Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quando começar a estudar para a prova de português do ENEM

Blog > Apoio Escolar > Português > Revisão de língua portuguesa para o exame nacional

Para obter uma boa nota no ENEM é preciso muitas horas de estudo por semana e muita dedicação. A prova de português, juntamente com a redação, é normalmente a mais temida por alguns candidatos.

Para se sair bem na prova de português, e sobretudo na redação, você precisa fazer um plano de estudos. Rever os conteúdos trabalhados em sala de aula ou no curso de portugues é importante para se sentir mais confiante e ter uma boa nota no exame.

O ideal é se preparar para a prova ao longo do ano e não deixar para revisar toda a matéria na última hora. Você também pode participar de simulados para testar seus conhecimentos e descobrir o que precisa melhor e os pontos a serem aprofundados.

Quanto mais a data da prova se aproxima, mais a ansiedade aumenta. Para evitar todo esse estresse desnecessário, separamos alguns conselhos e dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Organize-se para ganhar tempo e aumentar a produtividade

Para se sair bem em qualquer tipo de prova não tem muito segredo: é necessário começar a revisar as matérias com o máximo de antecedência possível. Conhecer o conteúdo das provas também será de grande ajuda.

Todos os dias, quando voltar da aula ou do cursinho, releia suas anotações sobre o que foi trabalhado nas aulas. Pegue uma folha em branco e coloque nela tudo que você entendeu sobre o tema. Tente fazer isso sem conferir suas anotações feitas em sala. O objetivo desse exercício é realmente conferir o que você consegue lembrar de cabeça. Procedendo dessa maneira, você conseguirá fazer uma autoavaliação e saber o que precisa ser revisado com mais frequência.

Planeje seu cronograma de estudos

Não perca tempo Comece a estudar com antecedência e ganhe tempo tempo para suas revisões.

Ao longo do ano, seu professor de português vai avançar nos temas trabalhados. Em literatura, você verá diversas correntes e movimentos literários, e lerá provavelmente muitos autores. Sem contar as demais matérias e leituras que você terá que fazer. Para não se perder no turbilhão de informações novas  que você absorverá a cada dia, planeje seus dias e horários de estudos em um cronograma semanal.

O planejamento  vai te ajudar a saber quais tópicos necessitam de mais ou menos tempo de dedicação. A organização vai depender do grau de dificuldade e do seu nível de conhecimento naquele tema. Se você tem facilidade com a parte de gramática e sente que suas maiores dificuldades são na parte de literatura, logicamente você precisa estudar com mais frequência essa última. Assim, estruture seu quadro de horários de estudo de maneira a dedicar mais tempo  àquilo que é mais difícil para você.

O planejamento tem por objetivos:

  • Aproveitar o tempo da melhor forma possível;
  • Garantir que você dará a devida atenção a todos os aspectos dos estudos;
  • Traçar um gráfico de evolução e saber se o planejamento está sendo produtivo;
  • Ajustar o quadro de horários se necessário.

Um bom método para revisar a matéria das provas de maneira eficaz é organizar seus dias e horários de estudo em ciclos. O ciclo de estudos é uma poderosa ferramenta de organização e produtividade. Um ciclo de estudo é um período no qual você estudará uma parte do conteúdo de todas as disciplinas que precisa conhecer para uma prova, exame, vestibular ou concurso. A idéia é bem simples! Suponha que você tem quatro disciplinas para estudar e irá dedicar 1 hora a cada uma dela. Então, seu ciclo será de 4 horas.

Organize seus estudos A organização te ajuda a otimizar seu tempo e garante que você não esqueça de revisar todas as disciplinas.

Esse método é interessante por várias razões. A principal delas é a flexibilidade, pois você pode montar seu cronograma de acordo com sua disponibilidade e necessidade. Se além de estudar você também trabalha, ou tem outras atividades durante o dia, você escolhe quanto tempo do seu dia vai dedicar às revisões pro ENEM.

O importante é que você inclua várias disciplinas em cada ciclo, ou pelo menos vários tópicos diferentes de uma mesma disciplina. Por exemplo, para a prova de português você precisa saber sobre gramática, literatura, interpretação de texto e redação. Você pode dedicar 1 hora de estudos para cada um desses tópicos, ou menos, dependendo do seu grau de conhecimento em cada um deles.

Não existe uma regra sobre como organizar seus ciclos de estudo. Você pode perfeitamente dedicar meia hora de estudos a uma disciplina e 2 horas a uma outra.

Organizando seus estudos dessa maneira suas revisões serão muito mais produtivas.

Conselhos para fazer uma boa revisão de português

A revisão é a sua ferramenta mais importante para se sair bem na prova do ENEM. Associada a uma boa interpretação de texto, uma revisão bem feita evita que você cometa erros bobos, e garante uma boa nota no exame.

Um dos aspectos mais difíceis da revisão para os candidatos é saber o que deve ser estudado. O primeiro passo é listar o que você precisa saber e o que é mais importante para você no momento. Para a prova de português, por exemplo, você precisa dominar bem gramática, literatura, interpretação de texto e redação.

Macetes para uma revisão produtiva Fazer uma lista de disciplinas ou tópicos a serem estudados te ajuda a estabelecer uma meta.

Há algumas ferramentas e macetes que podem te ajudar a preparar uma boa revisão.

a. Conhecer os conteúdos mais frequentes

Uma dica é buscar conhecer os conteúdos mais frequentes da prova de português. Você pode ter acesso à essa informação olhando provas dos anos anteriores. Na maioria das vezes você pode ter acesso também às resoluções comentadas de cada questão. Essa é uma ferramenta incrível que pode te ajudar a montar seu cronograma de estudos e a entender o que os corretores esperam de você.

b. Fazer simulados

Os simulados geralmente tem questões muito semelhantes as do ENEM. Eles servem para você testar seu nível de conhecimento em cada disciplina e fazer uma autoavaliação. Saber quais são suas maiores dificuldades na prova de português te ajudará a se concentrar no que é de fato essencial. Os simulados te darão uma boa idéia de como são as provas do exame.

c. Resolver exercícios

Os exercícios são importantes para você ter uma idéia de como o tema que você estudou será aplicado na prática, além de te ajudar a melhorar seus resultados nas aulas. Muitas vezes nós temos a impressão de que entendemos toda a matéria, mas na hora de resolver os exercícios, nos damos conta que ainda restam muitas dúvidas a serem sanadas. Anote o que você errou em uma folha a parte e tente entender o erro. Reflita sobre como você pode evitar de cometer esse mesmo erro novamente.

d. Fazer fichas de revisão

Agora que você entendeu onde está errando na hora de resolver os exercícios, faça fichas de revisão por tópicos. A fichas devem ser concisas e conter palavras-chave que te ajudem a memorizar facilmente o conteúdo. Se você errou uma conjugação de um determinado verbo, anote o verbo, o tempo e as conjugações. Outra dica é usar canetas coloridas para destacar uma palavra-chave ou um conceito.

A importância da interpretação de texto

O grande desafio  dos candidatos na prova de português do ENEM é a interpretação de texto. Durante muito tempo o ensino foi baseado na capacidade de memorização de conceitos e fórmulas. Esse tipo de ensino não incitava a reflexão e tão pouco o senso crítico do alunos. Hoje em dia, busca-se cada vez mais um ensino que mostre aos alunos como pensar por si próprios, e como resolver problemas e situações que não se aplicam apenas à sala de aula, mas também à vida cotidiana.

Interpretação de texto para o ENEM A má interpretação de texto é responsável por boa parte das respostas erradas dadas pelos candidatos.

Interpretação de texto é, sem sombra de dúvidas, o aspecto mais importante para se sair bem no exame e não ver suas respostas nas pérolas do ENEM. Todas as questões, de todas as quatro áreas do conhecimento presentes no exame, demandam que o candidato seja capaz de ler e interpretar textos. Nós listamos algumas dicas infalíveis para te ajudar a melhorar suas capacidades interpretativas:

  1. Aprenda a interpretar gráficos e tabelas: gráficos e tabelas são maneiras práticas de resumir um conjunto de informações. A primeira vista você pode achar difícil de entender o conteúdo de um gráfico, mas com bastante treino e disciplina você vai aprender a “ler” as informações contidas nele e vai entender que se trata de um tipo de texto;
  2. Coloque as orações na ordem direta: a ordem direta organiza a frase da seguinte forma: sujeito + predicado + complemento. Quando você reorganiza as frases usando o discurso direto, você consegue entender melhor o sentido delas. Essa dica é super útil para entender os enunciados das questões;
  3. Leia textos longos: na prova do ENEM os textos costumam ser longos e densos. Se você não tem o hábito de ler esse tipo de texto, comece a treinar. A melhor maneira de desenvolver sua capacidade interpretativa é praticando;
  4. Aprenda a interpretar figuras de linguagem: existem diferentes formas de linguagem que podem ser usadas na composição de um texto. Se você não é familiarizado com as figuras de linguagem mais usadas, a dica é ouvir músicas e ler poemas, e em seguida tentar interpretar o significado de cada estrofe;
  5. Leia tirinhas e charges: esse tipo de texto costuma expor uma crítica a um problema social ou político de forma implícita. Também podem abordar temas da vida cotidiana de forma sarcástica;
  6. Entenda os parágrafos de um texto como um conjunto: num texto há uma conexão lógica entre os parágrafos. Escolha uma ou duas palavras que resumam o assunto tratado em cada parágrafo. Isso te ajudará a conectar as idéias principais do texto e entender o que o autor quiz dizer;
  7. Use o dicionário sempre: quando estiver lendo em casa tenha sempre um dicionário por perto. Caso não tenha um, você pode pesquisar as palavras que não entendeu usando os sites de busca ou mesmo um dicionário online. Para memorizar as palavras novas que aprender faça uma ficha de revisão, como já explicamos anteriormente. Isso poderá te ajudar a compreender os enunciados das questões e também na hora de fazer sua redação;
  8. Faça anotações sobre tudo que ler ou estudar: uma maneira de saber se você entendeu algo que acabou de aprender ou um texto que leu é fazer um resumo usando suas próprias palavras.

Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar seus estudos e a aumentar sua produtividade. Uma outra forma de melhorar suas competências em língua portuguesa e interpretação de texto é através do estudo da poesia.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar