Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para chegar preparado ao curso de língua francesa

De Camila, publicado dia 18/09/2017 Blog > Idiomas > Francês > Estratégias para aproveitar ao máximo das lições do idioma da França

Você decidiu fazer aulas particulares de francês?

Que boa notícia!

Aprender o idioma da França pode lhe ser útil de várias maneiras. Seja para a vida universitária, profissional ou simplesmente pela paixão à cultura francofônica, descobrir ou redescobrir a língua francesa pode te abrir várias portas.

Além do mais, você terá todas a ferramentas para fazer bom uso das suas habilidades linguísticas da próxima vez que viajar para um país francofônico. E não vá achando que só a França e o Canadá falam o idioma não: o francês é a língua oficial de 33 países! Sem contar com as mais de 200 milhões de pessoas que a falam ao redor do mundo.

Se você está ansioso para colocar a mão na massa, então não fique aí parado esperando o dia da sua aula chegar. Existem várias maneiras de estudar e praticar francês fora do tempo que passa com seu professor.

Saiba como chegar preparado nas suas aulas de francês. Te guiamos na preparação para as aulas de francês!

Para aqueles que desejam praticar nas horas vagas e aprimorar ainda mais suas capacidades no idioma entre uma aula e outra, preparamos um guia com algumas sugestões. Ao segui-lo, você, além de aprender muito mais rápido, ainda chegará afiado na sua próxima lição de francês!

Preparar lista de vocabulário

Você acabou de começar a fazer aulas do idioma da França, entende “bonjour” e “merci“, mas nunca sabe como responder uma pergunta básica? Então está na hora de trabalhar na construção do seu vocabulário.

Para chegar nas próximas aulas mais confiante e seguro de si, que tal preparar uma lista com um vocabulário de base?

Aprender frases curtas e muito utilizadas no dia-a-dia pode ser um ótimo começo. Saber falar “Oi, tudo bom?”, “Tchau e tenha um bom dia” e “muito obrigado” já ajuda muito. Desta maneira você gastará seu tempo em aula fixando o vocabulário ao invés de aprender-lo pela primeira vez.

Como sempre, Superprof deseja te ajudar a facilitar o aprendizado. Com este intuito, preparamos uma ótima lista que pode ser muito útil para este comecinho bem básico.

Aprender vocabulário de base

Bonjour : Bom dia e boa tarde
Bonsoir (quando chega) / Bonne nuit (antes de dormir) : Boa noite
Salut / Bonjour : Oi
Au revoir : Tchau
Oui : Sim
Non : Não
S’il vous plaît : Por favor
Merci : Obrigado
De rien : De nada
Pardon : Desculpa
Je ne parle pas portugais : Eu não falo português
Parlez plus doucement s’il vous plaît : Fale mais devagar por favor
Vous pouvez répéter s’il vous plaît? : Você pode repetir por favor?
Quel est votre prénom? : Qual é o seu nome?
Mon nom est … : Meu nome é …
Comment allez-vous : Como vai você?
Très bien : Muito bem
D’où venez-vous : Você vem de onde?
Je viens de Lille : Eu venho de Lille

Você também pode sempre recorrer ao professor que você elegeu para chamar de seu e pedir alguns conselhos.

Enriquecer o vocabulário

Uma boa seleção de vocabulário francês te dará uma base sólida para se preparar para suas aulas.

Superprof

Para enriquecer ainda mais seu “banco de dados” de conhecimento na língua francesa, sugerimos que você dê uma pesquisada nas nossas matérias. Já publicamos várias delas sobre o aprendizado do idioma de Zinedine Zidane e temos certeza que elas contribuirão para o seu desenvolvimento.

Zidane é francofônico nativo. O francês é a língua de Zinedine Zidane.

Larousse

Se você quiser dar uma variada, dê uma espiada no site da Larousse.fr. Nele você tem acesso a uma lista de vocabulário muito bem concebida. Ela conta com:

  • 135 mil definições;
  • 92 mil sinônimos;
  • 29 mil antônimos;
  • 34 mil expressões;
  • 15 mil homônimos.

A cereja do bolo do site da Larousse.fr é que você ainda pode escutar como as palavras são pronunciadas. Para tal, basta um clique no botão de áudio localizado ao lado da palavra ou expressão para que ela seja falada. Chega de dúvidas na hora de se expressar oralmente!

Wikiversity

No wikiversity.org é outro site que possui um conteúdo de vocabulário muito bom. Ele é classificado em diferentes capítulos que te ensinam a contar, a aprender o nome das cores, das profissões e dos alimentos.

Neste endereço na web você ainda pode aprender vocabulários relacionados a anatomia, animais, vegetais, jogos, tempo, família e muito mais.

Ler livros didáticos

Uma das melhores maneiras de se preparar para as aulas de francês é lendo – e relendo – livros didáticos. Você pode começar pelo que seu professor utiliza nas aulas.

Caso queira pontos de vista diferentes sobre a mesma matéria, ou simplesmente porque já esteja enjoado de estudar sempre através do mesmo material, peça indicações de outros livros ao seu tutor.

Como escolher um livro

Dar uma volta na seção de livros estrangeiros em uma boa livraria também pode resolver seu problema! No entanto, antes de comprar qualquer exemplar, verifique se seu conteúdo é adaptado para seu nível.

Durante a busca, dê prioridade às publicações que possuam as respostas para as atividades propostas. Tal componente te ajudará muito na hora da prática.

O livro didático te servirá não só para preparar para as futuras aulas, mas também para revisar a matéria que já foi dada. E se você resolver viajar, mesmo depois de muito tempo desde a aquisição do seu exemplar, ele sempre estará lá para eventuais consultas para refrescar sua memória!

“Francês para leigos”

Caso você já tenha se aventurado em alguma livraria e saiu de lá de mãos abanando por causa da dificuldade em escolher o melhor material, então te aconselhamos um título: “Francês para leigos“, da editora Alta Books. Vale a pena a pesquisa em diferentes lojas, pois o preço unitário pode variar entre 30,00 e 90,00 reais!

Francês para leigos” faz parte de uma série famosa destinada aos leigos em diversos assuntos. Na edição da língua francesa podemos encontrar mais de 5000 palavras de uso quotidiano traduzidas e acompanhadas de uma transcrição fonética. Esta última tem por objetivo o auxílio à boa pronúncia na hora da expressão oral.

Treinar a fala em língua francesa é muito importante. A expressão oral também pode ser preparada antes das aulas de francês.

Francês para leigos” possui ainda um caderno com exercícios desenvolvidos para colocar seus conhecimentos à prova. Alguns exemplares contam com um CD de áudio para te ajudar na compreensão oral.

Treinar matéria através de aplicativos

Existem pessoas que não gostam muito de ler livros, principalmente os didáticos. Se você é uma delas, não se preocupe porque temos uma outra carta na manga: aplicativos para tablets e smartphones.

Várias opções dedicadas ao ensino e à prática de língua estrangeiras estão disponíveis nas lojas de apps. Através destes programas, você tem a oportunidade de exercitar seus conhecimentos, assim como aprimorá-los de forma lúdica. Nada melhor do que aprender e se divertir ao mesmo tempo!

Duolingo

Uma boa escolha para se lançar neste mundo tecnológico do aprendizado é o aplicativo Duolingo. Além de ser inteiramente gratuito, ele ainda é referência nesta categoria. Nele você pode começar com o básico da língua francesa e continuar utilizando-o até alcançar níveis elevados do domínio do idioma.

A interface apresentada é super agradável de ser manipulada, pois cada lição se torna uma diversão: o programa tem uma estrutura de videogame na qual você ganha vidas e passa de fase a cada bloco de respostas corretas.

O princípio do “jogo” é simples: basta selecionar a resposta certa para as perguntas que são apresentadas. Por exemplo, a palavra “homem” é dada e você precisa escolher entre três opções de imagens qual delas define melhor o que está escrito.

Para você que ainda não sabe o que esperar das tarifas de professores particulares, esta é uma opção de auxílio “0800” muito boa

Le Conjugueur

Le Conjugueur” é outro aplicativo que vale a pena ser baixado. Ele permite o treino das conjugações em francês, o que ajuda muito na preparação para as aulas.

Este app apresenta regras de gramática, conjugação e concordância. Muito prático, ele possibilita ainda a identificação de um verbo a partir de uma de suas formas conjugadas. Graças a esta ferramenta, você terá sempre em mãos bons exercícios para treinar e aprimorar suas habilidades gramaticais.

Melhorar a pronúncia assistindo vídeos

Assistir filmes e séries em francês, principalmente se este for o idioma original da produção, é uma excelente maneira de treinar o ouvido para a compreensão oral.

A atividade fica ainda mais completa e eficaz se você conseguir colocar legendas em Closed Caption. Desta maneira você escuta e lê exatamente o que é falado. Se seus ouvidos ainda não estiverem treinados o suficiente para entender o sotaque e as expressões francofônica, os textos na parte de baixo da tela te darão uma mãozinha.

Outra versão muito divertida desse mesmo exercício é a de colocar seu filme preferido para rodar com dublagem em francês. Como você já deve saber de cor e salteado todas as falas e detalhes da trama, não correrá o risco de perder o fio da meada. Sem falar na chance de ver os atores falando em um idioma que não é o deles!

Crianças e adolescentes que aprendem francês também gostam muito desta atividade!

Praticar a compreensão oral através de filmes é ótimo! Assistir séries e filmes em francês deixará seu ouvido afiado!

Praticar o idioma antes das aulas

A melhor maneira de evoluir na qualidade da expressão oral da língua francesa é falando francês. O supra sumo desse exercício é conseguir praticar com um nativo francofônico.

Mas como encontrá-lo na sua cidade?

A resposta é mais simples do que você imagina: através das redes sociais. Faça uma busca no Facebook. Temos certeza que você encontrará um gringo que esteja disposto a trocar sessões de conversas em português por bate-papos em francês.

Quem sabe esta não será também uma ótima oportunidade para se fazer novos amigos?

Consulte igualmente seu professor, pois ele pode conhecer nativos que estejam perto de você. Se ele fez um curso universitário de FLE, ele com certeza terá alguém para te indicar!

Saiba também como encontrar um bom curso de francês online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar