Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Literatura, cinema, tattoo, tudo sobre o Japão!

De Carolina, publicado dia 27/08/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Descubra o mundo nipônico!

Muitas pessoas gostam dos pratos tradicionais japoneses. A culinária japonesa estaria entre as 5 cozinhas favoritas no mundo inteiro.

Arroz japonês, tofu, peixe cru, óleo de gergelim, saquê, álcool de arroz, feijão vermelho, sementes de gergelim, sashimi, descubra todos os produtos japoneses das melhores receitas do país do sol nascente.

Uma ótima maneira de descobrir a cultura japonesa e encontrar inspiração para preparar seus futuros pratos.

Para quem quiser se aprofundar mais ainda, a literatura japonesa pode ser excelente! Raramente, ela é honrada no início da temporada literária. Quando pensamos em literatura estrangeira, é verdade que raramente pensamos em romances da terra do sol nascente.A literatura russa é frequentemente vista como a literatura estrangeira por excelência a ser descoberta com Tolstoi, Dostoiévski ou Franz Kafka. Já na literatura francesa, temos escritores como Zola, Maupassant ou Flaubert.

O Japão é mais conhecido em japonês por seu poema japonês, o famoso haiku (poema curto) ou mangá, bastante ligado à literatura juvenil. Nós a conhecemos ainda mais através do estúdio Ghibli e seus filmes de animação,  suas artes marciais que pelos seus romancistas!

Conheça mais sobre os hábitos japoneses Quantas coisas legais para se conhecer sobre o Japão!

No entanto, o Japão tem algumas pepitas. Além disso, a tradução do português para o japonês é bastante complexa. Resultado: você tem certeza de que os livros japoneses apresentados em sua livraria são romances excepcionais.

Para aqueles que desejam aprender japonês, também é uma ótima maneira de ter uma ideia da cultura japonesa e melhor entendê-la para poder morar no Japão. E quando você é um brasileiro no Japão, é melhor conhecer alguns elementos da cultura e não apenas ter visto ou lido As Memórias de Uma Gueixa!

As obras primas da literatura japonesa

Não se preocupe, você não precisa saber hiragana e katakana nas aulas de japonês online para mergulhar em um romance e fugir para a terra das flores de cerejeira. Deixe de lado o seu dicionário japonês-português, as traduções são muito boas.

Se você é um fã de história sentimental, poesia lírica, surrealismo ou histórias de samurais, os romances japoneses têm o que você precisa! Peça conselhos ao seu bibliotecário sobre como escolher o romance Musashi ou outro que você possa gostar.

14 Contos de Kenzaburo Oe

Autor: Kenzaburo Oe

Seleção e Tradução: Leiko Gotoda

Gênero: contos

Editora: Companhia das Letras

Publicação: 2011

Do mesmo autor: Jovens de um novo tempo, despertai!

Vamos começar com um autor que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 1994, Kenzaburo Oe.

No livro 14 Contos de Kenzaburo Oe, há um especial que vamos comentar aqui, o Seventeen. O enredo ocorre em 1960 em um Japão enfrentando um forte ressurgimento do ultranacionalismo. O país ainda está ferido pela sua derrota durante a Segunda Guerra Mundial. É nesse contexto histórico que evolui o personagem principal do romance que é nomeado pelo pseudônimo Seventeen.

Kafka à Beira do Mar de Haruki Murakami

Autor: Haruki Murakami

Gênero: Romance, Ficção

Publicação: 2002

Editora: Alfaguara / Objetiva

Pelo mesmo autor: O Conto da Aia, Norwegian Wood, Dance dance dance, O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, Sono.

Embora esse romance seja frequentemente criticado por seus personagens superficiais e pouca coerência, ninguém sai ileso. Porque Haruki Murakami tem a arte de contar uma história e as 600 páginas desse romance do rio não o deixarão ileso e pode até privá-lo do sono.

A crítica literária é bastante amarga: gostamos ou não gostamos do romance de Murakami, mas isso não deixa ninguém indiferente. O estilo incomoda, a estranheza é a palavra-chave.

Mar Inquieto de Yukio Mishima

Autor: Yukio Mishima

Gênero: conto filosófico

Publicação: 2002

Editora: Companhia das Letras

Pelo mesmo autor: O Pavilhão Dourado, Neve de Primavera, Confissões de uma Máscara

Se o autor é tradicionalmente controverso por seu nacionalismo, ele permanece um defensor da causa homossexual e cometerá suicídio em 1970 após um fracassado golpe de estado. Ele foi indicado três vezes para o Prêmio Nobel de Literatura, mas nunca conseguiu.

Mais uma história de um adolescente perdido diante do amor de sua mãe, viúva, por um marinheiro recém-chegado. Noboru, 13 anos, acredita nele como uma figura paterna, mas é rapidamente desiludido. Seu padrasto está longe de ser um bandido dos mares como ele esperava, mas simplesmente um homem honesto.

  • The Last Shogun de Shiba Ryotaro (em inglês)
  • A Midsummer’s Equation de Keigo Higashino (em inglês)

Os 12 melhores pratos nipônicos

Conheça os principais pratos da comida japonesa aqui:

Saiba cozinhar à moda japonesa A culinária japonesa tem um espaço especial no nosso coração

  • Macarrão ou noodle é a base da culinária japonesa

No Japão, impossível ignorar o macarrão. Esse ingrediente típico dos pratos japoneses é bem sucedido no Brasil! E não estamos falando de Nissin Miojo…

Os mais populares são “yakisoba”, traduzido como “macarrão frito”. De origem chinesa, esses macarrões foram rapidamente adotados pelos japoneses em sua culinária tradicional. É por isso que é tão fácil encontrar em qualquer loja!

  • Cozinha do Japão: o original shabu-shabu

Também é bem possível saborear carne. Embora as receitas de carne japonesas não sejam muito recorrentes, o shabu-shabu se tornou muito popular na cultura japonesa.

Inspirado na cozinha chinesa, esse prato japonês equivale ao fondue francês com uma única diferença: a carne do shabu-shabu é cozida em água e não em óleo (mais light!).

  • Gyozas, versão japonesa

Enquanto a cultura japonesa se espalha por todo o Brasil, a gastronomia japonesa está lentamente se tornando parte de nossos hábitos.

Vindo da cozinha chinesa, gyozas são raviolis contendo todos os tipos de ingredientes (legumes, carne…). Seu método de cozimento é muito especial porque é cozido no vapor e depois grelhado na panela.

  • Pratos japoneses: Eu amo sushi!

Esse prato é geralmente apreciado pela sua frescura e falta de gordura adicionada, tornando-se uma receita ideal para quem presta atenção em sua alimentação.

Mas como esses famosos sushis são feitos?

Sushi é um pedaço de arroz enrolado em forma oval misturado com wasabi e coberto com uma fatia fina de peixe cru. Pode ser atum, enguia, salmão…

  • Os makis japoneses essenciais
  • Tempurá: maneira crocante de saborear o Japão
  • Os edamames para o tira-gosto
  • Pratos do Japão: Yakitori, o pássaro grelhado
  • O famoso lámen ou ramen japonês
  • O unagi, simples e muito bom
  • Okonomiyaki, o crepe japonês
  • Culinária japonesa: Takoyaki, para os apressados

Saiba os mistérios da tatuagem japonesa

Você pode ter ouvido falar de tatuagem japonesa durante uma estadia no Japão ou porque você é um fã de tatuagem.

Não deixe de visitar o país nipônico As paisagens são tão diversas quanto as tradições japonesas

Uma arte bastante incomum que está se tornando cada vez mais popular em seu país. Mas também, e especialmente, no mundo e pelas pessoas que fazem cursos de japonês online.

Mas o que é uma tatuagem japonesa?

Pode doer, mas você deve ter certeza de que é isso que quer fazer

A tatuagem tradicional japonesa é chamada “irezumi”. Consiste em cobrir parte ou o todo do corpo por formas e traços, cada um tendo um significado, que pode ser aprendido durante as aulas de japonês. Elas também podem ser feitas no pescoço, braço, peito…

A tatuagem japonesa tem uma ótima história que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem.

Que lugar escolher para fazer uma tatuagem japonesa? Mas sabia que a tatuagem não é  bem aceita na cultura japonesa?

A tatuagem tradicional japonesa foi usada pelos primeiros habitantes do Japão: os ainus.

Esses pescadores, artesãos e caçadores se tatuavam para se proteger dos maus espíritos, mas também por razões estéticas e sociais.

De fato, cada símbolo ou forma tinha um significado social.

As mulheres, por exemplo, tatuavam a ponta da boca nas bochechas para mostrar que eram casadas.

Do lado dos homens, eles se tatuaram de acordo com sua participação em um clã.

Os primeiros testemunhos sobre as tatuagens dos ainus vêm dos chineses. No entanto, as descrições e comentários não são muito positivos. Por isso, a má reputação desta arte japonesa.

Uma má reputação reforçada pela chegada do budismo no Japão.

As tatuagens são, então, assimiladas a conotações negativas. A tatuagem é pensada como uma punição de um criminoso, por exemplo.

Ainda hoje a tatuagem não é realmente aceita no Japão. Os habitantes tatuados escondem seus desenhos.

Essas tatuagens eram tradicionalmente feitas pelos yakuzas (organizações criminosas japonesas) e pelas classes populares. Mais uma razão pela qual elas não são aceitas pela sociedade japonesa.

As tatuagens modernas também são muito mal vistas pelos japoneses.

Se você for ao Japão, descobrirá que alguns locais públicos recusam a entrada de pessoas com tatuagens. Um choque de culturas.

As melhores animações japonesas

O mestre do filme de animação japonês, Hayao Miyazaki, tem conquistado muitos admiradores com sua poesia e sua visão do mundo. Então, por que não aproveitar uma viagem ao Japão ou uma noite de cinema com amigos para descobrir ou redescobrir as maiores obras do cinema asiático?

Conheça as sutilezas da cultura japonesa O Japão é um país cheio de belezas

As animações japonesas são tão famosas no mundo como seus mangás. Aliás, muitas delas contam a história das revistinhas tradicionais em quadrinhos japonesas. Por isso, para os amantes de mangá e da cultura japonesa, vale muito a pena assistir aos filmes de animação.

  • O Castelo no Céu (1986)
  • Meu Vizinho Totoro (1988)
  • Túmulo dos Vaga-Lumes (1988)
  • Akira (1988)
  • Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
  • Ghost in The Shell (1995)
  • Princesa Mononoke (1999)
  • Perfect Blue (1997)
  • A Viagem de Chihiro (2001)
  • Paprika (2006)
  • Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
  • Crianças Lobo (2012)
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar