Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reforço escolar: todas as respostas que você precisa para começar a sua atividade

De Joseane, publicado dia 20/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Tudo o que você precisa saber sobre aula particular

Você quer se jogar na grande aventura das aulas particulares? Se tornar professor de reforço escolar a domicílio?

Seja bem vindo ao clube!

Entendemos nem sempre é fácil começar uma atividade e ter confiança em si mesmo … o desejo de ensinar provavelmente ainda é um projeto em fase inicial para você. No momento você está cheio de dúvidas e questionamentos.

Mas não se preocupe, aqui você encontrará respostas para muitos dos principais problemas que podem está dando “tilte” na sua mente!

Fique tranquilo, essas dicas facilitarão a sua vida abrindo as portas de entrada para seu novo futuro profissional.

Acompanhamento escolar, uma experiência humana incomparável

Por que dar aula de reforço escolar?

Caminhe de mãos dadas com o seu aluno Professor e aluno: uma relação para a vida

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Será que os seus objetivos pessoais e profissionais condizem com a realidade da profissão de professor privado a domicílio?

Talvez você não esteja entrando de cabeça na área e sua intenção seja somente obter uma renda extra enquanto termina sua graduação, ok, mas você tem tempo hábil para se dedicar ao acompanhamento escolar de um aluno?

É claro que quando o assunto é aula particular, o componente material e financeiro conta. No entanto, embora a remuneração com as aulas de reforço escolar possa ser atraente, se você não for dedicado a causa, talvez seus rendimentos não sejam lá essa “coca-cola toda”.

Além disso dinheiro não traz realização pessoal e paz de espírito, né migos? Exercer uma atividade que não lhe agrada com o único objetivo de ganhar dinheiro pode lhe trazer mais consequências negativas do que positivas! E, lembre-se que o aluno é o foco do reforço escolar. Os objetivos dele são a prioridade….A educação e sucesso do aluno de reforço está em jogo. Então não desperdice o tempo e esforço alheios…

Isso dito, entre de cabeça no mundo das aulas particulares se você possuir um interesse genuíno pelo compartilhamento de conhecimento, se o saber e o conhecimento forem as suas ferramentas mais poderosas e, claro, se você estiver disposto a ajudar o outro a chegar ao sucesso!

Por que sim! O acompanhamento escolar é acima de tudo uma experiência humana sem igual.

O contato com o aluno enquanto professor de reforço pode ser, ao mesmo tempo, enriquecedor e engrandecedor! O aluno ver o tutor como um exemplo a seguir, você, por sua vez, tem a responsabilidade de ajudá-lo a trilhar o seu próprio caminho!

Habilidades de um professor particular de sucesso

Longe de nós querer te desencorajar mas o dever nos abriga a sermos sinceros….as qualidades necessárias para ser um tutor particular são muitas e numerosas.

Existem, é claro, alguns pré-requisitos que são inevitáveis ​​para seguir a profissão de professor. Um excelente conhecimento e domínio da sua disciplina (ou de várias disciplinas para os futuros tutores do primário) é a base.  A isso deve-se adicionar uma autêntica noção de pedagogia para uma melhor transmissão do conhecimento e, um grande poder analítico.

Seja criativo e divertido para dinamizar a sua aula A criatividade é parte das habilidades de um bom professor

Lidar com alunos é missão impossível se você não for um possuidor da extrema paciência! A pontualidade e a organização constituem partes importantes do trabalho sério e produtivo. Sem isso fica difícil ser professor particular…. é amigo, algumas vezes o menor atraso ou esquecimento lhe custará um cliente! Além de que, a organização lhe permite relacionar o conteúdo com os objetivos do aluno de maneira coerente com o desenvolvimento destes e do seu nível de aprendizagem.

Saber ouvir é uma das mais importantes qualidades de um professor.  A escuta permite que o professor analise o aluno com profundidade, compreendendo as suas dificuldades e medos para então criar estratégias que ajudarão o aluno a superar .

Adaptabilidade e flexibilidade são as palavras chaves da relação professo/aluno. Mesmo que o professor tenha estipulado qual será a linha de raciocínio a ser seguida na aula, ele deverá está sempre aberto  a realizar mudanças de percurso para aplicar estratégias que condizem melhor com a perspectiva do aluno e sua própria maneira de encontrar respostas.

Qual a formação necessária para fazer acompanhamento escolar?

A carreira docente sempre foi honorável.

Que grande vocação para transmitir às gerações futuras o conhecimento acumulado ao longo dos séculos!

O professor particular, portanto, ocupa um nicho bem específico neste processo.

Se, para ser professor no ensino tradicional, é necessário seguir um percurso e formação específicos, para dar aula particular o caminho é um pouco mais flexível. 

Como professor particular sua primeira necessidade é fazer um nome e, por notoriedade, encontrar novos alunos. O essencial é provar ser excelente e imbatível no assunto que você  deseja ensinar, além, é claro, de possuir as características e habilidades mencionadas acima!

Não existe portanto uma formação específica a seguir. Você não precisará ser licenciado ou já possuir diplomas na área que deseja dar aulas. Porém, tenham em mente que a sua experiência e formação vão contar na hora de definir as suas tarifas!

É necessário possuir um diploma para dar aula de reforço?

Esta questão já foi respondida no parágrafo anterior… Sim, um diploma te dará uma maior visibilidade enquanto professor de reforço escolar, mas é possível que você dê aulas de acompanhamento sem necessariamente possuir um diploma!

Melhore sua visibilidade graças ao seu diploma de professor O diploma não é necessário mas é altamente recomendado

É aquela velha história, não devemos nos resignar e nos satisfazer com o mínimo! Um currículo sem qualificação irá diminuir  muito as suas chances. Se coloque na posição de pais e pergunte a você mesmo se entre um professor diplomado e um não diplomado, num primeiro momento qual você escolheria? Pois é né?

Se o seu objetivo é fazer das aulas particulares a sua atividade principal, não hesite em fazer uma formação de professores. Isso significa que você deverá cursar uma das matérias que constam no currículo escolar: português, matemática, ciências, história, inglês, geografia, entre outras.

Além do bacharelado você deve fazer uma licenciatura que é a formação específica para professores. Um mestrado vai ser um grande plus e, se você tiver motivado, um doutorado lhe colocará no topo da cadeia!

Para aqueles que querem se ocupar apenas dos alunos do primário, uma formação em pedagogia é o melhor caminho!

Os diferentes formatos do reforço escolar

Nos referimos ao reforço escolar como aula privada a domicílio, tutoria, acompanhamento escolar, banca, etc. Pois é, todas essas nomenclaturas constituem os diferentes formatos do reforço escolar.

A escolha de um formato ou outro do reforço escolar dependerá das preferências do aluno assim como da série que ele está matriculado.

Por exemplo, a tutoria se aplica melhor aos alunos do ensino primário e que necessitam de ajuda com o dever de casa. O acompanhamento escolar pode ser preferível para o ensino fundamental 2 e o ensino médio  já que se trata de séries mais complexas e com um número maior de conteúdo.

O formato mais tradicional do reforço escolar é a aula particular com professor privado, No entanto, aulas em grupo como a banca ou curso preparatório para provas e exames também é parte do acompanhamento de reforço escolar.

Algumas escolas propõem o reforço escolar em grupo para alunos com reincidência de notas baixas ou que possuem dificuldade para acompanhar o resto da turma.

Existe ainda o reforço escolar conhecido como “Mais Educação”, programa do Ministério da Educação que visa melhorias em português e matemáticas para alunos em dificuldade escolar.

Por fim, existe a grande novidade do mundo moderno: reforço escolar online! Alguns sites oferecem gratuitamente conteúdo escolar em forma de reforço para ajudar os alunos a expandirem os seus conhecimentos. O ponto fraco dessa forma de curso é que não possui o caráter personalizado da aula particular mas, ainda assim, possui muitos aspectos positivos.

Criando seu network e encontrando os primeiros alunos

Você está realmente decidido a fazer parte dos guerreiros do reforço escolar!

Bem vindo novamente… você já possui todas as armas necessárias para travar essa batalha: conhecimento, carisma, criatividade, pedagogia, enfim tudo o que um professor precisa !

No entanto, só lhe falta os mocinhos pelos quais você vai lutar. E esses mocinhos são….os alunos!

Não se iluda, eles estão cheios de perguntas que você nunca poderá responder Complicados e perfeitinhos, os alunos estão entre as melhores coisas que irão te acontecer!

Este é talvez a parte mais complicada para quem quer começar: achar os alunos para dar aulas particulares!

Bom. Primeiramente você precisa definir o seu campo de atuação (ensino primário, médio, universitário?) Qual a sua disponibilidade? Você quer dar aulas esporádicas ou fazer um acompanhamento escolar a longo prazo?

Todos essas questões irão influenciar na maneira como você vai divulgar o seu curso e consequentemente na forma de encontrar os seus alunos.

Recorra aos famosos classificados! O anúncio na porta das escolas ainda é o marketing número 1!

Para dar visibilidade máxima ao seu anúncio, use os novos meios de comunicação e sua rede de conexões (família, amigos, conhecidos …).

Seu objetivo é encontrar o primeiro aluno e preparar a melhor aula da sua vida. E o resto se fará quase que naturalmente…um aluno satisfeito fala com mais dez alunos que falará com dez outros…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar