Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escolher um professor de fotografia?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Onde encontrar um fotógrafo profissional e aprender a fotografar?

Você sonha em se tornar o futuro Robert Doisneau ou a futura Annie Leibovitz?

Saiba que o ensino da fotografia é voltado a todas as idades e todos os níveis, e você não precisa ter necessariamente uma bagagem artística para começar.

O segredo é encontrar o professor de fotografia que atenda às suas necessidades: com um curso de fotografia de qualidade, você saberá tudo sobre como capturar e editar suas imagens, e você vai descobrir algumas dicas essenciais de fotografia.

O Superprof explica como encontrar um professor de fotografia para sua aula dos sonhos!

Curso de fotografia: o papel do fotógrafo profissional

Para aprender tudo o que há para se saber sobre fotografia, desde as técnicas fotográficas até o equipamento necessário (diafragma, distância focal fixa, tripé …) passando pelo tratamento e edição de imagens… Nada melhor do que uma boa formação em fotografia básica!

Como melhorar a fotografia de retrato? Imagina exibir suas fotos mais bonitas em uma galeria de arte?

Embora os conceitos básicos de fotografia possam ser totalmente aprendidos por meio de um tutorial de fotos na web ou de um curso de fotografia online gratuito, é necessário passar por uma formação com um especialista para estudar essa arte em particular.

O fotógrafo está lá para acompanhar o aluno de acordo com seus objetivos finais:

  • Vender suas fotos para uma galeria,
  • Se preparar para uma sessão de fotos de casamento,
  • Participar de uma oficina de fotos com outros entusiastas,
  • Participar de um salão/bienal de fotografia,
  • Obter um diploma de fotógrafo profissional (nível técnico ou superior),
  • Passar de um nível iniciante para um nível avançado,
  • Conhecer melhor sua câmera DSLR
  • Melhorar em edição ou tratamento de imagens, etc.

O fotógrafo profissional vai estar pronto para escutar e tirar todas as dúvidas do seu aluno. Este último pode, por exemplo, lhe mostrar algumas fotos, e depois escolher com o professor as melhores imagens antes de um vernissage: uma excelente maneira de ter uma opinião externa e profissional de um especialista e assim progredir rapidamente! Um sonho possível! 😉

Então, por que não organizar uma sessão de fotos com um artista para fazer lindas fotos profissionais?

Determinar o perfil do professor que você está procurando

Encontrar um professor de fotografia talvez seja relativamente fácil, mas escolher o profissional mais adequado e que corresponda às suas expectativas não é tão evidente assim!

O aluno aprendiz não deve apressar sua busca por um professor em fotografia. O sucesso de um curso de fotografia está ligado à personalidade do professor: para estabelecer uma relação de confiança entre aluno-fotógrafo, o ideal é escolher bem o seu professor.

Em primeiro lugar, verifique os diplomas e a formação que o professor possui:

  • Uma formação em uma escola particular de fotografia
  • Um curso de nível técnico em escola ou universidade
  • Um curso de nível superior (bacharelado ou tecnólogo) em uma instituição de ensino superior
  • Um curso superior na área de jornalismo ou publicidade.

Claro, os diplomas não são tudo, ainda mais quando falamos de artes em geral. Ter um nome conhecido na área da fotografia, ou em um blog de fotos, é frequentemente uma evidência suficiente do nível de um professor.

Para verificar se o profissional é um bom didata, o aluno pode consultar as muitas opiniões deixadas pelos ex-alunos no perfil do professor no Superprof. Você pode então determinar se o perfil do fotógrafo corresponde às suas principais expectativas!

Por fim, determine a faixa de preço que você está disposto a pagar para evitar surpresas desagradáveis. Com todas essas informações em mente, será mais fácil encontrar um professor de fotografia sem se matar nessa tarefa!

Procure um professor e fotógrafo profissional de acordo com sua especialidade

Você gosta mais da fotografia digital ou da fotografia analógica? As especialidades de cada aluno são um critério essencial para encontrar um professor de fotografia rapidamente!

Primeiro de tudo, o aluno precisa saber fazer as perguntas certas. Em geral, os alunos iniciantes tendem a pensar a curto prazo. No entanto, ao começar a estudar mais a fundo fotografia, você vai perceber rapidamente que aprender o básico não é suficiente para passar do fotógrafo amador para o fotógrafo profissional.

O aluno deve ler cuidadosamente o anúncio do professor para saber quais assuntos ele pode abordar ao longo de suas aulas!

Aqui estão algumas especialidades possíveis nas aulas de fotografia:

  • Foto em estúdio – retrato,
  • Foto de moda,
  • Foto de vida silvestre (ou animal),
  • Fotojornalismo,
  • Macrofotografia
  • Foto preto e branco,
  • Reportagem fotográfica,
  • Fotografia social (batismo, casamento etc)
  • Fotos de arquitetura, etc.

Além da especialidade preferida do aluno, ele também deve levar em consideração as técnicas ensinadas durante a aula. Enquadramento e composição, modo manual e modo automático ou light painting: muitas opções podem ser dominadas por um professor de fotografia.

Ao procurar um professor de acordo com sua especialidade, fica mais fácil encontrar o perfil ideal para você. Por exemplo, se você está mais interessado em fotografia de estúdio, pode visitar um estúdio e ver os anúncios publicados por lá, é claro.

Realize o seu sonho de praticar fotografia: escolha um curso que corresponda às suas motivações artísticas!

Escolher uma escola particular ou uma universidade?

Para descobrir as profissões da fotografia e fazer um curso de fotografia de longa duração, você possui diferentes opções.

Dependendo da sua cidade e localização, pode optar pelos cursos livres oferecidos pelo sistema S (SENAC, SESC, SESI…). Se você possui um bom orçamento, pode escolher as escolas particulares de fotografia. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Por fim, você pode optar pelos cursos em universidade: sejam eles livres (de extensão), bacharelado (existem apenas dois no Brasil) ou tecnólogos.

Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior pelo país inteiro. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Seja para aprender profundidade de campo, fotografia de paisagem ou balanço de branco, os professores se esforçam para levar uma cultura fotográfica a todos os aprendizes. Cabe a você escolher a melhor opção em função dos seus objetivos!

Então, faça um pequeno tour pelas escolas e instituições disponíveis em sua cidade e descubra qual é o melhor jeito para aprender a fotografar belas imagens!

Encontre um professor fotógrafo profissional: que tal os anúncios?

Comprovada por alguns alunos, procurar um professor por meio de anúncios ainda é uma solução possível!

O primeiro passo é fazer um trabalho boca a boca: indo a uma escola de fotografia, você pode encontrar um professor popular entre seus alunos. Se você já conhece pessoalmente alguns fãs dessa arte, não hesite em lhes pedir as referências de seu professor particular.

A pesquisa por anúncios físicos às vezes pode levar tempo. Não é necessário encontrar apenas alguns perfis interessantes, mas também estar plenamente satisfeito com o conteúdo do curso: pense em se planejar!

Para encontrar um professor de fotografia, o aluno pode passar por:

  • Anúncios em revistas de fotografia,
  • Anúncios em lojas e comércio de bairro,
  • Anúncios em escolas de fotografia,
  • Anúncios em instituições de ensino superior
  • Anúncios em centros culturais ou artísticos

Muitos estudantes de Artes Visuais oferecem seus serviços a alunos de todos os níveis. Este método de ensino é particularmente vantajoso financeiramente, uma vez que os cursos de fotografia oferecidos por acadêmicos são geralmente muito mais baratos do que os oferecidos por fotógrafos profissionais.

Antes de contratar um professor particular, vale a pena se informar sobre seu próprio equipamento (por exemplo, uma câmera Canon EOS). Você economizará tempo durante a primeira sessão!

Encontre um fotógrafo profissional online

Sabendo que a World Wide Web é acessível a todos, por que não aproveitar essa oportunidade para encontrar um professor de fotografia sob medida?

Como é organizado um curso introdutório à fotografia? Em apenas alguns minutos, você pode encontrar seu professor no Superprof!

O método preferido dos jovens aprendizes, a Internet é um sistema de busca cada vez mais democrático: você não vai ter dificuldade de encontrar dezenas e dezenas de professores para realizar um curso de fotografia online ou presencial, seja qual for a sua especialidade.

Ao fazer alguma pesquisa na Internet, o aluno pode progredir rapidamente por meio de diversos recursos:

  • Tutoriais de fotos online,
  • Apps educacionais de fotografia,
  • Exercícios de fotografia online,
  • Aulas e materiais de estudo para download,
  • Artigos sobre dicas de fotos
  • Aulas particulares online.

No Superprof, o preço médio de uma hora de aula de fotografia é 58 reais!

O aluno nem precisa sair de casa para contatar o professor: a conexão é feita diretamente pela Internet, e o aluno pode comparar as diferentes taxas e perfis dos professores antes de escolher o seu.

Nossos professores sempre divulgam suas especialidades, a duração do curso ou o nível dos cursos que oferecem. O aluno tem a garantia de encontrar rapidamente uma oferta de curso consistente com o estilo de ensino desejado.

Então, por que não procurar seu primeiro professor de fotografia pelo seu computador?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar