Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar russo sem pagar por isso?

De Marcia, publicado dia 23/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Quais são as alternativas gratuitas para aprender o idioma falado na Rússia?

Se aprender qualquer língua estrangeira não é fácil, quando pensamos no russo, devemos considerar que o processo pode ser ainda mais complicado.

O russo não usa o alfabeto latino, assim como outros idiomas eslavos. Mas para quem quer ler Tolstoi em seu idioma oficial, é necessário aprender o alfabeto russo.

Se você já está pensando no preço para estudar russo, acompanhe as dicas que nós, do Superprof preparamos para você. É possível aprender russo sem gastar um só centavo. Quer ver como?

Faça cartões em russo

Nossa primeira dica é: vá até uma biblioteca pública! Você só precisará pedir um livro ou dicionário em russo. Você pode passar um tempo na biblioteca fazendo cartões com resumos.

Tudo o que você vai utilizar são canetas de várias cores e um caderno (ou algumas folhas de papel cartão).

Em russo, tudo começa com o alfabeto cirílico, é claro! Esse é o primeiro passo para traçar seus primeiros caracteres. E muitos cartões de revisão podem ser feitos para isso.

O conteúdo vai depender dos seus objetivos com o idioma, mas temos algumas sugestões:

  • Apresentações;
  • Palavras de cortesia;
  • Perguntas e respostas mais usadas no dia a dia;
  • Palavras russas por tema;
  • Regras gramaticais básicas e dicas de conjugação de verbos.

Para aprender mais facilmente, você pode apostar no visual. Você pode definir códigos de cores por categoria e ainda apostar nos desenhos dos caracteres manualmente para fixar a escrita. Caso até a sua sobrinha de 4 anos saiba desenhar melhor que você, é possível ainda recorrer à impressão das letras.

Resumo em folhas Os cartões de resumo são ótimas maneiras de estudar.

O ideal é personalizar os estudos de acordo com as suas necessidades.

À medida que você aprende russo, ainda que por meio de aulas particulares ou cursos online, outras pessoas podem usar seus cartões para fazer revisões.

Fóruns de russo

Farto do seu curso de russo?

Existem sites que proporcionam o contato entre brasileiros e russos para trocas culturais e prática da conversação e escrita. O princípio é simples: você faz um cadastro e disponibiliza o seu perfil para conversa com falantes de russo, que podem ser nativos ou bilíngues.

Trata-se de uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e praticar com gente que tem sotaque e pronúncia originais.

A prática regular do russo com nativos é importante para dominar o idioma e progredir no vocabulário e na comunicação. Embora seja possível aprender russo sozinho, é sempre melhor interagir.

Jogos específicos

Existem disponíveis na internet, softwares e plataformas que oferecem jogos que auxiliam no aprendizado do idioma. Entre jogos de perguntas e respostas e material lúdico e divertido, será possível aprender e praticar diversas vertentes do idioma russo.

Aprender línguas facilmente é, muitas vezes, uma questão de praticar vocabulário: ferramentas que associam uma palavra em russo a uma ideia em português costumam ser o ideal para auxiliar na memorização.

Dessa forma, é possível mesclar vertentes desconhecidas da língua, palavras que necessitam de revisão e aspectos que já são profundamente conhecidos.

Como são inúmeros itens, a recomendação é que os cartões sejam revisados com frequência. Em cada revisão, a partir do momento que uma nova palavra ou regra gramatical é reconhecida, podemos partir para o próximo passo.

Existem até jogos da memória que testam seus conhecimentos, para dar uma ideia de quais aspectos da língua precisam ser revisados com mais afinco.

Jogando para aprender Os jogos são uma forma de aprender russo se divertindo.

No Superprof, você pode encontrar um professor particular de russo e utilizar essas ferramentas para complementar o conteúdo aprendido nas aulas.

Caso você queira mesmo aprender russo de graça, essas ferramentas serão decisivas no seu sucesso nessa empreitada.

Agora, quem tem um bom dinheiro para investir, partir em intercâmbio para a Rússia parece ser uma boa opção.

Aplicativos para estudos de idiomas

Você já pensou na possibilidade de fazer um curso de russo no caminho de casa para o trabalho (ou vice-versa)? Existem aplicativos que você pode instalar em seu celular para estudar no seu tempo livre. A maior parte deles são gratuitos e a grande vantagem é que permitem um progresso passo a passo, sem que sequer você perceba.

Escolher a ferramenta certa para baixar depende do seu perfil e dos seus objetivos no idioma. Se o seu desejo de estudar russo está ligado ao mercado de trabalho ou à possibilidade de cursar uma universidade no exterior, talvez seja o caso de partir para métodos mais efetivos de aprendizagem.

Entretanto, quem deseja se comunicar com nativos, viajar para a Rússia ou incluir mais um idioma em sua lista, elas podem ser excelentes aliadas, afinal, tendem a preparar o estudante para uma convivência com a língua russa em seu dia a dia.

Canais do Youtube

Existem diversos canais no Youtube com vídeos que permitem ao estudante aprender sem sair de casa. Para quem não suporta o tédio dos métodos que exigem muito tempo dedicado à leitura, talvez essa seja uma boa saída para progredir sem grandes dificuldades.

Os canais disponíveis podem contar com vídeos de determinados temas, tópicos específicos ou aspectos culturais existentes na Rússia. Você pode procurar por canais de brasileiros que vivem na Rússia e buscam compartilhar parte do seu aprendizado com quem ainda está pensando em embarcar para o país ou mesmo de nativos que vivem no Brasil (ou na Rússia, desde que haja interesse em compartilhar conhecimentos com estrangeiros).

Canais de curiosidades sobre a Rússia também são uma ótima oportunidade de entender melhor a cultura do país e se preparar para conversar com nativos, seja aqui no Brasil ou diretamente na “fonte”.

Filmes em russo

Uma outra forma divertida de aprender russo é assistindo à filmes originais do idioma. Eles também, além de ajudá-lo a melhorar a capacidade comunicativa, contêm importantes elementos culturais que permitem ao brasileiro familiarizar-se com o que ocorre no país.

Lembre-se de que, para se tornar fluente em um idioma (ou mesmo para conseguir se comunicar com nativos), uma boa dose de conhecimento cultural se faz necessária.

Você pode começar assistindo aos filmes com legendas em português, depois mudar as legendas para russo e, por fim, assistí-los sem legenda.

Você verá como, após desenvolver o hábito de praticar esse exercício, os conhecimentos em russo parecerão muito mais automáticos da próxima vez que você ouvir alguém falando o idioma. As palavras, assim como o seu uso, vão se tornando familiares quando você visualiza, ainda que na ficção, situações do dia a dia vistas por uma ótica cultural diferente da que estamos acostumados.

Obras do cinema da Rússia Assistir a filmes é uma maneira eficaz encontrada por alguns para manter o contato com o idioma.

Se você é um autodidata, arriscaria dizer que é possível se tornar bilíngue apenas assistindo a filmes e séries. Esses elementos simulam situações do dia a dia e permitem uma vivência prévia de interações que podem ocorrer também na vida real.

Músicas russas

Ouvir música em russo é uma ótima forma de treinar o seu ouvido para compreender a fala de nativos e reproduzir as palavras aprendidas de maneira correta. As músicas normalmente seguem dinâmicas diferentes das que estamos acostumados: elas trazem em si elementos culturais que podem influenciar fortemente nas linhas de pensamento desenvolvidas.

É por isso que, caso você queira estudar a partir de ferramentas não convencionais, incluí-las em seus momentos de estudos fará toda a diferença. Você pode começar baixando algumas músicas e tentando acompanhá-las pelas letras. Ferramentas online para isso é o que não falta. Você pode procurar por elas em aplicativos como o Spotify ou mesmo videoclipes disponíveis no Youtube e outras plataformas de vídeos.

Estudos com música Estudar por música é uma forma inteligente de aprender russo.

Dessa forma, fica mais fácil desenvolver um ouvido mais sensível às palavras em russo e praticá-las em seus momentos livres. Quem sabe você não descobre até mesmo um novo cantor ou banda favorita (ou mesmo um ritmo típico que até então você nem sabia que existia)?

Em síntese:

  • Quando você quer aprender uma nova língua, os cartões de revisão são essenciais. Eles permitem uma memorização rápida e fácil de aspectos importantes de idioma e cultura e ajudam especialmente aqueles estudantes que costumam ter uma memória mais ligada ao visual;
  • Para trabalhar a parte oral em russo, você precisa sair! E isso não significa necessariamente que você terá que viajar para a Rússia. Buscar correspondentes em sites específicos já é uma maneira de sair da sua zona de conforto e abrir-se ao mundo;
  • Existem sites especializados em vocabulário russo, que ajudam você a memorizar novas palavras e expressões, além de entender importantes conceitos culturais;
  • Aprender russo online certamente engloba seguir a canais específicos do Youtube, que contêm não só aulas de russo, mas também exemplos de situações cotidianas vistas pela ótica de quem vive no país;
  • Finalmente, para relaxar um pouco, assista a um filme em russo. Trata-se de uma ótima oportunidade de progredir em pouco tempo, sem abrir mão de momentos de lazer e descontração.
  • Não devemos nos esquecer também das músicas em russo. Elas ajudam você a praticar a audição e identificar palavras russas de maneira mais fácil. A mesma facilidade surgirá quando for necessário reproduzir esse novo vocabulário.

Viu só como é possível incluir o russo em atividades típicas do seu dia a dia? Aprender o idioma não significa que você precisa estudar o tempo todo: existem outras maneiras mais divertidas e que surtem efeito da mesma forma (ou até melhor). Por que não experimentá-las?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar