Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Dicas para ser um docente na língua de Cervantes requisitado

De Anna, publicado em 31/07/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Como encontrar alunos para dar aulas de língua espanhola?

Recentemente, o jornal britânico The Washington Post realizou uma pesquisa entre os 20 mais importantes mercados em crescimento e suas línguas, e o resultado foi revelador. As línguas árabe e espanhola lideram a lista de idiomas “do futuro”.

Face a esse ganho de importância da língua e o crescimento incontestável de sua influência, a saber no mundo dos negócios, torna-se natural que cada vez mais alunos busquem por cursos de espanhol e a demanda aumente.

Você possui um bom nível de espanhol, você é nativo de algum país  hispanofônico ou você é bilíngue graças a vários intercâmbios linguísticos? E se você é conhecido por ser paciente e possuir qualidades pedagógicas, você certamente já pensou em dar aulas particulares de espanhol (como?) para ganhar um dinheiro extra. Essa é uma excelente oportunidade para unir o útil ao agradável e conseguir ao mesmo tempo experiência e grana.

Mas o que fazer para encontrar alunos? Como se tornar conhecido? Abaixo seguem algumas dicas super valiosas que o ajudarão a encontrar seus futuros pupilos.

Anúncios de professores de espanhol

Esse é um método clássico e certeiro que se mostra ainda bastante eficaz. Distribuir pequenos anúncios em pontos-chave aumentará suas chances de conseguir novos alunos.

No comércio próximo

Faça uma visita ao comércio mais próximo da sua casa, como padarias, farmácias, supermercados, etc., e distribua anúncios de suas aulas de espanhol. Quanto mais lugares você escolher para anunciar seu trabalho, maiores as chances de encontrar estudantes interessados. Escolha deixar uma pequena nota perto do caixa ou nos murais das lojas precisando o tipo de serviço oferecido, alguma característica diferencial das aulas ofertadas por você e sua disponibilidade. Não deixe de fora as escolas! Converse com o diretor de alguma escola mais próxima e peça-o para lhe indicar caso algum aluno necessite de aulas de reforço.

No Superprof os professores recebem avaliações de seus alunos. Assim fica fácil conseguir referências! Uma das melhores maneiras de obter informações sobre um professor é perguntando a seus ex’s alunos.

Jornais locais

Os jornais locais de grande circulação são um excelente meio de se fazer conhecido. Escolha um (ou vários) que possua mais o perfil do público o qual você deseja atingir, entre em contato com ele e descubra quais são as modalidades e preços para a publicação de anúncios. É importante também ficar atento ao dia da publicação! Por exemplo, muitas pessoas compram os jornais aos domingos principalmente por causa dos anúncios. Escolha o jornal que melhor se enquadre e o dia, o tipo de publicação (online ou física), escreva uma nota atrativa e cruze os dedos! Normalmente, esse tipo de publicação é pequena com poucos caracteres, então dê preferência a informações-chave, como o tipo de curso, o valor e os horários disponíveis.

Internet

A internet é a maior fonte de informação do mundo todo, logo não há razões para você deixá-la de fora.

Então nada de negligenciar os sites de reconhecimento mundial!

A variedade de sites do gênero é imensa e ficará a seu critério a escolha. Segue abaixo uma pequena lista de alguns desses sites:

  • Empregos.net – Um dos principais sites de empregos do país funciona gratuitamente e de maneira simplificada.
  • Vagas.com – Nesse site, o candidato pode cadastrar seu CV, pesquisar por vagas e se inscrever nos processos seletivos. Bem simples!
  • Guia do Emprego – Esse site oferece um serviço mais direto que conta com dicas valiosas para os candidatos.

Não se esqueça das redes sociais! Com a globalização e a extensão ao acesso à internet, ficou difícil encontrar quem não faça parte de ao menos uma rede social. Use isso ao seu favor! No Facebook por exemplo, há grupos criados por usuários que desejam aprender uma língua estrangeira. Não existe em deixar seu anuncio, interagir com outros participantes e se fazer conhecido. Você pode, inclusive, criar uma página comercial no Facebook e anunciar seus serviços.

As redes socais podem ser um forte aliado.

Boca a boca

Finalmente, mas não menos importante, a técnica conhecida como “boca-a-boca” que nada mais é que falar sobre suas intenções de dar aula de espanhol aos seus amigos, conhecidos, familiares, etc. que dirão aos seus amigos, conhecidos, familiares…

Trata-se de um procedimento bem descomplicado que não exigirá algum esforço da sua parte, somente a famosa ‘lábia’ para convencer seus futuros clientes.

Escolas particulares de idiomas

As escolas particulares de idiomas são cada vez mais cobiçadas. Duas a cada dez famílias já contactaram escolas de idiomas para seus filhos.

Como encontrar um bom professor de espanhol para seus filhos?

Os professores diplomados e experientes costumam pedir cerca de 60 reais por hora/aula, enquanto os estudantes se mostram um pouco mais modestos cobrando em média 30 reais por hora/aula. Esse valor será acordado conforme seu status e tabela fixada pela empresa. Se contratado por uma escola dessas, você receberá várias vantagens, como férias remuneradas, etc.

Mas quais são as escolas mais conhecidas?

As plataformas online de curso de espanhol

Nos cursos oferecidos pelas escolas de idiomas, com o número de alunos matriculados, é certeza de que você terá sempre trabalho.

Mas e se você não se enquadrar a rigidez do sistema aplicado, com os horários e preços estabelecidos por outrem? Se o que você deseja é um pouco mais de liberdade, talvez as plataformas online sejam uma ótima solução para esse empasse.

Dar ou receber aula de espanhol online está na moda! Na era digital, essa é uma excelente maneira de conseguir novos alunos.

Mais baratas que as escolas presenciais, as escolas digitais permitem aos estudantes de progredir conforme o próprio tempo dedicado.

Use a tecnologia a seu favor e economize dinheiro optando por cursos online.

Quais são os inconvenientes? Sim, eles existem.

O inconveniente está no estatuto. Geralmente, é aconselhável se declarar como microempreendedor individual. Os inscritos nesse regime possuem várias vantagens como ser registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), fácil abertura de contas bancárias, pedido de empréstimos facilidade e emissão de notas fiscais. Além disso, o microempreendedor goza de direitos como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, etc. Tudo isso por uma cotização que varia entre R$ 47,85 e R$ 52,85, conforme o tipo de atividade exercida.

Outra grande dificuldade enfrentada por aqueles que decidem dar aulas (qual nível de espanhol temos que ter?) é encontrar alunos. Como resolver isso? Oferecendo um diferencial. Se destacando dos outros profissional, você irá atrair atenção de novos estudante.

Mas como fazer isso?

  • Comece por criar um bom perfil, bem completo e com informações relevantes. Diplomas, experiências, hobbies, etc. Tudo vale desde que sejam relacionadas a sua intenção de ser tornar professor de espanhol!
  • Além de destacar suas experiências profissionais, não se esqueça das suas experiências pessoais! Sua vivência, suas viagens, tudo isso por contribuir com o enriquecimento cultural do seu pupilo.
  • Explique sua maneira de fazer. O que faz de você um bom educador?
  • O que você propõe? Educação para adultos, reforço para alunos no secundário, iniciação à língua de Cervantes, espanhol para negócios…
  • Ofereça uma tarifa atrativa! Por que não oferecer o primeiro curso gratuito?

Mas quais plataformas escolher?

Superprof é referência no assunto! Seja para dar aulas para estudantes secundários, intensivos preparatórios para exames, melhora nas competências oral e escrita… cada professor oferece o serviço que melhor lhe aprouver.

Você poderá fixar sua tarifa como quiser. Verifique as tarifas da concorrência na sua região antes de se decidir.

As particularidades desse site? Aqui os alunos podem avaliar e deixar sua opinião sobre os professores. Se você fizer um bom trabalho, seus aprendizes poderão avaliar seu perfil e deixar comentários e elogios que irão certamente te ajudar a encontrar novos clientes.

A inscrição é simples, o processo é facilitado e o pagamento direto: você não tem como resistir!

Criando o próprio site de referência

Se o que você deseja é ser mais independente, você pode criar um site para oferecer seus próprios cursos.

Bem mais que um simples currículo, seu site será um diferencial para sua promoção enquanto professor de espanhol.

No entanto, ele será útil somente se for conhecido pelos internautas. Para o fazer, é necessário uma boa plataforma. Se isso tudo é novo e você não tem ideia por onde começar, talvez seja interessante contar com a ajuda de um profissional para criar seu site. Superprof propõe vários especialistas para te ajudar com a parte informática. Não hesite em comparar as ofertas e os preços para estabelecer os das suas aulas de espanhol bem como ler as avaliações de cada um desses profissionais que te interessar.

Com um site moderno, organizado e claro, você não terá mais que procurar. Os alunos virão até você!

Mas antes de colher os frutos, você vai precisar de uma grande visibilidade, o que pode ser alcançada se você não esquecer de nenhum dos pontos abaixo:

  • Dar destaque a sua experiência, seu diploma universitário…
  • Precisar sua metodologia: seja curso presencial, à domicilio, via Skype
  • Quais são seus materiais de apoio? Você oferece fichas de gramática espanhola, vocabulário, ou de noções para viagem, por exemplo? Vídeo aulas ou áudios?
  • Indicar suas tarifas e as taxas para horários preferenciais.
  • Propor igualmente tarifas e planos de preços atrativos. Por que não oferecer um desconto de estudante?
  • Adaptar as tarifas. Os períodos do dia são diferentes e devem ser cobrados de maneira diferente, segundo sua disponibilidade e e demanda dos alunos.
  • Precisar seu público-alvo. Você prefere dar aulas para crianças, adolescentes ou adultos? Você é capaz de ensinar espanhol (como preparar as aulas?) para o nível inicial, intermediário ou avançado?

Tudo isso deve ser mencionado se o que você quer é atrair mais e mais alunos.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar