Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a costurar com um professor particular

De Glicia, publicado dia 16/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Aulas de costura online ou em domicílio?

A costura é uma atividade muito diversificada e abre oportunidades para diferentes profissões: costureiro especializado em corte e modelagem, estilista, designer de moda, entre outras.

Mas, caso você seja apenas um entusiasta e queira aprender a costurar por curiosidade ou hobby, saiba que também é possível! Com a popularização do DIY (“Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”), tem aumentado o número de pessoas que buscam cursos de costura, seja para aprender o básico para se virar no dia a dia, ou para aprender a customizar acessórios, a bordar, tricotar, etc.

Afinal, qualquer pessoa pode adquirir uma máquina de costura, mas saber manuseá-la já é outra história!

Aulas de costura irão te ajudar a aprender o que você precisa para pregar botões, fazer uma bainha perfeita, customizar uma camiseta velha, fazer um molde, cortar corretamente tecidos… e tudo isso com a ajuda e orientação de um professor particular.

Se você quer aprender a costurar e ser capaz de criar suas próprias peças de vestuário, este artigo é para você!

Veja também o nosso guia completo para escolher o melhor curso de costura!

Uma breve história da costura e da moda

Antes de falarmos sobre os cursos de costura, que tal conhecer um pouquinho sobre a história da moda e da costura?

A costura está presente em nossa sociedade desde épocas muito remotas. Ela pode ser definida como a maneira artesanal de juntar duas partes de um tecido ou de outros materiais usando agulhas e linhas para isso.

moda e costura se desenvolveram juntas A história da indumentária evolui ao longo dos séculos e impulsionou as atividades de costura.

Há indícios de que a costura antecede a tecelagem, pois as agulhas mais antigas foram fabricadas há mais de 30 mil anos. Elas eram feitas geralmente de ossos ou marfim. A arte da tecelagem, quanto a ela, surgiu há mais ou menos 5 mil anos.

A importância do surgimento da moda na evolução da costura

Durante a Idade Média houve um forte estímulo das atividades de costura. Isso porque, até o século XV todo mundo se vestia igual. Com a ascensão da monarquia e da nobreza, as roupas começaram a ser diferentes para cada classe social, afinal, os nobres senhores da realeza precisavam se distinguir dos plebeus.

Assim como nos dias de hoje, na Idade Média as roupas eram um símbolo de distinção social, econômica e/ou ideológica. Nessa época as roupas indicavam se você pertencia à  nobreza,  à plebe ou à burguesia. Existiam até cores e tecidos que eram exclusivos da nobreza.

Os burgueses, que estavam no meio do caminho entre os nobres e os plebeus, queriam ser aceitos e respeitados pela realeza. A maneira que eles encontraram para isso foi tentado se vestir de forma semelhante. Como as roupas precisavam se diferenciar das roupas dos nobres, surgiu a necessidade de se confeccionar um vestuário adaptado à classe burguesa.

E foi assim que os costureiros ganharam lugar de destaque entre os artesãos e as atividades de costura se desenvolveram.

A Revolução Industrial e a invenção das máquinas de costura

Durante a Revolução Industrial a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas impulsionou a economia, fazendo com que o preço dos tecidos e das roupas caísse bastante, já que agora eram muito mais fáceis de serem produzidas.

A invenção da máquina de costura não apenas dinamizou o processo de confecção de roupas, como também tornou as peças de vestuário muito mais acessíveis para todo mundo. Isso fez com que pessoas das classes sociais mais baixas pudessem comprar roupas de melhor qualidade.

as máquinas de costura foram inventadas no século XVIII A Revolução Industrial mudou o modo de consumo e possibilitou o desenvolvimento da indústria têxtil.

A indústria têxtil se desenvolveu incrivelmente e o mercado da moda encontrou seu lugar ao sol. Aliás, foi também nessa época que surgiu a haute-couture (alta-costura).

O famoso costureiro inglês Charles-Frederick Worth, que se mudou para Paris em 1845, tornou-se rapidamente o queridinho da côrte francesa. Ele inovou não apenas em suas criações, mas também no processo de comercialização e comunicação na moda.

Ele foi o primeiro costureiro a usar manequins “vivos” e criou o conceito de moda sazonal, propondo diferentes coleções a cada estação do ano.

Worth criou o desejo do exclusivo, diversificando a moda com a criação de peças sob medidas e luxuosas. Nascia, então, a haute-couture, e com ela a revalorização do trabalho artesanal.

Ainda hoje, alta-costura é sinônimo de peças exclusivas, confeccionadas totalmente à mão por costureiros e bordadeiros altamente classificados e talentosos.

Veja aqui quanto você realmente precisa gastar para aprender a costurar!

Cursos de costura online: conheça as vantagens de fazer aulas à distância

Algumas pessoas gostariam de estudar e aprender diferentes disciplinas, seja pelo simples prazer de aprender ou porque buscam uma reconversão profissional. No entanto, com a correria do dia a dia às vezes não sobra tempo para dedicarmos aos nossos projetos pessoais.

Mas, se você se encontra nessa situação, desejando muito aprender a costurar, porém sem tempo para isso, não desanime. Você já ouviu falar de ensino à distância?

Muito provavelmente isso não seja uma novidade para você, mas hoje em dia é possível se formar em diferentes áreas através do ensino à distância. Como? Nós te explicaremos tudo!

Cursos e workshops de costura online

Você não sabe onde e como aprender a bordar, costurar um zíper ou fazer um molde? seus problemas acabaram!

Existe uma ferramenta incrível, quase mágica, onde podemos encontrar qualquer coisa e ela se chama… internet 🙂

Brincadeiras à parte, muitas pessoas subestimam o poder da web quando o assunto é educação e aprendizado, mas ela é um recurso indispensável nos dias de hoje. Do Youtube ao Facebook, passando pelos blogs especializados em costura, existe uma infinidade de materiais para quem deseja aprender a arte do corte e costura sem precisar sair de casa.

Que você seja um profissional em busca de aperfeiçoamento ou um apaixonado por costura, há uma oferta muito grande de cursos online de modelagem, corte, criação e confecção de roupas e muito mais.

Plataformas como Hotmart ou Eduzz disponibilizam cursos em diferentes áreas do conhecimento, para todos os gostos e bolsos.

Uma das vantagens dos cursos online é que eles permitem que você estude no seu ritmo e de acordo com sua disponibilidade. Não pode fazer suas aulas durante o dia por conta do trabalho ou da faculdade? Não tem problema! Ao adquirir um workshop online você pode acessar as aulas quando desejar.

Aulas por webcam no Superprof.com.br

Você não é uma pessoa muito organizada e disciplinada e prefere ter a ajuda de um professor para te orientar e motivar? As aulas por webcam podem ser a opção ideal para você.

aulas e cursos de costura pela internet A internet é uma ferramenta incrível para aprender tudo que você quiser, inclusive costura!

Elas oferecem a liberdade dos cursos online, mas com o diferencial da presença, ainda que virtual, de um professor particular.

Como funciona?

Você faz seu cadastro no portal do Superprof e escolhe um professor que ofereça a opção de aulas por webcam. Você poderá fazer suas aulas em casa, sem ter que se preocupar se vai conseguir sair do trabalho e chegar a tempo.

Junto com o professor, vocês decidirão quais são os melhores horários e dias para as aulas e qual será o conteúdo abordado. Ou seja, fazendo aulas de costura online você tem toda a comodidade que os cursos à distância proporcionam, e de quebra o acompanhamento pedagógico de um professor qualificado.

Além disso, as aulas por webcam costumam ser mais baratas do que as aulas presenciais. Uma oportunidade única de ter acesso a um ensino de qualidade e por um preço acessível.

Quer achar o professor de costura perfeito? Então confira nossas dicas!

Cursos de costura presencial: veja os benefícios de estudar com um professor particular

Não é segredo para ninguém que aulas presenciais são a melhor maneira de aprender de forma rápida e eficaz. Mesmo que o ensino à distância apresente inúmeras vantagens, se você tiver a oportunidade de optar por aulas particulares, faça-o!

Aulas particulares em um ateliê ou associação de costura

Muitos costureiros abrem seus próprios ateliês de corte e costura. Profissionais do mundo da moda, da indústria têxtil ou costureiros autodidatas, faça uma pesquisa na sua cidade ou bairro para saber se não há um ateliê próximo de você.

Outra opção para quem deseja aprender a costurar com profissionais experientes são as associações e ONGs. Esses estabelecimentos contam, geralmente, com diversos professores voluntários e os cursos costumam ser bem baratos ou mesmo de graça.

Outra vantagem de fazer aulas de  costura em uma associação é o fato de que, frequentemente as aulas são para grupos pequenos. Assim, você terá um contato muito mais próximo com o professor e poderá progredir rapidamente.

Aulas com professor particular em domicílio

Para quem busca um professor particular de costura, o Superprof traz uma infinidade de perfis diferentes e professores competentes em todo o Brasil.

encontre seu professor de costura no Superprof Ter aulas com um professor particular é a melhor opção para aprender a costurar rápido.

Assim como para as aulas por webcam, basta fazer um cadastro e contactar o professor que melhor se adequa aos seus objetivos.

Os benefícios de fazer aulas com professor particular são muitos: aulas personalizadas, flexibilidade de horários, possibilidade de estudar no seu ritmo, acompanhamento pedagógico e todo o suporte necessário para você desenvolver novas competências  e obter resultados rápido.

Seu professor particular de costura irá te orientar ao longo das aulas e responder todas as suas dúvidas. Veja a seguir algumas das principais vantagens de escolher um curso de costura em domicílio:

  • aprender o básico sobre costura para ser capaz de fazer pequenos reparos;
  • aprender a customizar roupas e acessórios;
  • aprender a manusear uma máquina de costura e saber usar suas principais funções;
  • saber como criar um molde e como cortar corretamente diferentes tipos de tecidos;
  • descobrir os segredos da costura à mão;
  • aprender a bordar;

Aulas individuais, cursos para adultos e crianças, aulas noturnas… tudo é possível com um professor particular de costura, quaisquer que sejam suas necessidades.

Então não perca mais tempo e faça hoje mesmo sua inscrição no Superprof para encontrar o professor de costura ideal!

Veja  o que define um bom professor de costura!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar