Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Matérias que caem no enem

De Isabella, publicado dia 16/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Assuntos cobrados no vestibular

O período do vestibular é uma época de foco e bastante estudo para o aluno, e para que o estudante consiga ter bons resultados é necessário criar um planejamento de estudos de qualidade, listando as matérias que caem no enem e separando os principais assuntos cobrados no vestibular.

Assim, o estudante consegue ter um maior conhecimento em relação às matérias mais cobradas no exame nacional do ensino médio, assim como ter um maior controle sobre os assuntos que já foram e que ainda precisam ser estudados.

Para ajudar todos os vestibulandos, neste artigo separamos os principais assuntos do enem. Então, veja esta matéria e depois desenvolva o seu planejamento de estudos a fim de conseguir obter um excelente resultado no vestibular.

As matérias do ENEM

Se essa é a primeira vez que você vai fazer o Enem, é provável que estranhe as divisões das matérias do vestibular. Isso porque essa divisão é diferente da que vemos no período escolar. Mas não se preocupe: apenas o nome do assunto que muda, pois as matérias são iguais àquelas vistas em sala de aula.

As matérias do Enem são divididas da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: literatura, língua estrangeira, língua portuguesa, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, física e química;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: filosofia, sociologia, geografia e história;
  • Matemática e suas Tecnologias: matemática.

Cada um dos assuntos dessa lista citada anteriormente possui 45 questões para assinalar. Além das questões, é necessário escrever uma redação de no máximo 3o linhas. O tema redação enem é revelado somente na hora do vestibular, ou melhor, no dia da prova.

As provas são aplicadas em dois finais de semana diferentes. No primeiro final de semana são cobrados assuntos de linguagens e códigos, redação e ciências humanas (em cada uma dessas matérias são cobradas 45 questões). Já no segundo dia são cobradas matérias como matemática e ciências da natureza.

A prova enem normalmente é aplicada no mês de outubro ou no mês de novembro, ocorrendo na maioria das vezes no final do ano. A inscrição do enem normalmente ocorre no mês de maio e tem um prazo curto. Por isso, é necessário que o vestibulando fique atento a todos esses prazos.

Assuntos de português que caem no ENEM

interpretação para o vestibular Para obter uma boa nota na área de português do Enem, estude matérias como: interpretação de texto, análise estrutural e de discurso e variação linguística.

O assunto de interpretação de texto é muito cobrado no Enem, e por isso ler longos textos e procurar compreendê-los é uma tarefa que você fará bastante durante a prova. Mas não esqueça: questões com interpretação de texto são muito presentes em todas as áreas da prova. Por isso, ler sobre diferentes assuntos pode ajudar bastante a obter a aprovação!

Às vezes, a resposta da questão se encontra no próprio enunciado, e facilmente você pode encontrá-la se fizer uma boa interpretação de texto, lendo as informações necessárias. Muitas vezes, a resposta também se encontra inserida em infográficos, figuras e gráficos, e por isso fazer as interpretações deles é fundamental.

Outro assunto de português muito importante é a análise estrutural e a de discurso. A análise de discurso visa compreender a estrutura do texto para depois entender a sua construção. Nesse sentido é importante que o aluno consiga entender diferentes tipos de textos, e interpretá-los de acordo com o contexto político-social no qual ele se encontra.

Por fim, a variação linguística é o assunto muito recorrente nesse vestibular, e por isso merece toda a atenção do aluno. Isso porque o idioma português é rico em variações, e há variedades linguísticas em diferentes grupos sociais e lugares do Brasil. Dentro do assunto de variação linguística, existem algumas subdivisões como semântica, sintaxe e morfologia que também são cobradas no enem provas.

Gramática para o ENEM, o que estudar?

gramática no vestibular Para estudar gramática para o Enem, foque em assuntos como: ortografia e acentuação, figuras de linguagem, funções de linguagem, concordância verbal, concordância nominal e colocação de palavras.

Com a chegada do Enem, o método de abordagem do assunto de gramática mudou bastante. Antes as questões de gramática eram consideradas descontextualizadas e atualmente esse assunto se encontra muito aliado com a interpretação de texto. Portanto, espere por perguntas muito elaboradas – com grandes textos – na hora do enem.

No vestibular do enem, assuntos como concordância nominal e verbal, funções de linguagem, acentuação, ortografia, assuntos gerais de morfologia e sintaxe e fonética tendem a ser as principais materias do enem em relação à parte gramatical da prova.

Devo estudar literatura para o ENEM?

literatura para o vestibular Literatura é uma das principais materias do enem. Então, para obter a aprovação e um bom resultado enem, foque nesse assunto!

Diferentemente dos vestibulares tradicionais, não existe uma lista de livros que deve ser lida para fazer a prova do enem. No atual vestibular é necessário que o aluno tenha conhecimento acerca das obras clássicas e tenha um ponto de vista crítico sobre elas. Nesse sentido é importante utilizar o conhecimento adquirido a partir da leitura dessas obras clássicas e relacioná-lo com o período no qual foram escritos, de modo a fazer uma análise crítica.

Estes são os principais assuntos de cada escola literária que tendem a ser cobrados na provas enem:

  • Quinhentismo: em relação a esse assunto, foque em autores como Pero Vaz de Caminha, Padré José de Anchieta e Padre Manuel de Nóbrega;
  • Barroco: sobre o barroco, leia obras de autores como Bento Teixeira, Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
  • Arcadismo: a respeito do arcadismo, foque em autores como Cláudio Manoel da Costa, Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga;
  • Romantismo: com relação a esse assunto, foque em obras de autores como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves;
  • Naturalismo: a respeito desse assunto, leia obras de autores como Aluísio de Azevedo (o cortiço);
  • Realismo: no realismo, foque em autores como Machado de Assis, lendo as suas principais obras, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Alienista e Dom Casmurro;
  • Simbolismo: em relação ao simbolismo, leia autores como Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães;
  • Parnasianismo: foque em uma das principais obras de Olavo Bilac, Tratado de Versificação.

Estude esses assuntos para obter um bom resultado enem, e conseguir a tão sonhada aprovação no vestibular. Além disso, procure ler as principais obras dos artistas citados anteriormente, pois dessa forma você conseguirá ter bastante conhecimento para resolver rapidamente as questões do vestibular.

As questões sobre artes do ENEM

artes no vestibular Artes é uma disciplina cobrada na parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e é um assunto muito abordado no vestibular.

Por conta do pouco conhecimento que as pessoas têm a respeito do método de abordagem do assunto de artes no enem, fizemos um pequeno resumo sobre o que mais cai no enem em relação a artes. Veja a seguir as principais matérias, pois elas provavelmente serão abordadas em sua prova, e uma questão pode fazer toda a diferença para obter a sua aprovação, não é mesmo?

Arte Contemporânea

A arte contemporânea é uma produção artística que começou a ser produzida na segunda metade do século XX e ainda é retratada até os dias atuais. No período do seu surgimento, o principal objetivo da arte contemporânea era romper com as características da arte moderna, de modo a trazer novos questionamentos para a realidade atual. Assuntos como estes podem ser cobrados na parte de arte contemporânea:

  • Body Art;
  • Arte digital;
  • Integração entre linguagens;
  • Instalação;
  • Arte performática;
  • Hip hop;
  • Grafite;
  • Instalação.

Vanguardas Europeias

As Vanguardas Europeias e a Arte Moderna são assuntos muito cobrados no Enem. Essas vanguardas tinham como principal objetivo trazer novas formas de expressão e romper com os estilos de arte anteriores. As vanguardas que costumam ser mais cobradas no exame nacional do ensino médio são:

  • Fauvismo;
  • Expressionismo;
  • Cubismo;
  • Futurismo;
  • Surrealismo;
  • Dadaísmo.

Modernismo

O assunto como modernismo também tende a ser bastante cobrado na prova. Esse assunto de artes se relaciona bastante com a vertente das Vanguardas Europeias, e por isso essas duas duas matérias podem ser cobradas em conjunto na sua prova enem.

A Semana da Arte Moderna serviu como precursora do Modernismo no Brasil, no ano de 1922. A Arte Moderna brasileira possui as suas características próprias que se inspiraram no modernismo europeu, mas com a inserção de alguns elementos nacionais.

As obras da artista Tarsila do Amaral, por exemplo, tendem a ser cobradas na prova do enem. Por isso é importante conhecer as obras de artistas que possuem trabalhos considerados recentes, que se relacionam com a realidade atual do país.

História da arte moderna

Alguns assuntos sobre a história da arte moderna tendem a ser muito cobrados no enem como:

  • Ópera do século XIX;
  • Colagem e Decollage;
  • Xilogravura nordestina;
  • Fotografia e fotogramas;
  • Cerâmica Marajoara.

Então, estude os itens listados anteriormente, pois provavelmente eles serão cobrados na sua prova de vestibular. Assim, será possível obter um bom resultado enem e uma vaga nas principais Universidades do país para iniciar o seu sonho de construir uma carreira sólida e de sucesso.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar