Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como encontrar uma família de acolhimento para estudar na Rússia?

De Ana, publicado dia 17/06/2019 Blog > Idiomas > Russo > Dicas para morar em uma casa de língua russa durante seus estudos

O interesse em estudar em outro país agrada muitos estudantes e de todas as idades, seja para ampliar conhecimento sobre determinada língua ou apenas conhecer outra cultura.

No entanto, toda viagem é resultado de planejamento e organização financeira, o estudante precisa ter minimamente recursos para se manter no exterior.

A família anfitriã é um sistema de acolhimento que tem tido uma excelente aceitação entre os estudantes nos últimos anos. Acredita-se que aproximadamente 30 % dos pedidos de residência no exterior sejam para famílias de origem russa.

Através da família anfitriã, os estudantes optam por um estilo de vida mais econômico e simples, com ótima imersão na cultura e no idioma.

Além de que, as famílias anfitriãs surgem como o tipo de acomodação mais atrativa para as pessoas, pois permite que elas tenham contato direto com falantes nativos da língua em tempo integral, sem  que precisem dispor de muito dinheiro.

Nesse sentido, hoje traremos ótimas dicas para você encontrar uma homestay e dar continuidade ao seu curso de russo!

Por que escolher uma família anfitriã de língua russa?

Não importa qual seja o seu objetivo no aprendizado do idioma, seja para trabalho, estágio, curso ou estudar fora do país, e de suma importância que você busque um lugar confortável e seguro.

Cada membro da familia anfitria têm suas peculiaridades, esse e um dos grandes aprendizados, aprender a conviver com as diferenças culturais. Compartilhar momentos com uma família anfitriã russa e uma ótima maneira de progredir rapidamente no idioma.

Como fazer?

Uma vez decidido pela experiência na Federação Russa, uma forma econômica de entrar em contato profundo com a língua, tanto linguistica quanto culturalmente, é encontrar uma família anfitriã de língua russa. Esta família pode ser constituída de:

  • Casal sem filhos
  • Casal com filhos
  • Casal de aposentados
  • Casal de jovens
  • Grupo de amigos
  • Grupo de estudantes

A grande vantagem de ser acolhido por uma família estrangeira é poder compreender que cada membro da família tem sua singularidade, compreender isso faz o estudante  aprender a conviver e a respeitar a cultura do outro.

Talvez essa seja a parte mais relevante dessa experiência em aprender russo.

Obviamente, existem outras vantagens em viver com uma família anfitriã que vai muito além do contato diário com os hábitos dos falantes de russo.

Um deles é de origem administrativa: muitas vezes, pode ser bastante burocrático viver em outro país e não ter com quem tirar dúvidas a respeito das leis, mas com uma família anfitriã você pode ser acolhido por pessoas que podem ajuda-lo em seus procedimentos administrativos.

Quem melhor do que um nativo para entender das burocracias do seu país?

Além disso, a sua família russa oferece o benefício da companhia e aquisição de um bom vocabulário.  Se em uma conversa faltar palavras, basta recorrer ao seu anfitrião, ele vai ter muito prazer em ajuda-lo.

Outro motivo bem recorrente, ao qual os estudantes optam pelo acolhimento de um anfitrião: viver com uma família anfitriã sai muito mais em conta do que alugar um apartamento independente.

Basta fazer buscas, o preço médio mensal da família anfitriã em Moscou não ultrapassa 340 euros.

Bônus!

Algumas famílias oferecem descontos ou valores mais atraentes para pessoas interessadas em troca de serviços.

O que seria isso?

O hospede se encarregaria de ajudar o anfitrião em troca de acomodação.  Os serviços mais procurados são: serviço de baba e aulas de idioma em troca de estadia.

Vale mencionar que indo como au pair, o estudante terá acomodação grátis!

Com o curso de russo online você pode se preparar para sua viagem à Rússia!

O que saber antes de viver em homestay na Rússia?

A Rússia ocupa o 11° lugar no ranking de países mais procurados pelos estudantes, a Irlanda ocupa o primeiro lugar.  Significa que a procura por família anfitriã em países diferentes está crescendo a cada dia mais.

Mesmo sabendo que os russos são considerados pessoas relativamente frias e desconfiadas, não se engane, quando eles percebem que não existe motivo para suspeita, costumam ser pessoas muito simpáticas e hospitaleiras.

Outra boa notícia é que a maioria das famílias que almeja ser anfitriã tem a mente aberta. Normalmente, eles recepcionam muito bem estudantes do nível básico ao avançado na língua.

Entretanto, não saber o básico do idioma pode vir a ser um empecilho para que seja acolhido por uma família, no caso de não compreender nada da língua russa.

Nesse sentido, ter um bom nível no idioma aumentam suas chances de conseguir uma família de acolhimento. Então, antes de se candidatar, faça aulas de russo online ou em domicílio.  

Os russos são considerados pessoas reservadas. O professor particular vai ajuda-lo a progredir rapidamente, ensinando o idioma e cultura dos russos.

Fique atento a algumas das curiosidades sobre a cultura e costumes da Russia:

  • O território da Rússia representa o dobro do território brasileiro;
  • O Ano Novo é o feriado mais importante para os russos;
  • O Natal é comemorado no dia 7 de janeiro, uma semana depois do Ano Novo;
  • Durante 10 dias após o Ano Novo é feriado nacional para o russos;
  • A cidade mais populosa da Rússia é a capital Moscou;
  • A bebida mais conhecida no país é a vodka;
  • O pão típico do país é o pão de centeio;
  • Rússia é considerada o maior país do mundo, seu território ocupa cerca de 1/9 da área terrestre, dominando metade da Europa e boa parte do continente asiático.
  • As cidades que se destacam em número de população são Moscou e São Petersburgo;
  • A Rússia faz parte do Conselho de Segurança da ONU;
  • A Russia é membro da CEI, formada por ex-Estados Independentes da União Soviética;
  • A temperatura máxima da Russia não ultrapassa 25° C no verão. No inverno, -8° C ao sul e -40°C ao norte do país.
  • Os russos são supersticiosos , eles não se cumprimentam embaixo da porta, pois acreditam que isso da azar:

E por falar em cultura, oferecer um presente de agradecimento a seus anfitriões é uma prática muito comum na Rússia. Esse singelo gesto apresenta uma boa imagem de você, transparecendo que és uma pessoa boa e generosa.

Outras curiosidades:

Na cultura russa, a família costuma dormir no mesmo cômodo, acredita-se que seja uma herança da era comunista, mas pode ser também uma questão financeira mesmo.

E não se surpreenda com alguns hábitos noturnos dos russos, muitas famílias têm o costume de se encontrar à noite para tomar um chá e colocar a conversa em dia, mesmo que no dia seguinte os filhos tenham que estudar bem cedo. Esse pratica faz com que os membros da família possam passar um momento juntos.

Então, não se assuste se ao avançar das horas encontrar com sua família anfitriã ainda acordada na cozinha. Junte se a eles nessa saborosa conversa!

Os melhores sites para encontrar sua família anfitriã russa

Depois de tudo que falamos sobre a Federação Russa até aqui, certamente a pergunta que fica no ar: como e onde encontrar uma família anfitriã perfeita para uma viagem a Rússia?

Dicas para encontrar a família anfitriã perfeita. Encontrar uma cidade russa com família anfitriã não é difícil, procure em Moscou, Novosibirsk, Vladivostok …

Entretanto, é necessário estabelecer a natureza da sua estadia na Rússia:

  • Férias com visto de turista
  • Au pair
  • Voluntariado
  • Curso de línguas
  • Estágio no exterior
  • Pacote de trabalho de férias …

As agências especializadas são a melhor opção para quem deseja encontrar uma boa família anfitriã e de boa conduta, além de afastar a possibilidade de que o estudante ou au pair seja vítima de golpes.

Entre as agencias, selecionamos as mais conhecidas e preparadas para oferecer todo tipo de pacote de viagem para aprender russo. Inclusive, elas podem oferecer pacotes familiares. Confira:

  • Instituto Pushkin, em Moscou
  • Tsar Voyages
  • Slavian Tours
  • Instituto Derzhavin
  • Exlinguo

O papel da agência é ser seletiva ao ponto de determinar se uma família cumpre com suas obrigações de família anfitriã, acolhendo o estudante e o respeitando.

Importante!

Atenção aos sites que oferecem famílias anfitriãs, essas famílias devem estar registradas como proprietários do local de residência.

Por quê?

Ao solicitar um visto é obrigatório que você digite o seu endereço na Rússia. Esse endereço deve estar em nome da sua família anfitriã. Então, aconselhamos a procurar sua família de acolhimento com bastante calma e antecedência.

Enquanto isso, que tal ter aulas de russo?

Outras formas de acomodação estudantil na Russia

A família anfitriã aparece sempre como uma ótima saída para quem deseja ter a experiência da imersão em russo idioma pagando um valor mais acessível.

Os dormitórios das universidades russas têm preços mais acessíveis. O dormitório universitário é um ambiente multicultural.

Entretanto, existem outras formas de acomodação na Russia para quem almeja descobrir uma nova cultura e aprender o alfabeto cirílico.

Outras maneiras de aproveitar a riqueza cultural da Rússia:

  • Dividir apartamento com outros expatriados;
  • Alugar um apartamento;
  • Dormitórios universitários, destinado a estudantes estrangeiros:

Dentre essas opções, os dormitórios das universidades russas são a solução para quem almeja uma estadia longa pagando pouco.

Essas acomodações universitárias são bastante populares e  disputadas durante o ano inteiro. Financeiramente falando, um quarto compartilhado com outros estudantes estrangeiros pode custar aproximadamente 200 euros por mês.

Alugar um apartamento sozinho tem a vantagem de garantir liberdade de ir e vir, mas é um pouco complicado, uma vez que não sendo nativo, o estudante pode se esbarrar em uma série de burocracias para alugar o imóvel.

Outra opção é compartilhar o apartamento com outro expatriado, essa opção serve principalmente para quem não abre mão da liberdade, mas não quer morar sozinho.

Compartilhar a acomodação é economicamente mais barata do que morar sozinho, entretanto, os valores podem ser acima do que um estudante de russo pode pagar.

Em resumo, ser acolhido por uma família anfitriã sempre aparece como forma de acomodação mais conveniente e sustentável por quem deseja viajar para estudar russo no exterior.

Então, como anda sua busca por uma família russa perfeita?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar