Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas aulas de coaching: sucesso no processo de seleção de trabalho

De Camila, publicado dia 28/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Coach curso: como fazer uma boa entrevista de emprego

“Uma grande carreira é hoje medida pelo número de erros.”
Henri Jeanson (1900-1970)

Passar por uma entrevista de recrutamento, responder às perguntas feitas, causar uma boa impressão nos primeiros minutos… Tudo isso é essencial quando procuramos por um emprego.

De acordo com um estudo do processo de recrutamento conduzido pela empresa Robert Walters,

  • 79% dos candidatos estudados já passaram por uma entrevista de emprego e não obtiveram um retorno do empregador;
  • 36% dos entrevistados dizem que já lidaram com um recrutador mal-educado e desrespeitoso.

Para que seu processo seletivo ocorra da melhor maneira possível, Superprof preparou essa matéria com algumas dicas para que você passe por suas entrevistas de emprego com sucesso.

Veja também nosso guia para se destacar em entrevistas de emprego.

Pesquise informações sobre a empresa

Ao escrever uma carta de apresentação, é fundamental conhecer o ambiente da empresa para a qual você envia a sua candidatura, assim como saber algumas informações corporativas importantes, tais como a posição desta mesma no mercado e a filosofia que a impulsiona.

Além disso, é benéfico para o candidato ter informações como o número de funcionários, áreas de especialização, rotatividade, clientes, áreas geográficas de atividade, produtos ou serviços oferecidos em mãos.

Acima de tudo, é aconselhável também pesquisar sobre os empregados que já trabalham no ambiente no qual você deseja fazer parte: a idade dos funcionários, as atividades organizadas internamente, os trabalhos em equipe, por exemplo.

O objetivo de possuir tal conhecimento é o de mostrar ao recrutador que você se interessa pela vida da empresa.

A internet é uma ótima ferramenta na hora de se preparar para um processo de seleção de emprego.

Como obter essas informações?

A Internet é uma ótima ferramenta para se fazer essa pesquisa.

Através dela você pode coletar informações essenciais como:

  • os nomes dos diretores, presidentes, CEO… (se ainda não os conhece),
  • a data de fundação da empresa,
  • suas áreas de atuação,
  • seu potencial crescimento,
  • etc.

Você também pode obter uma visão geral do mercado, aprendendo sobre os principais clientes e concorrentes da empresa.

Através do site da empresa, redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter) e notícias que falam sobre a mesma, você pode coletar uma certa quantidade de dados que ajudarão na hora de formular perguntas ao recrutador.

“Dar um Google” nos recrutadores também é uma boa uma maneira de obter informações sobre eles. Os resultados, no entanto, precisam ser sabiamente selecionados já que podem conter de tudo um pouco (experiências ruins, por exemplo).

Durante a entrevista de emprego, aproveite para fazer algumas perguntas sobre a vida na empresa e o ambiente de trabalho.

Curso de coaching: escolha boas roupas e cuide da aparência

O estilo de vestir é um elemento chave para uma entrevista de emprego bem sucedida. É claro que isso varia de acordo com o tipo de posição almejada.

Uma verdade geral que permanece nas práticas profissionais em qualquer tipo de trabalho: deve haver um cuidado mínimo com a aparência na hora de ir a uma entrevista de emprego.

Certamente, um candidato de terno e gravata para um trabalho na área de web e comunicação (desenvolvedor web, designer gráfico, editor de web, programador ou até mesmo publicidade) vai parecer um pouco “chique demais”.

Por outro lado, se ele se apresentar portando um jeans surrado, uma camisa branca amarrotada e uma jaqueta de couro em uma entrevista na área de direito ou contabilidade, por exemplo, ele pode passar uma imagem inadequada.

Para obter o cobiçado trabalho, você tem que adaptar suas roupas de acordo com o setor e / ou a empresa para a qual você está se candidatando.

O ideal é permanecer natural e confortável em o “código de vestimenta” esperado, pois seria contraproducente se sentir desconfortável ​​ao escolher a roupa errada para a entrevista de emprego.

Por exemplo, um candidato vestido como um ministro quando ninguém – nem mesmo o CEO – da empresa usa um terno, é incompatível com o tipo de candidato procurado para tal ambiente de trabalho.

Parece besteira, mas a sociedade de hoje – na qual a aparência tem precedência sobre as habilidades interpessoais – os candidatos devem se destacar uns dos outros, respeitando uma convenção social implicitamente imposta pelo ambiente de trabalho comum dentro da área de atuação na qual ele busca por emprego.

É preciso se destacar positivamente durante uma entrevista de emprego.

E se você não se adequar ao estilo de vestimentas esperado dentro de determinado tipo de trabalho, qual risco você corre?

O mercado de trabalho é flexível e competitivo. Sendo assim, o recrutador provavelmente optará por outro candidato cuja atitude, gestos e vestimentas o destacam dos outros candidatos de maneira positiva.

Confira algumas dicas que contribuirão para se preparar para entrevistas de recrutamento!

A importância da gestualidade e atitudes na hora do processo de seleção

Encontrar as palavras certas para convencer um recrutador, infelizmente, não é o suficiente durante uma entrevista de emprego. Isso porque a linguagem corporal e a comunicação não verbal representam até 90% da mensagem que você deseja transmitir.

Primeira impressão: o aperto de mão

O aperto de mão logo na chegada, por exemplo, é um desses fatores determinantes.

O objetivo durante este gesto é mostrar que você confia em si mesmo. A primeira impressão é uma das que ficam gravadas na mente do recrutador, influenciando na sua decisão final após o processo seletivo.

Portanto, não aperte a mão com muita força: agite a mão da pessoa de maneira enérgica e franca (sem quebrar o osso), olhando diretamente em seus olhos.

Acompanhe a ação com a saudação “Olá Sr. (ou Sra.)” e sorria um pouco ao mesmo tempo, se possível.

Mini guia de gestos e atitudes positivos

Aqui está um mini guia sobre alguns gestos e atitudes que podem contribuir para o sucesso da sua entrevista: sentar-se corretamente na cadeira, com o tronco ereto e um pouco inclinado para a frente, as coxas e os pés paralelos ao chão.

Não tenha medo de fazer gestos com as mãos para acompanhar suas observações: o recrutador provavelmente procurará interpretar essa linguagem não verbal.

Braços cruzados são sinônimo de falta de interesse e falta de confiança.

Por outro lado, braços abertos, espaçados e comunicativos enviam o sinal de que falamos com facilidade, eloquentemente. No entanto, não exagere!

Durante a conversa, também é aconselhável prestar atenção na respiração, pois ela ajudar a administrar o estresse.

Atenção deve igualmente ser dada ao seu interlocutor enquanto vocês dialogam. Isso porque se ele fizer perguntas abertas e você reagir gaguejando, apresentado-lhe uma resposta fechada, isso será logicamente percebido como uma estratégia de sua parte para colocar um fim na comunicação (e isso não é o que você deseja!).

É melhor detalhar suas respostas se as perguntas da entrevista os convide a fazê-lo. Por exemplo, a famosa questão “fale-me sobre você“.

Um aperto de mão firme e confiante também é importante para causar uma boa impressão.

Evite vacilar quando se trata de negociar seu salário

Não hesite em anunciar as suas necessidades salariais, se lhe for pedido. Essa é uma forma do recrutador verificar mais uma vez se você conhece o preço médio do mercado (a remuneração do cargo em questão).

O que não fazer durante a entrevista de emprego

Aqui estão algumas atitudes a evitar:

  • esconder a boca com a mão,
  • tocar no nó da gravata,
  • Coçar o pescoço,
  • Se avançar muito sobre a mesa ou se debruçar sobre ela.

Essas são apenas dicas. Felizmente, nem todos os recrutadores estão tão preocupados com os mínimos gestos que o candidato faz. No final das contas, a sua personalidade é o que terá mais peso na hora da decisão final.

Veja também várias dicas sobre como se vestir durante uma entrevista profissional.

Como apresentar-se durante uma entrevista de emprego

É chegado o grande dia! Lembre-se de um dos aspectos mais fundamentais na hora H: a pontualidade.

Como ter sucesso em uma entrevista de emprego e como convencer alguém de que você é um bom profissional se você não é pontual?

Chegar atrasado é um dos pontos fracos, um sinal de falta de seriedade, que pode ser crucial.

Para todos os compromissos importantes – seja um recrutamento, uma reunião de condomínio ou até mesmo um encontro amoroso – é melhor planejar um tempo de deslocamento mais longo do que o habitual para ter certeza de chegar na hora certa.

Ao chegar ao local marcado, o recrutador te dará as boas-vindas e a conversa começará.

Você provavelmente tem o coração pulsando a 2.000 batimentos por minuto. Esse estresse geralmente desaparece se você tiver uma boa preparação da entrevista.

E ainda: fique por dentro sobre como chegar pronto a uma entrevista de emprego!

Curso de desenvolvimento profissional: antecipe perguntas maliciosas

E não, não acabou. Preparar-se para uma entrevista de emprego também envolve antecipar problemas que possam ser encontrados.

Aqui estão alguns exemplos concretos de perguntas que podem aparecer durante o diálogo com o recrutador:

  • Qual é seu maior ponto negativo?
  • Qual é a sua maior qualidade? ou Apresente 10 qualidades e 10 defeitos seus,
  • O que te interessa na nossa sociedade?
  • Estamos em 2025 ou 2030: onde você se vê?
  • O que você poderia fazer melhor do que um outro candidato?
  • Por que você acha que devemos recrutá-lo?
  • Quais são as suas expectativas salariais?

Refletir sobre respostas para perguntas maliciosas te ajudará a gerir momentos difíceis durante a entrevista de emprego com maestria!

Após a entrevista, não hesite em enviar um e-mail de agradecimento no dia seguinte à reunião: este pequeno gesto pode ser apreciado.

Finalmente, aproveite a oportunidade para lembrar os entrevistadores e recrutadores da sua determinação, seu interesse e sua disposição de se juntar à equipe em questão!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar