Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Transforme sua paixão pela música em uma profissão promissora

De Glicia, publicado dia 27/11/2017 Blog > Música > Canto > Dicas e passo a passo para aulas de coaching vocal

Você tem uma bela voz e gosta de cantar? Você acredita que poderia usar seu talento para incentivar outras pessoas a abraçarem a paixão pela música ? É possível transmitir seus conhecimentos dando aulas de canto.

Ah, mas eu não sou muito afinado, posso dar aula de canto mesmo assim? Claro que pode! Se você tem bons conhecimentos em música, com um aprimoramento pode se tornar um excelente professor. A palavra chave do sucesso é dedicação. A voz é um instrumento musical e como tal, precisa ser praticada. Você também pode fazer uma formação específica para  aprender as técnicas vocais.

Ficou curioso para saber como transformar sua paixão em sua nova profissão? Para te ajudar preparamos um manual com tudo que você precisa saber.

Onde dar aulas de canto?

Se você pretende se tornar um professor de canto, a primeira coisa a se pensar é onde e para quem você dará aulas.

professor de canto Torne-se professor de canto e transmita sua paixão pela música.

Defina seu público alvo: crianças, adolescentes, adultos, público misto. Saber quem serão seus alunos te ajudará a definir uma metodologia e também a forma como você vai ministrar suas aulas.

Algumas possibilidades:

  • Dar aulas de canto online: para os que desejam exercer a profissão de forma autônoma, dar aula de canto online é uma boa opção e tem muitas vantagens: liberdade para gerenciar sua agenda, você estabelece seus preços e escolhe o perfil dos alunos. Mas atenção, para o bom desenvolvimento das aulas é necessário ter uma excelente conexão à internet e escolher uma plataforma estável.
  • Dar aulas de canto a domicílio: aulas presenciais são muito mais produtivas e permitem uma troca de experiências direta entre o professor e o aluno. É possível manter uma relação mais estreita com o aluno e acompanhar seu desenvolvimento, o que permite identificar as dificuldades do mesmo e dessa forma melhorar a metodologia. Aulas individuais a domicílio também permitem ao professor conhecer melhor as aspirações de cada aluno e dessa forma adaptar os métodos de ensino individualmente.
  • Dar aulas de canto em uma escola de música: dar aulas em uma escola de música conceituada é a opção ideal para quem busca estabilidade financeira e reconhecimento profissional.
  • Organizar um coral: para começar um coral é necessário ter habilidades musicais mais avançadas e dominar bem as técnicas de canto. Não há obrigação em ter um diploma, mas uma especialização en regência e canto coral são bem vindas.

Se você tem interesse em descobrir onde dar aulas de canto, leia este artigo também!

É necessário ter diploma para dar aulas de canto?

Como vimos, existem diversas maneiras de dar aulas de canto. A necessidade de ter ou não um diploma vai depender da que você escolher. Para trabalhar em uma escola de música, o diploma é indispensável. Dependendo da escola, diplomas e especializações específicas podem ser exigidos. Os conservatórios de música são instituições muito bem conceituadas e costumam contratar apenas professores formados. A licenciatura em música é a formação mais completa e abre portas para diversas especializações e pós-graduações.

Licenciatura em música Procure cursos e formações adequados ao seu objetivo. A licenciatura em música é a formação mais completa.

Qual seria então a forma mais simples de ensinar o canto?

A maneira mais fácil de começar a dar aulas de canto é tornar-se professor particular. O fato de não ter diploma não é sinônimo de falta de competência. Se você tem bons conhecimentos em música e domina as técnicas vocais, não há nada que o impeça de começar a dar aulas. Para passar credibilidade e segurança aos seus futuros alunos, mostre suas competências e valorize os conhecimentos que você adquiriu na área, seja através de cursos profissionalizantes, ou através de experiências profissionais como cantor ou regente de um coral, por exemplo.

Descubra qual a melhor formação para se tronar professor de canto!

Qual valor cobrar por uma aula?

Agora que você já sabe como se tornar um professor de canto, é necessário estabelecer quanto você cobrará por suas aulas. Se você optou por dar aulas em uma escola de música, normalmente os salários costumam ser fixos, bem como a carga horária de trabalho. Mas se você escolheu ser professor particular, caberá a você decidir os valores.

Antes de qualquer coisa, saiba que o preço deve ser fixado a partir do que você pretende oferecer como serviço. Suas aulas serão personalizadas e adaptadas a cada tipo de aluno? Quanto tempo de duração terá cada aula? O material didático será fornecido ou ficará a cargo do aluno? É importante também fazer uma rápida pesquisa de mercado, para conhecer os valores cobrados por outros professores, e dessa forma ter uma base e saber como se posicionar no mercado.

Você deve levar alguns critérios em consideração antes de estabelecer o preço de suas aulas:

  • Suas formações, diplomas e especializações.
  • Suas experiências profissionais.
  • O público para o qual você vai ensinar: crianças, adultos, debutantes, avançados, etc.
  • Sua localização geográfica; em cidades grandes os preços costumam obedecer as leis da oferta e da demanda.
  • A concorrência; é importante conhecer os preços cobrados por seus concorrentes para poder se posicionar no mercado.

Estes são os aspectos mais relevantes que devem ser considerados antes de você fixar um valor. De maneira geral, quanto mais alto for seu nível de estudos e formação, mais valor agregado às suas aulas. A experiência profissional também é um ponto de referência que dará credibilidade ao seu trabalho. Estes dois critérios te darão maior liberdade para escolher o perfil dos seus alunos. Quanto mais avançado for o nível do aluno, maior será seu nível de exigência com relação ao conteúdo das aulas. Dessa forma o professor poderá adequar os preços de acordo com perfil de cada aluno.

A localização geográfica é outro fator que não deve ser negligenciado pelo professor. Algumas regiões tem maior demanda do que outras. É o caso das grandes cidades. No entanto, a quantidade de professores também é maior, o que pode fazer os preços caírem.

Por fim, mas não menos importante, estude seus concorrentes. Conhecer o perfil dos professores de canto que atuam na mesma zona geográfica que você, e os preços cobrados por eles é primordial para a elaboração da sua estratégia.

Descubra como estabelecer sua tabela de preços e quanto cobrar por suas aulas.

Como preparar uma aula de canto?

Preços estabelecidos, seus futuros alunos começarão a entrar em contato com você. Se programe e comece a pensar na metodologia e no material didático de suas aulas. Esta é uma etapa muito importante e seu sucesso como professor vai depender dela. Saiba que a metodologia escolhida precisa ser adaptada a cada aluno, respeitando os pontos fortes e fracos de cada um. Uma primeira aula para conhecer o nível de conhecimento e técnica do aluno  é importante para determinar quais aspectos precisam ser trabalhados. Para que haja progressão e para que o aluno alcance os objetivos visados, esse primeiro contato servirá de fio condutor para a preparação das aulas que estão por vir, e para definir os métodos e técnicas que serão utilizados.

como preparar uma aula de canto Escolha uma metodologia adaptada ao nível de conhecimento de cada aluno.

Uma boa aula de canto deve ser estruturada de modo que o aluno trabalhe diversos aspectos do uso da voz.

Os aspectos mais importantes são:

  • Relaxamento das cordas vocais,
  • Aquecimento de voz,
  • Exercícios de respiração e de dicção,
  • Postura,
  • Trabalho de técnicas vocais como domínio do vibrato,
  • Prática das técnicas aprendidas; o professor pode pedir ao aluno para interpretar uma música.

O tempo de aprendizado do aluno vai depender do nível inicial de conhecimentos que ele possui, mas uma vez que os aspectos básicos forem adquiridos, o professor poderá focar as aulas no desenvolvimento de técnicas vocais mais avançadas.

Quer saber como preparar boas aulas de canto? Então não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto!

Ferramentas e materiais necessários para dar aulas de canto

Sendo a voz o principal instrumento utilizado para o canto, para dar uma boa aula não há necessidade de muitos materiais à disposição. No entanto, canto e música são duas faces de uma mesma moeda.

 Ferramentas e materiais para a aula de canto Instrumentos musicais são bons aliados e deixam as aulas mais dinâmicas.

Instrumentos musicais podem ser ótimos aliados. Para ajudar o aluno a manter o tempo, você pode acompanhá-lo no violão ou piano, por exemplo.

Outros materiais que podem ser usados na aula de canto:

  • Atril, para colocar as partituras e letras de música,
  • Metrónomo, para medir o tempo e marcar o compasso,
  • Diapasão, para auxiliar na afinação dos instrumentos e da voz.

O computador é uma das melhores ferramentas para uma aula de canto. Além de permitir a leitura de arquivos de som – detalhe muito importante – também permite gravar, baixar músicas, letras e partituras. Outra vantagem do computador é que você pode usar programas específicos para canto que ajudam a aprender e treinar as principais técnicas vocais. Se você vai dar aulas a domicílio, um notebook é uma ferramenta indispensável não apenas pela versatilidade, como pela praticidade de poder transporta-lo facilmente.

Leia nosso artigo para saber quais materiais usar em sua aula de canto.

Onde encontrar alunos

Agora que você já conhece o passo a passo para se tornar um bom professor de canto, você precisa encontrar seus futuros alunos. A melhor maneira de fazer com que o público saiba que você existe é espalhando anúncios pela sua cidade. Vá em escolas, centros culturais, associações e até mesmo nos comércios do seu bairro e deixe um panfleto com as informações mais importantes, como numéro de telefone, e-mail e valores para que o interessado possa entrar em contato com você.

Outra opção é fazer um cadastro em sites que propõem aulas particulares, como o Super Prof, por exemplo. Crie um perfil atrativo e destaque suas  suas qualidades e experiências profissionais de forma concisa. Isso fará toda a diferença e permitirá que a pessoa que esteja lendo tenha acesso rápido às informações mais importantes.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar