Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra onde estudar a língua espanhola nas principais cidades do Brasil

De Fernanda, publicado dia 08/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Onde aprender espanhol nas capitais brasileiras?

Esqueça o portuñol! Chegou finalmente a hora de você aprender espanhol para valer: gramática, conversação, conjugação, concordância, gírias, expressões idiomáticas, cultura, história, arte….

E o melhor de tudo isso: aprenda castelhano nas maiores cidades brasileiras! De Porto Alegre a Recife, conheça todas as dicas sobre onde estudar este idioma de Cervantes e embarcar na sua maior aventura linguística!

Institutos renomados, universidades, escolas de idiomas, aulas particulares; cursos acessíveis, intensivos ou extensivos, aulas de conversação, aulas temáticas, de preparação para o DELE ou para o vestibular – o Superprof chegou para lhe dar todas as orientações sobre como mergulhar no universo da aula de espanhol. Aproveite!

Aprenda espanhol em São Paulo

São Paulo é um dos grandes centros culturais do país. Também é a capital do agito linguístico, reunindo escolas, associações, centros culturais e organizações de todas as nacionalidades. A cidade acolhe um universo linguístico extremamente diversificado, com opções educativas para todos os gostos e bolsos.

Mas onde aprender espanhol em São Paulo?

Se você quiser a primeira referência em aulas de espanhol, com certeza precisa descobrir o Instituto Cervantes da capital paulistana. Hoje é a instituição de referência na cidade e no Estado para o ensino do espanhol e a promoção das culturas nas línguas de Espanha.

Mas em Sp não faltam opções de metodologias de ensino do espanhol. Há centenas de escolas de idiomas, e entre elas indicamos: a Cultura Española, o Hispania Línguas Latinas e a CCAA.

Mas sabia que na capital paulista existem projetos que oferecem aulas a preço acessível ou até gratuito para a comunidade? É o caso da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que oferece aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas. Em todo o Estado de São Paulo, há muitos cursos de espanhol (mais de 200 unidades), além do inglês, francês, alemão, italiano e japonês, conforme a demanda de cada região.

Onde dar aulas em domicílio em São Paulo? Capital dos negócios, São Paulo também é a capital das oportunidades quando o assunto é aulas particulares.

Descubra o espanhol no Rio de Janeiro

Centro cosmopolita, vitrine internacional, em parte designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, berço musical brasileiro, nos seus bairros mais tradicionais desfilam executivos, intelectuais, artistas e trabalhadores de todos os mais diversos setores. Segunda maior metrópole do Brasil, o Rio abriga hoje mais de 6 milhões de habitantes.

Antiga capital do Estado do Brasil, a capital carioca é também símbolo de cultura, entretenimento e conhecimento. Ali se localizam escolas, universidades, instituições educacionais reconhecidas no país e no mundo.

Mas onde aprender espanhol no Rio de Janeiro?

Nossa primeira dica é a Casa de Espanha do Rio de Janeiro. Fundada em 27 de março de 1983, a partir da fusão entre o Centro Espanhol de Rio de Janeiro (criado em 1951) e a Casa de Galícia (1947), a Casa promove, divulga e mantém viva a identidade espanhola no Brasil. A instituição desenvolveu-se organizando eventos sociais, culturais, desportivos, corporativos e de difusão do legado espanhol. Oferece aulas de castelhano, dança flamenca, gaitas galegas, cinema, teatro, exposições, palestras, encontros e centro de negócios, além de atividades de caráter assistencial e filantrópico. Imigrantes, descendentes e admiradores da arte hispânica se reúnem nesse espaço de intercâmbio. As aulas de espanhol são ministradas desde 1986 e o programa recebe assessoramento direto do Ministério de Educação Espanhol. Há muitas modalidades: cursos regulares, intensivos, semi-intensivos, para crianças e adolescentes, conversação, executivos, acadêmicos, além de eventos culturais variados.

Agora se você quiser uma opção mais acessível, indicamos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Por meio do LICOM, oferece um programa do Instituto de Letras que propõe cursos e oficinas de Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol, Alemão, Francês, Inglês, Italiano e Japonês). Os cursos são ministrados por estagiários (alunos do Instituto de Letras), sob a coordenação e orientação de professores do Instituto. O Projeto Línguas para Comunidade (PLIC), vinculado ao Programa LICOM, inscreve-se dentro do projeto acadêmico do Instituto. Visa favorecer o acesso da comunidade à aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas em nível básico e a sua atualização e ao aperfeiçoamento em Língua Portuguesa. Apoia-se em dois eixos: a ampliação dos espaços de práticas docentes diversificadas e o oferecimento de cursos de boa qualidade à comunidade. Os interessados precisam ter 16 anos ou mais no momento da inscrição.

Onde aprender espanhol no Rio de Janeiro? Descubra onde estudar a língua espanhola na capital carioca.

Estude espanhol no Recife

Quarto aglomerado urbano mais populoso do país, a região metropolitana do Recife conta com quase 4 milhões de habitantes atualmente. É cidade reconhecida por reunir estudantes, intelectuais, pintores, artesãos, músicos em pleno litoral nordestino. Instalada entre praias, ilhas, penínsulas e manguezais, a capital pernambucana tem cultura e história para dar e vender. Toda essa riqueza cultural também atrai pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. A cidade é famosa por agregar importantes universidades públicas e privadas, a exemplo da Universidade Federal do Pernambuco. Em suas escolas municipais, há mais de 144 mil alunos matriculados.

Mas onde aprender espanhol no Recife?

Claro, como em outras grandes capitais, nossa primeira dica caso você esteja procurando a referência para estudar espanhol, é o Instituto Cervantes. A escola conta com um professorado especializado, que utiliza técnicas específicas e materiais próprios para o ensino a crianças e adolescentes. Há também aulas especiais como: Conversação, Gramática, Catalão, Espanhol para o “melhor idade”, Espanhol para negócios, Cultura hispânica, Preparatórios ao DELE, Atualização para professores de espanhol, Flamenco e Cursos personalizados.

Além disso, você também pode fazer aulas de espanhol online pelo Superprof!

Onde estuar castelhano na manguetown?

Aprender espanhol em Recife pode ser uma boa ideia.

Na capital pernambucana você encontra aulas de espanhol em escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem. Confira nossa seleção: Transworld Idiomas, a Influx Idiomas, a CCAA e o CNA. Caso você esteja procurando praticar a língua espanhola a pouco ou a zero custo, Recife oferece muitas opções, seja pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela Secretaria de Educação de Pernambuco ou pela própria Prefeitura do Recife.

Fale a língua espanhola em Brasília

Onde aprender castelhano na capital do Brasil. Que tal esquecer um pouco das más notícias de Brasília e embarcar em uma aventura linguística aprendendo espanhol no DF?

Brasília, além de acolher a sede do governo federal, é uma cidade surpreendente, devido aos seus aspectos naturais, culturais e artísticos. Na área educacional o agito não é diferente. Se você deseja aprender a língua espanhola na capital federal, está no lugar certo!

Mas onde aprender espanhol em Brasília?

Caso você esteja procurando escolas particulares, com metodologias, valores e objetivos variados de aprendizagem, temos algumas dicas:

  • ILE: O Instituto de Línguas Europeias é uma escola de línguas que tem como principal objetivo o ensino do idioma por meio de atividades didáticas que estimulam a comunicação. A metodologia dá ênfase à produção oral. Todos os cursos oferecidos no ILE são articulados segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas- aprendizagem, ensino e avaliação.
  • Influx Idiomas: a Influx existe há dez anos e está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 100 escolas e mais de 45 mil alunos de inglês e espanhol. Em Brasília possui 3 unidades.
  • CCAA: a CCAA já possui mais de 220 mil alunos de espanhol e inglês em todas as suas unidades. Em Brasília, conta com 10 unidades. Possui diversas modalidades de cursos, tanto para adolescentes quanto para adultos: aulas em grupo, particulares, espanhol da Espanha, espanhol Del Rio de la Plata, Redação, entre outros.
  • Cooplem Idiomas: a Cooplem é uma cooperativa do ramo educacional e é a primeira Cooperativa de Idiomas do Brasil, administrada por professores. Seu principal objetivo é oferecer ensino de língua estrangeira com qualidade e eficiência a todos os alunos por valores acessíveis. Oferece cursos regulares de espanhol, para jovens, cursos especiais e preparatórios para o DELE. Há 13 unidades em Brasília.

Onde aprender espanhol em Belo Horizonte

Se você mora em Minas Gerais e pretende começar a estudar espanhol em BH, saiba que suas oportunidades são múltiplas! Escolas particulares, aulas a preço acessível, aulas particulares…. Há muitos professores e profissionais dedicados ao ensino dessa língua falada por 450 milhões de pessoas!

Em função de onde você mora, de seus objetivos com a aprendizagem da língua, você também já pode pensar nos valores que está disposto a pagar. Há também a possibilidade de ingressar escolas privadas e participar de projetos sociais.

Mas onde aprender espanhol em Belo Horizonte?

Entre as aulas a baixo custo, você pode escolher entre:

  • O Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, que oferece cursos de inglês e espanhol regulares, todos pelo seu Centro de Extensão (Cenex). A carga horária é de 50 horas-aula distribuídas entre os meses de março e julho. Há uma turma de espanhol básico, destinada a participantes acima de oito anos. Os interessados em frequentar os cursos de espanhol não precisam comprovar vínculo com a UFMG. Os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG também podem realizar o curso de extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” (EFA). O curso é gratuito e há processo seletivo.
  • O SENAC oferece cursos gratuito de espanhol básico. A proposta dos cursos de idiomas do Senac BH visa ao desenvolvimento de competências comunicativas adequadas a contextos reais de interação e conectadas com o mundo do trabalho. O curso de espanhol básico destina-se a todo e qualquer interessado em desenvolver o domínio da língua espanhola, independentemente de sua área de atuação.
  • A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), iniciativa do Governo de Minas Gerais, oferece anualmente vagas para seu curso gratuito de espanhol básico. Em modalidade semipresencial, possui carga horária total de 240 horas, com uma duração de 1 ano e 6 meses. Ao final do curso o aluno será capaz de demonstrar domínios funcionais que se dão na articulação da comunicação básica habitual.

Onde praticar castelhano em Minas Gerais. Que tal um programinha espanhol em Belo Horizonte? São tantas possibilidades…

Estude espanhol em Porto Alegre

A capital gaúcha abriga muitos cursos de espanhol. Muitas universidades e faculdades oferecem essa opção. Sem contar que suas maiores instituições educacionais estão sempre presentes em ranking universitários nacionais e internacionais: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ambas oferecem aulas de espanhol como cursos de extensão.

Além disso, você também pode optar por escolas que oferecem aulas de idiomas, como a CCAA, o SENAC, o CNA ou o ABC Espanhol.

Onde aprender castelhano em POA. Porto Alegre acolhe muitos estudantes de idiomas. Pratique o espanhol na capital gaúcha!

Por fim, nunca se esqueça de procurar por aulas particulares! As aulas vão avançar de acordo com o seu ritmo e não de acordo com o ritmo do grupo: em função do seu nível, dependendo de qual ano você está (se você frequenta o ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior), o professor vai trabalhar com base em suas habilidades e também em seus objetivos.

Para encontrar o seu professor ideal de espanhol, acesse o portal do Superprof! Nossa plataforma tem o papel unir alunos que buscam aulas e os melhores professores particulares!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaCleiton Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Cleiton
Convidado
Cleiton

Muito boa a matéria, e de excelente proveito para todos os estudantes em geral.

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Cleiton,
obrigada pelo feedback, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.

Até breve no We Love Prof!