Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Apoio escolar gratuito sem professor: será que funciona?

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > É possível melhorar suas notas sem a ajuda de um profissional do ensino?

Segundo dados do estudo mais recente da OECD (em português: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a performance dos alunos brasileiros em matemática, ciências e leitura se encontra abaixo da média mundial.

Isso significa que grande parte dos alunos não apresenta um bom desempenho escolar. Mas o que fazer se o seu filho está com notas baixas na escola? Afinal, o sonho de todo pai e mãe é ver o filho tomar gosto pelos estudos desde cedo.

Crianças que começam a aprender em casa, tendem a gostar mais de estudar. Alguns pais incentivam seus filhos a estudar desde cedo para que sejam dedicados à escola.

Dispor de meios online para atividades de reforço parece uma alternativa bem atraente, especialmente para pessoas de baixa renda.

Há programas que permitem que o aluno aprenda através de atividades lúdicas e agradáveis. Dessa forma, eles se mantêm interessados mesmo em assuntos que consideram “chatos”. Através de jogos e outras atividades é possível manter-se motivado a aprender história, geografia, química e até mesmo matemática e física.

Entretanto, uma boa dose de organização e comprometimento se faz necessária.

  • Mas afinal, seriam essas soluções definitivas ou apenas um complemento ao aluno?
  • Será que um aplicativo ou site pode substituir a função de um professor particular?

Como se organizar para seguir essas aulas?

O seu filho está com dificuldades na escola e você gostaria que ele tivesse acesso a aulas de reforço escolar?

Provavelmente, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é recorrer a recursos gratuitos, certo? Existem sites e aplicativos que oferecem atividades online (e gratuito) capazes de ajudar seu filho a melhorar o desempenho em algumas matérias.

E mesmo que eles não estejam com dificuldades, uma ajuda extra é sempre bem-vinda!

Entretanto, é preciso muito cuidado na hora de escolher a ferramenta a ser usada. Ela precisa atender as suas expectativas e ser condizente com o nível e a necessidade do aluno.

Isso porque as opções disponíveis são muitas!

Para não errar na escolha, uma boa estratégia é ler as opiniões de usuários deixadas na página do aplicativo. Além disso, existem alguns que funcionam com período de teste. O aluno usa gratuitamente (e online para reforços escolares) por um tempo e, se gostar, passa a pagar para continuar o uso ou desbloquear outros módulos e funções.

Nem todos conseguem se adaptar a um curso via internet. Determinação e dedicação são as palavras-chave. Estudar online exige disciplina e compromisso.

Entretanto, como trata-se de um estudo realizado “por conta” do aluno, é preciso que ele se conscientize de que deve levá-lo realmente a sério. E para isso, o melhor a fazer é acompanhar seu filho nessa jornada.

Entretanto, você, aluno, que está lendo acredita que “não tem mais idade” para ser acompanhado pelos pais (embora um acompanhamento seja sempre bom), fique ciente de que terá que impor uma certa assiduidade a si mesmo. Caso contrário, o foco dos estudos será perdido facilmente.

Acredite: será muito agradável aprender através de jogos e atividades online.

Mas é importante, antes de mais nada,  entender quais são as suas principais dificuldades. É através dessa constatação que você estará preparado para encontrar o site ou aplicativo que melhor lhe atenda. Esse é o caminho para vencer suas dificuldades.

E esse reforço escolar online não precisa ser geral. Alguns estudantes enfrentam dificuldades em matérias e assuntos específicos. Por que tomar aulas de reforço online de matemática quando se tem notas vermelhas em história?

Muitas dessa ferramentas são organizadas por matéria. Dessa forma, entender em que o aluno precisa melhor é premissa fundamental para começar a pesquisar.

Quais são os principais sites e aplicativos de reforço escolar gratuito no Brasil?

Se você começar a pesquisar na internet, certamente encontrará diversas opções. Cabe buscar mais informações sobre as que lhe parecerem mais atraentes:

Para quem está no Ensino Médio, a plataforma Ensino Médio Digital disponibiliza materiais relacionados à grade escolar desse período e tópicos abordados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas que disponibiliza também testes e simulados.

Outra ótima opção é o site Apoio Escolar 24 horas. Embora haja uma pequena taxa mensal a ser paga para poder utilizá-lo, ela garante o contato com professores e o acesso a uma ampla gama de conteúdos, tutorias e testes que ajudam a melhorar as notas ou preparam o aluno para ENEM e vestibulares.

Nessa plataforma, estão dispostos recursos educacionais direcionados a diferentes níveis escolares e disponíveis em diversos formatos. Apesar de contar com conteúdos em vários idiomas, há muito material em português.

Para alunos que encontram dificuldades em matérias específicas, existe o Portal Só Matemática, o Portal Só História, dentre outros.

Mas os sites não são o único meio de suporte escolar gratuito. Hoje em dia, muitos estudantes gostam de revisar conteúdos escolares através de vídeos do Youtube.

Existem algumas pessoas que conseguem fixar melhor o conteúdo quando assistem a videoaulas.

Você é dinâmico demais para passar horas em frente a um computador?

Talvez os aplicativos sejam a melhor opção para você. Eles podem ser baixados em seu celular e acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. Através desse tipo de recurso é possível aprender se divertindo.

Uma forma descontraída de estudar é recorrer aos programas específicos para celulares. Aplicativos costumam ser uma boa opção para aprender se divertindo.

O aplicativo 94 graus consiste em uma espécie de jogo de perguntas e respostas. Quanto mais próximo da resposta certa o jogador se encontra, mais a temperatura de um termômetro exibido na tela aumenta. Entretanto, há uma taxa de desbloqueio por assunto.

O RevisApp (Enem e vestibular) traz uma forma descontraída de revisar as matérias mais cobradas nessas provas. E isso é feito através de um sistema intuitivo de navegação, com imagens e gifs.

Além dos aplicativos que oferecem aulas, você já imaginou uma ferramenta que pudesse conectá-lo aos professores do seu filho? A boa notícia é que já existe aplicativo para isso. O Remind é um aplicativo de conversa que permite que pais, professores e escola se mantenham conectados.

O que o diferencia de outros programas como Whatsapp e Viber é que ele é totalmente voltado à educação. Para segurança dos usuários, o educador cria um perfil e convida os pais e alunos a instalar. Dessa forma, ele pode passar avisos de provas e discutir temas abordados em sala de aula. Que tal fazer essa sugestão ao professor do seu filho?

E ainda existem alguns aplicativos dedicados exclusivamente ao aprendizado da Língua Portuguesa.

Esses recursos são mesmo a melhor solução para o aluno que está com dificuldades?

Um aluno que tem dificuldades em determinada matéria tende a acreditar que a mesma é “chata” ou difícil demais para ele. Isso faz com que entre em um círculo vicioso, no qual fica desmotivado porque não consegue aprender, e não consegue aprender porque está desmotivado.

Qualquer problema escolar deve ser sanado o mais rápido possível para que a criança não se sinta triste e desanimada. A dificuldade em aprender pode trazer desmotivação e sentimento de inferioridade ao aluno.

Para quebrar este ciclo, é necessário mostrar a ele uma nova forma de aprender.

É aí que entram em cena os aplicativos.

A tendência é que os alunos os vejam como uma forma agradável de aprender e desafiar a si mesmos, e não somente como um jeito entediante de agradar aos pais. Isso porque especialmente aplicativos com jogos e imagens buscam equilibrar entretenimento e aprendizado.

Além disso, para ter acesso a um aplicativo, você não precisa ter uma mesa com computador e luminária. Basta dispor de um smartphone.

Também o custo baixo ou zero desses aplicativos permite que você baixe mais de um para variar os assuntos e modelos de jogos.

Normalmente esses recursos se assemelham aos que são usados por alguns professores em sala de aula. E a diferença entre o aplicativo e os jogos e imagens em sala de aula é exatamente o professor. Embora esses programas sejam de grande valia, eles jamais substituirão os conhecimentos em pedagogia de um professor. Trata-se apenas de complementos.

Professor de reforço: os benefícios das aulas particulares

Embora a ideia de receber materiais de reforço escolar online gratuitos pareça muito atraente, os alunos com dificuldades precisam de um professor para ajudá-los a progredir. Isso porque, muitas vezes, esses estudantes vão se sentir perdidos em algum tópico. E como entender se não tiverem a quem perguntar?

Professores que dão aulas particulares em seu espaço ou na casa do aluno normalmente são profissionais bons e experientes. Alguns também atuam em escolas, o que os mantém sempre atualizados.

Além disso, proporcionar aulas particulares de reforço ao seu filho fará com que ele se submeta a um ritmo de estudos. Isso nem sempre é possível para quem estuda através de sites e aplicativos. Pode ser um ganho em questões financeiras e uma perda em aprendizagem.

Mas qual a vantagem do professor particular em casa?

Ter aulas particulares com um professor em casa permitem um contato físico e humano. Um site ou aplicativo jamais perceberia quando o aluno está triste, disperso ou “com cara de quem não entendeu”. Já o professor pode identificar todas essas sensações e trabalhar de modo a atenuá-las.

Além disso, com a convivência, ele vai percebendo qual o perfil e as necessidades do aluno, e passa a preparar as aulas tomando por base essas informações. Nem tudo o que funciona para o amigo do seu filho funcionará também para ele. As pessoas têm diferentes formas de aprendizado.

Quem nunca odiou uma matéria por causa do professor?

Alunos constroem vínculos com seus professores. E isso jamais poderá ser substituído por qualquer ferramenta online. Fica muito mais fácil aprender quando esses vínculos são positivos.

Atualmente é muito fácil encontrar um professor através da internet. No Superprof, os perfis dos professores apresentam suas habilidades e conhecimentos. Dessa forma, pais e alunos podem escolher de forma simples e segura.

Embora recursos online sejam muito úteis para o sucesso acadêmico do aluno, um professor particular sempre será uma necessidade real para vencer as dificuldades escolares (de graça e pela internet).

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar