Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a língua alemã no Distrito Federal

De Camila, publicado dia 31/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Onde fazer aulas de alemão em Brasília?

Você mora em Brasília, ama a língua alemã e quer começar a fazer aulas?

Você é apaixonado pelos países germanófonos e deseja partir passar uma temporada na Alemanha, na Áustria ou na Suíça?

Você quer ir trabalhar no país da Primeira Ministra Angela Merkel porque descobriu que a taxa de desemprego nacional foi de apenas de 3.6% no segundo semestre de 2017?

Você deseja fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado em uma conceituada universidade alemã?

Tudo é possível e vale a pena, principalmente quando se quer muito.

Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz. (Bill Gates)

O Brasil está cheio de cidades que oferecem várias opções de cursos de alemão.

Para você seguir o conselho de Bill Gates citado acima, é preciso, antes de mais nada, aprender a falar alemão e ir em frente até alcançar seus objetivos.

Você não está sozinho nesta jornada, pois preparamos uma matéria que te ajudará a encontrar o local ideal para começar seus estudos da língua de Goethe em Brasília, pois este é o primeiro passo para ir de encontro com seu futuro como germanófono.

Abaixo você encontrará sugestões de institutos, escolas de idiomas, cursos e dicas de como encontrar professores particulares de alemão. Depois de tanta informação, esperamos que você seja capaz de escolher qual a maneira de aprender a língua falada na Alemanha você pretende seguir e onde encontrar as alternativas adequadas ao seu perfil!

Goethe-Zentrum: a sede do Goethe-Institut no Brasil

Se você é um amante da língua alemã ou do país onde nasceram e viveram os irmãos Grimm, então já deve ter escutado falar – se é que não conhece muito bem – o Goethe-Institut.

Se você mora em Brasília, então pode se considerar um felizardo, pois é na capital brasileira que se encontra a sede nacional do tão famoso instituto criado na Alemanha e presente no mundo inteiro com o objetivo de divulgar a cultura e a língua alemãs.

Chamado de Goethe-Zentrum, é possível decifrar que o nome faz referência ao “centro de tudo” mesmo sem falar uma só palavra em alemão!

Quem não é aluno precisa pagar uma taxa para ter acesso à biblioteca do Instituto Goethe de Brasília. Os alunos do Goethe-Zentrum têm acesso à uma rica biblioteca.

Apresentação

Quer saber o que eles andam falando do país de Michael Schumacher? Então confira um trechinho da página de abertura do site do Goethe-Zentrum:

É verdade: se formos olhar para os dados, os últimos anos têm sido da Alemanha. Cada vez mais relevante no cenário internacional, o país vem destacando-se pela inovação, pela robusta economia, crescente diversidade e pulsante vida cultural. Pode-se dizer hoje que a Alemanha é trend  [Auftrend, em bom alemão!].”

E ainda tem mais:

Não são só as modernidades que enriquecem a experiência alemã. Cidades lindas, com uma infraestrutura maravilhosa, um legado histórico e cultural riquíssimo e uma gama de delícias gastronômicas esperam as centenas de milhões de visitantes que fazem do país um dos mais visitados do mundo.

Pode falar a verdade: nem precisamos navegar muito pelo site do Goethe-Zentrum para já ficarmos empolgadíssimos em aprender o idioma com eles!

Quer conhecer também quais cursos de língua alemã seguir em São Paulo?

Cursos e outros recursos

Este é o local onde você encontrará a gama mais completa de cursos oferecidos por qualquer tipo de instituição de ensino da língua alemã no Brasil.

Além de ensinar o idioma para alunos de todas as faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos), o Goethe-Institut ainda capacita professores que pretendem dar aulas ou que já exercem a profissão de educadores da língua alemã para estrangeiros.

O Instituto ainda é o responsável pelo desenvolvimento, aplicação, correção e distribuição da grande maioria dos diplomas oficiais de proficiência do idioma.

Como se não bastasse, ele ainda organiza eventos culturais que divulgam e dão acesso à cultura da Alemanha aos moradores de Brasília.

Muitas escolas de alemão propõem uma aula experimental sem custos. Algumas escolas oferecem a primeira aula de alemão gratuita.

Biblioteca

O Goethe-Zentrum tem uma biblioteca maravilhosamente recheada de títulos em alemão, acessível a todos e não só aos seus alunos. Aqueles que estão matriculados em algum curso do instituto podem consultar o acervo gratuitamente. Os visitantes de fora precisam pagar uma taxa válida por 6 meses de 35,00 reais.

Se você pensa que existe apenas uma biblioteca física, então está redondamente enganado. Apresentamos para você o “Onleihe“, a biblioteca digital do Goethe-Institut no Brasil.

Através dela é possível baixar documentos digitais em formato de e-books, arquivos de áudio, vídeo, jornais e revistas eletrônicas diretamente para um computador ou tablet pessoal por tempo limitado. Ao final do prazo de empréstimo, os materiais são devolvidos automaticamente.

Conheça algumas escolas que ensinam alemão no Rio de Janeiro.

Instituições especializadas no ensino do alemão

Alemannia

A principal missão desta escola é se dedicar inteiramente ao ensino do alemão como língua estrangeira.

Alemannia funciona não só como um local de aprendizado, mas também como ponte entre diferentes culturas e línguas, focando sua pedagogia na aplicação direta da linguagem na comunicação.

Em Brasília, a escola oferece os seguintes cursos:

  • Extensivo;
  • Intensivo;
  • Particulares;
  • Aulas de alemao online;
  • Preparatório para provas de proficiência.

A boa notícia é que todo mundo pode fazer uma aula experimental gratuita para ter certeza que deseja mesmo se inscrever em algum dos cursos oferecidos pela Alemannia.

Carl Duisberg Centren

O Carl Duisberg Centren oferece um extenso leque de programas de ensino para crianças, jovens e adultos. O grande diferencial é que, fora os “Acampamentos de alemão para crianças”, todos os outros cursos acontecem na própria Alemanha!

Cada instituição adota livros específicos durantes suas aulas. O material didático de alemão varia de uma escola para outra.

A filosofia da instituição é a de que “alemão se aprende na Alemanha“.

Com unidades em Berlim, Frankfurt, Hanover, Colônia, Munique, Radolfzell (no lago de Constança) e Saarbrücken, os alunos podem escolher, de acordo com o programa e a sua duração, em qual local pretendem fazer suas aulas.

Crianças e adolescentes possuem as seguintes opções:

  • Curso de alemão para adolescentes: cursos intensivos de férias com um programa de lazer diversificado para adolescentes entre 15 e 17 anos. No inverno, os participantes vivenciam juntos o paraíso da neve dos Alpes, e no verão eles descobrem a diversa oferta de esportes ao ar livre da região;
  • Acampamentos de alemão para crianças: para crianças entre 11 e 14 anos, este é um programa de férias diversificado, que combina cursos intensivos com atividades de lazer interessantes. A língua mais usada no acampamento é o alemão. Assim, as crianças podem usar e aprofundar o que aprenderam diretamente numa atmosfera descontraída;
  • Alemão para classes escolares e grupos: para grupos que querem aprender juntos a língua alemã e conhecer o país e as pessoas locais. Este programa combina aula de idiomas adequada para os públicos-alvo com diversas atividades culturais e excursões.

Para adultos, Carl Duisberg Centren oferece cursos de alemão em quatro unidades em Berlim, Colônia, Munique e Radolfzell am Bodensee.

Os estudantes que desejem tentar uma vaga em universidades alemãs podem encontrar aqui cursos preparatórios desenvolvidos com esse objetivo.

Carl Duisberg Centren oferece ainda cursos de preparação para provas de proficiência alemã e programas especializados para profissionais.

A capital mineira também está cheia de cursos de alemão.

Escolas de idiomas

Várias escolas de idiomas que ensinam, dentre outras língua, o alemão, estão espalhadas por toda a cidade de Brasília. Algumas delas são:

  • ILE
  • Exchange
  • Wizard
  • Linguae Mundi
  • MB Institute

Aprender alemão na Universidade de Brasília

Você sabia que a maior universidade da cidade – e uma das melhores do país – também oferece cursos de línguas? Melhor ainda: eles são abertos para todos!

A UnB Idiomas possui aulas de alemão em 5 locais diferentes da universidade:

  • Campus Universitário Darcy Ribeiro;
  • Setor Comercial Sul;
  • Faculdade UnB Ceilândia;
  • Faculdade UnB Gama;
  • Faculdade UnB Planaltina.

Mas atenção: os cursos oferecidos pelo UnB Idiomas destinam-se ao público adulto. Por causa disso, eles não efetuam matrículas de menores de 18 anos, exceto a de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade de Brasília.

Aprender a falar alemão em Brasília é fácil. Você é apaixonado por Brasília, pelo Brasil e também pela Alemanha?

Ficou interessado e quer se matricular desde já na UnB Idiomas? Então fique por dentro do teste de nivelamento que precisa ser feito:

O teste de nivelamento é procedimento obrigatório para todos que desejam ingressar no UnB Idiomas a partir do nível Básico 2. O objetivo é tornar o grupo o mais homogêneo possível no que se refere ao conhecimento do idioma, facilitando, assim, melhor aproveitamento do conteúdo ministrado“.

Para solicitar o teste, é preciso acessar o “Portal do Aluno” e escolher a opção “alemão“. Uma taxa de 40,00 reais é cobrada e o resultado tem validade de 1 ano.

Conheça ainda algumas escolas de alemão presentes em Recife!

Professores particulares

Você gostou muito das opções que mostramos acima, mas nenhuma delas se adapta às suas necessidades, pois você quer um ensino super personalizado e exclusivo?

Ou então você – ou seu filho – possui dificuldade de aprendizado e precisa de atenção e metodologia especial?

A melhor alternativa é fazer aulas com um professor particular de alemão que possua o perfil pedagógico que você procura.

Está sem saber onde encontrá-lo?

O local certo é aqui no site do Superprof.com.br. Além do nosso blog, possuímos também uma site super prático, lotado de professores particulares autônomos ansiosos para conhecer seus próximos alunos.

Dentre eles, vários são especialistas e craques no ensino do idioma alemão.

Cada profissional tem sua própria página onde pode descrever seu perfil como educador e especificar quanto cobra por hora de aula.

A consulta é super fácil e intuitiva: basta colocar “aula de alemão” e “Brasília” nos respectivos campos de pesquisa da página de abertura e pronto!

Porto Alegre também apresenta muitas opções de cursos de língua alemã!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar