Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhorar os estudos da língua portuguesa na escola

De Carolina, publicado dia 06/07/2019 Blog > Apoio Escolar > Português > Como estudar português no fundamental?

Muitos alunos teriam dificuldades em matemática, compreensão escrita e ciência na escola.

O Brasil é frequentemente criticado por causa da má qualidade do ensino público e, infelizmente, isso é uma triste realidade. Os nossos pequenos têm um baixo nível de educação e as profundas disparidades sociais agravam as desigualdades educacionais.

No Ensino Fundamental, o sétimo ano é um ano crucial para o curso de português: depois do sexto ano, o estudo da língua portuguesa é desenvolvido e cada aluno é incentivado a melhorar seu domínio da língua.

Precisando de aula de portugues? Confira!

Aprenda a gramática e a ortografia Lápis na mão, folha e o objetivo é nota boa em língua portuguesa

Cada professor deve tentar impedir que as lacunas se acumulem.

Mas em um contexto onde os meios são poucos nas escolas (classes superlotadas, falta de professores, falta de material), como conseguir lutar contra o fracasso escolar no ensino brasileiro?

Como eliminar as dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa no ensino fundamental?

O objetivo da educação pública deveria ser colocar cada aluno no topo do seu sucesso escolar – no que nos diz respeito – adquirir uma sólida base de habilidades linguísticas em português.

Mas, embora seja a língua materna dos brasileiros, alguns alunos não conseguem acompanhar o ritmo e o horário impostos pela escola. E muitas escolas não têm a infraestrutura necessária para que dar ensino de qualidade para os alunos…

Você conhece o programa do português ensino fundamental completo?

Aprendizagem da língua portuguesa no sexto ano

Apesar do Ministério da Educação (Mec) querer reduzir as desigualdades escolares, um grande número de alunos em dificuldade é afogado na massa no primeiro ano letivo do Ensino Fundamental II, o sexto ano.

As aulas são muitas vezes sobrecarregadas. Mesmo bons professores não conseguem detectar a angústia de um estudante chamado de “mediano” que precisa de ajuda com a escolaridade.

Ao longo do Ensino Fundamental, as dificuldades educacionais em português só aumentam.
Alguns alunos nem sabem ler…

Para superar esse fenômeno, algumas escolas implementaram o apoio escolar. Porém, a maioria, principalmente as públicas, não têm esses recursos. Resta ao aluno fazer algumas aulas particulares após o horário escolar.

O que preparar para seus futuros cursos de português para o sexto ano?

Assim, esses alunos se beneficiam de um tempo de suporte escolar personalizado e suporte educacional.

Então, eles se beneficiam:

  • De ajuda escolar para lição de casa ou tempo de estudo,
  • Cursos avançados (para aprofundar a compreensão e a leitura, por exemplo),
  • Curso de metodologia.

Sabe-se que muitos alunos ainda têm pouco domínio da língua portuguesa escrita e falada.

Normalmente, há poucos alunos do sexto ano que se consideram bons leitores.

Uma ponte difícil entre o português e a interpretação: a leitura é abordada como uma “oralização da língua” e os alunos tendem, portanto, a ler roboticamente, parando em cada sinal de pontuação.

Em segundo lugar, as dificuldades do sexto ano nas aulas de português estão relacionadas à vulnerabilidade lexical dos alunos. Um jovem aprendiz com dificuldades em aulas de português não vai querer ler se for um muro intransponível.

A descoberta e iniciação à literatura portuguesa é, além disso, uma barreira lexical quando é difícil ler e escrever uma frase simples.

Alguns, de origem social desfavorecida e privados de capital cultural, precisariam até de aulas de alfabetização, etapa que ocorre apenas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental I.

Como assimilar as palavras percebidas como “complicadas” se o aluno vai parar nas palavras simples?

Outra grande dificuldade na entrada do Ensino Fundamental II – que será encontrada em outras disciplinas: o grande salto em direção à autonomia e à socialização (10 – 18 anos).

A aprovação é um passo fundamental para muitas crianças. Eles aprendem a lidar com o estresse e ansiedade. A grande diferença é que eles tinham uma estreita relação com seu professor na escola primária. Já no sexto ano, o aluno deve lidar com uma multidão de professores com diferentes personalidades e requisitos.

Ele muda para um mundo mais impessoal, que requer um tempo de adaptação mais longo ou mais curto, dependendo dos alunos.

Veja aqui mais dicas para manter uma boa nota portuguesa!

Por que não aprender bem o idioma lusófono? Leia e aprenda a língua portuguesa com a literatura

A fim de ganhar terreno na batalha contra o fracasso acadêmico, um curso intensivo de reciclagem ou treinamento escolar pode ser necessário.

Para adaptar-se a novos programas, abordar o sexto ano e fazer a lição de casa com calma, os pais podem fazer o apoio escolar gratuito acompanhando o trabalho em casa de seu filho.

Como? Graças à internet!

Uma infinidade de cursos de português online existem para progredir.

Por que não fazer exercícios online, que permitem a prática sem precisar de ir para a escola? Muitas vezes, os estudantes têm um pouco de resistência em fazer os deveres de casa ou com o método da escola. Assim, eles podem se apropriar dos diferentes materiais do sexto – e melhores conceitos de visualizações de classe.

Veja aqui mais dicas para manter uma boa nota portuguesa!

Graças a um site para aprender português online, você pode analisar:

  • A gramática (família gramatical de uma palavra, o verbo, determinantes, pronome, substantivo, adjetivo, frase, tempos verbais, complemento do objeto direto, complemento do objeto indireto, etc),
  • Conjugação (infinitivo, indicativo, imperfeito, passado simples, futuro simples, tempos compostos, condicional, imperativo),
  • Vocabulário (o campo lexical das palavras, significado próprio e figurativo, sinônimos e homônimos, etc.),
  • O estudo de textos (figuras de linguagem, gêneros literários, registros literários).

Há uma infinidade de sites que oferecem aulas de português (no fim do fundamental) gratuitas como revisão.

Isso exigirá um investimento do aluno e um pouco de atividade escolar em seu tempo livre. Mas ele vai recuperar sua autoconfiança!

Aprender português no sétimo ano

Durante o sexto ano, os alunos consolidam suas conquistas ao longo do Ensino Fundamental.

E o sétimo ano é uma continuação da aprendizagem da língua portuguesa dentro de um ciclo de quatro anos de ensino. Ele termina no final do nono ano com preparação para as provas.

Para um estudante do 7º ano, os objetivos em português são muitos!

Passamos para um passo adicional em direção à “construção de um pensamento autônomo baseado no uso correto e preciso da língua portuguesa”.

O objetivo desse ano letivo é:

  • Desenvolver expressão escrita e expressão oral,
  • Consolidar a compreensão escrita,
  • Aprender sobre a história da linguagem (pontes linguísticas entre idiomas antigos – grego e latim – e outras línguas vivas),
  • Descobrir a literatura da língua portuguesa (obras literárias).

Então, cada aluno deveria saber ler e entender um enunciado. Portanto, desenvolver uma análise racional, sintética de um texto quando o aluno tiver entre doze e treze anos.

Faça aulas da língua portuguesa Uma sala de aula não tem todos os segredos para ir bem em português

Alguns temas gerais constituem o conteúdo do segundo ciclo do ensino fundamental:

  • Viver em sociedade, participar da sociedade,
  • Observar o mundo, inventar mundos,
  • Agir no mundo.

Um programa ambicioso quando sabemos que as escolas não estão preparadas para oferecer tudo isso aos alunos.

E se você quiser avançar no conteúdo para ter sucesso nos seus estudos da língua portuguesa no sétimo ano?

Quando um aluno precisa de ajuda com o dever de casa, seja com os pais ou com um professor particular, ele pode considerar isso uma punição por não sair e se divertir com seus amigos.

Estudar para melhorar o desempenho escolar quando você tem doze anos não é necessariamente fácil, especialmente quando a experiência escolar é frustrante e traumática.

Primeiro e mais importante: planejar com antecedência para estudar melhor.

Faça aulas de língua portuguesa As carteiras da sala de aula não resolvem o problema do aluno na matéria…

A ajuda na escola pode ser feita de uma forma divertida: por exemplo, para enriquecer a expressão escrita do seu filho, incentivá-lo a escrever um máximo e diariamente.

Muitas vezes, é difícil escrever bem. Você tem que ler muito e, além disso, escrever muito melhorar sua escrita.

Outro truque para melhorar os resultados na escola aplicável a todos os assuntos: escrever fichas de leitura, ler livros e revisar seu caderno das aulas. Isso ajudará a memorizar sem a impressão de estudar.

Nós também podemos incentivar o estudante a enriquecer seu campo lexical, já abordada no 6º ano de português: sinônimos, homônimos e conjunções (embora, portanto, no entanto, ao contrário)…

Em casa, a internet oferece excelentes recursos educacionais para aprender a língua portuguesa. Com aulas online gratuitas, o aluno pode realmente melhorar suas habilidades linguísticas.

Apenas trabalhando em ortografia, gramática e conjugação, esse esforço pode evitar a reprovação!

Aprenda português no oitavo ano

O oitavo ano de português agora é o penúltimo ano do Ensino Fundamental, desde que essa etapa de ensino foi ampliada para 9 anos.

É, portanto, um ano escolar crucial para o aluno que não podemos ignorar. Caso contrário, o seu futuro sucesso escolar está em perigo.

Mas será que os programas são adequados para todos os alunos? O sucesso em aulas de português no oitavo ano é uma loteria de acordo com sua origem social?

O português deve ser bom também na escrita

Logo após o início do ano letivo, em março, o professor de português pode levar algum tempo para atualizar, recordar ou consolidar os conteúdos de português que os alunos tiveram no sexto e sétimo ano. Sem contar que os alunos ainda estão com a cabeça na praia onde foram durante as férias…

Um teste de conhecimento do português, por exemplo, um ditado para sondar seu nível em regras de gramática e ortografia, uma revisão dos verbos, da regência, da concordância…

Em seguida, ele abordará os tópicos obrigatórios do 8º ano, que são:

  • O estudo da língua portuguesa (gramática, ortografia, léxico),
  • Leitura (carta, história, poesia, teatro, estudo de linguagem),
  • Expressão escrita: como escrever um texto coerente de duas páginas,
  • Expressão oral: ler em voz alta um trecho de um romance, um diálogo, uma peça, etc.),
  • A história das artes: os movimentos artísticos e culturais do século XVIII e XIX.

Aqui estão os objetivos do oitavo programa:

  • Dar aos alunos o domínio das principais formas de fala,
  • Dar-lhes os meios para formar seu próprio julgamento e expressá-lo para que possam ser ouvidos e compreendidos,
  • Proporcionar-lhes o conhecimento cultural básico necessário para construir sua identidade individual e social,
  • Deixar enriquecer sua imaginação e aprender a compreensão de formas simbólicas.

O objetivo não é apenas saber conjugar o verbo, mas também levá-lo a um bom nível de português. Assim, o aluno terá a capacidade de pensar por si mesmo e gerar um senso crítico, um argumento claro em um texto escrito ou em um discurso.

Faça aulas e divirta-se com a gramática O que cai nas provas de língua, principalmente a portuguesa?

Aprender a ler é importante, mas não somente. Por isso, o ensino privilegia a perfeita compreensão escrita de todos os tipos de textos e em todos os níveis da linguagem.

Basta dizer que, em comparação com as aulas anteriores, o nível de requisitos aumenta muito: cabe, portanto, aos pais e professor de português soar o alarme quando as lacunas são instaladas.

Lutar contra o fracasso escolar é tratar um problema na raiz sem ser afogado no oceano de conhecimento necessário.

Ser o melhor da classe não é fácil e nem sempre é a ambição de muitos. Mas a verdade que as boas notas sempre são bem-vindas. O esforço do aluno, então, é recompensado pelo resultado que ele tem no final do semestre ou trimestre.

Para conseguir isso, o que aumentará seu sentimento de autoconfiança, ele terá que buscar um apoio metodológico progressivo para eliminar suas dificuldades escolares em português.

Se alguém não tiver a oportunidade de ser bem acompanhado durante o seu percurso escolar, os resultados da escola podem despencar, infelizmente.

É aqui que os pais podem intervir para fornecer apoio escolar personalizado.

Ao supervisionar o trabalho de revisão de seu filho, os pais serão capazes de guiá-lo, encorajá-lo, colocá-lo em um bom caminho para aprender português (no sexto ano?).

Aulas particulares de língua portuguesa já! O que fazer quando dar um branco em português?

Lembre-se que, para melhorar os resultados escolares, cada aluno deve, antes de mais nada, estar convencido de que esse objetivo é realizável (uma vez que só é válido para si próprio).

Aqui está algumas atitudes a serem feitas:

  • Perseverar,
  • Aprender com cada exercício,
  • Tome seu tempo,
  • Investir-se em seu trabalho,
  • Não colocar empecilho,
  • Treinar e ajudar um ao outro (a transferência de conhecimento é sempre benéfica).

Se cada aluno ouve atentamente a sua aula de português em sala de aula, ele já terá alcançado 80% a 90% do trabalho de memorização e será capaz de se preparar antes.

Na aula, não deixe de fazer perguntas e diga a si mesmo que não há perguntas estúpidas.

No Ensino Fundamental II, o aluno muitas vezes tem medo de perturbar os professores ou ser ridicularizado pela zombaria dos outros. Portanto, não ousa levantar as mãos para fazer uma pergunta.

É prejudicial porque essa timidez tem o efeito de permitir que as lacunas se acumulem.

A participação ativa de cada aluno é essencial no ensino da língua portuguesa no fundamental porque ajuda a entender melhor e fazer a lição de casa mais facilmente.

Além disso, a língua portuguesa pode ser a nossa língua materna, mas tem tantas sutilezas – e acrobacias linguísticas? – que erros são fáceis.

Para fazer seu filho progredir rapidamente, incentive-o a fazer constantemente revisões e pergunte a ele várias vezes por semana como foram as aulas de português.

Admitindo a necessidade de cursos de nivelamento ou revisão, o tempo de recuperação para aprofundar o conhecimento é o primeiro passo para melhorar os resultados na escola.

A vantagem da aula particular é o fato de que cada aluno ser capaz de trabalhar individualmente em um ambiente calmo e com a possibilidade de ser ajudado quando precisa.

E se essas horas semanais permitissem que seus filhos fizessem os exercícios de gramática, os exercícios de conjugação, para completar o dever de casa e depois esperar pelas boas notas?

Melhorar o português no nono ano

Como é o estudo da lingua portuguesa ensino fundamental?

No final desse ciclo, os estudantes devem realmente ser capazes de se expressar e estruturar o seu pensamento, reconhecer referências da literatura brasileira e da cultura em geral.

A gramática do português no nono ano, a leitura, escrita, compreensão de leitura e expressão deveriam ser noções de português já adquiridas a partir do sexto ano.

Veja aqui os objetivos do conteúdo de português no fim do ensino fundamental:

  • Aprofundar o estudo de cada gênero literário,
  • Dominar a argumentação (tipo de discurso: narrativo, descritivo e explicativo),
  • Expressar suas emoções, suas opiniões,
  • Saber analisar e ter senso crítico de um texto (objetividade, humor, etc.)
  • Utilizar citações,
  • Argumentar em uma abordagem metodológica (ideia, ilustração, exemplo).

Na escrita, os alunos devem conseguir escrever um texto coerente de duas páginas no final do fundamental: o que significa adquirir um bom nível de vocabulário para expandir seu campo lexical, já abordada no 8º ano das aulas de português fundamental.

Como nos anos anteriores, o nono ano também se concentra em aprofundar elocução e dicção lendo em voz alta trechos de obras literárias (diálogos, romances, peças de teatro e poemas).

Como estudar no nono ano?

Quando se tem 15 anos, estudar pode parecer a um domingo chuvoso ou de volta à escola: pensar nisso pode despertar uma aversão no aluno.

No entanto, trabalhando regularmente, esse prazo se torna uma formalidade simples e pura.

Melhorar em português e se divertir ao mesmo tempo é possível? Leitura, até livros de aventura podem enriquecer seu léxico!

Em primeiro lugar, devemos nos armar com um bom método e boas resoluções: rigor, motivação, regularidade.

Mesmo que esteja fazendo sol e muito quente, às vezes é necessário trocar seu treinamento noturno de futebol com seus amigos e vizinhos para fazer alguns exercícios de gramática. É sempre importante revisar o básico para não fazer feio na hora da prova.

Aulas particulares de língua portuguesa Um bom livro pode despertar o gosto pelo português

Reunir bons recursos educacionais também é importante.

Mas ao longo do ano, o aluno também deve se impor o mínimo de rigor para fazer as fichas de revisão.

Por quê?

Isso não é para ser visto no conselho de classe, mas para evitar ser sobrecarregado pela quantidade de coisas para rever em um pequeno espaço de tempo e com o prazo que se aproxima.

Aqui estão as nossas dicas para seguir entre março e novembro para desfrutar de um final de ano escolar tranquilo:

  • Releia sua aula à noite depois de cada aula de português,
  • Faça fichas de revisão após o final de cada capítulo (o acordo de um verbo, listas de homônimos, o pronome pessoal, etc.),
  • Ler livros para enriquecer o seu vocabulário (as peças de J. Anouilh, os romances de E. Zola, H. de Balzac ou G. Flaubert, J. Steinbeck, etc.).

Há muitos livros interessantes para ler quando se está no nono ano do ensino fundamental:

  • O Alienista, Machado de Assis,
  • A Aia e Outros Contos, Eça de Queirós
  • O Fantasma dos Canterville e Outros Contos, Oscar Wilde
  • O Visconde Cortado ao Meio – Ítalo Calvino
  • Estórias Abensonhadas – Contos – Mia Couto

Sem dúvida, o gosto pela leitura é construído nesse momento da escolaridade.

Cabe a você, nosso leitor e pais de aluno: isso é muito importante, nós insistimos em ter sempre livros para seus filhos!

Os livros são ferramentas essenciais para melhorar o nível de língua portuguesa do seu filho por toda a vida!

Apesar de boas horas de estudos e de revisão , a leitura também pode ser transformada em uma verdadeira paixão, desde os livros correspondam ao seu gosto.

Dicas para memorizar

Para aprender português e, especialmente, para memorizar, você tem que solicitar sua memória.

Aqueles que têm uma memória auditiva, leia em voz alta, será melhor. Para os que tem mais memória visual, será melhor escrever.

Ensine seu filho a dividir seu trabalho: relendo um capítulo por dia ou três capítulos por semana… As revisões espaçadas são mais eficazes que estudar de uma vez intensamente.

Hermann Ebbinghaus (1850-1909), filósofo alemão, estabeleceu uma “curva de esquecimento” para objetivar a eficiência do conceito de “repetições espaçadas”. Esse conceito está no fato de que o cérebro humano esquece exponencialmente a informação recebida que não é considerada importante.

De fato, é melhor aprender três vezes a conjugação no passado simples de um verbo pronominal que revisar todos os tempos e modos na mesma noite.

Um adolescente pode cantar suas canções favoritas de cor.

Por quê?

Porque ele a canta todo dia. Assim, o cérebro memoriza mais fácil as letras. Então, por que não fazer o mesmo com a matéria de português?

Procurando por aulas de portugues para concurso?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar