Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ache seus primeiros clientes para ensinar a língua italiana

De Carolina, publicado dia 20/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Encontre alunos para as aulas particulares de italiano

Muitos professores particulares de italianos estão no site da Superprof. Eles ensinam em todo o Brasil e conseguiram aproveitar a plataforma para encontrar seus próprios alunos.

E você?

Além dessa solução, o que você pode fazer para constituir uma clientela em italiano?

Descubra todas as nossas dicas para dar aulas de italiano com sucesso!

Aulas de língua italiana: comece com seus próximos

Inglês e espanhol são as duas línguas internacionais por excelência e as mais requisitadas pelo mercado de trabalho e outras áreas de atuação.

Isso porque são as línguas mais faladas em diferentes países e você pode comunicar através delas nos quatro cantos do mundo.

Mas e o italiano? O italiano é falado na Itália, somente. Mas há muitos imigrantes italianos espalhados no mundo todo, inclusive no Brasil.

Você já deve ter ouvido falar que eles vieram trabalhar no país nas plantações cafeeiras para substituir a mão-de-obra escrava depois da abolição da escravatura no Brasil.

Muitos começaram desse ponto mas conseguiram criar verdadeiros impérios no nosso país. Um exemplo disso é a família Matarazzo em São Paulo.

Quanto custa uma lição da língua italiana? Onde colocar anúncios para aulas de italiano?

Tantas outras conseguiram fazer fortunas no país o que aumentou os laços entre o Brasil e a Itália.

Então, pense no lado bom: por mais que o inglês e o espanhol são as línguas mais faladas no mundo em diferentes países, nós temos uma boa relação com a Itália e o italiano e é sempre útil falar a língua de Dante em terras tupiniquins ou na própria Itália.

Por isso, a procura por professores de italiano em terras brasileiras sempre será alta. Vale à pena investir nesse ramo e procurar alunos para ensiná-los a gramática, a pronúncia, o vocabulário de uma das línguas mais bonitas do mundo! Sim, o italiano é lindo!

Mas como encontrá-los e construir sua clientela? Como encontrar estudantes para ensinar-lhes a cultura italiana, a língua italiana, o cinema italiano, a cozinha italiana ou o desejo de viajar para a Itália (Sardenha, Toscana, Veneza, Roma, Sicília…)? Por favor, note que há muitas maneiras e meios disponíveis para você encher sua agenda com aulas de língua italiana!

Começando com o mais óbvio e simples para você: anunciar a sua próxima família, amigos, vizinhos que você quer dar aulas de italiano de maneira eficaz.

Isso começa com um anúncio em todos os eventos familiares e para todos os membros da sua família: pais, avós, tios, tias, primos, amigos da família, etc.

As pessoas mais próximas de nós são muitas vezes as mais propensas a garantir publicidade de qualidade de seu próprio círculo de amigos. Ao fazer isso e transmitir sua motivação, você pode chegar facilmente a um primeiro círculo de alunos em potencial.

Você sabia que no Superprof você pode encontrar curso italiano na sua cidade? Cadastre-se hoje mesmo!

Encontre estudantes em redes sociais

Acompanhar um estudante que quer aprender a falar italiano é todo um processo que você terá que seguir a risca.

Isso requer um aprendizado do alfabeto italiano, é claro, mas não só. A gramática italiana também é muito importante: pronomes, plural, adjetivo, advérbio…

Você também terá que transmitir ao aluno os conceitos básicos de conjugação: verbo, tempos verbais, quando usá-los… Configurar um sistema de conversação para praticar a expressão ora. E isso, várias vezes por semana. Para não mencionar a expressão escrita e o vocabulário para ter um aprendizado completo do idioma!

Se você tem certeza de poder passar isso para um aluno, então, faça já o seu anúncio. E não pense que ele será difícil de fazer, dirija-se às redes sociais!

Ache sua clientela para suas aulas do idioma de Dante Encontre alunos da língua italiana em todos lugares, até no bar bebendo aperol (Spritz)!

Seria extremamente infeliz não aproveitar as dezenas ou mesmo centenas de amigos que você tem no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin ou mesmo Snapchat para mencionar apenas os principais.

De todos esses parentes próximos, a quem você conseguirá passar sua mensagem de maneira especial para atrair atenção e curiosidade, uma pequena porcentagem delas estará interessada em sua oferta ou saber que um de seus amigos quer aprender a língua italiana.

Não deixe de comunicar os preços das aulas de italiano (como defini-los?), isso também pode atrair a clientela!

As redes sociais hoje nos oferecem essa comunicação direta com uma vasta quantidade de pessoas que não devem ser absolutamente negligenciadas. Então, utilize esses meios para encontrar alunos de italiano.

Não se esqueça de colocar hashtags como: #qualidade #aulasdeitaliano #parlareitaliano no Facebook, Instagram ou Twitter, o que pode atingir ainda mais pessoas!

Aulas noturnas, intensivas ou de férias: pesquise em seu bairro

Voltemos à solução porta-a-porta, se desejar. Se a internet permite que você atinja o maior número possível de pessoas, conhecer seus vizinhos torna possível falar diretamente com futuros aprendizes de língua italiana.

Encontrando diretamente essas pessoas, você pode conversar e expor suas qualificações como professor de línguas para eles. Você pode dizer, por exemplo, como aprendeu o italiano, se morou na Itália, se o italiano é uma língua estrangeira ou uma língua materna.

Você pode dizer também qual é o seu público e suas especialidades: aulas para adultos, formação profissional, curso intensivo, aulas noturnas, para estudantes (preparação para um intercâmbio na Itália, especialização, mestrado ou doutorado em uma universidade italiana) e até cursos para crianças.

Com tanta versatilidade, é óbvio que muitas pessoas ficarão interessadas em suas aulas. Começando com pessoas muito perto de você: aqueles que moram no seu bairro e sua vizinhança. Eles formarão o terceiro círculo em torno de você após seus familiares e as redes sociais.

A partir daí, a situação é simples: você imprime um folheto com seus serviços, descrevendo-os perfeitamente e você vai aos comércios mais frequentados de seu bairro: padaria, farmácia, correios, mercearia, supermercado, etc.

A outra opção, obviamente, é tentar porta-a-porta, apresentando-se como professor de italiano em domicílio capaz de ajudar um estudante a avançar em italiano.

Publique um bom anúncio online para ser um professor requisitado Onde encontrar alunos para cursos de idiomas?

Dessa forma, você poderá responder diretamente às questões das pessoas interessadas:

Aulas de italiano: usando as lojas de sua cidade

O quarto círculo para difundir seus serviços  ao seu redor e não menos importante: as lojas de sua cidade ou de seu vilarejo. E por que não as dos municípios vizinhos, é claro?

Você provavelmente já viu indo à padaria esses anúncios classificados depositados por professores particulares ou estudantes que procuram uma renda para pagar seus estudos.

Eles geralmente são gravados em um local específico, na entrada ou no caixa, para que todos os clientes possam ver os vários serviços oferecidos pela comunidade: babá, ajuda para a lição de casa, reforço escolar, aulas de línguas…

Use esses lugares!

As padarias não são, obviamente, as únicos comércios onde você pode colocar um anúncio para uma aula de italiano. Farmácias, açougues, mercearias, livrarias, bancas de jornais e supermercados.

Ou lugares onde todas as pessoas em seu bairro ou sua cidade visitam pelo menos uma vez por semana.

Distribua folhetos para apresentar-se como professor de italiano

Já mencionamos a ajuda dos folhetos. Esses “flyers”, como eles dizem hoje, é capaz de apresentá-lo de forma muito rápida e atrativa.

É importante que você coloque informações sobre sua formação (quais fazer para se tornar um professor de italiano?), experiência e o método de suas aulas particulares de italiano (como lecionar?).

Isso significa uma apresentação rápida do professor: italiano, brasileiro bilíngue italiano, professor certificado e graduado de língua italiana, estudante italiano com excelentes aptidões, brasileiros que viveram em imersão na Itália…

Em seguida, apresente seu método e, acima de tudo, o tipo de aluno que você procura: crianças, alunos do colégio, ensino médio, ensino superior, adultos que desejam aprender fluentemente o italiano…

O resto dependerá da sua motivação, obviamente: apenas distribua-os em seu bairro e vizinhança ou por que não ir mais longe?

Por que não tentar pendurar nos para-brisas dos carros de sua cidade? Em frente às escolas?

Respeitando isso, bem como todas as etapas explicadas acima, você certamente terá suas primeiras chamadas e compromissos para ensinar o idioma de Dante Alighieri.

Cursos de italiano: inscreva-se em uma plataforma de professores

O último grupo de estudantes em potencial é, você já pode imaginar, na internet, obviamente. Todos os dias os alunos tentam aprender francês, inglês, alemão, chinês, espanhol…

O mesmo vale para o italiano. Todos os dias, eles vão ao Google para buscar métodos milagrosos: “Aprenda a língua italiana”, “Lições gratuitas de italiano”, “Italiano grátis”, “Aprender italiano de graça”, “curso de italiano online“ou “Aprender italiano online”…

Quanto custa uma aula de italiano? Família e amigos íntimos, muitas vezes, oferecem as melhores propagandas!

Mas a língua de Dante e Roberto Benigni não pode ser aprendida com simples exercícios italianos online. Pode ser aprendida fazendo cursos de italiano na Itália, à princípio.

Mas para aqueles que não podem pagar uma estadia no país e que não apreciam métodos gratuitos, a solução ainda é encontrar um professor particular como você!

Daí a importância de se registrar em um determinado site do curso, como o Superprof, que tem a chance de atrair dezenas de milhares de estudantes a cada ano!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar