas ou engenharia financeira não devem ter mais segredos para você.

Verifique também um site, em português, especializado chamado Matemática Financeira para questões sobre cálculos, fórmulas para inflação e correção monetária, averiguação de nomenclaturas de matemática aplicados ao financiamento. O site é menos visual, mas oferece exercícios adicionais úteis para sua progressão em exercícios de matemática financeira.

Em síntese:

O que podemos lembrar?

A matemática não é um assunto mais complicado que outras matérias e domínios, tire isso da sua cabeça!

Para dominar essa matéria, ser rigoroso, organizado, aplicado e perseverante para domesticar equações, teoremas, geometria, estatísticas e outros cálculos matemáticos, você precisa com certeza de incentivo!
Seja curioso, você acabará apreciando esse assunto e melhorando sua lógica matemática.
Domine os conceitos básicos para avançar melhor!
E se tudo isso não for suficiente, peça ajuda sempre! Nosso site está preenchido com o Superprofs pronto para ensinar matemática (online?) e fazer você avançar com esforço!

Não hesite em consultar lições particulares e tutoria para encontrar o seu Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar