Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua árabe no mundo

De Joseane, publicado dia 13/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Viajar para aprender um novo idioma

Sendo os árabes grandes exploradores e viajantes, não é de se estranhar a enorme riqueza cultural deixada por essa civilização.

São descobertas em diferentes áreas de conhecimento: na matemática, na filosofia, na literatura, na medicina, na física, na astronomia, na química e até na alquimia.

Se não fossem os sábios muçulmanos, não teríamos parte do conhecimento que temos hoje, graças a refinada cultura da época do Califado de Córdoba, que muitas das grandes obras da cultura romana, grega, oriental e hindu foram traduzidas para o latim.

Por isso, aprender árabe pode torná-lo um profissional ativo culturalmente.

Saiba mais sobre o mundo árabe

A expansão árabe pelo mundo

Em 630 Maomé e seus seguidores ocuparam a cidade de Meca, dando início ao Islão. Esse momento ficou conhecido como a unificação religiosa e politica dos povos árabes, atualmente comandados pelo Califa.

Com a morte de Maomé, as conquistas se ampliaram entre 661 até 750 com o segundo califado islâmico Omíadas e foi bastante preservado pelos Abássidas entre 750 até 1258.

O expansionismo árabe iniciou em direção ao ocidente e ao oriente, estimulado pelo grande interesse em dominar as rotas de comércio, pela guerra santa e pela cultura.

Os expansionistas árabes aproveitaram da fraqueza dos seus adversários. O Império Bizantino, por exemplo, foi praticamente reduzido, perdendo territórios no norte da África e na Palestina.

A mesquita de Moscou é a maior mesquita da Europa Moscou é a segunda cidade na Europa com mais muçulmanos.

O Império Persa desapareceu e os Reinos Bárbaros da Península Ibérica de Mangreb foram derrotados.

Algumas guerras

Sob o Califado Ortodoxo

  • Síria, em 637
  • Armênia, em 639
  • Egito, em 639
  • Norte da África, em 652

Sob o Califado Omíada

  • Norte da África, terminado em 665
  • Península Ibérica, em 711
  • Cerco de Constantinopla, entre 717-718
  • Tbilisi, em 736

Conquistas posteriores

  • Sicília, em 827

Com os Abássidas, o comércio árabe se destacou no comércio de rotas que eram de interesse português no século XV,  as especiárias com as Índias, as várias rotas do norte africano e o contato com a Constantinopla.

A história do império árabe também está marcada pelo conflito que acarretou a divisão do islamismo em duas seitas religiosas: xiitas e sunitas.

Que tal aprender a ler e escrever a língua do Alcorão mesmo fora dos países árabes?

Árabe: a língua oficial de mais de 22 países

A língua árabe é uma língua semita central, pertence a família das línguas semíticas que compõe o mesmo tronco linguístico das afro-asiáticas.

A expansão do Império Árabe e do Islã na Idade Média ajudou a expandir a língua árabe pelo Oriente Médio, Europa e Norte da África, mas as conquistas islâmicas só ampliaram a difusão da língua pelo mundo.

São mais de 22 oportunidades de se encantar com os diferentes países que falam árabe como língua oficial. A riqueza dos países árabes encantam os turistas de diferentes lugares.

São mais de 280 milhões de pessoas falando árabe como língua oficial distribuídas pelo Sudoeste Asiático, Norte da África e Oriente Médio. E outras milhões de pessoas falando árabe como segundo idioma.

Confira os países que fazem parte do mundo árabe:

Saara Ocidental, Emirados Árabes Unidos, Chade, Tunísia, Síria, Sudão, Somália, Arábia Saudita, Territórios Palestinos,Omã, Mauritânia, Marrocos, Líbia, Líbano, Kuwait, Catar, Comores, Jordânia, Israel, Iraque, Eritreia, Djibuti, Bahrain, Argélia e Egito.

Além do árabe padrão há uma variedade de dialetos árabes que podem ser divididos em quatro grupos:

  • Árabe egípcio e sudanês
  • Árabe norte-africano os (magrebino) – Falado na Líbia, Tunísia, Marrocos e Argéria
  • Dialetos árabes orientais – Falado no Líbano, Síria, Iraque, Jordânia e Palestina
  • Árabe dos Estados do Golfo – Omã, Catar, Bahrein, Emirados Árabes, Iêmen, Arábia Saudita e Kwait.

A globalização fortaleceu a busca por comercializar de maneira satisfatória com todos os países árabes. No entanto, para que isso fosse possível, seria necessário estabelecer um língua falada comum para substituir as diferentes línguas regionais e os vários dialetos árabes.

Descubra como aprender o árabe padrão moderno, a variedade do árabe utilizado na escrita e no discurso formal!

Dados gerais sobre o idioma árabe

Muitas vezes você deve ter se perguntado quais são os benefícios de se aprender árabe como língua estrangeira?

O árabe é a quinta língua mais falada no mundo. A maioria dos falantes da língua árabe é muçulmana

Se esta sempre foi a sua pergunta, preparamos algumas informações importantes sobre a língua de Ismael:

O árabe é um idioma fascinante e muito falado

A língua do Alcorão é o idioma oficial de mais de 22 países e uma das línguas mais faladas no mundo. São mais de 300 milhões de falantes da língua árabe.

Até instituições internacionais importantes como a Liga Árabe e as Organizações das Nações Unidas  têm o árabe como um dos idiomas oficiais.

Vários dialetos

Uma informação muito importante, existe muitos idiomas que utilizam o alfabeto árabe, sem contar com os dialetos.

Então… se deseja aprender árabe, esteja ciente de existe várias versões da língua e por isso esteja certo de qual tipo almeja aprender, mas vale lembrar que existe também o árabe padrão moderno, uma versão que é compreendida pela maioria da população árabe. Ela é utilizada por órgãos governamentais, instituições, escolas e meios de comunicação.

O idioma possui apenas 3 vogais

Curiosamente, a língua árabe possui apenas três vogais, sendo elas A, I e U.

O árabe possui singular, plural e o dual

Geralmente, nos idiomas existe o singular e o plural. O árabe conta com um terceiro número que é utilizado para se referir a duas unidades, o que eles chamam de dual.

Segundo especialistas na língua, o dual é uma flexão gramatical de número, assim como o singular e o plural, mas que indica um conjunto de duas coisas, como entidades e seres.

No árabe escrevemos da direita para esquerda

Você está acostumado a fazer a leitura da esquerda para direita e acha isso a coisa mais natural do mundo, mas você sabia que na cultura árabe ocorre o contrário?

Sabe por quê?

A explicação para isso está na antiguidade, lá no passado os encarregados de talhar as tábuas pegavam o martelo com a mão direita e o pincel com a mão esquerda. Essa dinâmica tornava mais fácil talhar da direita para a esquerda.

Por essa razão, o alfabeto árabe deve ser lido da direita para a esquerda, porém os números são lidos da esquerda para a direita.

Saiba como usar o teclado em árabe!

Um idioma de uso diário na língua portuguesa 

Sem que você se dê conta, todos os dias você pode estar falando árabe. Por mais surpreendente que isso possa parecer, utilizamos diariamente na língua portuguesa palavras de origem árabe. Exemplo: Azeite, acelga, almofada, aldeia, açúcar, algodão…

Você sabia que a língua árabe é reconhecida por todo o mundo?

Onde é útil aprender árabe fora do mundo árabe?

Existem muitas vantagens em aprender a língua árabe como idioma estrangeiro. Confira algumas:

  • Enriquecer seu vocabulário
  • Dominar o alfabeto árabe
  • Aprender a gramática
  • Trabalhar a compreensão oral e escrita

Aprenda árabe na Alemanha. Mesquita em Schwetzingen, Alemanha

Qual a vantagem de aprender árabe fora do mundo árabe?

Certamente, quem almeja aprender um outro idioma tem diferentes razões:

  • Turbinar a carreira profissional
  • Enriquecer seus conhecimentos culturais
  • Viajar…

Mas o importante é reconhecer que todo conhecimento pode oferecer oportunidades de enriquecimento pessoal e profissional. Qualquer que seja o seu objetivo em aprender árabe, é importante saber que o idioma é uma língua internacional.

A influência árabe está em toda a parte

Fora do mundo árabe existem muitos países que receberam influência da língua árabe. E ainda hoje, muitos fatores promovem a expansão do idioma pelo mundo:

A religião muçulmana desempenha um papel importante na expansão da língua árabe em quase todos os cantos do planeta.

Desde a Idade Média, a civilização árabe é respeitada pelos grandes avanços históricos em importantes áreas de conhecimento: da astronomia, arquitetura, matemática, filosofia, literatura…

É possível encontrar vários empréstimos de língua árabe em diferentes línguas estrangeiras, especialmente as línguas europeias, como português, espanhol …

Até mesmo na economia do petróleo é possível perceber a relevância dos árabes no mundo. Os países de língua árabe estabelecem comércio em muitas áreas importantes, como no do turismo, na indústria, no comércio internacional.

Não importa onde você esteja, aprender árabe como idioma estrangeiro fará com que você aumente suas chances de se destacar no mercado de trabalho.

Se você ainda não teve a oportunidade de estudar em um dos países do mundo árabe, saiba que é possível aprender árabe em qualquer parte do mundo!

Descubra como aprender árabe online!

Todos os países muçulmanos falam apenas árabe?

Nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe

Entenda que existe diferença entre países árabes e países com predomínio de muçulmanos. A grande diferença entre árabes e muçulmanos é que termo árabe se refere a etnia, e o termo muçulmano faz referência ao cunho religioso.

Só para você desfazer esse nó entre árabes e muçulmanos!

O maior país islâmico do mundo não é árabe,  a Índia possui o maior número de muçulmanos no planeta.

Países com predomínio de muçulmanos e sua língua oficial:

  • No Afeganistão, a língua oficial é afegã
  • Na Turquia, a língua oficial é o turco

Os países com predomínio de muçulmanos podem até falar inglês como outro idioma:

  • Líbia
  • Catar
  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes Unidos
  • Kuwait …

Outros podem falar Francês:

  • Líbano
  • Egito
  • Tunísia
  • Argélia
  • Marrocos

Deu para perceber que os países com predomínio muçulmano podem falar árabe, francês, inglês e muitos outros idiomas.

Faça parte do mundo árabe com aulas online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar