Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para reduzir a celulite

De Joseane, publicado dia 12/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Como ter uma pele lisinha e saudável?

A celulite é o pesadelo de muitas mulheres que desejam ter um corpo perfeito. Elas, mais do que os homens, estão sempre buscando soluções milagrosas para se livrar do efeito “casca de laranja” de algumas partes do corpo.

Esses furinhos são um fenômeno fisiológico normal do organismo e todo mundo pode ter predisposição para tê-los, independente de idade, gênero, raça ou peso, mas os homens têm menos predisposição.

O consumo de alguns alimentos podem contribuir no aparecimento da celulite, assim como existem outros fatores que podem agravar a incidência delas, tais como: sedentarismo, fatores genéticos, problemas hormonais, dieta desequilibrada, etc.

Nesse artigo aqui você terá uma visão detalhada e dicas de como perder peso de forma saudável.

No artigo de hoje, você vai descobrir como combater a celulite de forma saudável.

O que é celulite?

A celulite se caracteriza pelo aspecto ondulado na epiderme, tipo “casca de laranja”. De acordo com a sociedade brasileira de dermatologia, a celulite afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, e de todas as etnias, embora seja mais comum entre as mulheres de pele branca. Em casos muito raros, é observado a presença de celulite em homens, mas só acontece quando há desequilíbrio hormonal.

Com um dieta balanceada e uma rotina de exercício físico, adeus, casca de laranja!

Acredita-se que a celulite afete mais as mulheres do que aos homens, pois a celulite tende a ocorrer em área onde a gordura está sob a influência do hormônio feminino estrogênio, como nádegas, quadris, coxas. Em alguns casos, pode ser observado na parte inferior do abdômen, mamas e braços.

A celulite é o nome popular que damos a lipodistrofia ginoide, que nada mais é do que o depósito de gordura sob a pele, conferindo um aspecto não muito agradável ao corpo!

Essa condição é extremamente embaraçosa para as mulheres, principalmente para as mulheres mais jovens que adoram exibir uma boa forma.

O que poucos sabem ?

Engana-se quem acredita que a obesidade é a condição necessária para a existência da celulite, ela se faz presente no corpo da grande maioria das mulheres, até mesmo as mais magras e jovens padecem desse mal.  Essa aparência ondulatória na pele pode ser minimizada com um boa rotina de exercícios e reeducação alimentar.

Quer acabar rapidamente com as celulites? Mantenha uma dieta saudável e tenha aulas com um coching esportivo!

Fatores que podem agravar o surgimento da celulite?

Combater a celulite pode se tornar uma grande batalha, justamente porque eliminar a gordura subcutânea não é algo tão simples quanto parece.

Para combater o efeito de “casca de laranja”, é preciso eliminar as toxinas do copo!

A melhor maneira de prevenir a celulite é investir em hábitos saudáveis:

  • Beber uma grande quantidade de água todos os dias para melhorar a circulação sanguínea
  • Diminuir a ingestão de sódio para evitar a retenção de líquido
  • Evitar ao máximo os alimento gordurosos e os doces
  • Evitar o cigarro
  • Realizar atividade física para melhorar a circulação sanguínea, reduzir gordura corporal, assim atenuando os furinhos na pele.

Você já ouviu falar da dieta da proteína?

Existe uma série de fatores que podem estar associados a incidência de celulite no corpo, tais como:

  • Problemas circulatórios – quando o sangue não flui adequadamente, não permite a drenagem das toxinas do corpo, como resultado o líquido que está entre as células fica mais viscoso.
  • Alterações hormonais – quando o níveis de estrogênio estão muito elevados, provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.
  • Hereditariedade – se a sua mãe tem celulite, há grandes chances de que você tenha, pois o fator genético é muito importante.
  • Inatividade física – uma rotina de atividades ajuda fazer com que o sangue circule no corpo, além de ajudar a manter o corpo em forma.
  • Estilo de vida – seus hábitos alimentares, como alimentação inadequada, sedentarismo, problemas emocionais contribuem para o aparecimento da celulite.
  • Ingestão de contraceptivos – A pílula anticoncepcional adiciona mais uma dose de hormônios no seu organismo, podendo desencadear mais celulites.
  • Fumar – O cigarro provoca falta de oxigenação dos tecidos

O consumo excessivo de refrigerante também pode desencadear o problema, pois você adiciona mais açúcares no seu organismo, facilitando o depósito de gordura no corpo.

Descubra seu índice de massa corporal!

Como reduzir a aparência de “casca de laranja” nas coxas e nádegas?

A celulite é conhecida pela irregularidade da pele, ocasionado pela maneira como o tecido fibroso e a gordura se organizam. Ela é causada pelo depósito irregular de gordura sob a superfície da pele, conferindo a pele um efeito de pele esburacada ou de “ricota”.

Não existe mágica, uma dieta balanceada é a solução mais eficaz para reduzir a celulite.

O acúmulo de células adiposas no corpo tem uma aparência puramente estética, talvez por isso existem muitos tratamentos que podem ser oferecidos para reduzir a celulite do corpo. Mas é preciso ter muito cuidado com as propostas de tratamentos oferecidos, pois muitas vezes tem um custo muito elevado e não surte o efeito desejado.

Emagrecer com remédios nem sempre é uma boa ideia!

Confira os tratamentos mais usados:

Cremes redutores de celulite – muitos cremes que oferecem acabar com a celulite não tem quase nenhuma eficácia, o único efeito comprovado é a hidratação da pele.

Suplementos alimentares e misturas herbais – muitos desses suplementos que estão disponíveis no mercado não têm nenhuma comprovação até o momento de que reduzem mesmo a celulite.

Existem também os procedimentos que apresentam melhora significativa nas celulites, mas que pode envolver um certo custo:

Dispositivos infravermelhos – essa técnica aquece a celulite, estimulando o colágeno através de massagem do tecido subcutâneo.

Drenagem linfática – é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático.

Dispositivo de eletroestimulação – são choques elétricos de baixa intensidade que faz os músculos se contraírem. Ele é perfeito para tonificar, é quase como realizar uma atividade física, pois essa eletroestimulação estimula o músculo e a circulação sanguínea.

Se você combinar essas técnicas com rotina de cuidado com a sua alimentação e atividades físicas, certamente, você não terá problemas para perder medidas e reduzir as celulites.

Mas se estes técnicas não estão dentro do seu orçamento, existem outras soluções para reduzir as celulites das nádegas e coxas. Confira os melhores esportes para queimar as gordurinhas:

  • Musculação
  • Natação
  • Caminhada
  • Corrida ( consulte o seu cardiologista)
  • Andar de bicicleta

É muito importante frisar que nenhum tratamento para redução de celulite funcionará sem que você altere seus hábitos alimentares e modo de vida. Mantendo uma dieta balanceada, reduzindo o consumo de gorduras e açúcar, beber muita água e pratique exercícios físicos, como os aeróbicos. Eles auxiliam na redução da gordura corporal e a musculação, ajuda a tonificar os músculos.

E claro, tenha uma bom instrutor de musculação! Conheça o coaching esportivo online

Quais alimentos devem ser consumidos para eliminar a celulite?

Vem verão, sai verão e a preocupação das mulheres e até de alguns homens é sempre a mesma, como manter o corpo em forma e combater a celulite?

Não existe tratamento que faça milagre, invista em um dieta balanceada e atividade física

O importante é deixar claro que cada organismo é único, por isso é sempre importante avaliar os principais causadores da celulite:

  • Sedentarismo
  • Dieta desequilibrada
  • Predisposição genética
  • Baixo consumo de água, etc

Esses são alguns dos causadores dos furinhos indesejados. Dessa listagem o único que não pode ser alterado é a predisposição genética, infelizmente. Mas você pode combinar uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada para adquirir práticas mais saudáveis para combater a celuliteConfira algumas dicas de hábitos saudáveis:

Beber bastante liquido

A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, também é uma solução muito eficaz para auxiliar a eliminar as toxinas acumuladas no corpo. Você também pode ingerir outros líquidos, como água de coco e suco de fruta natural, sem açúcar.

Consumir menos sal

O sódio é um dos grandes vilões de quem faz dieta para perder peso, seu consumo elevado provoca retenção de líquidos. Diminua o consumo de sal evitando o consumo de alimentos em conserva, alimentos industrializados, enlatados, embutidos, etc.

Opte por alimentos naturais  como:

  • Salsa
  • Cebolinha
  • Orégano
  • Açafrão
  • Manjericão

Esses temperos além de saborosos, são excelentes antioxidantes. Um boa alternativa é trocar o sal comum pelo sal light que tem apenas 50% menos de sódio na sua composição.

Aumente o consumo de frutas e legumes

As frutas e legumes com bastante água, como melancia, frutas cítricas, abacaxi, melão, pepino, salsinha… auxiliam na desintoxicação e hidratação do nosso organismo.

A cavalinha é fonte de silício, um mineral envolvido da produção de colágeno, ótimo para firmar a pele. Você pode experimentar tomar chá de cavalinha algumas vezes na semana. Basta aquecer a água até o ponto de fervura, apagar o fogo, adicionar uma colher de chá da erva e deixar abafado por 8 minutos. Experimente incluir a infusão da cavalinha no lugar da água nos sucos.

Cuide do seu intestino

O cuidado com o funcionamento do intestino é fundamental na luta contra a celulite. Por isso, evite estar em contato com alimentos que provocam stress ao seu intestino, eles podem provocar desequilíbrio na sua flora intestinal, prejudicar o seu sistema imunológico e fazer com que você tenha constipação. Essas consequências fazem com que  haja acúmulo de toxinas no corpo, piorando o quadro de celulite no corpo.

Para tratar desses males, cuide do funcionamento do seu intestino  aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, semente de linhaça, arroz integral, frutas, legumes e verduras.

Emagreça com saúde! Fique sarado tendo aulas com um personal trainer!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar