A aula de yoga para iniciantes é um excelente exercício para melhorar a consistência física e fazer com que a criança ganhe autoconfiança e autoestima. Além disso, o curso de yoga promove bem-estar e descanso para o corpo e mente.

Essas e outras vantagens podem ser percebidas no decorrer das aulas de yoga, e por isso é importante que a criança pratique esse exercício para melhorar a sua saúde como um todo.

Você deseja saber como funciona a sessão de yoga para iniciantes? Para saber saber mais sobre o curso de yoga infantil, continue acompanhando o artigo!

Menina meditando
Ioga para iniciantes são uma excelente opção para trabalhar a autoestima e a autoconfiança da criançada! | Imagem: Unsplash
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Vamos lá

Início da sessão de yoga para crianças !

A partir de 4 anos, as crianças já podem iniciar as aulas de yoga por conta própria, pois nessa idade elas já entendem o que deve ser feito ao longo da aula. Esse exercício físico é indicado para todos os meninos e meninas, e o seu principal objetivo é proporcionar harmonia e equilíbrio mental e corporal. Esse é o primeiro passo para ter uma vida alegre e saudável!

Ao começar, são realizados exercícios para relaxar as crianças e fazer com que elas consigam se concentrar durante a sessão. Além disso, é necessário que o jovem esteja com a roupa adequada, assim como é importante ter os equipamentos para a pratica correta das atividades.

Ao começar, o professor prepara o terreno para que o aluno se relaxe. Para isso são realizados jogos - que funcionam como um aquecimento - para posteriormente começar a praticar ioga. Assim, as aulas conseguem gerar bons resultados para as crianças. Muitas vezes essas aulas são divertidas para atrair o público infantil!

Ioga é uma boa opção para as crianças, pois ela proporciona uma maior conexão entre o corpo e a mente, além de contribuir para a postura. Além disso, ela trabalha positivamente a autoconfiança, a elasticidade, a concentração e, ainda por cima, promove o descanso corporal. Para as crianças hiperativas, as aulas de ioga são uma excelente forma de relaxá-las.

Falando em relaxamento, nada mais agradável do que do que ensinar asanas e meditação para os pequenos com uma trilha sonora que promova essa educação. E é exatamente por isso que selecionamos a playlist abaixo:

Pimpolhos adoram brincar e escutar história. Lidar com a educação corporal e mental através da ioga com um acompanhamento musical de canções infantis pode ser uma excelente saída!

A motivação também é muito trabalhada na ioga, e esse é um fator essencial para o desenvolvimento infantil. Por isso, as turmas de ioga devem ser compostas de um baixo número de crianças para que elas consigam se sentir à vontade e se concentrar durante a sessão.

O período mais adequado para que as crianças se dediquem à ioga é durante a manhã. O ideal é que elas façam refeições leves antes da prática dos exercícios. Vale lembrar que as crianças precisam utilizar roupas confortáveis e leves neste momento para que se exercitem de maneira efetiva.

Se o seu filho possui dificuldade de concentração e é hiperativo, saiba que as aulas de yoga são excelentes para que ele consiga se relaxar fisicamente, além de se concentrar ainda mais. Então que tal pesquisar se as inscrições naquela escola perto da sua casa já abriram? Outra excelente opção é procurar por um professor ou professora particular para ensinar o seu filhote através de minutos de atividades personalizadas.

Menina indiana
As crianças imitam posturas de animais, personagens e elementos naturais. Por isso, ao longo das aulas, elas podem imitar árvores, cachorros e guerreiros. | Imagem: Unsplash

Posturas na aula de yoga !

Ao longo das aulas de yoga para iniciantes, as crianças aprendem a imitar animais, objetos e elementos da natureza, por exemplo. Com isso elas conseguem adquirir maior flexibilidade, concentração e autoconfiança, promovendo o relaxamento corporal.

Essas imitações são chamadas de posturas (asanas), e algumas são consideradas mais simples e outras mais complexas. Com isso é possível trabalhar diferentes partes do corpo, de forma a gerar maior consistência.

As principais delas realizadas pelas crianças na ioga para iniciantes são:

  • Postura da montanha: nesse momento o objetivo é que o aluno busque a paz interior;
  • Postura do cão: o aluno se posiciona com os quadris levantados e cabeça baixa. Ela é considerada uma das mais divertidas pelas crianças;
  • Postura da borboleta: o aluno precisa ficar sentada com a sola dos pés;
  • Postura do barco: o aluno pega nos pés e mãos dos outros companheiros de turma;
  • Postura da tartaruga: o aluno precisa ficar sentado, com as pernas estendidas e aos mãos agarradas aos pés. Assim, trabalha-se todo o um lado flexível.

Veja no vídeo a seguir alguns minutos com pimpolhos fazendo algumas dessas poses:

Pensando em investir na educação do seu filho e procurando por inscrições em cursos de ioga? Vamos combinar que esta é uma excelente maneira de ensiná-los a lidar com o estresse do dia a dia, além de fazer com que eles tenham ainda mais histórias para contar quando chegarem em casa no fim do dia!

Agora que você viu alguns exemplos neste vídeo online, vamos voltar ao que interessa e voltar a falar das asanas:

  • Postura da árvore: nela, o aprendiz deve imaginar que é uma árvore, e por isso precisa ficar com o porte ereto e imaginar suas raízes fincadas no solo;
  • Postura da cobra: a criança se deita com barriga para baixo, e com a ajuda das mãos, consegue levantar o tronco;
  • Postura do guerreiro: a criança posiciona uma perna para frente e a flexiona, e mantém a outra esticada. Além disso, o aluno precisa levantar os braços. Isso aumenta a força e a atenção;
  • Postura de saudação ao sol: essa é uma das mais simples, sendo indicada para as crianças que estão iniciando a ioga, já que não é preciso muito esforço para fazê-la. Ela é realizada quando a criança posiciona as pernas em paralelo com a ponta dos pés.

Essas posturas ajudam os pimpolhos a desenvolverem um conhecimento corporal (com as habilidades, os limites e os pontos fortes e fracos) e a se conectar com a sua mente. E isso é fundamental para o desenvolvimento infantil!

Estátua de um buda ao ar livre
Ioga proporciona calma e consistência física por conta dos movimentos realizados por vários minutos. | Imagem: Unsplash

Como funciona a aula de yoga para crianças ?

Na ioga para pequenos podemos encontrar atividades lúdicas que funcionam da seguinte forma: eles utilizam seus corpos para cantar e imitar os animais e outros elementos da natureza.

Assim, elas aprendem a fazer diferentes movimentos, tornando o corpo mais flexível e aumentando a consistência corporal. Ao longo das aulas, os corpos das crianças - que possuem as suas particularidades - começam a respeitar os seus limites e ganham maior confiança.

Os professores ainda podem orientar os pupilos a respirar de maneira mais adequada durante a execução dos movimentos. Inspirando e expirando corretamente, as crianças ficam mais calmas e relaxadas.

Tudo isso contribui para o cuidado tanto da parte física quanto espiritual dos alunos, fazendo com que eles consigam controlar as suas emoções e ter uma vivência mais harmoniosa e equilibrada.

Além disso, com o mundo cada vez mais globalizado e com as constantes informações que chegam a todo momento, a ansiedade e o estresse vêm tomando conta cada vez mais de jovens e adultos.

Através da ioga online ou presencial, pequenos e grandes têm a oportunidade de sentirem sensações de paz, leveza e alegria. Essa mudança de ritmo - que gera momentos de leveza e tranquilidade - pode ajudar no desenvolvimento infantil.

Benefícios da aula de yoga para crianças !

Criança em pé de braços abertos
Fazer ioga online ou em turma presencial apresenta um mundo de coisas boas para os pequeninos.

Atualmente, com as inúmeras informações que recebemos a todo momento, é necessário que a gente se esforce para viver o momento presente. Além disso, é relevante ir em busca de autoconhecimento e conexão entre corpo e mente para conseguir manter a estabilidade.

Isso é significativo especialmente para as crianças, que desde cedo podem desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança. Afinal isso proporciona reflexão e aprendizados que podem permear por toda a vida, gerando bons direcionamentos para a criança, e fazendo com que ela tenha excelentes propósitos de vida.

Após um determinado tempo, podemos ver claramente que as evoluções vivenciadas pelos alunos iniciantes podem ser emocionais, físicas e comportamentais. Com os alongamentos é possível ter maior consistência e elasticidade corporal, além de melhorias no porte corporal. A interação, a comunicação e a autoestima também são desenvolvidas dentro de um curso de ioga

Além disso, o professor de ioga ainda tem a capacidade de trabalhar a criatividade dos alunos, além de conseguir gerar melhores resultados no âmbito escolar. Estes são os principais benefícios das aulas de yoga:

  • Diminui problemas de estresse e ansiedade;
  • Alivia dores corporais;
  • Aumenta o condicionamento físico;
  • Contribui pra os batimentos cardíacos e a pressão;
  • Regula o sono (as crianças tendem a ter sonos de qualidade, dormindo a noite inteira após sessões de 30 ou 60 minutos);
  • Trabalha a flexibilidade;
  • Melhora o porte corporal;
  • Melhora a saúde óssea;
  • Melhora a circulação.

Como a lista de contribuições físicas e mentais da ioga para os pequenos é extensa, resolvemos fazer uma pausa para mostrar uma playlist que pode ajudar tanto na meditação quanto na melhoria dos hábitos ligados ao sono. E se a história antes de dormir fosse acompanha de uma trilha sonora que ajudasse a melhorar a ansiedade e a acalmar?

A constância em práticas como escutar músicas calmas antes de dormir também pode contribuir para regular o sono dos filhos.

E vale ressaltar que a prática de asanas combinada com a meditação é benéfica para todos! A seguir continuamos a falar sobre as coisas boas que a ioga pode agregar à vivência dos jovens:

  • Estimula o sistema imunológico;
  • Regula as glândulas adrenais;
  • Diminui o açúcar no organismo;
  • Ajuda a ter uma vivência mais saudável;
  • Aumenta o foco e a atenção;
  • Relaxa os músculos;
  • Controle do sistema nervoso;
  • Diminui a tensão corporal;
  • Aperfeiçoa a respiração;
  • Acalma a mente;
  • Aumenta a autoestima e a motivação;
  • Gera maior interação social;
  • Ajuda no autoconhecimento;
  • Desenvolve o tecido conjuntivo;
  • Ameniza problemas relacionados com estresse pós-traumático.

Com esses pontos positivos proporcionados, a criança consegue ter uma melhor qualidade de vida e um desenvolvimento no período infantil adequado. Além disso, as pessoas que praticam yoga - sejam crianças ou adultos - conseguem encontrar o seu equilíbrio interior, além de promover uma interação corporal, mental e espiritual.

Isso porque as aulas de yoga promovem a paz de espírito, conduzindo a um estado de paz e quietude. Através desse contato consigo mesmo é possível ter uma maior busca pela consciência, promovendo harmonia e serenidade. Com a prática da yoga ocorre a melhoria do bem-estar, melhorando o humor, a disposição e o foco do aluno de yoga.

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.