Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

O personal trainer traz a vantagem de dedicar-se inteiramente a você durante do treino

De Marcia, publicado em 03/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > É possível ter um instrutor de esportes só seu

Contratar um coach esportivo deixou, há algum tempo, de ser um privilégio da elite, para tornar-se algo possível também a pessoas de outras classes sociais.

Nunca é tarde para tomar uma atitude. Então, que tal começar agora mesmo, a preparar-se para aderir a um programa de treinamento esportivo? Alguns correm para matricular-se em uma academia assim que tomam essa decisão; outros, começam a caminhar com um amigo aos finais de semana.

Entretanto, essa rotina saudável normalmente não dura muito. Chegam o inverno, as responsabilidades e a correria do dia a dia e, imediatamente, os treinamentos são colocados em segundo plano, até que desapareçam de vez da agenda de quem parecia disposto a tornar-se atleta.

Treinamento particular é a solução

Por que não contratar então um personal trainer para acompanhá-lo nos treinos?

Um bom profissional do ramo poderá definir o programa de acordo com suas necessidades e objetivos. E ele ainda ajuda na parte da motivação, já que o atendimento é totalmente personalizado.

É por isso que você deve buscar, sim, um coach esportivo, mas é importante ficar atento na hora de escolher a quem contratar. Tenha uma conversa franca com o instrutor e não se sinta constrangido em perguntar sobre sua formação e experiência.

Falar com franqueza Mais que um professor, o coach esportivo constrói uma relação de confiança com o aluno.

Também observe bem o perfil. Lembre-se de que é mais fácil manter-se motivado em um treinamento nesse modelo, mas não se sentir confortável com o treinador pode causar efeito reverso e fazê-lo desistir de tudo.

Esporte: a chave para o bem-estar

Você já ouviu alguém dizer que se sente mais disposto para as atividades do dia a dia depois que iniciou uma rotina de exercícios? Outros, ainda, conseguem controlar doenças crônicas como diabetes e colesterol, graças à ajuda dos esportes.

O bem-estar físico soma-se ao fato de que, à medida que você alcança seus objetivos, passa a se sentir mais motivado e feliz a seguir com os treinos.

É claro que uma visita ao médico é fundamental antes de assumir qualquer programa de treinamentos, mas além da saúde, os benefícios também serão sentidos na vida cotidiana.

Na hora de escolher o profissional, fique atento também á sua conduta relacionada à profissão. Quanto mais amor pelo ofício ele demonstrar, maiores as chances de obter bons resultados.

Personal trainer X academia

As vantagens do personal trainer sobre os exercícios em academia são diversas. Para você ter uma ideia, citaremos apenas algumas delas:

  • Exercícios diversos e divertidos;
  • Equipamento profissional;
  • Resultados mais rápidos;
  • Treinamento de acordo com as suas necessidades;
  • Otimização e flexibilidade do tempo;
  • Motivação.

Não que as aulas em grupo sejam ruins, mas elas normalmente são lotadas, o que faz com que o instrutor tenha pouco tempo para dedicar-se a cada um dos alunos. Com o personal trainer, você terá acesso a um suporte direcionado, individual e exclusivo.

Treinos em turma Aulas em grupo costumam ser lotadas e sobra pouco tempo para cada aluno.

Antes de desenvolver o programa, o profissional ouvirá seus anseios e, a partir daí, os exercícios serão todos planejados de modo a atingir seus objetivos. Os exercícios propostos normalmente são mais lúdicos, e você pode conversar com ele sempre que precisar já que, caso haja necessidade, detalhes do treinamento podem ser mudados a qualquer momento.

Além disso, ainda há outra vantagem em contratar um personal trainer. Essa talvez seja a maior de todas: a segurança!

Flexibilidade e liberdade nos exercícios

Com um coach esportivo, você pode alinhar dias e horários personalizados para os treinos. Além disso, não conta com os inconvenientes de salas de treinamento lotadas, que atrapalham sua concentração e relaxamento.

Entretanto, toda essa liberdade pode se tornar uma “faca de dois gumes”. O ideal é procurar organizar suas aulas, mantendo o mesmo ritmo, sem que os treinamentos ocorram em dias seguidos e depois, haja muitos dias de intervalo.

É claro que a frequência varia de acordo com a sua disponibilidade e objetivos, mas a regularidade não pode ser deixada de lado.

Diferentes níveis de freqüência

Embora a sua rotina seja levada em conta na hora de definir a freqüência dos treinos, os objetivos devem sempre sobressair-se. Dessa forma, você não corre o risco de frustrar-se por não chegar onde deseja.

  • 3 a 4 sessões por semana – Por tratar-se de um treinamento mais intensivo, normalmente atrai pessoas que precisam preparar-se para um objetivo específico, a curto prazo. Pode ser uma competição, por exemplo;
  • 2 sessões por semana – Ainda pode trazer resultados relativamente rápidos;
  • 1 sessão por semana – É igualmente eficaz, porém, os resultados demoram mais a aparecer. Alunos que desejam progredir gradativamente e têm uma rotina cheia, normalmente aderem a esse modelo.

A duração de cada sessão costuma variar entre 1 hora e 1:30 hora. Isso também deve ser alinhado com seu personal trainer antes de partir para os trabalhos.

Escolha o local do treino As aulas particulares podem acontecer em ambientes abertos ou fechados.

Caso opte pelo treinamento em casa, você ainda tem a vantagem de não perder tempo no trânsito e nem desanimar quando estiver chovendo, por exemplo. Caso prefira, os exercícios podem ainda ser realizados em locais ao ar livre, como parques.

Custo por sessão pode significar vantagem

Alguns profissionais, além de sessões avulsas, oferecem algumas opções de pacotes para os alunos. Normalmente, fechar uma quantidade pré-determinada de aulas, significa pagar menos por sessão.

Isso democratiza também os custos visto que, a maior parte das academias vende um pacote ao aluno, que inclui a possibilidade de participar de todas as aulas. Nem sempre os horários dessas aulas serão condizentes com sua disponibilidade. Nem todas as modalidades serão do seu interesse.

Isso faz com que, muitas vezes, ele pague um valor alto para ir à duas únicas aulas por semana. Pensando nisso, adquirir um pacote de sessões com um coach esportivo pode significar uma vantagem também financeira.

Além disso, você vai economizar tempo, e contar com um acompanhamento contínuo, que o ajudará a conquistar resultados mais rápidos e manter-se motivado.

Como escolher um personal trainer?

Como dissemos acima, escolher um profissional é parte importantíssima, já que a relação de confiança entre você vai dizer muito sobre os resultados do treinamento. A grande maioria dos profissionais permite que você faça uma aula experimental.

Dessa forma, é possível conhecer o trabalho e conversar sobre a experiência do coach esportivo, antes de “fechar”. E você pode começar a busca aqui mesmo, na plataforma Superprof.

É durante esse “teste” que você terá a oportunidade de conhecer um pouco melhor o seu possível treinador, e vice-versa. Ele realizará alguns testes de aptidão física com você e passará alguns exercícios mais generalizados, para dar uma visão panorâmica do programa.

Nessa hora, além de observar seu profissionalismo, será possível mensurar se a abordagem do personal trainer combina com você. No dia a dia de trabalho, normalmente sofremos muitas pressões e cobranças. É por isso que o treinamento deve ser a parte boa da sua rotina.

Se não for leve, agradável e acolhedor, é possível que você se desmotive antes do que imagina.

Valor das aulas democratizado

Hoje em dia, personal trainer não é um profissional acessível apenas para grandes artistas, milionários e empresários. Os valores da aula vem se tornando a cada dia mais populares. Isso significa que, independentemente da área na qual você atue, provavelmente o programa caberá no seu bolso.

Negociando os valores

Antes de pedir “um desconto”, pare e pense se é justo. Analise que o profissional que você está pensando em contratar investiu em formação e materiais para se preparar. É claro que tentar negociar não é proibido, mas lembre-se de que um bom profissional terá custo condizente com sua qualidade.

Na hora de combinar os pagamentos, converse sobre as melhores formas para você e veja se fica bom para ambos. Além dos pacotes de sessões, uma medida que pode ajudar a reduzir os custos é treinar em grupo, com mais um ou dois amigos.

Dessa forma, vocês não perdem o foco do treinamento personalizado e otimizam tempo e dinheiro. Como não existe valor tabelado para a hora de treinamento, os preços podem variar muito. Por isso é importante fazer uma pesquisa antes de escolher.

Só precisamos lembrar que o custo não deve ser o único critério de escolha.

Nível de desenvolvimento Ainda que você não queira tornar-se atleta, treinamentos fazem bem à saúde.

Também é importante levar em conta que, fazer a matrícula em uma academia, pagar todo o plano, e desistir alguns meses depois, pode acabar saindo mais caro do que as sessões de coach esportivo. Portanto, pense bem antes de concluir o que sai “mais em conta”.

Equipamentos modernos

Pode ser que você esteja se perguntando se será necessário comprar algum tipo de aparelho ou acessório para realizar as sessões em casa. A boa notícia é que, normalmente, os profissionais levam esses acessórios até o aluno.

Por tratar-se de um treinamento mais direcionado, estes normalmente são modernos e estão em bom estado. Se estiver pensando em comparar com todo o “arsenal” disponível em uma academia, lembre-se que as de preço mais acessível, normalmente não têm tudo.

Motivos para desejar um treinamento personalizado

Como o comportamento humano não é uma ciência exata, podemos dizer que existem mais de 1001 objetivos a ser alcançados com os treinos e diversas formas de chegar a cada um deles.

Entretanto, dentre os mais comuns estão: nádegas mais redondas e definidas, perda de peso, barriga “tanquinho”, tonificação muscular, alongamento, ganho de massa magra, alívio nas dores nas costas, saúde durante e após a gestação.

Em uma academia, você dificilmente trabalharia focado em um único objetivo. Com o personal trainer, isso é possível. Trata-se de um método acessível, prático e motivador.

Que tal encontrar agora mesmo um profissional em nossa plataforma e marcar uma aula experimental?

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar