Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Excelentes dicas para dar aulas de idioma arábico

De Carolina, publicado dia 08/11/2018 Blog > Idiomas > Árabe > O que saber para se tornar professor de árabe?

Embora o inglês e o espanhol sejam as duas línguas estrangeiras mais procuradas pelas pessoas, outros idiomas estão surgindo e atraindo o interesse de futuros professores e recrutadores.

A língua árabe é uma dessas felizes eleitas. Aprender árabe é um trunfo!

Mas qual nível você precisa ter para ensinar árabe? Devemos ter vários diplomas? É necessário ter uma graduação, mestrado ou mesmo o doutorado para dar curso de árabe?

Superprof faz um apanhado geral para entender melhor esse fenômeno crescente que é o ensino da língua árabe e especialmente para indicar os meios para alcançá-lo.

Como se tornar professor de árabe?

Hoje em dia, quando falamos de ensinar uma língua estrangeira, inevitavelmente pensamos no inglês como a língua preferida para os negócios, ou espanhol, italiano, alemão…

Alguns se atreverão a pensar em chinês, que está se desenvolvendo muito, em russo, em japonês…

Mas você já pensou na língua árabe?

Sim, você leu corretamente: por que não ensinar árabe?

Dê aulas do idioma arábico A cultura oriental atrai cada vez mais apaixonados

Uma linguagem histórica

O árabe existe há mais de 2 mil anos, é uma língua chamada semítica, falada por mais de 350 milhões de pessoas (*) no planeta, no mundo árabe e em sua diáspora no exterior.

(*) Esse número refere-se aos habitantes do que se é chamado desde o século 19 de o mundo árabe: isso é, os países membros da Liga Árabe.

A língua árabe nasceu na Península Arábica e rapidamente se tornou a língua oficial do Islã durante o século VII.

Visite também os monumentos dessa cultura tão rica

Hoje, é a língua que transmite os valores dessa religião, que carrega toda a cultura, toda a literatura árabe e também serve para se comunicar através de meios audiovisuais como a internet e a televisão.

Uma língua certamente antiga, mas capaz de transformar, evoluir e adaptar-se a todos os tempos para permanecer resolutamente moderna, daí o fato de atrair mais e mais estudantes ao redor do mundo.

Um desafio para ensinar

Embora os esforços para promover a aprendizagem estejam presentes nos níveis nacional e internacional, eles ainda são insuficientes.

O árabe é uma linguagem complexa para aprender e ensinar por causa de seus vários dialetos e formas literárias.

No entanto, ensinar árabe é particularmente desafiador: é um desafio formidável, uma aventura incomum porque o árabe tem seu próprio caráter, tem seus segredos, charme e sutilezas.

A pronúncia, a polissemia e a sintaxe árabe são novas para os alunos brasileiros, acostumados especialmente às raízes latinas.

Um inventário do ensino de árabe

No que diz respeito à escola primária, a aprendizagem da língua árabe encontra-se principalmente nos países do Magrebe, como a Argélia ou Marrocos.

Quanto ao ensino médio, o ensino do árabe é quase um campo de ruína: há vários anos, a língua árabe permanece restrita a faculdades.

E mais uma vez, os professores ensinam sua língua com meios irrisórios.

Por que esse estado de coisas tão lamentável?

Porque a especificidade da língua árabe é que os professores, que são certificados ou agregados, não têm uma atribuição completa ou foram designados para disciplinas distantes daquelas para as quais foram formados.

Tenha as melhores ferramentas para promover o idioma árabe.

Dar a si mesmo os meios para ensinar a língua e a história do árabe.

No entanto, a demanda é forte, mas uma parte dos jovens aprendizes, bem como adultos que desejam aprender árabe, voltam-se para estruturas privadas ou associações que dão aulas semanais com a ajuda de livros didáticos para esse idioma.

Como definir o preço das aulas de árabe?

A melhor maneira de definir o preço do seu curso de árabe ainda é avaliá-lo de acordo com a sua importância e as soluções que esse curso pode trazer.

Como encontrar alunos para dar aula de idioma mouro Dê aulas dessa cultura milenar oriental!

Comparar

De fato, antes de lançar uma tarifa de aulas de árabe, observe ao seu redor o que é praticado.

Verifique na sua cidade, no seu bairro, se já existe esse tipo de serviço, quais são os métodos de aprender arabe e ver qual preço pode ser aplicado.

Mesmo se você notar taxas mais altas que a que você quer oferecer, saiba que não é necessariamente o estudante em si que importa, mas o que você vai proporcioná-lo com suas aulas.

Não pense no curso em si, mas na solução que você vai oferecer aos seus alunos: se você se concentrar no método, desvalorizará a qualidade de suas aulas particulares.

Lembre-se de uma coisa: você oferece conteúdo de qualidade, não é a embalagem que faz a diferença.

Realce o conteúdo de suas aulas particulares

Sinta-se à vontade para falar sobre números de suas aulas.

Diga aos seus futuros alunos ou coloque em seu anúncio o número de pessoas que você já ajudou, seus vários diplomas relacionados à língua árabe, suas viagens e experiências em países árabes como Marrocos, Argélia, Egito, etc.

Fale sobre sua experiência

Diante da multiplicidade de anúncios de aulas particulares para línguas estrangeiras e, em particular, dos chamados cursos de idiomas raros como o árabe, é importante distinguir-se por sua experiência.

Quanto mais específico você for para falar sobre sua experiência, mais terá credibilidade.

Não precisa exagerar, não coloque tudo o que você fez em um só anúncio.

Seja conciso, éloquente e deixe que a pessoa com vontade de conhecê-lo ou marcar um encontro com você antes de iniciar as aulas de árabe.

Dê valor a suas aulas

Muitas vezes, estima-se que o conteúdo é menos importante que o professor ou vice-versa, mas é falso.

Para atrair novos alunos, para divulgar seus cursos literários em árabe, você deve tratar tanto o aspecto externo quanto o conteúdo de seu curso.

Quais diplomas ter para ser professor de árabe?

Quaisquer que sejam as oportunidades, quando você ensina a língua árabe (qual formação?), você deve saber que os estudos não são curtos. Você e seus alunos devem estar preparados para uma longa jornada.

Você já morou em algum país que fala a língua árabe?

Leva pelo menos 4 a 5 anos de estudo, pelo menos, ou seja, obter um diploma de graduação em um curso de Letras ou fazer estudos mais longos como um mestrado ou doutorado para se tornar um professor de árabe.

Curso de graduação de Letras

Os cursos de graduação em Letras, Língua, Literatura Estrangeira e Civilização são particularmente voltadas para os amantes da literatura.

Esse curso é geralmente a melhor maneira de levá-lo para a profissão que tanto sonha, ser professor de língua árabe.

Para a graduação de Letras com habilitação em árabe, você vai estudar a gramática árabe, a escrita e a fala. Mas você também vai aprender os conceitos fonéticos da língua árabe, literatura e civilização (cultura e história árabe), linguística, etc.

Note que durante a graduação, outros cursos podem ser oferecidos para ajudá-lo a se especializar: estágios na área, trabalhos de tradução, documentação, etc.

Ensine árabe para alunos Saiba mais sobre a arquitetura oriental

Depois da graduação, você naturalmente vai se orientar para um mestrado…

Normalmente, nos cursos de Letras, há as opções de ter um diploma de bacharel ou de licenciatura.

O diploma de bacharel é mais direcionado para o mundo corporativo. Geralmente, ele se concentra no mercado editorial ou em traduções: inglês-espanhol, inglês-árabe, inglês-chinês, português-árabe, árabe-português, etc.

Esse diploma é focado na prática da língua no contexto profissional, razão pela qual uma parte do programa incide em outras áreas como a economia, direito, comércio, turismo, TI, tradução, gestão, etc.

E licenciatura mais no âmbito educacional.

Como encontrar alunos para dar aula de árabe?

Coloque seus anúncios nas escolas

As aulas de árabe podem ser uma escolha de idioma estrangeiro. Dê um passeio nas escolas de ensino médio de sua cidade e peça para divulgar o seu anúncio.

Pergunte a secretaria da escola se pode deixar um monte de cartões de visita, folhetos ou o seu anúncio em um painel de visualização gratuita.

Publique também o seu anúncio em associações da cidade: associações desportivas, musicais, teatrais, linguísticas…

Outros lugares para postar seu anúncio

Semear o seu anúncio nos negócios da vizinhança, na mesquita… esses lugares são excelentes locais para encontrar seus clientes de aula particular de árabe.

Finalmente, ser ativo na internet: publicar seu anúncio em plataformas gerais de anúncios gratuitos classificados e sites especializados em aulas particulares (Superprof, por exemplo).

No Facebook, participe de um grupo de suporte escolar, busca de emprego ou prestações de serviços pessoais e fale sobre você em seu anúncio. Você será o gerente da comunidade de suas aulas particulares de língua árabe!

Você também pode criar um site, mesmo com algumas noções sobre Worpress, e se inscrever para o Google Adress para referenciar o seu negócio e seu endereço no motor de busca…

Existem algumas escolas de idiomas para aprender arabe. Em sua cidade ou pelo curso de arabe online, existem muitas soluções para multiplicar seus pedidos.

Começar em escolas de idiomas pode ser uma grande vantagem para ter um número máximo de alunos. Em qual instituto solicitar um posto de professor de árabe? A resposta é simples: tudo!

Vá em frente e encontre seus alunos de árabe Você quer dar aulas do idioma arábico?

Se você mora em uma cidade grande, certamente há muitas escolas de idiomas que oferecem aulas de arabe. Candidate-se a um emprego de professor em todos aqueles que você encontrar.

Se existem vagas, então você pode ser um empregado da escola ou trabalhar de forma independente. Você terá a missão de ensinar árabe para famílias, crianças e adultos que se inscreverem para ter aulas na escola.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar