Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender francês na capital mineira

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aulas do idioma da França em Belo Horizonte

“Je connais mes limites. C’est pourquoi je vais au-delà.” (Eu conheço meus limites. É por isso que eu os ultrapasso) – Serge Gainsbourg, cantor e compositor francês

Serge Gainsbourg, Edith Piaf, Molière, Antoine de Saint-Exupéry, Victor Hugo, Jean-Paul Sartre, Claude Lévi-Strauss… São muitas as celebridades francesas – e francofônicas – que deixaram legados na língua que valem a leitura em versão original. Para tal, é preciso o domínio do idioma a fim de captar as sutilezas das palavras escritas, faladas ou cantadas por eles.

Obviamente, podemos sempre recorrer às traduções disponíveis, mas como dizem por aí, muitas vezes “tradução é traição”. Falar uma língua não é simplesmente achar o significado de cada palavra que forma a frase. Falar a língua é imergir na cultura francofônica, compreendendo não só o texto, mas também o contexto.

O francês é um idioma vivo e deve ser praticado constantemente para ser assimilado de maneira eficaz. Se você é um amante da França, mora em Belo Horizonte e anseia em aprender ou melhorar seu nível de francês, então você veio parar na matéria certa. Superprof preparou uma lista com sugestões de alguns cursos do idioma na capital mineira.

Por que aprender francês em Belo Horizonte?

A língua francesa (aprenda-a nas capitais brasileiras) é falada por mais de 270 milhões de pessoas em todo o mundo, sem contar que é o sexto idioma mais utilizado no planeta. O francês é, nada mais, nada menos, que a língua oficial em 33 países!

Depois de tantos números, fica claro que aprender a língua de Luís XIV pode abrir muitas portas, seja no âmbito profissional, universitário ou ligado ao lazer.

Dominar a língua francesa pode ser um diferencial na sua carreira. Aprender a falar francês pode abrir muitas portas.

Como dissemos acima, conhecer a cultura que engloba o idioma aprendido também faz parte do processo de contato e assimilação do francês (em RJ). Sendo assim, aprender a língua francesa significa entrar de cabeça em uma cultura fascinante. A história ligada ao idioma francofônico é riquíssima e ela expandirá seus horizontes diante de grandes eventos de impacto mundial.

Motivos para fazer aulas em Belo Horizonte

Se dedicar ao aprendizado da língua francesa pode ser um excelente investimento. Além de contar pontos para seu currículo, dominar o idioma da França pode lhe ser muito útil em viagens, já que é falado em algumas dezenas de países.

Outra boa razão é o fato dela ser uma língua que te ajuda a aprender outras. Uma vez o francês (aprenda-o em São Paulo) dominado, você terá mais facilidade em se lançar no aprendizado de outros idiomas romanos, como o italiano. Já imaginou virar um poliglota?

Estudar línguas desenvolve a capacidade de memorização e aumenta eficácia de trabalho do cérebro. Nada melhor do que uma “musculação intelectual” para “bombar” esse órgão tentar expandir seus 10% de funcionamento

Se você gostou da ideia, mas não pode sair de Belo Horizonte para seguir um curso intensivo em terras francofônicas, fique sabendo que a cidade oferece várias opções de escolas que ensinam o idioma.

Escolas em BH

“De 1600 a 1800, a França era a nação dominante na Europa, e o francês era a língua comum para questões de diplomacia, cultura e arte. O Francês tem a sua própria “Académie Française”, um órgão oficial que modera a língua francesa. Seus membros são conhecidos como ‘immortels’ – “imortais”. O Canadá é lar para cerca de 7 milhões de falantes nativos do francês, a maioria vive em Quebec.”- Curiosidades Listen & Learn Brasil

Listen & Learn Brasil

Listen & Learn é uma escola de línguas presente na capital das Minas Gerais. O francês (aprendizado em Recife) está dentre os vários idiomas ensinados na instituição. Ela possui uma equipe de professores formada por francofônicos nativos. O objetivo principal do curso é ajudar o aluno a “alcançar fluência, entender e se apaixonar pela cultura francesa“.

A particularidade deste estabelecimento de ensino é que as aulas podem acontecer tanto em salas de ensino quanto na própria casa do aluno. Listen & Learn também oferece horários aos fins de semana – inclusive domingo – além dos dias úteis normais.

A escola oferece 3 tipos de cursos:

Francês geral

Matéria com abordagem abrangente. Ela cobre diversos aspectos da língua. Este curso foi desenvolvido para estudantes com necessidades variadas, tais como:

  • Realizar negócios com países francofônicos;
  • Viajar por nações que falam a língua;
  • Interesse pela rica história e cultura francesa;
  • Desejo de alcançar um determinado nível de Francês.

Aprender francês pode ser bom também para os negócios. Muitas escolas em BH oferecem aulas de francês voltadas para negócios.

Francês para negócios

A língua francesa (faça aulas em Porto Alegre) falada no ambiente de trabalho pode ser complexa. Neste tipo de aula, Listen & Learn Brasil cobre diversos aspectos do idioma e situações do dia a dia, desde saudações básicas, etiqueta empresarial a regras gramaticais para um francês mais nativo e refinado. 

Aulas em dupla e pequenos grupos

Se você e um colega de trabalho optarem por aprender francês juntos, poderão ter aulas em grupos de 2 ou mais pessoas. Grupos formados por 6 a 8 pessoas é o recomendado pela escola. No entanto, eles também aceitam propostas para Aulas de Francês In-Company para grupos de até 12 pessoas.

Para aderir a tal método, os alunos precisam ter um nível parecido de proficiência, as mesmas necessidades no idioma, e serem capazes de estudar num mesmo horário e local.

Luziana Lanna

Quem mora em Belo Horizonte já deve ter ouvido na televisão ou no rádio a propaganda que diz “pessoas diferentes precisam de métodos diferentes.” Esta é a máxima utilizada pela escola de línguas Luziana Lanna.

A rede de ensino possui 30 unidades em BH e na região metropolitana da cidade. Há mais de 40 anos no mercado, ela transmite conhecimentos ligados à língua francesa utilizando material próprio, o qual caracterizam como “método inovador”.

As aulas têm ênfase na comunicação através do idioma de Molière e os exercícios são focados em quatro habilidades linguísticas fundamentais:

  • Escuta;
  • Fala;
  • Leitura;
  • Conversação.

Os módulos para níveis básico, intermediário, avançado e de aperfeiçoamento possuem duração de 3 meses cada. Cursos de férias podem ser realizados se o intuito do estudante for o de avançar ainda mais rápido no aprendizado.

Além do idioma francês, as aulas abrangem a história e a cultura dos países francofônicos.

Aliança Francesa

A escola que é referência do ensino internacional da língua francesa (aulas em Vitória) para estrangeiros também está presente na capital das Minas Gerais. Ela oferece um leque variado de cursos para os interessados em aprender mais do que simplesmente “bonjour“.

Aulas de francês são primordiais para o domínio do idioma. Seguir um curso é essencial para quem deseja avançar na língua francesa.

Curso para adultos

Conforme o seu objetivo, você pode decidir o nível até o qual deseja cursar. Caso não tenha certeza sobre seu nível, você pode fazer um teste de nivelamento on-line.

Cursos para jovens

Curso com conteúdo e metodologia específicos para pré-adolescentes de 10 a 12 anos (do 5º ao 7º ano do ensino fundamental). Eles propõem, igualmente, parcerias com escolas e colégios de Belo Horizonte. 

Cursos temáticos

Diversas aulas são oferecidas dentro dos cursos temáticos. Como o próprio nome diz, eles são organizados por temas que podem abranger viagens, artes, gramática, conversação, etc. Confira abaixo algumas opções.

Conversação

Ideal para quem deseja aperfeiçoar a expressão oral em francês e obter ferramentas para se comunicar com interlocutores francofônicos.

Francês para viagens

Ideal para quem quer aprender o essencial do francês para uma viagem à França ou a outros países francófonos. O conteúdo geral do curso abrange:

  • Apresentar-se e despedir-se;
  • Utilizar transportes;
  • Orientar-se no aeroporto e pedir informações;
  • Visitar museus e atrações turísticas;
  • Contar sobre suas atividades;
  • Fazer compras;
  • Fazer pedidos em restaurantes;
  • Reservar hotéis e passeios.
Gramática

Especialmente desenvolvido para quem deseja rever e reforçar conteúdos gramaticais específicos de cada nível de forma prática e agradável. O objetivo das aulas é melhorar o desempenho linguístico através de atividades variadas e interativas de produção oral e escrita.

Curso preparatório para DELF, DALF, TCF e TEF

Ideal para quem quer se preparar para os exames oficiais de francês citados acima. O curso aborda conteúdos linguísticos específicos, assim como metodologia e técnicas características de cada diploma.

École Accent

Nova no mercado belorizontino de ensino de línguas estrangeiras, a École Accent foi fundada em 2014 e é especializada em aulas de francês. Mais de 15 modalidades de cursos são colocados à disposição dos alunos, abrangendo os níveis A1 a C1.

A instituição trabalha com grupos de poucos alunos, pois tem como objetivo proporcionar uma fácil e agradável possibilidade de interação entre os aprendizes.

O corpo docente da École Accent é formado por professores diplomados em Letras, com especialização no ensino da língua francesa para estrangeiros.

As escolas são diferentes, mas a língua é a mesma. Cada escola possui suas especificidades de ensino do francês.

Os objetivos da escola são:

  • Oferecer cursos de francês e efetivar o processo de apropriação do conhecimento da língua;
  • Proporcionar aulas e ensino de qualidade do idioma e da cultura francesa;
  • Valorizar a diversidade cultural em todas as suas dimensões.

Dentre os tipos de cursos oferecidos, os alunos podem encontrar:

  • Francês corporativo para executivos;
  • Aulas preparatórias para testes oficiais;
  • Francês geral, do básico ao avançado;
  • Francês instrumental;
  • Francês para turismo;
  • Francês com objetivo universitário;
  • Conversação;
  • Aulas intensivas;
  • Cursos de férias;
  • Aulas temáticas: panorama da literatura francesa, pintura e literatura francesa, civilização e cultura francesas, canção francesa;
  • Curso de gramática;
  • Francês para negócios;
  • Curso para crianças.

Aulas particulares

A grande maioria das instituições apresentadas nesta matéria também oferecem o serviço de aulas particulares de francês. Tal alternativa de ensino é ideal para aqueles que querem aulas personalizadas e desejam avançar rapidamente com o conteúdo.

O site do Superprof também oferece uma extensa lista de professores cadastrados em nosso banco de dados. Eles oferecem cursos individuais do idioma de Edith Piaf e muitos deles se encontram na capital mineira! Que tal dar uma espiadinha por lá também?

Não deixe de procurar uma boa aula de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar