A aula de yoga para iniciantes é um excelente exercício para melhorar a consistência física e fazer com que a criança ganhe autoconfiança e autoestima. Além disso, o curso de yoga promove bem-estar e relaxamento para o corpo e mente.

Esses e outros benefícios podem ser percebidos no decorrer das aulas de yoga, e por isso é importante que a criança pratique esse exercício para melhorar a sua qualidade de vida.

Você deseja saber como funciona a sessão de yoga para iniciantes? Para saber saber mais sobre o curso de yoga infantil, continue acompanhando o artigo!

Início da sessão de yoga para crianças !

sessão de yoga para iniciantes
As aulas de yoga para iniciantes são uma excelente opção para trabalhar a autoestima e a autoconfiança da criançada!

A partir de 4 anos, as crianças já podem iniciar as aulas de yoga por conta própria, pois nessa idade elas já entendem o que deve ser feito ao longo da aula. Esse exercício físico é indicado para todos os meninos e meninas, e o seu principal objetivo é proporcionar harmonia e equilíbrio para o corpo e mente. Esse é o primeiro passo para ter uma vida alegre e saudável!

Antes da sessão de yoga são realizados exercícios para relaxar o corpo das crianças, e fazer com que elas consigam se concentrar durante a sessão. Além disso, é necessário que a criança esteja com a roupa adequada, assim como é importante ter os equipamentos na aula para desenvolver os exercícios de yoga.

No início da aula de yoga, o professor prepara o terreno para que a criança relaxe o corpo, e para isso são realizados pequenos jogos - que funcionam como um aquecimento - para posteriormente começar a praticar yoga. Assim, as aulas conseguem gerar bons resultados para as crianças. Muitas vezes essas aulas são divertidas para atrair o público infantil!

As aulas de yoga são uma boa opção para as crianças porque os exercícios promovem uma maior conexão entre o corpo e a mente e melhora a postura. Além disso, melhora também a autoconfiança, a flexibilidade e a concentração e promove o relaxamento do corpo. Para as crianças hiperativas, as aulas de yoga são uma excelente forma de relaxá-las.

A motivação também é muito trabalhada nas aulas de yoga, e esse é um fator muito importante para o desenvolvimento infantil. Por isso, as turmas de yoga devem ser compostas de um baixo número de crianças para que elas consigam se sentir à vontade e se concentrar durante a sessão.

O melhor período para que as crianças tenham aulas de yoga é durante a manhã e o ideal é que elas façam refeições leves antes da prática dos exercícios. Vale lembrar que as crianças precisam utilizar roupas confortáveis e leves para praticar yoga. Assim as aulas conseguirão ser mais efetivas!

Se o seu filho possui dificuldade de concentração e é hiperativo, saiba que as aulas de yoga são excelentes para que ele consiga relaxar o seu corpo e se concentrar ainda mais. Portanto, matricule-o no curso e proporcione maior qualidade de vida para o seu filho!

Posturas na aula de yoga !

postura na aula de yoga
Durante as aulas de yoga, as crianças imitam posturas de animais, personagens e elementos da natureza. Por isso, ao longo das aulas, elas podem imitar árvores, cachorros e guerreiros.

Ao longo das aulas de yoga para iniciantes, as crianças aprendem a imitar animais, objetos e elementos da natureza, por exemplo. Com isso elas conseguem adquirir maior flexibilidade, concentração e autoconfiança, promovendo o relaxamento do corpo.

Essa imitação chama-se postura, e algumas são consideradas mais simples e outras mais complexas. Com isso é possível trabalhar diferentes partes do corpo, de forma a gerar maior consistência.

As principais posturas realizadas pelas crianças nas aulas de yoga para iniciantes são:

  • Postura da montanha: nesse momento o objetivo é que a criança busque a paz interior;
  • Postura do cão: a criança se posiciona com os quadris levantados e cabeça baixa. Essa postura é considerada uma das mais divertidas pelas crianças;
  • Postura da borboleta: a criança precisa ficar sentada com a sola dos pés;
  • Postura do barco: a criança pega nos pés e mãos dos outros companheiros da aula de yoga;
  • Postura da tartaruga: a criança precisa ficar sentada, com as pernas estendidas e aos mãos agarradas aos pés. Assim, trabalha-se a flexibilidade do corpo;
  • Postura da árvore: nessa postura a criança deve imaginar que é uma árvore, e por isso precisa ficar com a postura ereta e imaginar suas raízes fincadas no solo;
  • Postura da cobra: a criança se deita com barriga para baixo, e com a ajuda das mãos, consegue levantar o tronco;
  • Postura do guerreiro: a criança posiciona uma perna para frente e a flexiona, e mantém a outra esticada. Além disso, a criança precisa levantar os braços. Isso aumenta a força e a concentração;
  • Postura de saudação ao sol: essa é uma das posturas mais simples, sendo indicada para as crianças que estão iniciando as aulas de yoga, já que não é preciso muito esforço para fazê-la. A postura é realizada quando a criança posiciona as pernas em paralelo com a ponta dos pés.

Essas posturas ajudam a criança a conhecer mais o seu corpo (com as habilidades, os limites e os pontos fortes e fracos) e a se conectar com a sua mente. Isso é fundamental para o desenvolvimento infantil!

Como funciona a aula de yoga para crianças ?

aula de yoga para crianças
As aulas de yoga proporcionam relaxamento e consistência para o corpo por conta dos movimentos realizados ao longo do curso.

Nas aulas de yoga para crianças são realizadas atividades diferentes, afinal os exercícios são diferenciados. Nas aulas há atividades lúdicas que funcionam da seguinte forma: as crianças utilizam os seus corpos para cantar e imitar os animais e outros elementos da natureza.

Assim, as crianças aprendem a fazer diferentes movimentos, tornando o corpo mais flexível e aumentando a consistência corporal. Ao longo das aulas, os corpos das crianças - que possuem as suas particularidades - começam a respeitar os seus limites e ganham maior confiança.

Durante as aulas, os professores de yoga ensinam as crianças a melhorar a respiração durante os movimentos do corpo. Com a respiração correta, as crianças tornam os seus corpos mais calmos e tranquilos.

Tudo isso ajuda a cuidar da mente e relaxar o corpo da criança, fazendo com que ela consiga controlar as suas emoções e ter uma vida mais harmoniosa e equilibrada.

Além disso, com o mundo cada vez mais globalizado e com as constantes informações que chegam a todo momento, as crianças estão cada vez mais ansiosas e estressadas.

Através da prática da yoga, as crianças sentem sensações de paz, leveza e alegria. Essa mudança de ritmo na vida da criança - que gera momentos de leveza e tranquilidade - pode ajudar no desenvolvimento infantil.

Benefícios da aula de yoga para crianças !

benefícios da aula de yoga
As aulas de yoga geram diversos benefícios para o corpo da criança!

Atualmente, com as inúmeras informações que recebemos a todo momento, é necessário que a gente se esforce para viver o momento presente. Além disso, é importante que a gente busque o autoconhecimento e conecte o corpo e a mente para conseguir manter o equilíbrio.

Isso é importante especialmente para as crianças, que desde cedo podem desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança. Afinal isso proporciona reflexão e aprendizados que podem permear por toda a vida, gerando bons direcionamentos para a criança, e fazendo com que ela tenha excelentes propósitos de vida.

As evoluções geradas pelas aulas de yoga para iniciantes podem ser emocionais, físicas e comportamentais. Com os alongamentos é possível ter maior consistência corporal, flexibilidade e melhorias na postura. A interação, a comunicação e a autoestima também são desenvolvidas nas aulas de yoga.

Além disso, as aulas de yoga desenvolvem a criatividade da criança e ainda por cima podem gerar melhores resultados em âmbito escolar. Estes são os principais benefícios das aulas de yoga:

  • Diminui problemas de estresse e ansiedade;
  • Alivia dores no corpo;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora os batimentos cardíacos e a pressão;
  • Melhora o sono (as crianças tendem a ter sonos de qualidade, dormindo a noite inteira ao fazer aulas de yoga);
  • Melhora a flexibilidade;
  • Melhora a postura;
  • Melhora a saúde óssea;
  • Melhora a circulação;
  • Aumenta a imunidade do corpo;
  • Regula as glândulas adrenais;
  • Diminui o açúcar no corpo;
  • Ajuda a ter uma vida mais saudável;
  • Aumenta o foco e a concentração;
  • Relaxa o corpo;
  • Controle do sistema nervoso;
  • Diminui a tensão do corpo;
  • Melhora a respiração;
  • Acalma a mente;
  • Melhora a autoestima e aumenta a motivação;
  • Gera maior interação social;
  • Ajuda no autoconhecimento;
  • Melhora o tecido conjuntivo;
  • Ameniza problemas relacionados com estresse pós-traumático.

Com esses benefícios, a criança consegue ter uma melhor qualidade de vida e melhor desenvolvimento no período infantil. Além disso, as pessoas que praticam yoga - sejam crianças ou adultos - conseguem encontrar o seu equilíbrio interior e interagir corpo, mente e espírito.

Isso porque as aulas de yoga promovem a paz de espírito, conduzindo a um estado de paz e quietude. Através desse contato consigo mesmo é possível ter uma maior busca pela consciência, promovendo harmonia e serenidade. Com a prática da yoga ocorre a melhoria do bem-estar, melhorando o humor, a disposição e a concentração do aluno de yoga.

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.