Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quanto ganha um professor particular de língua russa?

De Camila, publicado dia 21/04/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como fixar o preço da aula de russo?

“Você me diz, eu esqueço. Você me ensina, eu lembro. Você me envolve, eu aprendo.”
Benjamin Franklin

Uma aula particular custa, em média, 100,00 reais por hora de curso. Essa média, no entanto, não significa muita coisa se levarmos em conta que uma tarifa depende de muitos critérios e, por isso, pode variar muito.

Você decidiu se dedicar a dar aulas particulares de russo e agora pesquisa qual seria o preço ideal a ser cobrado para um hora de aula?

Você não quer exagerar na hora de definir o seu preço, mas ainda precisa ser capaz de ter uma graninha para pagar as contas no final do mês. Então, como encontrar um valor ideal para seus serviços?

Sempre com o intuito de facilitar a sua vida – seja para ensinar ou para aprender russo -, Superprof preparou algumas dicas para ajudá-lo a definir os preços dos cursos de russo enquanto professor particular do idioma.

Veja também nosso guia para ajudar o professor particular de russo a ter sucesso.

Dar aulas de russo: determine seu nível para definir seu preço

O primeiro fator que conta na hora de definir sua taxa horários de aula de russo é você mesmo. Ficou confuso? Então, mais precisamente, é preciso considerar o seu nível de domínio do idioma russo, assim como a sua experiência no ensino de línguas estrangeiras.

Qual é o seu nível de russo?

É preciso, antes de mais nada, qual o seu grau de intimidade com a língua russa? Ela é o seu idioma materno? Ou você o aprendeu no ensino médio e / ou na universidade através do aprendizado do alfabeto cirílico, da gramática russa e da cultura russa?

Um professor nativo domina sempre mais a língua do que um professor estrangeiro. Se você nasceu e foi alfabetizado na Rússia, então seu preço por hora de aula de russo pode ser mais alto!

Você deve conhecer seu nível em russo em relação ao CEFR (Common European Framework of Reference for Languages). Vale lembrar que:

  • O nível A1 corresponde a um nível iniciante, introdutório ou de descoberta,
  • O nível A2 é um nível básico de sobrevivência,
  • O nível B1 é um nível intermediário,
  • O nível B2 é um nível independente,
  • O nível C1 é um nível avançado ou autônomo,
  • O nível C2 está relacionado a um nível bilingue.

Se você possui um nível B2, então já pode começar a cogitar a ideia de ensinar a língua russa a principiantes.

Quanto mais próximo seu nível estiver do bilinguismo, mais alto poderá ser o valor cobrado por hora de aula.

Qual é a sua experiência?

Obviamente, o melhor meio de comprovar sua experiência como professor de russo é através de depoimentos positivos dos seus alunos relacionados à sua pedagogia e aos seus métodos de ensino. Mas se você estiver acabando de começar, então tal estratégia não pode ser aplicada, já que você ainda está à procura dos seus primeiros pupilos. Sendo assim, não hesite em destacar seus diplomas.

Seus diplomas, assim, desempenham um papel importante na hora de definir e justificar o valor da sua tarifa.

Se você tem uma formação em Letras com ênfase em russo ou fez uma longa viagem à Rússia para fazer cursos de idiomas em Moscou ou São Petersburgo, você deve colocá-los no seu perfil. Esta é uma maneira de justificar sua tarifa e sua capacidade de ensinar o idioma.

Caso você tenha concluído um mestrado em ensino, educação, ou qualquer outro curso relacionado à capacitação para ser professor de línguas estrangeiras, então adicione tais competências ao seu currículo que será acessado pelos seus futuros alunos.

Um professor experiente pode pedir um preço mais alto por hora. Mas se você é um estudante ou um professor de russo iniciante, isso não é necessariamente uma desvantagem: você encontrará estudantes procurando taxas mais acessíveis.

Descubra plataformas online para encontrar alunos de russo motivados.

Qual é o preço dos seus concorrentes?

É muito importante ter em mente que se você for professor iniciante, então não poderá definir preços tão altos quanto os preços dos professores com anos e anos de experiência.

Mas então, quanto custa um curso de russo de um professor com o mesmo nível que você?

Cabe a você pesquisar na internet, nos sites de classificados ou nas plataformas que colocam aluno e professor em contato, como o Superprof, por exemplo.

É melhor confiar nas taxas que já estão no mercado do que correr o risco de cobrar muito alto para o seu nível de capacitação e acabar espantando os futuros alunos, ou cobrar muito pouco e desvalorizar o seu trabalho.

Uma taxa muito baixa é suspeita, uma taxa muito alta para o seu nível não lhe trará clientes.

Curso russo: levar em conta o perfil dos alunos

Uma aula para iniciante custa menos do que uma aula para intermediários. O nível de domínio do idioma da Rússia pelo aluno também precisa ser levado em consideração na hora de estipular a tarifa cobrada pela hora de aula.

Depois de definir seu nível e levá-lo em consideração na hora de definir o preço da sua hora de aula, é chegada a vez de analisar o nível dos seus alunos.

Isso porque a pedagogia utilizada para ensinar o básico do idioma russo para um iniciante é muito mais simples do que para se ensinar a um aprendiz em nível avançado ou intermediário.

Dependendo do seu nível de domínio do idioma, você não poderá oferecer aulas a todos os perfis de alunos. Isso porque um professor com nível C1 não tem nada a ensinar a um aluno que pretende se tornar C2.

Outro exemplo: se você tiver apenas um nível B2, é melhor se focar em alunos iniciantes e deixar de fora os alunos que estão se preparando para testes de proficiência.

Os alunos podem ser de diferentes níveis, mas eles também podem ter pedidos particulares, tais como:

Sendo assim, o preço das aulas pode variar de acordo com o objetivo e os desejos de cada aluno.

Dependendo do nível e da demanda do aluno, o tempo de preparação do curso será diferente. Você precisa estimar o valor da tarifa de acordo com o tempo e o esforço gastos durante a pesquisa e a preparação dos exercícios a serem dados em sala de aula. Desta maneira você conseguirá propor uma tarifa apropriada.

Confira nossas dicas para desenvolver uma boa aula de russo.

Qual o preço de um curso de russo de acordo com a sua localização?

Aprender russo em São Paulo não custa o mesmo preço que aprender russo online via Skype, nem o mesmo que aulas particulares do idioma em uma cidade do interior.

Novamente, trata-se de olhar para os preços cobrados pela concorrência para ter uma ideia da taxa horária média em sua cidade.

Se você não fizer isso, você corre o risco de ser mais caro do que uma escola de idiomas ou outros professores de russo que dão aulas em casa.

Sendo assim, faça uma vasta pesquisa sobre os preços das escolas de idiomas e profissionais que atendem em domicílio na sua região. Somente desta forma você conseguirá estimar o preço correto para os seus serviços como professor de russo.

Curso de russo online e presencial: a cada fórmula, uma tarifa

Cada curso por acabar tendo um preço diferente. Cada aluno pode ter critérios de aprendizado diferentes, o que pode interferir na tarifa final do curso de russo.

Não é porque você tem o título de professor particular de russo que você deve oferecer apenas sessões de ensino individuais.

É bem possível oferecer fórmulas diferentes a preços variáveis:

  • Aulas em grupo,
  • Cursos intensivos,
  • Aulas particulares,
  • Curso de reciclagem,
  • Curso de conversação,
  • Curso online,
  • Curso de verão…

Aulas em grupo não são necessariamente mais simples de se preparar e de se dar. Você tem que ser capaz de se adaptar a todos os perfis dos alunos de uma só vez.

Se você não quer ou não pode ir à casa do aluno, então é possível oferecer aulas de russo online, graças ao Skype. O preço geralmente será menor do que uma sessão de aula presencial, cara a cara.

O professor também pode oferecer uma taxa decrescente, dependendo do número de cursos. Por exemplo, para 12 horas de aulas, a décima terceira hora é oferecida; ou então a compra do livro didático para se fazer 10 horas de curso oferece uma redução de 15% no total das aulas.

Levar em conta os custos ao definir a tarifa da aula de russo

Ser professor de russo não é apenas ensinar palavras, fonética e expressão oral russas. Ser professor particular de russo também é sinônimo de ser um verdadeiro empreendedor, pois você tem que fazer sua contabilidade, administrar sua reputação, cuidar do seu marketing e assim por diante.

Se você escolher o status de autoempreendedor, saiba que as taxas que lhe serão cobradas poderão ser múltiplas.

Sendo assim, você precisa analisar o seu caso e levar em conta esses “pequenos” impostos (que no fim das contas podem acabar sendo bem grandes) na hora de estipular o preço das suas aulas.

Isso porque você deve definir um limite mínimo para, no final do mês, conseguir viver de sua atividade de professor de russo e poder pagar suas contas!

Lembre-se também de levar em conta taxas de deslocamento (gasolina, estacionamento, ônibus, metrô, etc) e a compra de equipamentos em seus custos.

Veja também nossos conselhos para conseguir seus primeiros alunos de russo.

Cuidar da apresentação de seu perfil de professor de língua russa

Cuida do seu perfil em sites como o Superprof ajuda muito na hora de conseguir alunos. O seu perfil em plataformas de relação professor aluno é o seu cartão de visitas para atrair novos clientes para as aulas de russo.

Como professor independente, você também será obrigado a se comunicar. Para tal, a apresentação do seu anúncio nos sites que colocam aluno e professor em contato é determinante. Sendo assim, você precisa criar seu perfil com toda atenção e cuidado, assim como se dedicar para sempre mantê-la em dia.

Uma apresentação negligenciada, muito curta, com erros ortográficos e / ou sem imagem de perfil, não dá confiança aos futuros alunos em russo.

Um anúncio deve ser claro e preciso, possuindo os seguintes elementos básicos:

  • Uma parte dedicada à sua metodologia,
  • Parte dedicada à sua carreira, suas experiências,
  • Uma parte dedicada à suas tarifas.

Foto

Lembre-se da foto do perfil. Uma imagem na qual você aparece sorrindo e com um ar amigável, de preferência em um fundo claro, está susceptível a chamar mais a atenção. Você pode, para complementar, até adicionar uma apresentação em vídeo se você quiser.

Metodologia

Na seção de metodologia, concentre-se no seu estilo de ensino e nas metas que os alunos podem atingir com seus métodos.

Seu anúncio não deve ser nem curto, nem longo demais.

Depoimentos

Não hesite em destacar depoimentos de ex-alunos ou falar sobre o progresso alcançado por eles (se eles são alunos de uma determinada escola) em sua apresentação.

Você achou nossas dicas boas para te preparar na hora de definir as suas tarifas das aulas particulares de russo? Conte para a gente a sua experiência no assunto nos comentários abaixo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar