Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Língua inglesa: como decorar os verbos irregulares?

De Fernanda, publicado dia 19/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Os verbos irregulares em inglês

Quando você conversa com um jovem estudante de inglês, a questão dos verbos irregulares está sempre presente: essas exceções gramaticais algumas vezes podem ser um problema para os iniciantes.

Cursos intensivos, exercícios interativos ou aulas particulares de inglês são algumas das formas mais eficazes para superar a falta de habilidades linguísticas, mas também grande parte das dificuldades, especialmente em conjugação do inglês.

Mas os verbos irregulares também podem ser aprendidos de maneira autodidata se o aluno tiver motivação e perseverança.

O Superprof traz todas as dicas para você se tornar um “ás” de verbos irregulares em inglês!

Qual é o uso do passado de um verbo irregular?

Para saber como conjugar o inglês e participar de uma aula de qualidade, é preciso entender a utilidade real dos verbos irregulares e do passado!

Como usar o passado simples em inglês? Com um pouco de prática, você se familiarizará facilmente com o pretérito em inglês!

Também chamado de past simple, o verbo no passado é um dos  tempos mais utilizado na vida diária dos anglófonos, daí a importância de conhecer as regras na ponta da língua. Como o próprio nome sugere, o past simple é o passado que descreve uma ação que ocorreu anteriormente e que já se encerrou.

Para conjugar os verbos regulares, a regra é simples: basta adicionar o sufixo ED no final do infinitivo. Por exemplo, o verbo “walk” conjugado na primeira pessoa do singular do pretérito, dizemos “I walked”.

Mas atenção: aqui, a regra do “s” na terceira pessoa do singular, usado no presente, não se aplica. Não importa o pronome pessoal, sempre encontraremos essa construção terminando em ED.

Mas a regra básica não é suficiente para conseguir uma boa pontuação no teste de Inglês de TOEIC ou TOEFL, uma vez que os verbos irregulares possuem muitas excepções a este princípio. Aqui, não tem segredo: você precisa aprender de cor o pretérito de todos os verbos ingleses irregulares.

Para um iniciante em inglês, os verbos mais importantes são, naturalmente, os auxiliares:

  • BE (ser): I was, you were, he was, we were, you were, they were,
  • Do (fazer): I did, you did, he did, we did, you did they did,
  • HAVE (tem): I had, you had, they had, we had, you had, they had.

Há também uma forma negativa para esses verbos, particularmente usada na expressão oral. Os falantes de inglês vão dizer: I wasn’t, you weren’t / I didn’t / I hadn’t.

Última observação: O auxiliar BE é a única forma que muda de acordo com o pronome pessoal (entre “was” e “were”). A grande maioria dos outros verbos irregulares são sempre conjugados da mesma forma em função do pronome singular ou plural, embora o uso de ED possa às vezes ser possível.

Para ajudá-lo a ver mais claramente, por que não aprender inglês online?

Qual é o uso do particípio passado de um verbo irregular?

Você acha que conhecer o simple present, o past continuos, o condicional ou simple future é suficiente para construir uma frase na língua de Shakespeare? Pois bem, está enganado: além do passado, o particípio passado é um pilar nos verbos ingleses!

Onde aprender inglês? Como construir uma frase em inglês no present perfect? No presente perfeito, você diria “you have thought outside of the box “!

O particípio passado de um verbo em inglês é usado no tempo present perfect, um tempo certamente longe de ser frequentemente usado oralmente como o present continuous, mas, no entanto, necessário para compreender textos em inglês em geral. O present perfect é usado para falar sobre uma ação que tem ligação com o presente, como que uma constatação ou uma avaliação de um acontecimento.

A construção do presente perfeito é esta: auxiliar HAVE no presente + particípio passado.

O particípio passado de um verbo em inglês também pode ser construído sob a forma de ED, mas também em formas mais complexas quando se trata de verbos irregulares. Conhecer a lista de verbos irregulares também é obrigatória no caso do verbo no pretérito.

Os auxiliares são construídos da seguinte forma:

  • BE (ser) : I have been, you have been, he has been, we have been, you have been, they have been,
  • DO (fazer) : I have done, you have done, he has done, we have done, you have done, they have done,
  • HAVE (ter) : I have had, you have had, he has had, we have had, you have had, they have had.

Para o negativo deste tempo, a negação acontece no auxiliar HAVE e não no particípio passado: vamos dizer, por exemplo, “she hasn’t done”.

Para se familiarizar com os particípios passados dos verbos ingleses, os estudantes podem mergulhar no estudo de expressões idiomáticas, provérbios ingleses ou romances ingleses, onde o present perfect é muitas vezes condição para existir uma avaliação de uma ação.

Os próprios professores particulares também sempre dão dicas importantes sobre a conjugação de verbos ingleses.

Verbos irregulares fundamentais para aprender

Para os jovens estudantes da língua inglesa que querem manter uma boa conversação em inglês ou fazer um curso básico de inglês, a lista de verbos irregulares é uma dor de cabeça permanente.

Mas fique tranquilo: na maioria dos casos, é inútil lembrar de todos os verbos irregulares da língua de Shakespeare para obter um nível intermediário. Se você deseja se tornar bilíngue, por outro lado, seu aprendizado deve ser intenso, pois quem fala inglês fluente precisa saber dessas exceções na ponta da língua.

Elaboramos uma pequena lista de verbos irregulares mais usados em inglês, na seguinte ordem: Infinitivo / Passado / Particípio Passado/ Tradução.

  • Become / Became / Become / Se tornar,
  • Begin / Began / Begun / Começar,
  • Can / Could / Could / poder,
  • Come / Came / Come / Vir,
  • Eat / Ate / Eaten / Comer,
  • Feel / Felt / Felt / Sentir,
  • Go / Went / Gone / Ir,
  • Leave / Left / Left / Partir,
  • Put / Put / Put / Colocar,
  • See / Saw / Seen / Ver,
  • Say / Said / Said / Dizer,
  • Speak / Spoke / Spoken / Falar,
  • Take / Took / Taken / Pegar,
  • Tell / Told / Told / Contar,
  • Write / Wrote / Written / Escrever.

Ao aprender inglês, seja o vocabulário ou a gramática, você rapidamente vai perceber que as formas de particípio passado e passado geralmente são as mesmas, o que facilita suas revisões. Tenha cuidado, no entanto, para não confundir as duas formas com o risco de construir frases gramaticalmente incorretas.

Se você estudar com persistência os verbos irregulares, as preposições e o vocabulário de inglês avançado, você se tornará poliglota em alguns anos!

Mas até lá, o que você precisa fazer é se dedicar e ser persistente!

Como aprender verbos irregulares em inglês?

Memorizar uma lista de verbos irregulares não é suficiente para saber falar ou escrever em inglês corretamente. Você terá que completar seus estudos autodidatas com aulas de inglês!

Como aprender inglês? Como memorizar as exceções da conjugação em inglês? Não fique sozinho nos estudos: contrate um professor em particular para aprender seus verbos irregulares ainda mais rápido!

A maioria dos brasileiros aprende os verbos irregulares na escola no ensino fundamental. No entanto, poucos os retêm a longo prazo: a prática regular é, portanto, necessária para manter seu nível de inglês.

Muitos alunos são aconselhados a frequentar aulas particulares de inglês, pois essas aulas em casa são ideais para treinar a pronúncia, os diferentes sotaques e a fonética, tudo isso com um especialista da língua de Shakespeare.

No Superprof, mais de 10.000 professores de inglês oferecem seus serviços por um preço médio de cerca de 50 por hora de curso!

Os verbos irregulares podem sim ser conteúdo de aulas para iniciantes e você vai encontrar facilmente um professor de inglês com valores acessíveis para este aprendizado em particular. O professor de inglês fará com que você pratique o idioma em situações reais e que você retenha os verbos irregulares de maneira natural, em diferentes contextos.

O aluno pode aprender verbos irregulares a curto prazo, bem como continuar aprendendo inglês a longo prazo, e depois experimentar outros exercícios de gramática, compreensão ou expressão oral em inglês.

Por que não conferir hoje os perfis dos muitos professores de inglês perto de você no Superprof?

Exercícios de verbos irregulares on-line

Para aprender os seus verbos irregulares, você não precisa pagar um intercâmbio nos países de língua inglesa: sem sequer sair de casa, o aluno pode facilmente revisar o seu inglês!

Onde aprender inglês? Como aprender tempos ingleses gratuitamente on-line? E se você concluir suas aulas de inglês com exercícios divertidos para aprender verbos irregulares?

Sites especializados no ensino de inglês, como o Open English ou o EngVid, oferecem aulas gratuitas de inglês para iniciantes e intermediários. Você encontrará não apenas listas exaustivas de verbos irregulares, mas também cursos de inglês on-line para explicar as regras do tempo em inglês.

Há também aplicativos gratuitos para revisar seus verbos em inglês:

Babbel,
Mosalingua,
WordBit,
Ingles Divino,
Duolingo,
Happy Cat,
Gamelang,
Generation 5,
Capico.

Os aplicativos de inglês no smartphone ou tablet destinam-se principalmente aos alunos mais jovens.

Para adolescentes e adultos à procura de conhecimento linguísticos, os exercícios de conjugação on-line são uma ótima maneira de espaçar sessões de aulas particulares e desenvolver a autonomia do estudo. Ao mesclar aulas particulares e aulas on-line, você só vai precisar de algumas semanas de revisões para lembrar todos os verbos irregulares na língua de Shakespeare.

Pois bem, está convencido a entrar nessa aventura de aprender inglês começando com os famosos verbos irregulares?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar