Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estude a língua italiana na faculdade

De Carolina, publicado dia 19/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como aprender italiano na universidade

Sabemos que o estudo de línguas no Brasil deixa muito a desejar… Ainda temos um longo caminho pela frente para ter uma nação onde podemos nos comunicar com pessoas de outros países.

Na maioria das vezes, não aprendemos nem a língua dos nossos vizinhos na escola, ou seja, o espanhol, quanto mais as outras.

É claro que o inglês é há muito tempo a língua internacional por excelência. É muito importante ter pelo menos um nível intermediário na língua de Shakespeare para poder conversar com pessoas em todo o mundo.

Porém, reforçando o que dizemos no primeiro parágrafo deste post, o ensino de línguas nas escolas é muito ruim. É muito raro ter uma pessoa que consiga alcançar um nível bom em uma língua estrangeira no ensino básico brasileiro.

Esse problema é consequência de uma lista de outros na educação geral brasileira…

Não vamos entrar nas razões e nas soluções para tal… Mas, se tocamos no assunto, era só para falar de como é difícil aprender uma língua estrangeira em um percurso normal, ou seja, no colégio e no ensino médio. A maioria das pessoas que o fazem, conseguem em uma escola particular de idiomas ou uma escola tradicional muito bem qualificada.

Estude italiano e viste o país de Dante As maravilhas da Itália inspiram até os mais incrédulos…

Se citamos as outras línguas, é porque, na verdade, queremos falar o ensino da língua italiana! É uma pena ver que a língua de Dante não é muito falada pelos brasileiros (há exceções, claro! Vamos falar disso mais adiante).

Primeiro, porque, quando temos a oportunidade de aprender uma língua estrangeira, privilegiamos o inglês ou o espanhol. As duas línguas são as mais faladas no mundo, por isso, nada mais natural que optar por elas.

Mas, não pense que não há vantagens em aprender o italiano, sozinho, online, grátis, através de uma escola de idiomas, com aulas particulares de italiano, etc!

O italiano é uma língua muito interessante no campo comercial. A Itália está atualmente em quarto lugar na Europa e oitava nos países mais ricos do mundo!

Há muitas trocas comerciais entre a Itália e o Brasil! Principalmente, graças a amizade que criamos entre os dois países graças a grande imigração italiana que ocorreu no final do século XIX e início do século XX.

Hoje, considera-se que 30 milhões de brasileiros têm origens italianas. Há nesse número alguns que aprenderam a língua de seus antepassados. Mas, infelizmente, nem todos persistiram com a herança linguística de seus ascendentes.

Mas, como dizemos, ainda há muitas empresas italianas instaladas no Brasil e vice-versa! Por isso, é sempre vantajoso se expressar em italiano!

A Itália também é um destino turístico privilegiado, pois está em quarto lugar na lista dos países mais visitados do mundo. Além disso, a Exposição Universal de 2015 foi realizada em Milão.

Com suas belas cidades, monumentos listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO (a bela Veneza, a Torre de Pisa e o centro histórico de Florença), a cultura italiana realmente tem um grande peso em todo o mundo.

Por isso, não negligencie o italiano! Ele pode ser muito importante para o seu futuro profissional e pessoal!

Então, se é tão difícil aprender uma língua estrangeira nas escolas tradicionais, por que não fazer faculdade em letras e aprender italiano (do zero?) em nível superior?

É claro que, para isso, você tem que amar muito aprender línguas, literatura, gramática, entre outras coisas da estrutura de um idioma.

Na universidade, temos certeza que você poderá ter um bom nível de italiano e poderá trabalhar futuramente com o idioma de Dante: sendo professor de italiano, fazendo traduções, trabalhando com editoras, mídias, etc.

Então, vamos às vantagens de aprender italiano na faculdade?

Saiba também como encontrar um bom curso italiano online no Superprof!

Por que aprender italiano na faculdade?

Como já dizemos acima, para estudar italiano em nível superior, você é quase obrigado a gostar de línguas: gramática, fonética, etimologia, pronúncia, literatura, redação, interpretação de texto, etc e etc…

Só os grandes apaixonados pela língua conseguem estudar quatro anos todos os aspectos dela.

Aprenda a língua italiana e conheça a capital da Itália Quem tem boca vai à? Roma! Então, quem fala o idioma de Dante mais ainda!

É muito raro estar só uma língua quando se estuda uma. Isso porque, como vimos nos posts anteriores, a maioria das línguas é fruto da mistura de outras, de dialetos, de fatores que dependem do contexto de cada época, etc.

Por exemplo, todas as línguas latinas têm a mesma origem: o latim. Parece óbvio, mas quando se fala uma língua latina, podemos reconhecer várias palavras parecidas em outras. Quem nunca escutou alguém falar em espanhol e entender quase tudo que a pessoa falou? Isso porque o espanhol e o português são línguas muito parecidas.

Mas isso acontece em italiano, francês e outras línguas latinas. Já inglês, alemão e outras línguas de origem germânica têm menos palavras em comum com as línguas latinas, a não ser que a palavra da língua tem origem latina, mas fizer parte de uma língua germânica, pode acontecer!

Então, voltando ao que dizemos anteriormente, tem que ser um apaixonado pelas línguas!

O segundo passo é passar no vestibular de uma faculdade de letras que tem habilitação em italiano.

Essa parte pode ser difícil para uns (mais que aprender italiano?), porque engloba outras matérias como matemática, física, química que muitos amantes da Letras não têm muita intimidade com elas, se é que você me entende…

Mas, uma outra novidade que é que o curso de Letras não é muito concorrido. Ou seja, você não precisa tirar uma nota muito alta em todas as matérias para conseguir entrar em um curso de Letras.

Às vezes, isso pode ser um lugar comum, visto que a concorrência sempre depende da universidade, se é pública ou particular, etc.

Conheça a Itália aprendendo o idioma de Dante Não a cidade mais impressionante que Veneza! Fale a língua e fique mais encantado!

Mas, sem querer generalizar mas já generalizando, não é tão difícil passar no vestibular para letras.

Habilitação em italiano, onde e como estudar?

Como estudar língua italiana de forma eficaz?

Veja aqui alguns exemplos de universidades federais e estaduais que têm habilitação em italiano no curso de Letras:

  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Universidade de São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Universidade Federal do Espírito Santo
  • Universidade Federal do Ceará
  • Universidade Federal da Bahia

Vale a pena fazer um curso superior de italiano?

Pais, estudantes, você ainda pode se perguntar por que escolher aprender italiano sozinho na faculdade? E por que não espanhol ou alemão, por exemplo. Uma questão natural e importante! Queremos respondê-la de forma concreta, aqui.

1. Falar italiano é interessante do ponto de vista profissional

Você sabe perfeitamente bem: o mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais seletivo, ainda mais com essa crise sem precedentes.

Não temos a mínima pretensão de realizar uma análise econômica sobre esse problema. Mas digamos que a padronização de perfis não ajuda empresas e recrutadores.

Na verdade, muitos candidatos saem das escolas com um diploma superior no bolso e com fluência em alguma língua estrangeira. Normalmente, essas línguas são o inglês e o espanhol. E o italiano?

Estudar italiano por vários anos, na faculdade, ou mesmo antes: ensino médio e ensino fundamental permitirá que você tenha um perfil original.

Mas a originalidade não é o único motivo. A Itália é, de fato, um grande parceiro econômico do Brasil há vários anos.

Enquanto os curso italiano tendem a diminuir, a demanda por profissionais que dominam o italiano só aumenta!

Moda, turismo, agronegócios (vinhos e iguarias italianas), decoração e automóvel são categorias socioprofissionais em busca desse tipo de perfil. Daí o interesse profissional de como aprender italiano na faculdade…

2. Porque o italiano é o idioma próximo do português!

Português e italiano são ambos chamados “línguas romanas”. Luso-romana para a língua de Camões, e ítalo-romana para a de Dante.

As raízes comuns, portanto, explicam muitas das semelhanças óbvias que podem ser observadas em forma oral e escrita. Também é comum que, em um nível de italiano próximo do zero, uma pessoa entenda algumas das frases que lhe são ditas em italiano. Isso é facilitado por fonética quase idêntica!

3. A língua italiana é uma das mais belas

Além das semelhanças lexicais e fonéticas que podem convencê-lo a aprender italiano na faculdade, como não evocar a beleza da língua italiana?

Sua pronúncia é um dos mais belas. Ela é amada em todo o mundo.

Que prazer praticar o idioma e tentar copiar esse sotaque! É também por isso que você escolheu uma língua estrangeira, não é?

4. Faça aulas de italiano para descobrir um país e sua cultura

Escolher aprender italiano rápido e profissional na faculdade também significa lidar com um monstro cultural e histórico. Mesmo que o país não seja muito grande, a influência da Itália e seu impacto no mundo são absolutamente consideráveis.

Aprenda italiano e melhore seus conhecimentos gerais A Itália foi o berço do Renascimento e de muitas correntes revolucionárias

Você sabia, por exemplo, que, de acordo com a UNESCO, a Itália possui mais de 60% do patrimônio cultural da Europa? E 40% do Patrimônio Mundial?

Isso também corresponde ao estudo do italiano: descubra Marco Polo, Leonardo da Vinci, Dante, Rossellini, Vivaldi, Verdi…

Não podemos ignorar toda essa riqueza por trás da língua italiana, não é?

Por isso, achamos que vale a pena cursar italiano em nível superior, mesmo que seu futuro profissional se direcione para outros caminhos como: administração de empresas, comunicação, comércio internacional, história da arte, design, engenharia… Afinal, a Itália foi o berço de muitas disciplinas como a Grécia e a obra dos italianos continua inspirando muitos por aí!

Então, se você é apaixonado pela língua de Dante, comece já a aprendê-la!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar