"O vestido deve seguir as formas do corpo de uma mulher, não o corpo seguir a forma de um vestido."
- Humbert de Givenchy -

Quando mal se sabe costurar um botão, é normal se pensar que aprender corte e costura e conseguir fazer um vestido, aplicar um zíper ou ainda personalizar uma bolsa de mão é uma missão praticamente impossível.

Pois fique sabendo que tal preconceito está longe de ser verdade!

Aprender a costurar não é tão difícil quanto muitos imaginam. Corte e costura é como todo o tipo de aprendizado: requer motivação, treinamento, rigor e trabalho.

E então, pronto para começar a colocar a mão na massa?

Siga também o guia de corte e costura para iniciantes que Superprof preparou especialmente para você!

Corte e costura para iniciantes: primeiras dicas

Corte e costura pode parecer intimidante para muitos, mas dominar as habilidades básicas desta prática pode acabar tornando a vida muito mais fácil!

Muitas pessoas começam no mundo da costura através da prática dos pontos básicos. Com o auxílio de moldes de costura e o domínio do "beabá", é possível se lançar em projetos antes mesmo do esperado. Com o passar do tempo, esses projetos podem se tornar cada vez mais complicados e complexos.

Então, para empurrá-lo nesta direção, aqui está uma lista de habilidades básicas de costura para você começar a se aventurar neste mundo tão gostoso, prático e útil.

Aprender o vocabulário de corte e costura

Você conhece o ditado: "aprenda a andar antes de começar a correr?" Para fazer o mesmo dentro do universo de corte e costura, tente aprender alguma terminologia específica antes de começar a fazer seus primeiros pontos.

Sim, você pode aprendê-las enquanto trabalha. Mas não seria inconveniente ter um dicionário ao seu lado durante a execução de um projeto? Se você realmente quer melhorar suas habilidades, vale a pena considerar uma aula online sobre o assunto!

Confira aqui curso de corte e costura!

Ficar Confortável

Projetos de costura podem levar horas - até dias! E eles podem criar uma bagunça para um iniciante que está aprendendo habilidades básicas de costura. É melhor ter um lugar em sua casa onde você pode aproveitar seu tempo passado entre panos, linha e agulha em paz.

Quer um curso de corte e costura em curitiba?

Que tal escolher um cômodo da casa só para você, sua máquina de costura e seus panos?
Arrumar um local calmo onde você possa fazer sua bagunça de costura em paz é muito importante para os iniciantes em corte e costura.

Escolher sua melhor amiga: a sua máquina de costura!

Máquinas de costura vêm em tamanhos diferentes, com especificações diferentes e em milhares de modelos para escolher. Cada um deles atende às necessidades específicas de diferentes costureiros. Para escolher a sua, é preciso saber qual desses modelos combina melhor com você! Afinal, será sua máquina será uma companheira constante em sua jornada de costura.

Aprenda a costurar sem sair de casa: confira curso de corte e costura online!

Operar sua máquina de costura

Agora que você tem sua máquina de costura, o próximo passo é entendê-la. Quando você sabe como operar este dispositivo, você pode melhorar suas habilidades de maneira muito mais rápida!

Que tal um curso de corte e costura rj?

Inserir e remover uma agulha da máquina de costura

Ser picado por uma agulha de costura parece um rito de passagem para todos os iniciantes nesta prática. Você pode fazer uma pesquisa e sair perguntando para todos os costureiros e eles vão te contar que, no início, eles também sofriam com acidentes constantes na hora de substituir a agulha da máquina de costura!

Para evitar isso, é melhor aprender como inserir e remover essas agulhas da maneira certa. No Youtube podemos encontrar vários tutoriais sobre o assunto. Que tal procurar por um que corresponda ao modelo da sua máquina?

Veja aqui as ofertas de curso de corte e costura!

Ajustar a tensão do fio da máquina de costura

A tensão do fio na sua máquina de costura determina como seus pontos sairão. Uma tensão incorreta pode fazer com que os pontos fiquem muito frouxos ou muito apertados. Como nenhum costureiro quer que isso aconteça, a melhor coisa é aprender como fazer essa regulagem.

Procurando por um curso de corte e costura em bh?

Colocar linha na sua máquina de costura

Para todo iniciante em corte e costura, passar a linha por todas as partes necessárias da mais nova máquina de costura pode parecer complicado. A boa notícia é que você pode fazer isso seguindo algumas instruções muito simples presentes no manual do seu aparato! Máquinas de costura até vêm com peças numeradas que irão guiá-lo durante o processo.

Motivação também é muito importante para os costureiros iniciantes.
Tensão da linha, tipo de agulha, tipo de pano... São muitas as escolhas a serem feitas na hora de começar a costurar. Não se desanime, pois tudo isso é mais fácil do que parece!

Escolher a agulha de costura adequada

Assim como as máquinas, existem agulhas de diferentes modelos a serem utilizadas em diferentes tipos de costura. Por exemplo, você não pode usar uma agulha de ponta regular para acolchoar, pois ela vai acabar quebrando! E agulhas quebradas não servem para nada, não é mesmo? Sendo assim, preste bastante atenção no conjunto de agulhas que você for adquirir.

Escolher a linha adequada

Alguns materiais funcionam melhor quando acompanhados de outros materiais específicos. Este é o caso, por exemplo, a ser examinado na hora de escolher a linha certa para cada tipo de tecido. É melhor pesquisar um pouco sobre o assunto antes de se lançar em uma empreitada de costura e perceber que perdeu um dia inteiro em um projeto de seda usando um fio de algodão! (Não, os dois não combinam...)

Costurar à mão

Antes de ter a primeira máquina de costura, a maioria dos iniciantes começam fazendo projetos com costura à mão. Aprender a costurar a mão, passo a passo, pode acabar sendo difícil para muitos, pois, no final das contas, requer muito mais atenção aos detalhes. E isso pode ser bastante frustrante para alguns. No entanto, esta é uma das habilidades básicas de corte e costura para iniciantes que todo mundo interessado no assunto deve aprender dominar!

Saber diferentes técnicas de costura a mão

Costura a mão pode ser bastante intimidante para os iniciantes nesta arte. O lado positivo disso tudo é que existem técnicas ddiferentes que podem facilitar o trabalho, tornando-o mais conveniente. Por exemplo: você sabia que pode-se colocar spray de cabelo na linha para facilitar a passagem dela pela agulha?

Costurar pontos básicos

Existem dois tipos diferentes de pontos básicos: pontos cosidos à mão e pontos da máquina de costura. Ao estudá-los, você aprenderá habilidades básicas de costura. De ponto em execução a ponto de apoio, tudo isso ajudará você a iniciar - e completar - seus primeiros projetos.

Você já sabe como colocar um botão em uma camisa?
Pregar um botão é parte das habilidades básicas de costura que um iniciante pracisa ter!

Costurar um ponto reto

Você pode costurar pontos retos usando uma máquina de costura. Esse é um dos pontos mais básico e fácil de fazer. Mas não se deixe enganar pelo nível de dificuldade de costura, porque também é um dos pontos mais versáteis que existem!

Costurar um ponto em ziguezague

Este é outro tipo de ponto feito usando uma máquina de costura. Os pontos em zigue-zague são frequentemente usados ​​para fins decorativos. No entanto, eles também são muito resistentes e podem manter tecido juntos com muita facilidade.

Costurar um zíper

Zíperes são parte integrante de muitos tipos de roupas e acessórios. Eles são usados ​​em artigos de moda como vestidos, calças e bolsas. Por isso, é impossível deixar de aprender como costurá-lo.

Costurá-lo da maneira certa também é importante! Ninguém quer um acidente com seus zíperes, não é mesmo?

Costurar um botão

Assim como zíperes, qualquer costureiro digno de seu dom tem que dominar a arte de costurar um botão. Botões estão em toda parte: calças, vestidos, tops, bolsas...! Além de funcionais, eles ainda podem dar o charme que faltava para aquele acessório tão especial com o qual você está trabalhando agora!

Fazer uma costura francesa

Essa dica pode parecer destinada a alguém com habilidades avançadas de costura. A verdade é que fazer uma costura francesa significa, nada mais, nada menos, do que enfiar as pontas de tecido para dentro e costurá-lo para escondê-lo. A costura francesa dará ao seu projeto um acabamento limpo e bem feito.

Usar moldes de costura

A maioria dos costureiros profissionais que trabalham para grandes marcas fazem uso de moldes de costura.

Eles são convenientes e perfeitos para iniciantes que querem experimentar novos projetos. Basta seguir as instruções e, em breve, você começará a criar suas próprias modelagens! Depois de se familiarizar com esse método, você pode passar para moldes de costura mais difíceis.

A modelagem ajuda, mas você também pode aprender a fazer seus próprios moldes.
Não importa se é com ou sem molde: você pode aprender a costurar dos dois jeitos.

Fazer um ponto cruz

Alguns consideram o ponto de cruz como uma espécie de “subgrupo” de costura. Mas esse ponto básico também é usado em bordados ou até costuras tradicionais. Sendo assim, é melhor aprendê-lo, pois nunca se sabe se você vai ter uma ideia que precise dele!

Fazer um ponto de tricô

Se você estiver mais interessado em tricotar do que bordar, aprender o ponto de arrematação é uma obrigação para você! É um dos pontos mais utilizados na malharia. Isso porque é facilmente aprendido e também porque fica muito bom quando executado da maneira correta!

Costurar sem um molde

Vão ter momentos em que você precisá costurar uma peça de roupa sem ter um molde em mãos. Quer um exemplo? Quando você quiser uma peça de roupa, mas a loja não tiver o seu tamanho. Se você souber alguns truques sobre como costurar sem um molde, esses problemas não serão mais problemas!

Resumo das dicas

Resumindo nossas dicas, os interessados em se lançar na aventura de corte e costura para inciantes devem aprender a:

  • Manipular uma máquina de costurar;
  • Utilizar terminologias específicas de corte e costura;
  • Trabalhar em um local calmo e confortável;
  • Escolher um bom maquinário para costurar;
  • Inserir e remover a agulha da máquina;
  • Ajustar a tensão do fio no maquinário;
  • Escolher a linha certa para cada projeto;
  • Passar o fio pela máquina;
  • Costurar a mão;
  • Dominar diferentes técnicas de costura à mão;
  • Costurar pontos básicos, ponto reto e ponto zigue zague;
  • Fazer um ponto cruz e um ponto de tricô;
  • Fazer costuras francesas;
  • Costurar um botão e um zíper;
  • Costurar com e sem moldes de costura.
Annette
Annette
Profe de Costura
5.00 5.00 (6) R$50/h
1a aula grátis!
Caroline m
Caroline m
Profe de Costura
5.00 5.00 (1) R$100/h
1a aula grátis!
Neusa maria
Neusa maria
Profe de Costura
5.00 5.00 (7) R$40/h
1a aula grátis!
Kamila
Kamila
Profe de Costura
5.00 5.00 (24) R$50/h
1a aula grátis!
Marta
Marta
Profe de Costura
5.00 5.00 (11) R$60/h
1a aula grátis!
Ana ferreira
Ana ferreira
Profe de Costura
4.50 4.50 (6) R$30/h
1a aula grátis!
Monica
Monica
Profe de Costura
5.00 5.00 (3) R$25/h
1a aula grátis!
Talita
Talita
Profe de Costura
5.00 5.00 (5) R$30/h
1a aula grátis!

Ter uma boa máquina de costura

Não é preciso investir uma fortuna em equipamentos na hora de começar a costurar. No entanto, é preciso prever um orçamento mínimo se o desejo é confeccionar uma tão sonhada peça de roupa.

Máquina de costura "baratex" ou profissional?

Não é preciso escolher o aparato mais caro do mercado. No entanto, fique de olho na "economia porca", pois ao comprar a máquina mais barata de todas, corre-se um grande risco de acabar com uma ferramenta de má qualidade que quebre os pontos de costura.

No entanto, não pense duas vezes em adquirir um modelo barato de máquinas de marcas conhecidas (ex.: Singer). Uma boa sugestão é a pesquisa de opniões de consumidores em grupos de discussão sobre o assunto. Quem sabe você não descobre uma marca desconhecida e barata de boa qualidade?! Na dúvida, opte pelo conhecido que não tem erro!

Optar por um modela barato de uma marca reputada é um bom investimento.
A marca de máquinas de costura Singer é uma das mais conhecidas no Brasil.

Quer dicas para aprender corte e costura rapidamente?

Manual ou automática?

Isso é uma questão de afinidade!

Uma máquina automática é útil na hora de gerenciar a tensão do fio sem demandar esforço do costureiro. Ela conta com várias opções, tais como fazer casas para botões de maneira independente. No entanto, é bom estar ciente de que um modelo que "faz coisas sozinho" também custa mais caro.

O mesmo conselho de antes serve para este tópico: uma máquina automática muito barata, provavelmente, não durará muito tempo nem terá uma performance muito boa.

Overlocked ou não?

A máquina de fazer overlock é um tipo especial de aparato que, além de costurar, corta e dá o acabamento, tudo em uma única operação.

Para os que estão começando agora no universo do curso de corte e costura para iniciante, não é preciso se preocupar com este tipo de máquina. O melhor a fazer é aprender a dominar, antes de mais nada, o maquinário básico.

Caso você se torne um viciado em costura, aí sim a máquina de overlock se tornará rapidamente sua melhor amiga!

É importante aprender a utilizá-la

Isso pode parecer óbvio, mas é absolutamente necessário saber como usar sua máquina de costura para aproveitar ao máximo tanto as suas habilidades enquanto costureiro quanto os programas disponíveis no aparato.

O que pode ser simples e intuitivo para alguns na hora de usar uma máquina de costura, pode acabar sendo muito complicado para outros.

Se você fizer um curso de costura para iniciantes, seu professor com certeza te mostrará como usá-la melhor. Se você é autodidata e decidiu começar sozinho, uma boa alternativa é procurar por instruções e tutoriais na internet!

Outra dica: na loja, ao comprar sua máquina de costura, pode acontecer de o vendedor oferecer uma demonstração e / ou um teste. Se este for o caso, aceite na hora!!!! Se ele não oferecer, não se envergonhe em pedir conselhos: diga que é a sua primeira máquina e que você não sabe como ela funciona.

Existem costureiros na sua família ou dentre seus amigos? Aproxime-se deles para conseguir ainda mais orientações sobre como ficar craque no manuseio do seu mais novo "brinquedinho".

Equipe-se nas lojas de armarinhos

Antes de fazer seu primeiro trabalho, seja de maneira independente ou  durante seu curso de costura, é necessário "rechear" sua caixa de costura com alguns acessórios essenciais.

Abaixo selecionamos alguns dos elementos fundamentais que não podem faltar no seu estojo na hora de se lançar no seu mais novo projeto e começar a costurar!

Um estojo de costura com as ferramentas essenciais é fundamental para a realização de bons projetos.
Todo iniciante precisa de um boa caixa de costura!

Aprenda como usar uma máquina de costura sem precisar arrancar os cabelos!

Linha

Dê preferência fios de poliéster. As linhas de algodão tendem a encolher ao serem lavadas, ocasionando deformações na costura.

Ficou na dúvida quanto aos preços? Então não hesitem em pedir ajuda a um especialista da loja de armarinhos.

Está fazendo suas compras online e bateu aquela insegurança na hora de escolher a marca da linha? Nada melhor do que procurar fóruns de discussão e comentários em sites especializados. Bastar dar um Google nas palavras chaves do que você procura para encontrar vários endereços relacionados.

Agulhas

Se tem algo em que vale a pena gastar um pouco mais, este algo são agulhas! Comprar agulhas baratas acaba saindo caro, pois elas vão quebrar com mais facilidade e precisarão ser trocadas com mais frequência.

É bom lembrar que este é ainda um dos materiais mais utilizados durante um projeto de costura e por isso ele se desgasta mais rapidamente que os outros elementos da sua caixa de costura. Guarde em mente, portanto, que ela deve ser substituída regularmente.

Outro conselho útil é possuir vários tamanhos de agulhas (de 60 a 110. O número representa os milímetros). Eles variam de acordo com os projetos. Quanto maior o número, melhor a agulha para tecidos espessos.

Elas ainda se diferem quando o assunto é o tipo de tecido, ou seja, não hesite em pedir assistência na loja na hora da compra.

Tesoura

Esta é a sua melhor aliada dentro do seu ateliê!

Aviso importante: separe um par dedicado única e exclusivamente aos tecidos e outro ao corte de papel.

Sejam em cursos de corte e costura online ou presenciais, você precisará cortar ambos os materiais e o corte de papéis com a tesoura de tecido enfraquece a lâmina, deixando-a cega e sem precisão.

Outros materiais essenciais

  • Abridor de casas - essencial, especialmente quando se é iniciante! Além de abrir casas de botões com facilidade, esta ainda é uma ótima ferramenta para se desfazer costurar quando damos aquela "vacilada" na hora de usar a máquina!
  • Fita métrica - para tirar as medidas do corpo;
  • Giz de alfaiate -  Várias cores estão disponíveis para diferenciar as marcações de acordo com a cor do tecido,
  • Alfinetes, muitos alfinetes - ótimos para não danificar o tecido,
  • Ferro de passar - é essencial passar a ferro as dobras a serem costuradas. Este é um passo muitas vezes evitado por iniciantes, mas que facilita muito o trabalho!

Encontrar ferramentas de costura grátis para iniciantes

Muitas costureiras começam suas formações e entram em atividade com a ajuda de recursos disponíveis na internet!

Existem, online, centenas - talvez milhares - de influenciadores e entusiastas do mundo da costura que publicam suas dicas gratuitamente. Ótimo material para quem tem sede de aprendizado e não quer - ou não pode - gastar muito!

Por isso é bom ter muitos deles na sua caixa de costura!
Alfinetes são utilizados aos montes na hora da produção de uma peça de roupa.

Para facilitar o aprendizado, o aprendiz de costureiro pode recorrer a páginas que disponibilizam, por exemplo:

  • A oficina de costura online gratuita;
  • Vídeos do YouTube e Dailymotion sobre a costura para iniciantes;
  • Sites especializados em costura, bordado, tricô e / ou crochê;
  • Aplicativos gratuitos com ideias e passo-a-passo de costura;
  • Blogs e contas no Pinterest dedicados à arte da costura.

Muitos iniciantes no mundo da costura utilizam a internet para complementar seu aprendizado, então por que não explorar este universo durante seu curso de estilismo?

Aprender a usar um molde de costura

Mesmo sabendo que o bom conhecimento do manuseio correto de uma máquina de costura é essencial, é importante ter em mente que ela representa, no entanto, apenas cerca de 20% do tempo de trabalho. Os 80% restantes são dedicados à preparação de toda a peça antes dela finalmente ser "juntada" por linha e agulha:

  • copiar e cortar o molde
  • marcar e cortar o tecido
  • alfinetar
  • desenhar as marcas
  • alinhavar
  • picotar
  • passar as dobras
  • etc...

Como iniciante, essas etapas podem parecer tediosas. No entanto, elas facilitam enormemente a execução do produto final.

Para se sair bem no desenvolvimento do seu projeto, opte por moldes prontos ou pré-fabricados. Sabemos que existem inúmeras opções disponíveis online em pdf a apenas um clique de distância. O problema é que, quando se está no começo do aprendizado, é mais fácil seguir um molde comprado pronto do que um impresso em impressora caseira.

Revistas como Moda Moldes oferecem em suas edições modelos com diferentes níveis de dificuldade. As explicações fornecidas são muito detalhadas, o que permite ao aprendiz aprender facilmente a desenhar, fazer uma bainha, tricotar ou bordar.

Se iniciar no mundo da costura pode ser muito simples!
Um aprendiz iniciante dedicado começa a costurar em um piscar de olhos!

Que tal conferir 6 ideias de projetos para iniciantes em corte e costura?

Começar com roupas simples

Pode ser frustrante ter que começar o aprendizado com conceitos básicos quando o que se deseja é costurar toda uma coleção de alta costura. No entanto, é preciso seguir firme e forte na hora das aulas para iniciantes para conseguir atingir seu objetivo.

No início, fique longe de projetos com técnicas mais difíceis, como mangas ajustadas, capas e roupas e acessórios com um tecidos complicados de usar, como couro ou popeline.

Se você tem um bebê ou algum conhecido que teve um bebê recentemente, se lance em projetos de confecção de babadores, almofadas decorativas (capas de almofada), cobertores e itens do gênero.

Nada melhor do que escolher modelos simples a serem executados que serão concluídos com sucesso e maestria!

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

4,27/5, 11 votes
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.