Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Baterista: onde aprender a tocar?

De Joseane, publicado dia 28/12/2018 Blog > Música > Bateria > Aula de bateria em escola de música

A música substituiu as palavras muitas vezes quando as pessoas não sabem que dizer, e eu acho que a música fala mais alto do que as palavras. – Bono.

A música é apaixonante. Algumas pessoas parecem nascer com o dom para música. Saber cantar ou tocar um instrumento musical é o sonho de muitas pessoas.

Felizmente, para aqueles que não nasceram com o dom de cantar ou tocar um instrumento, existem as escolas e professores de música. A música se aprende com a prática. Logo, se você sempre sonhou em se tornar um grande baterista, saiba que seu sonho é possível se você estudar a bateria e praticar muito.

A bateria é um dos instrumentos mais incríveis que existem. As possibilidades de criar e inovar na bateria são infindáveis. Com foco, persistência e muita vontade, é possível aprender a dominar esse grande e imponente instrumento, a bateria.

Alguns bateras aprenderam a tocar bateria de forma autodidata. Outros estudaram com os seus pais que eram eles mesmos bateristas. Alguns outros pagaram por um curso particular de bateria ou ingressaram em uma escola de música com formação de baterista.

As opções são diversas para aqueles que querem aprender a tocar bateria e se tornar um baterista profissional.

Nesse artigo, falaremos da formação de baterista em escola de bateria!

O que é uma escola de bateria?

Uma escola de bateria é, na verdade, uma escola de música cujo instrumento de especialização é….a bateria, claro. É claro que quando alguém nos diz que está estudando em uma escola de música pensamos imediatamente que a pessoa quer se tornar cantor, corista, violinista, quer aprender a tocar violão, guitarra, clarineta, saxofone… enfim, pensamos em todas as opções e raramente (para não dizer nunca) pensamos na bateria.

Aprender bateria com professor particular É verdade que a bateria é um instrumento bem particular mas, sim, tem habilitação em bateria nas escolas de música!

Uma escola de bateria é, portanto, uma instituição que fornece formações, de acordo com um estilo particular de música, de violino a flauta, passando pela clarinete e o trompete. Uma escola de música costuma abranger uma grande variedade de instrumentos musicais entre as habilitações disponíveis. A bateria sendo uma das habilitações possíveis , embora, não são todas as escolas que proponham aulas de bateria.

Atenção para não confundir escola de música e Conservatório. Este último necessitando muitas vezes de um concurso de acesso que é varia em dificuldade de acordo com a  idade e o instrumento do futuro músico.

Escolas de música, por sua vez, são muitas vezes privadas, geralmente mais acessíveis já que não tem necessariamente um concurso de acesso. Quanto a qualidade do ensino, será o professor que você terá que fará a diferença e não a instituição em si (fica a dica).

Geralmente os alunos de música já devem ter familiaridade com o instrumento de sua preferência, sobretudo se candidato a uma vaga no Conservatório. Muitos futuros músicos se lançam desde cedo na aprendizagem de seu instrumento de forma autodidata.

Em uma escola de música, você pode começar do zero como debutante. Você vai aprender a ler partituras, conhecer a história da música, conhecer um pouco sobre os diferentes instrumentos musicais e sobretudo, você vai aprendera  tocar o instrumento que você escolheu.

Lembre que em uma escola de música as aulas tem horas marcadas e você deve se adaptar. Se você não possui muito tempo para perder com deslocamentos, ou se a aula de grupo não é a sua “praia”, recomendamos que você aprenda música com um professor particular.

Quais os requisitos para entrar em uma escola de bateria?

Como mencionado anteriormente, não é necessário já saber tocar para ingressar em uma escola de música. Porém, caso o aluno já saiba tocar, ter aulas em escola de música vai ajudá-lo a progredir mais e rapidamente.

Onde fazer aulas de bateria? Na escola de música, aprende-se teoria e prática musical

A aula de bateria para debutantes em escola de música pode te ajudar a despertar ainda mais para a música. Como debutante você vai aprender tudo sobre teoria musical, história da música, notas e partituras musicais.

Um bom baterista deverá conhecer a fundo cada um dos componentes da bateria que, como sabemos, é composta de diferentes instrumentos e acessórios ( prato de condução, prato de choque, prato de ataque, caixa, bumbo, surdo, banco, baquetas, etc).

Na escola de música o professor de bateria ensinará também a diferença entre os sons, e sua função na música.

Se você não é debutante, mas aprendeu a tocar bateria sozinho, não se engane achando que na escola de música você não vai aprender nada. Ao contrário, quando aprendemos a tocar um instrumento musical sozinho, muitas vezes repetimos alguns vícios e erros que o professor e profissional de música vai notar e corrigir.

E para a galera que já está há algum tempo no mundo da música, que já toca em bandas ou que é músico profissional, frequentar uma escola de música também pode ser útil.

Como assim?

Praticar com outros músicos pode despertar a sua criatividade, te dar ideias novas e abrir a sua mente para novos conceitos e jeito de tocar. A música é viva e se modifica todo o tempo. O aprendizado musical deve ser algo constante e na escola de música você estará todo o tempo em contato com outros músicos que aprenderão com você mas, também, te ensinarão coisas novas todos os dias. O resultado dessa troca só pode ser enriquecedor!

Você gostaria de se tornar professor de música? Saiba como, aqui.

O que saber sobre a formação de um batera?

A música é a entrada irrelevante para um mundo de conhecimento superior que compreende a humanidade, mas que a humanidade não pode compreender. – Ludwig van Beethoven.

Formação de um baterista em escola de música Se você não sabe a diferença entre bateria de rock e bateria de jazz, estude música!

Em escola de música a formação de uma baterista se dá através da prática do instrumento assim como através de aulas teóricas que permitem aprender conceitos e teorias sobre a música e sobre o instrumento em si.

Geralmente o curso de bateria em escola de música é feito em grupo. Durante as aulas mais teóricas sobre a música o grupo pode ser composto de futuros músicos de habilitações diferentes. Isso significa que você poderá trocar experiências com outros músicos que tocam um instrumento diferente do seu. Conhecer os demais instrumentos certamente vai enriquecer a sua performance enquanto baterista.

Já nas aulas práticas geralmente o grupo é composto por aqueles que praticam o mesmo instrumento. Mas, em algum momento a escola vai propor que os estudantes toquem juntos, em grupo, com músicos que tocam outros instrumentos…como em uma banda!

Para se inscrever em uma escola de música o único requisito é realmente ser apaixonado pela música. Todo o resto pode ser aprendido graças ao conhecimento e profissionalismo do professor de música.

É importante saber que um músico, sobretudo o aprendiz de bateria, não pode se limitar somente ao aprendizado que recebe na escola de música. Os treinos devem fazer parte da rotina cotidiana de um aspirante à bateria.

Se você realmente quer aprender a tocar bateria e se tornar um batera de qualidade, você vai precisar treinar muito!

Vai ter que treinar até fazer calos nos dedos e isso não é uma metáfora!

Grandes bateristas tiveram que se dedicar a bateria dia e noite para se tornar grandes profissionais. Treinar várias vezes ao dia todos os dias da semana é a fórmula para se tornar bom na bateria.

Parece exagero?

Leia a biografia de alguns dos maiores bateristas do mundo e você ficará impressionado! Quando se trata de aprender um instrumento musical complexo como a bateria, toda dedicação do mundo é necessário…isso, claro, se o seu objetivo é se tornar um profissional da bateria!

Se você só quer tocar bateria para se divertir, não precisará se dedicar tanto, mas já que decidiu se lançar nesse projeto, por que não dar o melhor de si?

Quanto custa a formação de um baterista?

Não vamos te enrolar nesse aspecto. A formação de uma baterista geralmente não sai de graça!

Quanto custa a aula de bateria Se você quer mesmo investir na sua formação de baterista, comece a economizar!

Ainda que você aprenda a tocar bateria sozinho, em algum momento você terá que investir algum dinheiro, seja para se especializar, seja para comprar um bom instrumento.

Em escola de música a formação de baterista é paga. E não estamos falando de pouca coisa não!

Claro, tudo depende da escola. Os preços podem variar muito de uma escola para outra, nesse caso, recomendamos que você pesquise muito antes de se matricular em escola de bateria.

Porém, saiba que o critério preço não deve ser decisivo quando da sua decisão de se matricular em uma determinada escola de música.

Compreenda que o seu sucesso na bateria vai depender do aprendizado que você teve, logo, o seu professor de bateria vai ter um peso muito importante nesse aspecto.

Tome algum tempo para conhecer os professores de bateria da escola de música pela qual você está interessado. Tente conhecer o trabalho do professor como baterista. Verifique as referências juntamente a outros estudantes se possível, faça uma aula de observação.

Um professor de bateria deve saber muito mais do que a teoria de bater nos tambores! Ele deve dominar muito bem a arte de bater. Um baterista só pode ensinar aquilo que ele sabe. Sendo assim, tenha certeza de que o seu futuro professor de bateria é realmente um batera dos bons!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar