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Proponha uma ótima sessão de meditação

De Carolina, publicado dia 29/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > Como acontece uma boa aula de yoga?

Você decidiu desistir de tudo para se tornar um professor de yoga a tempo integral ou a tempo parcial?

O seu trabalho não mais lhe agradava e você está cuidando (finalmente) de si mesmo? Depois de treinar com um mestre de yoga, você alcançou o nível de benevolência consigo mesmo e outros que praticam a atividade e filosofia?

Então, você acha que é hora de ensinar, de sua maneira, para quem quiser descobrir uma nova visão da vida?

Você está se perguntando como se tornar um bom professor de yoga?

Fique atento que já vamos te explicar tudo!

Que tipo de ioga?

Durante a sua aprendizagem, o seu professor te informou sobre diferentes tipos de yoga. De fato, há muitos:

  • Hatha Yoga;
  • Ananda Yoga;
  • Anusara Yoga;
  • Amrit Yoga
  • Astanga Yoga;
  • Bikram Yoga;
  • Yoga integral;
  • Ishta Yoga;
  • Iyengar Yoga;
  • Jivamukti Yoga;
  • Kundalini Yoga;
  • Kriya Yoga;
  • Power Yoga;
  • Sivananda Yoga;
  • Svaroopa Yoga;
  • Tri Yoga;
  • Viniyoga;
  • Yoga pré-natal;
  • Yoga para crianças;
  • Yoga egípcio;
  • Yoga tibetano;
  • Além das diferentes práticas inspiradas pela yoga.

As posturas não serão as mesmas dependendo dos seus alunos e do seu curso Estar estressado nos faz perder nossos meios. A yoga ajuda a contornar bem essa situação

No Brasil, algumas são mais populares que outras. Este é o caso de:

  • Hatha Yoga (bastante leve e para todos os tipos de pessoas);
  • Ashtanga Yoga (dinâmico e para pessoas com boa condição física);
  • Vinyasa Yoga (fluido e feliz para fãs de dança e para todas as idades);
  • Bikram Yoga (muito dinâmico e popular entre os entusiastas da prática física e mental);
  • Kundalini Yoga (calma, para pessoas espirituais).

Concentraremos nesses tipos de yoga mais populares! Lembrando que você pode testar varias modalidades em uma aula de yoga para iniciantes !

Dependendo do tipo de aula de yoga, você vai se adaptar a sessão, seja em São Paulo ou em qualquer outro lugar do país!

No entanto, observamos que, embora as práticas possam mudar entre diferentes estilos de yoga, o fundo permanece mais ou menos o mesmo.

Permita que seus alunos se esqueçam de sua vida cotidiana

Antes de tudo, você pode ajudar seus alunos a relaxar e deixar suas preocupações de lado.

Na verdade, ao apelar para você, eles querem se distanciar um pouco dos problemas, frustrações de suas vidas cotidianas.

Como isso não se faz em um piscar de olhos, forneça aos seus alunos (e encontre-os para suas aulas de yoga!) uma espécie de válvula de escape.

Lembre-se do momento em que você saia do trabalho. O caminho de volta permitiu-lhe dar uma olhada no seu dia e relaxar.

Nas aulas de yoga, deve acontecer a mesma coisa, mas de forma mais intensa. Principalmente porque vocês vão fazer uma atividade física e vão meditar. O objetivo também é de preparar seu corpo para o futuro.

Então, deitado, sentado ou em pé, peça aos aprendizes que se concentrem em sua respiração e deixe seus pensamentos escorrer naturalmente.

Não importa se surgirem pensamentos vagabundos e parasitas. É característico do ser humano pensar de forma descontínua (mesmo quando está dormindo).

Leve pelo menos 5 minutos para que todos possam experimentar um estado de calma interior adquirido através da quietude do corpo e do silêncio (ou música suave).

Dê exercícios de respiração

Para conectar com sucesso o corpo e as emoções, a respiração é de grande ajuda.

Um bom professor ajuda seus alunos a melhorar constantemente Como uma pessoa que não possui flexibilidade pode ter sucesso nas posições mais difíceis?

Você provavelmente já observou que sua respiração muda de acordo com seu estado emocional?

Quando você está com raiva ou estressado, você não controla nada. Sua respiração torna-se mais rápida do que em uma fase calma. Nesses momentos, pelo contrário, ela é profunda e lenta.

Os iogues ancestrais já entenderam a conexão entre nosso ritmo respiratório e nossa mente.

Além disso, se você conhece a sofrologia, você sabe que o trabalho principal dessa disciplina também é no nível da respiração e do ar que entra e sai do nosso corpo, que entra nos pulmões e é, então, expulso. Na sofrologia, é comum esvaziar o corpo soprando fortemente.

Na prática de yoga (seja uma aula de yoga em casa, em grupo, etc) a respiração tem um papel igualmente importante. Os exercícios relacionados a ela tem um nome: os pranayamas.

Durante esse período de meditação preparatória, peça aos seus alunos para sentirem o ritmo de sua respiração. Isso permitirá que eles se concentrem no momento presente para entrarem em uma fase espiritual adiante.

Nessa fase da sessão, as pessoas que melhoraram o estresse terão aprendido que a respiração devagar e profunda pode ajudá-los em situações em que eles se sentem sobrecarregados com essa doença moderna, o estresse.

Administre uma sequência de posições

Estamos chegando à fase principal de sua sessão de yoga. Aqui, a prática muda de acordo com as diferentes formas ensinadas.

Entre as posturas mais famosas (asanas), encontramos:

  • a postura da vela;
  • a postura da cobra;
  • a postura da pinça;
  • a postura do lótus;
  • a postura do gafanhoto;
  • a postura de saudação ao sol;
  • a postura do arado;
  • a postura do peixe;
  • A postura do cadáver (savasana).

Há muitos outras, como você já deve saber.

Eles seguem uma sessão de aquecimento para preparar seu corpo e, portanto, não se machucar. Como em todos os esportes, na verdade.

No que diz respeito a Hatha Yoga, você terá que escolher uma série de posturas para continuar nelas por 3 minutos cada. Entre cada uma, os participantes são convidados a relaxar e a integrar as sensações relacionadas a essa posição.

Ashtanga Yoga é composta de 6 séries de posturas, sempre idênticas e encadeadas de forma fluida e dinâmica. À medida que a dificuldade cresce, é normal que os alunos iniciantes não terminem as sessões nas primeiras vezes. Cabe a você incentivá-los a ir o mais longe possível.

Vinyasa Yoga é baseado na Ashtanga Yoga. Dito isto, embora seja necessário seguir os princípios, você é livre para escolher as sequências de posturas. Lembre-se de colocar um vinyasa entre cada posição para conectá-los. Desenvolva sua criatividade e ofereça a seus alunos sempre novas sessões de yoga (saiba como planejá-las). Mais importante, adapte-se de acordo com o nível de seu grupo.

Para Bikram Yoga, você deve aquecer a sala a 40 °. Ela não tem o nome de Hot Yoga por acaso. Em seguida, siga uma série de 26 posturas em uma ordem específica, realizadas por 2 minutos cada.

Kundalini Yoga permite que você escolha sua série de exercícios. Chamados de Kriyas, encontramos uma série que você pode usar como inspiração para suas aulas. Eles são mais ou menos longos.

Então, se você conhece as habilidades físicas de seus praticantes, você poderá adaptar sua aula de yoga de acordo com elas.

Lembre-se também de fixar o preço de suas aulas de yoga antes…

Como a yoga pode nos ajudar a se acalmar facilmente? Mediação: uma prática ancestral que nos ajuda a reorientar nossas emoções

Dito isso, geralmente, as sessões de Kundalini Yoga são bastante silenciosas. Elas são mais orientadas para o espiritual, as músicas e os mantras.

Meditação: uma parte importante de cada aula de yoga

As posições são importantes. Agora, se quiser, você pode oferecer ao grupo uma sessão de meditação para encerrar a aula.

Como algumas posturas são mais difíceis que outras, você pode integrar esta meditação em sua sequência para relaxar seus alunos.

No entanto, se você quiser fazer a meditação com uma parte separada de sua aula, aqui estão 5 posturas especialmente adaptadas para ela:

  • A postura do cadáver: simplesmente deitado no chão, as pernas ligeiramente afastadas e os músculos totalmente relaxados;
  • A postura de lótus: uma das posições mais conhecidas e mais praticadas para a meditação. Sentado com as pernas na sua frente, você coloca os pés nas coxas e coloca as mãos nos joelhos (plana ou formando um mudra);
  • A postura do meio-lótus: é a mesma posição que o lótus, mas é mais fácil de realizar. O pé esquerdo fica contra o seu períneo e o pé direito fica em cima do esquerdo;
  • Posição birmanesa: você coloca suas pernas curvadas para a frente, com um pé em direção à virilha e outro na frente;
  • A postura egípcia: é a mais simples, mas requer um acessório. Você fica simplesmente sentado em uma cadeira com as mãos apoiadas nas coxas e os pés no chão. A cabeça deve ser sustentada.

Para cada uma dessas posições, a parte de trás deve ficar reta para assegurar a postura correta da coluna vertebral e a respiração livre e profunda.

Se desejar, você pode fornecer almofadas de meditação (zafu). Deixe o silêncio reinar ou coloque uma música suave no fundo. Você também pode recita mantras (falamos de meditação cantada).

Fim da sessão

E aí, a sessão acabou? Agora, um(a) bom(a) professor(a) vai perguntar para seus alunos como foi a aula e saber quais foram as sensações que sentiram.

Um coach ou treinador é alguém que compartilha sua paixão ao ensinar uma prática.

Como configurar uma boa dinâmica de grupo? Ensine seus alunos a posição correta para ficarem tão serenos quanto os monges asiáticos

Como a yoga é uma atividade física e mental que exige uma reorientação das emoções, é interessante coletar as impressões de cada aluno, seja novato ou especialista, após cada aula.

A relação entre professores e alunos funciona nos dois sentidos. Ambos aprendem um com outro. Por isso, há uma verdadeira troca!

Ao falar com os diferentes participantes, você poderá ajudá-los a receber os novos sentimentos que lhes serão oferecidos nas próximas aulas. Também é uma boa oportunidade para dar-lhes dicas para praticar yoga (veja 6 imperdíveis!) em casa, diariamente.

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