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Como aliar alimentação e treinamento esportivo?

De Glicia, publicado dia 16/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Conselhos nutricionais para quem pratica esportes

De uns anos pra cá tem crescido o número de pessoas que praticam algum tipo de atividade física e como sabemos, não adianta só executar bem o exercício, uma boa alimentação também é essencial para obter os resultados esperados.

Quando você opta por um acompanhamento com um coach esportivo, ele pode trazer uma grande contribuição para sua alimentação também, pois ele possui alguns conhecimentos nutricionais e poderá te dar alguns conselhos. No entanto, o profissional de educação física é habilitado a montar treinos e orientar o aluno quanto aos aos exercícios mais indicados à  morfologia e aos objetivos deste. Ele não pode receitar dietas, nem regimes.

É aí que entra o trabalho do nutricionista. Para começar, é importante esclarecer que um nutricionista é o profissional que tem conhecimentos e habilidades sobre a composição nutricional dos alimentos e pode efetuar uma avaliação do estado nutricional do paciente. Ele está capacitado a desenvolver e organizar planos alimentares e dietas, tanto para melhorar a saúde como em casos de pacientes em tratamentos por alguma doença.

Além disso, um nutricionista também pode desenvolver cardápios para empresas ou escolas,  e criar eventos ou ações  para a promoção da saúde através da alimentação.

Se o que você deseja é uma dieta para perder ou ganhar peso, um nutricionista geral poder ser um grande aliado. Porém, se o que você busca é uma orientação para obter um melhor rendimento esportivo, é bem provável que um profissional de nutrição geral possa deixar um pouco a desejar, visto que, desenvolver um plano de alimentação para esportistas implica em conhecer tanto a fisiologia, como a bioquímica do exercício, treinamento esportivo e as questões nutricionais de cada atividade.

Neste artigo abordaremos como um acompanhamento individualizado pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos e como as mudanças de hábitos podem ter um impacto positivo na sua saúde de forma geral.

Leia mais sobre o impacto positivo do esporte na saúde e bem-estar!

O que é um nutricionista esportivo?

Nutricionistas são profissionais que avaliam os hábitos nutricionais do paciente, seu estilo de vida e suas necessidades calóricas diárias. Partindo desse diagnóstico ele apresentará ao paciente uma dieta para as necessidades do seu corpo.

consulte um nutricionista antes de começar um regime Apenas o nutricionista está habilitado a receitar regimes e dietas.

Já o nutricionista esportivo atua e auxilia nas seguintes áreas:

Atividade física

Toda e qualquer atividade que faça seu corpo se movimentar pode ser considerada uma atividade física, que você a pratique buscando um determinado resultado ou não.

O nutricionista esportivo, nesse caso, supervisiona a alimentação e avalia se a atividade te ajuda a diminuir seu peso e a quantidade de gordura corporal. Não é todo curso de nutrição que se aprofunda na parte especifica da nutrição esportiva, por isso, esse tipo de atuação é feita por profissionais especializados.

Exercícios para um objetivo específico

Quando a atividade física é praticada com um objetivo preciso, como perda de peso, ganho de massa muscular, aumento do desempenho esportivo, entre outros, o nutricionista esportivo intervém de forma a conciliar a alimentação do paciente com os objetivos estipulados pelo programa esportivo.

Ele supervisionará sua alimentação e avaliará se o exercício cumpre as metas estabelecidas. Por exemplo, quase sempre é possível manter o rendimento físico com o ajuste de carboidratos e proteínas, mas há casos em que o uso de suplementos é recomendado. O nutricionista esportivo possui todos os conhecimentos necessários para indicar o suplemento mais adequado ao seu paciente.

O nutricionista esportivo trabalha quase sempre em conjunto com o treinador físico responsável pelo programa esportivo. Em caso de atletas de ponta, ele também pode vir a colaborar com outros profissionais indispensáveis ao bom rendimento e performance do atleta, como fisioterapeutas, médicos e psicólogos.

O papel desse profissional é  supervisionar que a massa muscular aumente  não se perca. Ele cuida igualmente para que o paciente não tenha déficits em nutrientes, evitando assim uma anemia ou desajustes no metabolismo. Você não precisa necessariamente recorrer a esse tipo de profissional se seu objetivo é apenas manter a boa forma e se exercitar para ter uma vida mais saudável. Um nutricionista geral poderá receitar uma reeducação alimentar e você verá uma melhora considerável.

Entretanto, se você realmente deseja aumentar seu desempenho e suas perfomances, ou mesmo transformar totalmente seu corpo, com certeza o nutricionista esportivo será o mais indicado.

Determinação é a chave do sucesso

Agora que você já sabe quais profissionais poderão auxiliá-lo para que você encontre um modo de vida saudável através da alimentação e do esporte, você vai precisar de muita disciplina e determinação para não desviar do caminho do sucesso.

Se o seu objetivo é perder peso, o nutricionista enfatizará, em particular, a importância de alimentos com baixo valor nutricional. Ele ajudará você a escolhê-los e o ensinará a entender melhor a tabela nutricional dos produtos que você está acostumado a consumir. Essa é uma das maiores vantagens de ter um nutricionista acompanhando-o.

não desistir e ser persistente Com persistência e disciplina você consegue alcançar qualquer objetivo.

A parte mais difícil é, sem sombra de dúvidas, resistir aos alimentos “proibidos” que você estava habituado a comer sem moderação, como doces, farináceos, produtos industrializados, refrigerantes, etc. O mais importante é não perder o foco e se manter motivado. Quando você perder o primeiro quilo, você descobrirá que seus esforços valem a pena! Isso vai te dar uma injeção de ânimo para continuar.

Alguns regimes permitem que a pessoa tenha direito a um cheat day, ou dia do lixo. O cheat day nada mais é que um redirecionamento estratégico da dieta. Se trata de um dia da semana que você escolherá para fazer refeições livres, ou seja, comer o que você mais gosta e está com vontade naquele momento. Alguns nutricionistas preconizam que o dia do lixo é de extrema importância para o sucesso do regime.

Quando você faz dieta você diminui significativamente o número de calorias ingeridas ao longo de algumas semanas. A ingestão calórica está diretamente ligada com a secreção de um hormônio chamado leptina, responsável pela sensação de saciedade e pelo controle da glândula tireóide.  Quando sua ingestão calórica diminui, a produção de leptina também, o que pode desregular a produção de certos hormônios pela tireóide.

Quando isso ocorre seu metabolismo fica mais lento e, consequentemente, você já não perde mais tanto peso como no início da dieta. Daí a importância do dia do lixo. Para evitar a estagnação no seu emagrecimento, e necessário assegurar um aumento nos níveis de leptina frequentemente. O dia do lixo quando feito de forma pensada e com a ajuda do nutricionista permite que os níveis de leptina subam e que seu metabolismo volte a funcionar corretamente.

Mesmo com a alta ingestão calórica, o impacto hormonal do dia do lixo contrabalanceia o que você come, de tal modo que os benefícios no emagrecimento são muito bons. Outro impacto positivo de incluir o dia do lixo na dieta é o fato de que fica mais fácil seguir o regime à risca nos outros dias, pois você sabe que terá uma “recompensa” por isso.

Mas, tenha em mente que essa orgia alimentar faz parte de uma estratégia nutricional, e que durante os outros dias da semana você comerá os alimentos preconizados pelo seu nutricionista, sem sair da linha.

Como a reeducação alimentar pode ajudá-lo a perder peso?

A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é, sem dúvidas, fazer uma reeducação alimentar para poder comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a regimes extremos ou mesmo a remédios e cirurgias, alcançando assim resultados duradouros.

A reeducação alimentar é a melhor receita para emagrecer com saúde e consiste simplesmente em comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e comidas industrializadas, por exemplo.

hambúrgueres e frituras não fazem parte de uma alimentação saudável Esqueça os fast foods! Além de serem prejudiciais à saúde, eles impedem que você alcance seus objetivos de emagrecimento.

Os passos para iniciar uma reeducação alimentar com a supervisão do nutricionista – obviamente – são:

Beber muita água

A hidratação é muito importante! A água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, mas se você tem dificuldade em beber muita água, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles durante o dia.

Outra opção para ingerir mais líquidos é tomar chás sem açúcar. Esqueça os sucos industrializado, refrigerante ou mesmo sucos naturais com açúcar porque, além de não promoverem hidratação para seu organismo, eles aumentam a ingestão calórica.

Comer de 3 em 3 horas

Comer a cada 3 horas é o ideal porque assim o nível de glicose no sangue permanece estável e você sente menos fome. Dessa forma você consegue se concentrar melhor na escola ou no trabalho.

Para conseguir comer a cada 3 horas deve-se consumir uma quantidade menor de alimentos em cada refeição. Sua alimentação diária deve ser composta por café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Se você acha que não consegue fazer os lanches, experimente comer menos no café da manhã e no almoço.

Reeducar o paladar

Para escolher melhor seus alimentos você deve reeducar seu paladar. As saladas, sopas e legumes cozidos vão passar a ter mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados, cheios de aromatizantes, conservantes, açucares e realçadores de sabor.

Experimente o mesmo alimento diversas vezes antes de dizer que não gosta, em especial alimentos que você sabe que são importantes para sua saúde. A forma de preparar os alimentos pode mudar completamente o sabor. Por exemplo, cozinhar os legumes com uma folhinha de louro e adicionar um dente de alho esmagado às sopas pode conferir um sabor mais agradável ao paladar, facilitando assim a adaptação.

Experimente receitas novas e opte sempre pelos alimentos integrais e ricos em fibras, porque ajudam a diminuir a fome e regulam o intestino. Corte fast foods e as frituras e coma pelo menos 2 frutas por dia, elas são ótimas como sobremesa.

Para que essas mudanças sejam implementadas no dia-a-dia é necessário ir com calma. Faça uma mudança gradativa, como por exemplo cortar um alimento nocivo por semana. Dessa forma você reeducará seu organismo gradativamente, até que as mudanças  se tornem um hábito que será adotado para sempre.

Veja nosso artigo e entenda como perder peso com a ajuda de um coach.

A importância do sono

Tudo no nosso organismo funciona de forma perfeitamente calculada por essa incrível máquina que é nosso corpo. Existe um equilíbrio global que permite que você esteja vivo e com saúde. O sono é um dos aspectos mais importante para quem deseja ter uma boa higiene de vida. Dormir bem ajuda a regular o corpo e promove a perda de gordura.

dormir o suficiente é primordial para manter a saúde em dia Não negligencie seu sono, ele é essencial para o bom funcionamento do seu corpo!

Quando você faz atividade física você se sente cansado, seu corpo pede mais repouso que o habitual. É importante escutar seu corpo e não ir para a cama muito tarde. Para ter uma boa noite de sono, é essencial deitar-se no momento em que você está mais propício ao adormecimento, pois assim o seu ciclo do sono será mais linear e você dormirá o suficiente.

Enquanto você dorme, sua mente entra em repouso, mas a atividade cerebral não para. Seu seu organismo continua trabalhando, queimando calorias, construindo músculos, reorganizando e processando informações, etc.

Você sabia que é possível combater a insônia através do esporte?

Ter um estilo de vida saudável significa estabelecer algumas regras e criar uma rotina: acordar sempre no mesmo horário, fazer suas refeições corretamente e a intervalos regulares, se exercitar pelo menos 30 minutos todos os dia, beber muita água e dormir cedo. Quando você adota um ritmo constante para sua rotina, você percebe os efeitos positivos na sua saúde e bem-estar.

Esse conjunto de mudanças, associados aos conselhos de um personal trainer e de um nutricionista permitirão que você alcance seus objetivos, sejam eles quais forem: emagrecimento, melhora do desempenho físico, ganho de massa muscular, mudança de estilo de vida, etc.

Ficou interessado? Então leia nosso artigo e descubra como o coach pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida através do esporte.

 

 

 

 

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