Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como ensinar a língua das arábias

De Carolina, publicado dia 06/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como se tornar professor de árabe?

Hoje, se tornar professor no colégio, no ensino médio ou na faculdade é, para alguns, de masoquismo…. Enquanto para outros, uma grande oportunidade de se abrir para o mundo.

Então, o que dizer quando temos a firme decisão de nos tornarmos professores de árabe?

Como fazer isso? Devemos passar pela maneira tradicional de dar aulas de árabe?

Precisamos realmente de um diploma para se tornar um professor de árabe no Brasil?

Aqui está a história do aluno que queria se tornar professor e ensinar árabe aos novatos.

Por que aprender árabe?

Hoje em dia, quando falamos de ensinar uma língua estrangeira, inevitavelmente pensamos no inglês como a língua preferida para os negócios, ou espanhol, italiano, alemão…

Alguns se atreverão a pensar em chinês, que está se desenvolvendo muito, em russo, em japonês…

Mas você já pensou na língua árabe?

Sim, você leu corretamente: por que não ensinar árabe?

Uma linguagem histórica

O árabe existe há mais de 2 mil anos, é uma língua chamada semítica, falada por mais de 350 milhões de pessoas (*) no planeta, no mundo árabe e em sua diáspora no exterior.

(*) Esse número refere-se aos habitantes do que se é chamado desde o século 19 de o mundo árabe: isso é, os países membros da Liga Árabe.

A língua árabe nasceu na Península Arábica e rapidamente se tornou a língua oficial do Islã durante o século VII.

Faça aulas de idioma mouro Visite também os monumentos dessa cultura tão rica

Hoje, é a língua que transmite os valores dessa religião, que carrega toda a cultura, toda a literatura árabe e também serve para se comunicar através de meios audiovisuais como a internet e a televisão.

Uma língua certamente antiga, mas capaz de transformar, evoluir e adaptar-se a todos os tempos para permanecer resolutamente moderna, daí o fato de atrair mais e mais estudantes ao redor do mundo.

Um desafio para ensinar

Embora os esforços para promover a aprendizagem estejam presentes nos níveis nacional e internacional, eles ainda são insuficientes.

O árabe é uma linguagem complexa para aprender e ensinar por causa de seus vários dialetos e formas literárias.

No entanto, ensinar árabe é particularmente desafiador: é um desafio formidável, uma aventura incomum porque o árabe tem seu próprio caráter, tem seus segredos, charme e sutilezas.

A pronúncia, a polissemia e a sintaxe árabe são novas para os alunos brasileiros, acostumados especialmente às raízes latinas.

Um inventário do ensino de árabe

No que diz respeito à escola primária, a aprendizagem da língua árabe ocorre principalmente através do sistema ELCO (Ensino de Línguas e Culturas de Origem) e encontra-se principalmente nos países do Magrebe, como a Argélia ou Marrocos.

Quanto ao ensino médio, o ensino do árabe é quase um campo de ruína: há vários anos, a língua árabe permanece restrita a faculdades.

E mais uma vez, os professores ensinam sua língua com meios irrisórios.

Por que esse estado de coisas tão lamentável?

Porque a especificidade da língua árabe é que os professores, que são certificados ou agregados, não têm uma atribuição completa ou foram designados para disciplinas distantes daquelas para as quais foram formados.

Tenha as melhores ferramentas para promover o idioma árabe.

Dar a si mesmo os meios para ensinar a língua e a história do árabe.

No entanto, a demanda é forte, mas uma parte dos jovens aprendizes, bem como adultos que desejam aprender árabe, voltam-se para estruturas privadas ou associações que dão aulas semanais com a ajuda de livros didáticos para esse idioma.

Dada tal observação, é importante levantar as mangas e passar pelas várias barreiras necessárias para se tornar um professor de árabe. Aliás, como enfatizar a importância dessa língua no Brasil?

O que é um bom professor de árabe?

Antes de se tornar um professor de árabe digno do nome, há algumas coisas para saber.

Um bom professor de árabe tem a missão de iniciá-lo, mas também de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades e conhecimentos de seus alunos de árabe (como encontrá-los), seja para um trabalho escrito ou expressão oral.

O professor de árabe ensina sua disciplina na faculdade, no ensino médio ou no colégio.

Normalmente, o árabe é oferecido em instituições particulares com uma abordagem mais de expressão que de compreensão.

O ensino do árabe pode muito bem ser feito fora do contexto escolar e é dirigido tanto aos amantes da cultura árabe quanto aos profissionais interessados pelo idioma. Aliás, como falar arabe?

Faça aulas de língua oriental Aprender árabe tem vários desafios, a começar pela escrita

Se você quer ensinar árabe em uma escola, por videoconferência ou oferecendo aulas particulares de árabe em casa, não há contradição: o objetivo do professor de árabe permanece a transmissão de seus conhecimentos, bem como a sua prática da língua árabe.

Por isso, saiba todas as qualidades de um excelente professor de árabe. Faça os alunos se beneficiarem do seu conhecimento em árabe!

Você poderá oferecer, dentro do seu programa, exercícios e curso de árabe inteiramente dedicados à gramática, à ortografia e à escrita árabe para escrever tópicos atuais, a conjugação sem esquecer a expressão oral que permanece um componente essencial da cultura e da linguagem árabe.

Dependendo das dificuldades dos alunos, dependendo do seu nível e das suas ambições, a aprendizagem da língua árabe pode demorar entre vários meses e vários anos, não há soluções reais para aprender arabe de forma acelerada.

Em média, estima-se que mais de 2 mil horas de aulas são necessárias para dominar o árabe fluentemente, tanto por escrito quanto por falado.

Seja qual for o seu nível, o seu grau, como professor de árabe, você deve se adaptar aos seus alunos, ao seu nível, porque em um grupo de trabalho, as diferenças podem ser flagrantes, resultando em lacunas, deficiências e abandono.

Adapte os seus métodos de aprendizagem, mostre-se eficaz, interesse os seus alunos e capte a atenção deles já tendo preparado as suas aulas de árabe com antecedência e mostrando-lhe disponível para responder a todas as perguntas dos alunos.

As habilidades para ser um bom professor de árabe

Aqui está uma lista de habilidades para um excelente professor de árabe:

  • Excelente domínio do idioma árabe (escrito e oral),
  • Facilidade relacional,
  • Pedagogia,
  • Autoridade,
  • Senso de escuta,
  • Disponibilidade,
  • Organização,

Nível requerido

  • Diploma de bacharel em Línguas Estrangeiras e Civilizações
  • Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas

Diplomas e cursos para ensinar árabe

A maneira clássica

Para se tornar um professor de árabe, a maneira mais óbvia parece seguir um curso de graduação em Letras.

Isso requer entre 4 a 5 anos de estudos e depois passar nos diferentes concursos para se tornar professor em universidades se quiser subir nas altas esferas.

Faça aulas de culinária árabe A comida oriental é maravilhosa!

Esse é o caminho se você quiser ser professor universitário. Para isso, não se esqueça do mestrado, doutorado, PhD… para aqueles que querem empurrar o aprendizado de árabe em seus limites e depois ensinar na universidade.

Todas essas etapas são difíceis e exigem muito trabalho, investimento pessoal, rigor e sacrifício.

Além disso, o número de vagas oferecidas a cada ano é limitado.

Depois de se formar, onde dar aulas de árabe (saiba dicas)? Em uma instituição pública ou privada?

Independente de sua escolha, prepare-se para a competição dos professores árabes com uma boa educação universitária. Torne-se um professor de árabe!

Em algumas instituições particulares, não é necessário ter estudado árabe na faculdade ou no ensino médio, mas se você tem uma excelente base e obteve seu diploma superior, isso será um ótimo começo para você.

Você poderá então ir para a universidade e iniciar sua iniciação em árabe passando por um diploma de graduação ou seguindo com um mestrado na língua árabe.

Para aqueles que querem aprendizado prático, há sempre a possibilidade de fazer um estágio em uma universidade em um país árabe. Existem vários países que oferecem treinamento para ensinar árabe e aprendê-lo também.

Deve-se notar que as despesas são geralmente por conta do aluno (total ou parcialmente). O valor dos estudos dependerá do custo da vida local no país árabe para onde você quer ir.

Aulas particulares

Naturalmente, a maneira tradicional de ensinar árabe em escolas de colégio, faculdades e universidades é muito procurada, mas você também pode transmitir sua paixão pela linguagem e cultura árabe com um método diferente, ou seja, o seu.

Como? Graças às aulas particulares de árabe.

Na verdade, registando-se em uma plataforma de apoio escolar como Superprof, você pode compartilhar seu gosto da língua árabe para jovens e adultos ansiosos para receber essa aprendizagem de maneira personalizada. Você pode se especializar em dar curso de arabe para brasileiros!

Depois de definir o preço de suas aulas de árabe, o site colocará você em contato com os seus potenciais alunos para quem você ensinará o árabe, conforme o caso, dependendo do método.

Claro, se você já tem um diploma em línguas estrangeiras especializado em árabe, esse é um bônus que será muito apreciado pelos alunos.

Conheça a arquitetura dos países árabes A cultura das arábias é muito rica

Proponha métodos eficazes de como aprender arabe aumentando o nível de seus alunos sendo um professor certificado!

Você pode oferecer seus serviços usando os serviços de anúncios classificados na internet ou através de comércios, organismos de educação de sua cidade.

O preço de um curso de arabe varia dependendo do nível do seu aluno em árabe, mas também do seu.

Como regra geral, estima-se que o preço médio de uma aula de arabe é de R$ 80 por hora.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar