Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Mais belas canções da língua italiana

De Carolina, publicado dia 15/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > As melhores músicas em italiano

Aprender a língua italiana pode ser feito de maneiras diferentes, como você pode saber. Uma grande motivação para isso pode ser o cinema italiano, por exemplo. Eles fazem parte dos clássicos dos clássicos e influenciaram a 7ª Arte de todo mundo.

Com um professor particular também! Muitos professores de italiano (ajudando com aulas em domicílio, nivelamento, reforço escolar, lições de casa) oferecem uma aula de italiano particular em todo o Brasil. Como no Superprof, por exemplo, eles têm um método tanto pedagógico quanto didático!

Por que não fazer aulas da língua de Dante Alighieri?

Mas, e se você fizesse isso através da música? Pois, como veremos, a língua e a música italianas vivem uma história de amor de vários séculos …

Por que a língua italiana tem um forte impacto na música?

Todo mundo sabe que a língua de Dante é de fato a língua da música. Ela é muito associada à arte musical (apesar de alguns acharem que o cinema representa mais o idioma…).

Quem são os grandes compositores italianos?

A gente confessa que essa afirmação pode surpreender alguns porque, hoje, o inglês tornou-se a língua universal dos músicos: blues, rock, jazz, pop, R&B, rap, country…

Além de letras, os títulos de músicas e alguns termos musicais (bridge, cover, medley, mashup, band, break, lyrics, jam session, beat e muitos mais) são influências da língua inglesa.

O inglês é realmente a língua que nos permite cantar e tocar a mesma música em todo mundo. Os grupos de todas as nacionalidades também fazem música no idioma.

Os clássicos da música moderna foram escritos pela primeira vez no idioma de Shakespeare: “Beat it” por Michael Jackson, “No woman no cry” de Bob Marley, “Knocking on Heaven’s Door ” de Bob Dylan, “Satisfaction” pelo Rolling Stones, “Stairway to Heaven” de Led Zeppelin, “Imagine” por John Lennon …

Poderíamos citar dezenas e dezenas de artistas de língua inglesa que, dia após dia, são sussurrados e ouvidos em todo o mundo.

No entanto, o italiano é de fato o idioma da música!

Pense nas melhores músicas românticas de todos os tempos. Em qual língua elas são cantadas? Em italiano? Grande parte, não é?

 

Como se tornar bilíngue em italiano? Onde posso encontrar um professor de italiano em domicílio?

Esse fato remonta vários séculos muito antes do blues, da rock, do R&B ou do rap serem inventados. Portanto, é necessário voltar para a idade média para encontrar os primeiros vestígios da influência italiana no campo musical:

  • Guido d’Arezzo (992 – 1033) e a noção musical,
  • Petrarca (1304 – 1374) e os conzonieri dos trovadores.

Mas foi sobretudo durante o período do Renascimento (séculos XV e XVIII), que teve como ponto de partida a Itália e a cidade de Florença (Firenze em italiano), que a música veio definitivamente ancorar nessa país bonito com a forma de uma bota!

Foi um ótimo período para a Itália e para a música que permitiu que a Europa moderna se desenvolvesse e tivesse impacto em todo o planeta.

Lista de termos musicais em italiano!

Foi sobretudo durante o período barroco que a Itália, seus compositores e sua linguagem musical prevaleceram sobre outros países europeus. Período barroco que se estende do século XVII ao século XVIII com grandes inspirações musicais em particular.

É durante essas décadas e séculos que o italiano conseguiu estabelecer sua dominação linguística da música e especialmente na música clássica. Parece que não foi só na música, mas também na culinária! A cozinha e o idioma: as joias da Itália!

Não é como hoje que Beyoncé lança uma música e em 3 horas todo o globo já sabe ela de cor…

Porém, todos esses séculos de história musical ficaram marcados no tempo até hoje (já Beyoncé…).

Quanto custa as aulas particulares de italiano? O país em forma de bota é cheio de sabores e sons!

Somos todos mais ou menos capazes de citar alguns exemplos desa herança musical-linguística mesmo sem ser italiano nativo, italiano bilíngue ou incapaz de falar a língua.

Mas vamos ser um pouco mais precisos e mencionar alguns dos termos musicais italianos do Renascimento:

  •  A cappella: sem instrumento,
  • Adagio: lento,
  • Allegro: animado e alegre,
  • Altissimo: muito alto,
  • Andante: indo,
  • Concerto: concerto,
  • Crescendo: crescendo (cada vez mais forte),
  • Decrescendo: diminuindo (cada vez menos forte)
  • Forte: forte,
  • Mezzo forte (moderadamente forte),
  • Ópera: trabalho,
  • Pianissimo: muito gentilmente,
  • Piano: suavemente,
  • Poco a poco: pouco a pouco,
  • Presto: rápido,
  • Tempo: movimento / tempo,

Alguns exemplos entre muitos! Não teríamos espaço suficiente para citar todos! Detalhe para as muitas palavras do italiano que estão presentes no português por causa da nossa herança greco-romana!

Essas palavras serviram para escrever e transmitir música ao longo do tempo!

Além disso, para aqueles que aprendem música hoje ou quem vai fazer isso em breve, saiba que a aprendizagem da teoria da música é também  aprender o italiano! Além, claro, de conhecer mais sobre a cultura desse país! Você também pode aprender a língua italiana para trabalhar na moda!

E se você quer ir mais longe na sua aprendizagem da língua italiana, por que não encontrar um professor de italiano? Você pode variar o aprendizado da música com o da língua, o que acha? Será que é possível encontrar um professor da língua italiana e de música ao mesmo tempo? Não se esqueça que tudo é possível no Superprof, você pode optar por um professor nativo, aulas de italiano online vai te permitir se integrar na cultura sem sair de casa!

Mas, voltando ao idioma, o que acha de aprender a gramática italiana (advérbios, preposições, adjetivos, pronome, verbos, artigos, conjugação, plural), vocabulário (palavras, frases, expressões em italiano), alfabeto italiano ou tudo sobre a pronúncia italiana (acento e fonética).

A arte de tocar e cantar na língua italiana O italiano ainda é referência quando se trata de canções

É por isso entre outras coisas que a gente considera o italiano uma das línguas mais bonitas do mundo

Música clássica: os grandes compositores italianos

A língua italiana é aclamada em todo o mundo por sua grande beleza.

Na verdade, quando se pensa nisso, é difícil encontrar um idioma mais bonito que o comumente falado no país em forma de bota. Português (do Brasil) e francês são frequentemente citados pelas pessoas, mas o italiano…

Não é de admirar, então, que a busca pela beleza, quando se trata de música e composição, foi muitas vezes realizada em italiano com precisão! Da Idade Média até hoje!

E sem ser um apaixonado por música e ópera clássica, todos conhecemos pelo menos um compositor de origem italiana e que marcou a história da música e a história da arte em geral.

Assim, entre os grandes compositores e músicos da história do mundo, eram italianos:

  • Gregorio Allegri,
  • Giovanni Gabrieli,
  • Antonio Vivaldi,
  • Antonio Salieri,
  • Domenico Scarlatti,
  • Gioachino Rossini,
  • Claudio Monteverdi,
  • Vincenzo Bellini,
  • Giacomo Puccini,
  • Gaetano Donizetti,
  • Francesco Cavalli,
  • Bruno Maderma,
  • Giuseppe Verdi,
  • Cesare Negri…

Todos os grandes nomes que, ao longo dos séculos, medições, pontuações, notas, oitavos e dezesseis notas, permitiram que o italiano se tornasse o idioma da música!

Todos esses músicos, saiba disso, podem ser aprendido de várias maneiras. Na escola de música, é claro, mas também na escola de idiomas ou nas disciplinas de línguas na universidade!

Por que não optar pela história da arte italiana ou o curso de Letras em italiano na universidade? Assim, você pode adquirir habilidades linguísticas fortes e um trabalho no meio das artes!

Também é possível fazer aulas de italiano na Itália através de uma viagem ao país (Pisa, Veneza, Roma, Toscana, Sardenha, Sicília, Nápoles…) ou um curso de italiano, do norte ao sul da Itália. Itália. Quer melhor maneira de aprender língua, música e cultura italianas?

O idioma de Dante pode, inclusive, levá-lo a uma carreira musical, por que não?

Língua e ópera italiana

Que tal pular vários séculos, décadas para falar de música italiana contemporânea?

Porque sim, o inestimável talento dos italianos para a música não parou no renascimento e com a morte dos ilustres compositores mencionados acima.

A música contemporânea também teve a sorte de ver o nascimento de compositores mundialmente famosos como Ennio Morricone, Luciano Berio e Sylvano Bussotti.

Mas foi especialmente no momento da “democratização da ópera” no mundo, e especialmente na década de 90, que os cantores líricos italianos e outros tenores levaram as cores do idioma de Dante Alighieri.

Pensamos em Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Roberto Alagna e outros como Enrico Caruso, Mario Del Monaco e Carlo Bergonzi. Sem esquecer dos dois outros tenores não italianos de renome: José Carreras e Plácido Domingo. Junto com Pavarotti, eles formaram os Três Tenores, trio estrela dos anos 90!

Todos, em seus respectivos níveis, contribuíram para que o italiano continuasse o idioma da música.

O trabalho deles já foi o suficiente para que os amantes da música de todo o mundo aprendessem o italiano gratuitamente! Porque a língua e a cultura costumam estar de mãos dadas, não é?

Para saber e se aprofundar de verdade na língua de Dante, é sempre melhor fazer umas aulas de italiano com um professor de idiomas (aulas de italiano gratuitas, curso de italiano online, aulas em domicílio, cursos de intensivos, curso de italiano de férias, italiano por Skype, etc).

Italiano na música contemporânea

Você já entendeu que o italiano é a língua oficial da música. Sua língua materna, diríamos, não é mesmo?

Uma língua que muitos de nós não falamos, mas que é conhecida por todos e devemos muito disso à música italiana!

Mas a influência do italiano na música não parou na teoria da música ou na ópera…

A música contemporânea também foi marcada por talentosos italianos cujas músicas rodaram o mundo:

  • Laura Pausini,
  • Zucchero,
  • Eros Ramazzotti,
  • Umberto Tozzi,
  • Paolo Conte,
  • Tiziano Ferro…

O italiano é definitivamente um idioma musical. Mais um motivo para aprender italiano, não acha?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Igor Figueiredo Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Igor Figueiredo
Convidado
Igor Figueiredo

Artigo muito 10 vai contribuir e muito no meu trabalho sobre a Itália. Grazie mille