Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de francês na capital gaúcha

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aprender o idioma da França em Porto Alegre

O francês (aprenda a língua nas principais cidades brasileiras) foi considerado, recentemente, um dos três idiomas mais úteis do mundo. Não é para menos, já que mais de 200 milhões de pessoas o falam ao redor do globo, sendo mais de 70 milhões nativos francofônicos.

A língua de Molière não é falada só na França e no Canadá; ela é oficialmente adotada em outros 31 países espalhados pela Europa, Ásia, África e Américas.

Como meta de aprendizado, você decidiu fazer aulas para melhorar as habilidades linguísticas no idioma. Para tal, é necessário encontrar uma boa escola de línguas ou um professor particular que atenda às suas demandas.

Você mora em Porto Alegre e acabou de começar a busca por opções que se enquadrem ao que deseja para seu aprendizado. Superprof, como sempre, te dá uma mãozinha nesta tarefa. Preparamos uma seleção de escolas de idiomas que ensinam francês (no RJ), assim como locais onde encontrar tutores individuais, caso esta seja a sua escolha.

Escolas do idioma da França em Porto Alegre

Chouette

Chouette, em francês significa “coruja”, animal de olhos atentos que é conhecido popularmente por ser o símbolo do conhecimento. Além disso, na língua francesa, “chouette” é uma gíria para dizer “ótimo”, “muito bom”, “legal”! – Chouette Institut de Français

A escola Chouette é especializada no ensino da língua francesa (em BH). Eles divulgam possuir um método exclusivo, desenvolvido pelos próprios professores da instituição.

O corpo docente da escola conta com profissionais que possuem grande vivência na França, assim como experiência no ensino do idioma como língua estrangeira no Brasil.

A escola Chouette oferece aulas de francês em POA. Que tal ficar sábio no francês que nem uma “chouette”?

O instituto tem por objetivo a troca de conhecimento em torno da cultura francofônica e considera o francês (ensino do idioma em SP) como uma língua viva, em constante mutação.

As aulas oferecidas pela Chouette são:

  • Aulas em grupo de até 6 pessoas;
  • Aulas particulares;
  • Turmas especiais com ritmo e metodologia adaptados para todas as idades;
  • Conversação para níveis avançado e intermediário;
  • Aulas de improvisação teatral, estudo de textos literários e culinária em francês.

Os cursos regulares vão do nível A1 a B1. Além das aulas, a escola ainda disponibiliza uma biblioteca com títulos em francês para a utilização dos alunos.

Unilínguas

Unilínguas é uma escola que oferece tanto cursos regulares de francês, como particulares e “in company“. Ela faz parte da Unisinos, universidade particular de Porto Alegre e, por isso, faz uso de toda a infraestrutura do local (equipamentos multimídia, laboratório de informática, sala de convivência, sala de palestras e biblioteca).

O corpo de professores é composto de profissionais com pós-graduação, vivência e certificação internacionais. Já as turmas não ultrapassam a quantidade de 16 alunos. Um teste de nivelamento é oferecido aos alunos antes de começarem as aulas.

O método das aulas regulares explora o desenvolvimento e exercício das 4 habilidades linguísticas essenciais para a boa comunicação na língua francesa (aulas em Recife):

  • Compreensão oral;
  • Expressão oral;
  • Compreensão escrita;
  • Expressão escrita.

Os cursos abordam, igualmente, aspectos culturais importantes que enriquecem o aprendizado do idioma. Desta forma, o entendimento de como o francês é falado é melhor assimilado pelo aluno, pois conteúdos do contexto social dos países francofônicos são integrados ao aprendizado.

Instituto Roche

“Pensez en français pour bien le parler”

Pense em francês para poder falar-lo bem. A frase acima abre a visita ao site do Instituto Roche, escola de língua especializada no ensino do idioma da França.

A instituição foi criada por Alexandre Roche em 1975 com o intuito de “criar e desenvolver um método de ensino de francês específico para brasileiros, adequando cultura e língua. (…) Inspirado em Piaget e Wallon, o mestre dedicou-se ao ensino e ao seu método, envolvendo-se em cada detalhe do seu Instituto, inclusive na idealização do primeiro logo. Criou um novo ambiente em sala de aula, e transmitiu sua experiência e paixão a todos os professores que passaram a fazer parte do Instituto.

Escolas em Porto Alegre ensinam a falar, ler e a pensar em francês. Aprender a pensar em francês também é importante.

Método de ensino

Desenvolvido especialmente para brasileiros, a metodologia é empregada levando em consideração uma evolução lógica de aprendizado da língua falada e escrita, estimulando o aluno a dominar tanto a gramática quanto a construção de discurso de uma forma francesa.  

Textos, conteúdos e exercícios são utilizados com o intuito de levar para a sala de aula a cultura francofônica clássica e contemporânea, estimulando a produção escrita e oral.

A aula habitual é transformada em um atelier de trabalho, dando ao grupo um sentimento de equipe. Existe uma forte troca entre professor e alunos, que trabalham juntos sobre textos que abordam assuntos da atualidade, vida cotidiana, história e literatura francesas.

Tais textos, diálogos e exercícios são elaborados, escolhidos e fornecidos de acordo com o desenvolvimento das aulas, visando auxiliar os alunos a obterem progressos rápidos e consistentes. 

Corpo docente

Os professores são formados e treinados dentro do método, mas têm liberdade no desenvolvimento de seu trabalho dentro dos critérios educacionais da instituição. Isso torna as aulas mais dinâmicas, incentivando o aluno a participar ativamente em sala de aula.

Aliança Francesa

Se você já se lançou na pesquisa sobre escolas que ensinam a língua de Edith Piaf, então, com certeza, já escutou falar na Aliança Francesa. Referência mundial no ensino do francês (em Vitória), ela possui mais de 900 unidades presentes nos cinco continentes do globo.

Fundada no final do século XIX em Paris, a Aliança Francesa está presente em Porto Alegre há mais de 50 anos. Representante da cooperação cultural, universitária, técnica e institucional entre a França e o Brasil, no Rio Grande do Sul ela conta com o apoio do Ministério de Assuntos Estrangeiros francês, que é coordenado e legitimado no Brasil pela Delegação Geral do Rio de Janeiro. Além disso, as Alianças Francesas do Brasil são reunidas numa federação, a FEBRAF.

Fortalecimento da cultura francofônica

Além das diversas modalidades de aulas oferecidas pela unidade de POA, a AF da cidade organiza durante todo o calendário escolar espetáculos de teatro, circo e dança contemporânea, assim como exposições de arte, mostras de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular.

Ela ainda recebe palestrantes da França e de países de língua francesa com o intuito de fortalecer o diálogo e os vínculos de amizade entre as culturas francofônica e brasileira.

Cursos

A Aliança Francesa de Porto Alegre oferece diversos tipos de cursos:

  • Regulares – aulas semanais; cursos intensivos; cursos focados em estudantes universitários; cursos voltados para crianças e adolescentes;
  • Específicos – cursos para quem deseja imigrar para o Canadá; curso focado em viagens turísticas; curso voltado para a BRAFITEC; francês para empresas; aulas particulares;
  • Exames – aulas de preparação para quem deseja fazer DELF / DALF, TCF e TEF.

Aulas especiais são destinadas aos exames de língua francesa. Os testes para os diplomas oficiais de francês demandam preparação.

Wizard

Wizard é uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, possuindo mais 1200 unidades espalhadas pelo Brasil. Criada em 1987 em Campinas (SP), ela adota como metodologia a promoção do desenvolvimento completo de quatro habilidades linguísticas essenciais para a comunicação do aprendiz: fala, audição, leitura e escrita.

Além de desenvolver as capacidades dos alunos ligadas à língua francesa, o Wizard ainda se concentra em aprimorar os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos dos pupilos, sem contar com os incentivos à liderança e à automotivação.

Além das aulas de francês geral oferecidas para todos os níveis, do A1 ao C1, a escola ainda oferece cursos de preparação para os exames oficiais de proficiência do idioma: DELF / DALF, TCF e TEF.

Existem 11 unidades da escola em Porto Alegre:

  • Chácara das Pedras
  • Menino de Deus
  • Bela Vista
  • Bom Fim
  • Centro
  • Jardim Botânico
  • Lindóia
  • Sul Teresópolis
  • Zona Sul
  • Santana

Aulas particulares da língua em POA

Aulas particulares podem ser dadas por professores com perfis diferentes. O importante é que o profissional tenha uma boa metodologia e um nível de domínio do francês mais elevado que o do aluno.

Muitas pessoas encontram seus tutores através do boca a boca. Outras precisam recorrer à internet ou à agências especializadas no ensino de línguas individualizado.

As ofertas são muitas em Porto Alegre. Sendo assim, optamos por selecionar 3 maneiras diversas de encontrar um professor ideal.

Escolas especializadas em aulas particulares

A maioria das escolas de idiomas que oferecem aulas em grupo em suas próprias dependências também disponibilizam alguns de seus professores para aulas particulares. No entanto, muitos deles utilizam a própria estrutura física da instituição para os atendimentos e não vão à casa ou ao escritório do aluno.

A Language Trainers Brasil e a Listen & Learn são algumas das empresas especializadas em aulas particulares que disponibilizam professores nativos de acordo com as necessidades do aluno. Elas oferecem seus serviços em POA e os interessados têm a oportunidade de fazer um teste de nivelamentode frances online para descobrir em qual nível de francês estão.

Projetos sociais

“Como socióloga, mas, principalmente, como ser humano, me incomodava muito vê-los nas calçadas, vendendo produtos e, muitas vezes, invisíveis para as pessoas” – Ana Emília Cardoso, idealizadora do projeto Bonne Chance, em entrevista ao G1.

Existe um lindo projeto social em Porto Alegre que pode ser a opção ideal que você procura para suas aulas particulares de francês. A iniciativa “Bonne Chance” tem por objetivo promover a troca cultural entre brasileiros e imigrantes francofônicos que vieram para nosso país.

A interação é proposta através de grupos de estudos e prática da língua francesa. Os encontros acontecem semanalmente no bairro Floresta de POA.

A iniciativa é de duas amigas gaúchas que se incomodavam de ver tais imigrantes com tanto potencial largados neste novo país que escolheram para chamar de seu.

Vários professores particulares são nativos de língua francesa. A prática oral do francês, principalmente com nativos, é importante para o aprendizado.

Comunidades de professores online

Ao navegarmos pela web, nos deparamos com vários sites que funcionam como redes sociais promotores de encontros entre professores e alunos. As comunidades são utilizadas como plataformas pelos profissionais do ensino mostrarem seu trabalho aos interessados que procuram por tutores particulares.

Bom exemplo disso somos nós, do Superprof. Nosso site possui uma enorme variedade de profissionais com as mais diferentes capacitações. Ao cadastrar-se na nossa comunidade, você pode procurar pelo seu professor particular de francês ideal em Porto Alegre e ainda entrar em contato com ele através do nosso site antes de decidir se quer mesmo contratá-lo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar