Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhorar suas habilidades linguísticas de francês

De Camila, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Sugestões para aprimorar o domínio do idioma da França

Existem várias formas de se aprender o idioma falado em Paris: através de aulas em escolas de línguas, de professores particulares, cursos de frances online e até mesmo videoaulas na web. Existem alunos e tutores que se relacionam, inclusive, através de webcams, fazendo aulas via computador através de interfaces de videoconferências como Skype.

Para aqueles que desejam aprender a língua francesa, a melhor opção é arregaçar as mangas e ir atrás de um método de ensino / aprendizado que condiga com seus desejos e objetivos.

Seja qual for o seu nível de francês, se você está com os olhinhos grudados nesta matéria, então seu objetivo é claro: aprender e aprimorar ainda mais suas habilidades na língua de Molière.

Como sempre, Superprof dá alguns conselhos para te orientar nesta saga do aprendizado do francês. Após ler esta matéria, esperamos que o caminho a seguir nesta aventura seja mais claro.

Cinema em versão original

A produção cinematográfica em francês é extensa e conta com muitos filmes, séries e shows de comédia stand-up de alta qualidade. Assistir filmes na língua de Zinedine Zidane não só te ajudará a evoluir na fluência, como também te colocará em contato com novas expressões e com a cultura de diversos locais onde o idioma é falado.

O cinema francês é uma ótima ferramenta para o aprendizado da língua. Assistindo filmes em versão original você aprende se divertindo!

Métodos para aprender francês sozinho

Além das aulas existem ainda outras ferramentas que podem contribuir na melhoria das suas habilidades linguísticas do francês.

  • Assistir vídeos em francês no YouTube com temas do seu interesse;
  • Fazer fichas de vocabulários com o intuito de memorizar palavras e expressões novas;
  • Utilizar páginas na internet que foram desenvolvidas para contribuir ao aprendizado da língua;
  • Praticar a fala com francofônicos nativos;
  • Ler livros no idioma de Molière é um ótimo exercício para ajudar a desenvolver a compreensão escrita.

Assistir filmes francofônicos sem dublagem

Os filmes francofônicos sem dublagem te ajudam a aprender a língua e te colocam em contato com as versões originais das produções em francês. Esta é, sem dúvida, uma maneira estupenda de dar um salto no seu domínio da língua.

Além de te divertir, os filmes colaboram com a melhoria da sua compreensão oral e pronúncia, contribuindo para aumentar o nível das suas habilidades de conversação

Aprimorar a gramática

O fato mais importante – e também o mais legal! – de assistir produções no idioma é que aprendemos em quais situações determinadas expressões são utilizadas. Entendemos igualmente que algumas palavras são utilizadas em diversos contextos e não só naqueles que aprendemos em sala de aula.

Ampliar seu vocabulário

A prática que incentivamos nesta matéria irá, sem dúvida alguma, aumentar e enriquecer seu vocabulário no idioma da França. Várias palavras novas serão repetidas muitas vezes em cada filme, o que te permitirá memorizá-las facilmente.

Associar imagens

O fato dos filmes serem produções visuais proporciona a associação das imagens do que se passa ao que é falado. Isso te ajuda – e muito – na compreensão de palavras, frases e expressões ainda desconhecidas. Mais uma vez, o hábito contribuirá para o aprimoramento do conteúdo do seu vocabulário em francês.

Conversar no idioma

Após algum tempo se dedicando à prática de assistir filmes em francês, você se dará conta de que vai ficar muito mais fácil entender o que as pessoas falam ao vivo, caso se aventura em um diálogo cara-a-cara com um nativo. Você se surpreenderá, inclusive, de como conseguirá participar da conversa de maneira mais fluente.

Como avançar rapidamente

Leitura regular

Chegou a hora de começar seu plano de ataque ao aprendizado rápido da língua francesa e nada melhor do que iniciar esse cronograma através da leitura:

  • Leia periódicos;
  • Leia textos em francês na web;
  • Releia seus livros preferidos, agora em versão francesa.

Escrever no idioma

Paralelamente à prática da leitura, é muito importante que a compreensão e a expressão da escrita sejam exercitados.

  • Pratique a escrita para si mesmo;
  • Troque mensagens em francês pelos aplicativos.

Escrever é muito importante para aprender a língua francesa. Praticar a escrita é um dos meios para avançar no aprendizado do francês.

Conversar muito

Agora que você já sabe alguns caminhos para treinar a escrita e a leitura, chegou a hora de aprender como colocar em prática a fala e a escuta.

  • Faça videoconferências com nativos;
  • Encontre um estabelecimento francês em sua cidade;
  • Escute o idioma para treinar o ouvido através de programas de TV, músicas, vídeos em francês.

O francês é uma língua viva. Como tal, o aluno deve tentar sempre colocá-la em prática através de diálogos e interações. Te mostramos abaixo cinco dicas para te ajudar a “desenrolar a língua” em qualquer tipo de conversa em francês.

1/ Ter consciência das suas dificuldades com a língua

Não se iluda pensando que você partirá do zero no seu aprendizado e alcançará um nível avançado. É preciso muita paciência, dedicação, honestidade consigo mesmo e um senso de auto diagnóstico

2/ Não se preocupar com erros de pronúncia

Falar uma língua que não é seu idioma nativo implica, sem dúvidas, em cometer erros. Sejam muitos ou poucos, não se iluda pensando que eles não aparecerão. Mesmo porque muitos francofônicos de nascença falam errado. Então por que nós, lusofônicos, não teríamos direito a cometer alguns errinhos, mesmo ao atingir o domínio bilíngue do francês?

3/ Informar ao interlocutor que você ainda está aprendendo

O importante na hora de uma conversa (lembre-se sempre disso) é conseguir transmitir sua mensagem. Ao expor suas dificuldades, seus limites e ainda pedir auxílio para se comunicar, você acabará aprendendo algo novo.

4/ Conversar no presente

Para evitar que você se “embole todo no meio de campo”, a melhor saída caso seu domínio do passado, presente e futuro dos verbos não seja suficiente, é sempre optar pelo diálogo no presente.

5/ Ficar calmo e se concentrar antes de começar a conversar

Quanto mais nervoso ficar, pior será para se lembrar do que deseja. O último conselho – e o mais importante deles – é manter a calma. Não entre em pânico caso um branco total se instaure na sua mente. Respire fundo, relaxe e tente novamente.

Estar concentrado na hora do diálogo te permite analisar melhor o que vai falar. A concentração é super importante para evitar erros bobos.

5 dicas para um aprendizado veloz

1/ Aulas particulares

A primeira decisão sábia a fazer quando se deseja aprender rapidamente o francês é seguir aulas com professores especializados no assunto. A melhor opção para desenvolver as habilidades de comunicação no idioma com maior rapidez é de escolher sessões particulares.

2/ Imersão cultural

E se você pudesse passar uma temporada em um país francofônico? Esta é, sem dúvidas, a alternativa mais eficaz para quem quer conseguir falar a língua francesa rapidamente.

3/ Sites e materiais especializados

A utilização de sites especializados no ensino do francês é feita por dois perfis de aprendizes: aqueles autodidatas e alunos que procuram auxílio extraclasse. Eles podem utilizar:

  • Livros didáticos;
  • Internet (podcasts, youtube, sites especializados, etc).

4/ Intercâmbio com nativos

Fazer uma imersão na cultura francofônica é uma das melhores maneiras de dar aquele salto no seu nível do idioma. Outra ótima alternativa para viabilizar um contato intenso com pessoas nativas é procurá-las na sua própria cidade.

5/ Descobrir divertindo-se

Para favorecer a memorização do conteúdo estudado, é aconselhada a utilização de uma metodologia que seja a mais lúdica possível. Desta maneira você se dedicará muito mais às lições já que, além de ter prazer em fazer os exercícios, nem verá o tempo passar.

Utilizar o YouTube

Videoaulas

Muitos dos autores dos materiais audiovisuais são tutores de língua francesa e possuem métodos claros de ensino. No entanto, é normal que dúvidas sobre determinados assuntos apareçam ao longo do aprendizado.

A melhor maneira de fazer uso do vídeos para aprender francês do YouTube é utilizando-os como material complementar extraclasse.

Animações em francês: ideal para assimilar o básico

Para os iniciantes na aventura do aprendizado do idioma de Molière, existe ainda um material igualmente disponível no YouTube que pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas: assistir desenhos animados em francês.

Estudar através de músicas

O YouTube está repleto de videoclipes de canções francesas, sejam elas antigas ou recentes, legendadas ou não. O momento ideal para começar essa nova investigação da língua é quando você já estiver compreendendo bem o que é falado nos desenhos infantis.

Assistir filmes e séries

Depois do exercício musical, chegou a hora aumentar o nível de dificuldade dos vídeos. Isso quer dizer que você já pode tentar assistir séries – e até mesmo filmes! – em francês. Algumas versões podem ser encontradas com legendas Closed Caption, ou seja, no idioma da França.

Passo a passo para dominar o idioma

1/ Ter boa motivação para aprender

Independente da razão para querer se tornar bilíngue em francês (etapas do aprendizado), você precisa ter em mente que tal decisão precisa ser sinônimo de prazer. Ninguém quer passar por tal processo sofrendo. E nada melhor para um bom aprendizado do que fazê-lo se divertindo!

2/ Encontrar as ferramentas certas para o aprendizado

Inúmeros recursos estão disponíveis para auxiliar o aprendizado da língua francesa:

  • YouTube;
  • Bibliotecas;
  • Aulas particulares;
  • Aulas em grupo;
  • Aplicativos para tablet e smartphones;
  • Rádios francesas.

3/ Imersão na cultura francofônica

Existem várias alternativas para entrar de cabeça e passar grande parte do seu tempo em um universo francofônico:

  • Assistir filmes e séries francesas em versão original;
  • Passar uma temporada em um país francofônico.

A imersão cultural é a melhor maneira de se aprender um idioma. Que tal passar uma temporada estudando a língua em um país francofônico?

Os melhores podcasts para aprender francês

Aprender francês

Fazer uso dos podcasts para aprender francês pode ser uma maneira dinâmica, divertida e eficaz de evoluir nos seus estudos. O francês é uma língua viva e, como o próprio adjetivo diz, deve ser vivida para ser totalmente absorvida. Nada melhor do que escutá-la durante o tempo livre para acostumar o cérebro a pensar através deste novo idioma.

Utilizar podcasts no aprendizado

Este é, sem sombra de dúvidas, um método prático que te permitirá escutar a língua francesa enquanto executa outras atividades. Basta apertar o play e deixar rolar as informações ou histórias sobre um tema que te interesse.

Por que escolhê-los?

  • Existe uma grande variedade de canais de podcastem francês inteiramente gratuitos;
  • Você escuta no seu ritmo, quando quiser e / ou tiver tempo e disposição;
  • Não precisa estar sempre conectado à internet, pois uma vez baixados, as gravações podem ser ouvidas a qualquer momento;
  • É um ótimo treino para desenvolver e aprimorar suas habilidades de compreensão oral, pois você treina bastante seu ouvido para a língua francesa;
  • Você pode aproveitar seu tempo livre para aprender francês, assim como conjugar o aprendizado com uma outra tarefa que não exija tanta concentração.

Os melhores podcasts

  • RTVE;
  • Français Authentique;
  • Français Facile;
  • Coffee Break French;
  • Radio France;
  • France Inter;
  • Journal en français facile;
  • News in Slow French (apenas para iTunes);
  • Splitscreen;
  • Au coeur de l’histoire;
  • Silence on joue;
  • 2 heures de perdues; etc.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar