Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Orientação educacional: a busca pelo segundo diploma

De Joseane, publicado dia 13/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Retomar os estudos: a escolha da segunda graduação

Não é raro encontrar uma pessoa que tenha se arrependido de suas escolhas de orientação escolar e acadêmica. Muitos jovens optam por uma certa área de formação e uma vez que já está cursando ou mesmo quando terminam a faculdade e começam a trabalhar, acabam por se dar conta de que essa área não é bem o que ele esperava.

Uma situação bastante normal já que o momento em que o jovem faz a sua escolha de orientação acadêmica, isto é, a escolha do seus curso, ele se encontra em pleno estresse. O final do ensino médio que marca o fim da adolescência e o começo da vida adulta, a pressão da família e também a pressão da sociedade….um acúmulo de coisas que interferem nas escolhas do jovem levando-o, muitas vezes a escolher mal o seu percurso.

Bem, nada é irremediável. Embora seja um pouco mais complicado reformular o seu projeto de estudos e o seu projeto profissional quando já é adulto e possui responsabilidades, ainda assim é possível recomeçar. Fazer uma nova formação, tentar de novo tomando o tempo necessário para escolher melhor.

Faculdade de exatas, área de humanas, aprender um novo idioma, obter um mestrado, fazer uma especialização, estudar medicina…seja qual for a sua verdadeira vocação, saiba que sempre é possível obter um novo diploma através da retomada dos estudos universitários ou fazendo uma formação de menor tempo.

No artigo de hoje, o Superprof dá dicas para aqueles que estão repensando a sua orientacao educacional. Saiba como escolher o segundo diploma para evitar arrependimentos futuros!

Voltar a estudar: preparar seu projeto profissional

A escolha de retomar seus estudos pode ser feita de uma hora para outra, uma ideia repentina que te motiva mais do que qualquer coisa. Também pode ser resultado de meses de questionamentos sobre a vida profissional e a rotina diária. Qualquer que seja a origem deste desejo, é necessário fazer algumas perguntas e estabelecer um projeto profissional concreto antes de se jogar.

por que voltar a estudar? Retome seus estudos com tranquilidade: consulte um orientador educacional…

A primeira pergunta a ser feita é: qual é o objetivo dessa retomada do estudo? Seu desejo é fazer uma volta de 180 ° para uma reconversão profissional, enriquecer seu conhecimento profissional por prazer ou até progredir em seu campo de atividade para alcançar uma posição mais alta no trabalho?

Uma vez determinado o objetivo da orientação educacional, você poderá se orientar para a formação mais apropriada no seu caso.

Se você ainda não tem certeza do que escolher entre as diferentes formações universitárias ou curso profissionalizante, se você não sabe bem por qual caminho seguir,  verifique se o programa, que se trate de uma formação curta ou longa, tenha a ver exatamente com o que você precisa aprender. Tente não escolher uma formação qualquer, ou seguir a formação “da modinha” para evitar o risco de perder tempo uma vez mais.

Fique ligado quanto aos requisitos de admissão a formação que você escolher. Alguns permitem que você elimine algumas matérias se forem semelhantes as disciplinas que você cursou na sua primeira formação. Dessa forma, você terá a oportunidade de terminar sua segunda graduação em menor tempo.

Também é necessário que a organização do curso esteja em conformidade com sua vida pessoal. Gerenciar uma vida familiar, social e ainda os estudos pode ser bem um malabarismo e tanto. Escolha um curso que seja adaptável ao seu modo de vida, por exemplo um curso online, uma formação a distância, ou um curso presencial de poucas horas por dia…Isso vai contribuir para que você se mantenha no seu propósito até o final, sem correr o risco de abandonar por falta de tempo ou de energia.

Finalmente, escolha uma formação que lhe trará resultados precisos. Voltar a estudar é um projeto e tanto. Uma segunda graduação deve ser escolhida tendo como base a sua experiência d vida e experiência profissional. Seria uma pena colocar mais um diploma na gaveta, a menos que você escolheu retomar os estudos somente por prazer.

Mas se você está procurando ascensão profissional, conheça bem o mercado de contratações na área que você quer estudar. Você terá oportunidades de emprego nessa área? É isso mesmo que você quer fazer? Essa formação vai lhe trazer realização profissional?

Caso precise de ajuda para melhor se orientar no seu projeto profissional, não hesite em contactar um orientador educacional e profissional.

Gostaria de mais motivação para voltar a estudar? Dá uma lida nesse artigo aqui.

Orientação pedagógica: estou pronto para obter um segundo diploma?

Você já deve ter entendido, retomar os estudos é parte de um projeto educacional que deve ser bem estudado. Não dá para se lançar nessa jornada sem ter pesquisado bastante. É necessário levar em consideração todos os critérios antes de iniciar.

a orientação educacional para adulto Voltar a estudar é colocar duas vezes mais energia no que você faz!

A escolha da formação deve ser feita de acordo com seu estilo de vida (sua rotina de trabalho que deve poder ser conciliada com a carga horária do curso, por exemplo.). É preciso se organizar e se preparar para retomar os estudos depois de adulto.

De fato, a retomada dos estudos às vezes significa ter que conciliar a vida familiar e a vida estudantil, ou mesmo a vida profissional e os estudos, se você não puder parar de trabalhar durante esse período. Portanto, é essencial estar bem informado sobre a carga de trabalho solicitada pelos professores antes de começar. Trabalhos de casa, provas, preparação de apresentações, períodos de estágio, etc.

Para evitar o excesso de tarefas e, consequentemente, a exaustão física e mental que farão com que você desista do seu objetivo, você deve avaliar todas essas características e levá-las em consideração antes de escolher qual curso você quer fazer. Não hesite em fazer perguntas aos professores ou à pessoa encarregada do curso para garantir que o ritmo se adapte à sua vida.

Se planejar bem é a palavra de ordem. Claro, escolher a boa formação é essencial. Escolhendo a formação ideal para você, será bem mais fácil se manter motivado e superar as atribulações que aparecerão pelo caminho.

Saiba mais sobre as diferentes possibilidades de retomar seus estudos enquanto trabalha.

Segunda graduação ou mestrado? Saiba escutar sua vontade

Ainda sobre a escolha da sua formação, é preciso decidir o que vale mais a pena para você. Muitos pessoas que desejam retomar os estudos se questionam se vale a pena fazer uma nova faculdade ou fazer uma especialização como mestrado ou doutorado.

escolher uma segunda formação O orientador educacional é o profissional que te ajudará a chegar lá!

Essa é uma decisão que somente você pode tomar de acordo com os seu projeto educacional e profissional. Se você já trabalha na sua área de formação e gostaria de evoluir nesse domínio se especializando mais e melhor, talvez o mestrado ou mesmo um curso específico e de curto prazo, dependendo da sua área, seriam a melhor opção.

Agora se você não se identifica com sua área de formação e gostaria de mudar completamente, fazer uma segunda faculdade nos parece a melhor resposta.

Para te ajudar com essa decisão, nada melhor do que consultar um orientador educacional. Um profissional que esteja ligado nas tendências do mercado de trabalho. Afinal de contas mais um diploma para guardar na gaveta pode não ser realmente o que você está procurando, certo?

Claro que nada é garantido, mas algumas formações e áreas específicas são mais promissoras do que outras. É preciso juntar os seus desejos, isto é, o que você gostaria de fazer, com a demanda do mercado, o que é  que o mercado precisa?

Estabelecer um projeto educacional em coerência com a demanda do mercado vai facilitar a sua inserção e ascensão profissional futura. Então é sempre bom montar um projeto coerente e que lhe trará resultados.

Veja aqui como financiar a sua retomada de estudos.

Como fazer uma boa escolha de orientação escolar

Sem motivação, é muito difícil avançar em seus projetos. Então, para retomar seus estudos, reserve um tempo para refletir sobre as suas motivações e desejos.

Como fazer um bom projeto de retomar os estudos? Decidir o que quer fazer da vida pode ser mais fácil do que pensamos…

Retomar seus estudos é como uma segunda chance e você não pode deixar passar ou fazer de qualquer jeito. Para evitar se encontrar novamente em um ambiente profissional que não se encaixa perfeitamente em você, escolha um setor pelo qual você realmente seja apaixonado.

Pense no que você mais gostaria de fazer, o que te motivaria a levantar cedo todos os dias! Em seguida, pesquise na Internet possíveis formações que estejam relacionadas a essas atividades.

Quanto mais você estiver motivado pela indústria, maiores serão suas chances de sucesso. Portanto, não hesite e faça o que você sempre sonhou!

Sim, nós sabemos que essas são frases clichês! No entanto não há outra maneira de ser feliz no trabalho se não seguindo essas diretrizes que mais parecem frases motivacionais.

Já que você tomou a decisão de sair da sua zona de conforto, faça direito dessa vez e escolha aquela formação que vai realmente trazer mudanças positivas para a sua rotina.

O que os outros pensam ou o que dirão importa pouco, se você estiver certo sobre as suas motivações.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar