Estudar sobre história por conta própria pode ser a maneira mais fácil de aprender: você pode visitar sua biblioteca local e comprar alguns livros, ou até mesmo assistir os principais documentários de história que constam no catálogo da Netflix.

Depois de um tempo, porém, você pode ficar preso ou entediado fazendo isso sozinho. Mas então, como começar a procurar bons cursos de história ou um professor de história que te ensine exatamente o que você deseje aprender?

Primeiro, você precisa identificar o tipo de história que deseja conhecer mais:

  • História em um período de tempo específico
  • Determinadas pessoas que fizeram parte da história?
  • História das Culturas?
  • Das Religiões?
  • Dos Países?

Existem muitas opções a serem exploradas, assim como os tipos aulas para se aprender sobre o assunto!

Você não precisa se limitar a apenas um curso, pois pode querer ter uma ideia sobre determinado tema antes de se lançar em aulas específicas.

Aulas de historia online podem ser a maneira mais óbvia e acessível financeiramente, já que encontramos diversos cursos gratuitos na internet. No entanto, tal meio de aprendizado pode ser assustador e confuso quando nos deparamos com a grande quantidade de links, sites e opções que eles oferecem.

E é exatamente aqui onde podemos te ajudar!

Pesquisamos algumas das melhores maneiras de encontrar a aula de história ou o tutor perfeito, e estamos aqui para compartilhar nossas descobertas. Você pode não ter certeza de que tipo de história deseja aprender, então talvez, depois de ler esta matéria, você possa ter um melhor esclarecimento sobre que caminho seguir.

Que tal  um guia completo para escolher cursos de historia.

Fazer aula de história em uma instituição

Aprender sobre história, em geral, é uma ótima maneira de nos reconectarmos com nosso passado e com quem somos hoje. Como mencionado anteriormente, você pode passar anos estudando história e ainda ter muito a aprender.

Aula de história presencial

Se você é o tipo de pessoa que aprende melhor tendo aulas presenciais, então você pode querer se inscrever para aulas de história que acontecem em locais específicos dedicados a ela. Algumas aulas presenciais podem acontecer em uma faculdade ou universidade da sua cidade ou região.

Professor dando aula para aluno com celular.
Muitas pessoas preferem aula de história presencial ao invés de cursos de historia online.

Algumas instituições podem permitir que você se inscreva em algumas aulas, mesmo que você não esteja fazendo um programa completo. A vantagem de se inscrever em uma faculdade é que você terá muitas opções de diferentes tipos de aulas de história.

Alguns exemplos podem ser aulas de antropologia, arte, arqueologia, mundo ou história do Brasil.

Se você não tem certeza do tipo de aula que deseja fazer, muitas instituições oferecem descrições online sobre o que você aprenderá no curso de história.

Assim, você terá uma ideia antes mesmo de começar, o que poderá facilitar sua escolha. Uma desvantagem de fazer aula de história em uma instituição como uma faculdade ou universidade é a falta de tempo.

Se você está trabalhando em tempo integral, por exemplo, sua única opção pode ser ter aulas depois do trabalho, se houver alguma disponível.

Algumas instituições podem oferecer aulas aos sábados, mas a disponibilidade pode ser limitada. Outra desvantagem de fazer aulas de história em uma instituição pode ser o custo.

Como você se inscreva em uma faculdade ou universidade, pode haver taxas de inscrição mais a taxa do curso.

Além disso, pode haver materiais de aprendizagem, como livros didáticos, que podem ser aplicáveis. Esses dois são apenas coisas menores que devem ser consideradas ao se inscrever para aulas de história.

Pelo contrário, fazer cursos de história em uma instituição pode ajudá-lo a aprender muito mais. Além de ter um professor ministrando o curso, você também estará cercado de colegas que o ajudarão no seu aprendizado.

As tarefas permitirão que você vá além e pesquise tópicos específicos de história. Você também terá muito mais material em vez de apenas ler livros por conta própria.

Na dúvida sobre qual carreira seguir com um diploma de história?

Aula de historia online

Se tempo e dinheiro são o que te preocupa ao se inscrever em aulas de história em uma instituição, você não é o único. Para sua sorte, muitas, senão todas, as instituições oferecem aulas online.

Ao inscrever-se nas aulas online, o preço será inferior ao da inscrição nas aulas presenciais e, na maioria dos casos, receberá o mesmo material como se estivesse frequentando uma aula física.

Mulher digita no computador e toma café em preto e branco.
Fazer aula de história online pode ser uma boa solução para quem tem uma agenda cheia.

Ao fazer aulas online, você pode estudar o material durante seu tempo disponível, como depois do trabalho ou nos finais de semana, e ainda terá acesso para se comunicar com o professor.

No mundo moderno de hoje, as aulas online se tornaram mais populares e fáceis de fazer.

Curso de historia com professor particular

Se fazer aulas particulares é mais o seu estilo, você pode contratar um professor particular de história para ajudá-lo com a aprender conceito de historia, o que é historia, periodos da historia...

Talvez você esteja procurando um professor de história para seu filho, que precisa de ajuda para a prova de historia enem. Pois bem, é aqui que o Superprof entra em jogo.

Superprof é uma comunidade online de professores que dão aula de absolutamente tudo, incluindo história.

Ao fazer uma busca em nosso site, você encontrará tutores perto de você e a apenas alguns cliques de distância! Usando o Superprof, você pode pesquisar em que tipo de história deseja ter um tutor.

Assim que os resultados forem apresentados, você pode ver uma descrição de cada professor disponível na sua região com uma descrição do tipo de história que eles ensinam e o preço por hora de aula.

Você verá alunos de graduação, professores ou profissionais de história prontos para ensiná-lo! Uma coisa que pode ajudá-lo a escolher seu tutor é verificar as avaliações dadas aos professores por seus alunos.

Você receberá uma descrição de suas experiências, histórico de trabalho e habilidades. As avaliações são baseadas em pessoas que os contrataram no passado. Ler tudo isso pode ajudar a tornar sua decisão final muito mais fácil.

Que tal ficar por dentro sobre o valor dos diversos tipos de aula de história?

Um aluno dá aula para outro.
O professor particular de história pode tanto ser um educador experiente quanto um estudante que faz graduação na área.

Ao contratar um professor história particular, suas aulas serão adaptadas às suas necessidades e suas áreas de interesse.

Além disso, você poderá definir o horário mais adequado para você ou seu filho, de acordo com sua agenda.

Aprender história em clubes, grupos ou encontros

Se você deseja ter uma abordagem mais casual para as aulas de história, que tal verificar as bibliotecas, museus e plataformas sociais online mais próximas?

As bibliotecas já estão repletas de livros e papéis de história que podem levá-lo de volta no tempo e a qualquer lugar do mundo. Como os recursos estão todos lá, algumas bibliotecas têm programas especiais de história dos quais você pode ingressar ou participar.

Você pode também visitar o museu mais próximo para verificar se eles têm eventos ou aulas de história especiais. Muitos deles oferecem programas especiais e até mesmo cursos de duração mais longa que misturam de história, diversão e aprendizado em um só lugar.

Se você está na dúvida, então que tal fazer uma busca no site dos museus da sua cidade? Normalmente o departamento dedicado ao educativo é o responsável por tais iniciativas. Se você não conseguir encontrar as informações que procura na web, ligar para a instituição em questão também é uma boa alternativa.

Uma última maneira de aprender mais sobre história de uma forma casual e divertida é ingressando em grupos formados em redes sociais dentro de sua cidade.

Sites como Facebook e Meetup têm grupos que atendem a pessoas com interesses semelhantes em história. Alguns grupos se juntam para happy hour ou em lanchonetes para discutir seu amor pela história e compartilhar ideias. Outros combinam visitas a museus para visitar exposições específicas e discutir mais casualmente sobre o tema.

Você pode até encontrar grupos um pouco mais específicos, dedicados a história da arte, história das civilizações, história geral ou ainda historia do Brasil.

Participar de grupos de história através das redes sociais como esses pode ser ótimo se você deseja conhecer pessoas com interesses semelhantes, especialmente se você adora compartilhar ideias.

Grupo de pessoas reunidas em torno de um computador.
As redes sociais podem ser sua grande aliada na hora de encontrar grupos com os mesmos interesses que você em aprender história.

Com vontade de seguir aulas de história, mas não sabe em qual estilo?

As possibilidades diante das tecnologias também são muitas. Ficou interessado em se juntar a um grupo de discussão que está em outro estado ou até mesmo outro país? Reuniões e encontros via videoconferência através do uso de webcam também são muito difundidos. Já imaginou encontrar com brasileiros ao redor do mundo interessados em discutir sobre a história das religiões, cada um deles trazendo um ponto de vista diferente referente ao lugar que moram? É isso o que acontece quando juntamos tecnologia com a vontade de aprender!

Você pode até estar seguindo uma carreira na história e gostaria de conversar com outras pessoas na mesma área que você.

Então, pronto para ir atrás - e achar - o curso de história ideal para você?!

Precisando de um professor de História ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.