Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde encontrar aulas particulares de geometria na metrópole gaúcha?

De Carolina, publicado dia 02/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Onde aprender matemática em Porto Alegre?

Para muitos, a matemática nos faz lembrar dos momentos mais dolorosos da nossa infância e adolescência na sala de aula. Quem nunca se escondeu do professor para não responder àquela questão cabulosa da matéria?

A matemática normalmente é a ovelha negra desses estudos, seja no colégio, no 2º grau e até nos cursos superiores. Sim, arquitetura, economia e algumas áreas da saúde têm disciplinas de exatas!

Se estudar a matéria é inevitável para uns, onde podemos aprender a matemática em Porto Alegre?

Como vencer esse medo, às vezes transformado em bloqueios?

Existem locais que são propícios para o aprendizado da matemática?

Para resumir: onde aprender matemática na capital gaúcha? Swui você saberá onde encontrar curso de matematica basica, avançada, aulas específicas e mais.

Matemática, uma estranha disciplina

Quando se é estudante, adulto ou com 8, 18, 38 anos de idade – não há idade para a matemática! Ela está em tudo e a gente não tem saída para tal.

A gente utiliza vários de seus princípios todos os dias e nem percebe isso: para fazer nossas compras, costura, reformas em casa…

A geometria pode ser uma paixão para muitos Quem sabe você não vai se apaixonar pelos cálculos?

Ela é uma ferramenta essencial para entender e analisar o mundo onde vivemos, mesmo se essa disciplina tenha sido o terror de muitos no passado.

A matemática reagrupa vários domínios como a álgebra, geometria, análise, probabilidade, estatísticas.

Suas aplicações são múltiplas! Não se engane, ela está nos bancos, nas indústrias, na gestão, na informática, na física, seguros. Não é à toa que existe a matemática financeira.

Aprender a matemática pode ser bem lógico quando a gente sabe onde quer chegar e se a gente quer, simplesmente, entender melhor o mundo onde a gente vive.

Além dos conhecimentos técnicos que dão acesso a todas essas profissões, o aprendizado da matemática forma o espírito a um rigor, a adotar um comportamento racional, sintético e analítico.

É um ótimo trampolim para aqueles que querem colocar suas competências ao serviço do desenvolvimento e da criatividade no centro de uma empresa.

Os diferentes lugares em Porto Alegre para se aprender matemática

Há inúmeras possibilidades de aprender matemática na capital gaúcha.

Universidades

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) é conhecida pela sua grande qualidade.

É possível entrar e participar de diferentes cursos de matemática, claro, se passar no vestibular para tal.

Aprenda cálculos na faculdade da cidade O campus de matemática da UFRGS fica na capital

Instituições de ensino e aulas particulares de matemática em Porto Alegre

O aprendizado da matemática em Porto Alegre pode ocorrer em outras estruturas de ensino.

O bloqueio de certos alunos face à matemática, a resistência, o desgosto podem ser tão fortes que o impedem de aprender a matéria.

Como acabar com esse bloqueio? Como achar uma aula de matematica em Porto Alegre que nos interessem sem dar ânsia de vômito?

A solução pode ser um professor particular de matemática! Ele vai te guiar na disciplina em si e em sua “reconciliação” com os números.

Não dá para fugir das porcentagens Os cálculos estão em tudo e em Porto Alegre também!

Cada aluno precisa de uma explicação personalizada, o problema normalmente não vem da matéria. E sim, da maneira como ela é ensinada.

Outros problemas podem estar relacionados com o seu medo da matemática. Um professor que intimida, amedronta, tiraniza, ridiculariza o aluno. Às vezes, ele é a causa de muitos maus alunos na matéria. Outros fatores que podem influenciar no fracasso na geometria: medo de errar, não entender a linguagem matemática, falta de concentração, ritmos das aulas inadequados etc.

Para resumir, o bloqueio com a matemática nem sempre está ligado ao conteúdo.

O professor particular de matemática propõe ajuda e uma atenção especial, voltada para os problemas e a angústia de cada aluno. Além disso, ele sempre dá aquela dica milagrosa para tirar notas boas nas provas.

Podendo interferir do colégio à fase adulta, o professor em matemática pode provocar uma verdadeira revolução fazendo você gostar da matéria. Gostando dos números, você vai aprender tudo muito mais fácil!

Se você tiver um concurso ou uma prova importante para fazer contendo uma prova de matemática, se quiser mudar de profissão que requer as bases da disciplina, o professor de matemática é a resposta que você tanto procura! Por meio de questões, de seus projetos, das suas expectativas e se servindo de jogos, livros, enigmas, histórias a respeito da matemática, fazendo aproximações lúdicas, o professor vai identificar seus bloqueios e estabelecer estratégias para vencê-los.

Em pouco tempo você vai perceber que a matemática nem é tão difícil assim e que ela está ao alcance de todos.

Agora vamos conhecer as instituições especializadas em aulas particulares e reforço escolar de matemática em Porto Alegre:

O Matemático

José Fernando Grings se intitula O Matemático e dá aulas particulares em Porto Alegre há mais de 30 anos. Ele oferece aulas de matemática e física presenciais ou pelo skype.

Ele leciona matemática para todos os níveis: estatística, matemática financeira (também para concursos), cálculo integral e diferencial (engenharia, administração…), física, concurso (matemática, estatística e matemática Financeira), vestibular (matemática e física).

Em seu site, você pode encontrar videoaulas e exercícios de graça.

Gênio da Matemática

Eles dão aulas particulares e em grupo de matemática, química e física para todos os níveis: fundamental, médio, superior, concursos, vestibulares, Enem.

Os alunos podem optar por aulas individuais, em grupos de no máximo 6 alunos ou em grupo de 25-30.

O Gênio da Matemática fornece material próprio. Além disso, a escola garante que o aluno aprende e domina a matéria dos números em três meses.

Aprenda Matemática

O professor Alexandre Corrêa atende em Porto Alegre no local escolhido pelo aluno. Ele dá aulas particulares para todos os níveis de ensino.

Além do conteúdo do fundamental e médio, ele ministra aulas de: cálculo, matemática financeira, estatística, contabilidade, administração financeira de curto prazo e longo prazo, pesquisa operacional, engenharia econômica, análise financeira, gestão financeira para cursos de graduação e pós-graduação.

Ao Cubo

A escola Ao Cubo Oficina de Estudos tem como principal missão tirar da cabeça das pessoas a ideia de que a Lógica e a Matemática são bichos de sete cabeças. Para isso, oferece aulas particulares, orientação, acompanhamento, reforço escolar, assessoria, treinamento e ensino direcionado de: Algoritmos, Matemática, Lógica, Geografia, História e Português. Além disso, oferece outros cursos para crianças, adultos e idosos: preparatórios para testes no exterior, para empresas, a distância com hangout ou skype, de xadrez, disciplina e estratégia, do uso das tecnologias de smartphones, computadores e aplicativos, excel, desenvolvimento de site, redes sociais e google, entre outros. 

Kumon

O método é conhecido e implantado no Brasil inteiro. Só em Porto Alegre, a gente pode encontrar 12 sedes para se aprender com o Kumon!

O conceito tem origem  japonesa e ensina o aluno a ser autônomo nos estudos. Além de matemática, podemos aprender português, inglês e japonês com o método. Ele é válido para os alunos do ensino fundamental e médio.

Além de instituições e agências de professores particulares, você pode encontrar seu professor ideal em sites de anúncios como o Superprof.

Nele, você acha o professor perfeito mais pertinho de você porque as buscas são geolocalizadas. A vantagem é que o professor não vai precisar se deslocar muito para ir até você (isso pode diminuir no preço das aulas).

Não deixe as dúvidas tomarem conta de você, procure um educador Aprenda álgebra com a ajuda de um profissional

Ensina Mais Complemento Escolar

Escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, são 2 unidades.

Escola Tutores

Especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Porto Alegre, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.

Aulas particulares de matemática em Porto Alegre

Em POA, há muitas maneiras de aprender matemática ou de revisar os conceitos básicos dessa disciplina.

Obviamente, para aqueles que têm pouca disponibilidade (em Porto Alegre isso é bem comum!) ou para aqueles que simplesmente preferem receber instrução personalizada, as aulas particulares de matemática são uma ótima alternativa.

Muitas pessoas – professores aposentados, professores em exercício, estudantes, especialistas, como físicos ou engenheiros – ofertam seus serviços a domicílio e a um preço acessível. O curso pode ser semanal, quinzenal, várias vezes por semana em sua própria casa – você é que decide a modalidade. O importante aqui é ter uma regularidade para progredir com eficácia.

Por que escolher as aulas particulares?

Esta é uma oportunidade para o estudante se beneficiar do conhecimento e da experiência de um profissional especializado: de acordo com o nível de seu aluno, o professor irá adaptar o conteúdo e o programa da aula de matemática.

Talvez o estudante só precise rever alguns pontos de álgebra ou geometria; talvez ele precise de uma preparação para um exame ou certificação internacional.

A matemática é uma disciplina presente em nosso cotidiano; por isso é perfeitamente possível e necessário começar do zero e em qualquer idade!

Tudo é possível, e essa é a vantagem da aula particular: aqui é o aluno quem decide o que ele quer ver ou revisar, conversar ou treinar.

Como escolher um professor de matemática?

Antes de pular de cabeça nos estudos, melhor escolher seu professor com atenção.

Na verdade, o aluno vai passar bastante tempo com ele e se não rolar uma sintonia, há pouca chance de progresso!

Se você quer simplesmente se familiarizar com os conceitos básicos ou relembrar os conteúdos que estudo na escola, a aula particular é muito útil. Mas você precisa achar o professor adequado às suas necessidades!

Invista na sua qualificação. Um bom professor é um professor bem preparado.

O que é um bom professor?

  • Um professor disponível: se você optou por aulas particulares, é porque você tem necessidades e demandas específicas. O professor deve levar isso em conta;
  • Aulas personalizadas: ele sabe ouvir e adapta as aulas especificamente para você!
  • Uma excelente metodologia: ela ainda é a base de um bom professor. Se ele não sabe transmitir esse conhecimento, algo vai mal!
  • Um bom feeling: quando você conhece alguém pela primeira vez, logo vê se há ou não afinidade. Isso é fundamental, pois vocês vão passar muitas horas juntos! Marque um primeiro encontro com seu futuro professor de matemática em um ambiente informal (em um café, por exemplo), para conversar com ele e ver se a química rola.

Outras fontes para aprender matemática

Se a grana estiver curta, você pode optar por sites que disponibilizam materiais online. O Matemática Zup, Só Matemática, Vídeo de Aula. Neles. você encontra videoaulas sobre vários conteúdos de matemática além de exercícios, correções, jogos etc.

Alguns aplicativos também oferecem conteúdos gratuitos e jogos de matemática. O Guia do Estudante fez uma seleção de 6 e passamos ela aqui para você: Rei da Matemática, Cola MatemáticaiMathematics (em inglês), MathYou (em inglês), Matemática Elementar.

Além dos sites e aplicativos, algumas escolas oferecem para seus alunos plantões de matemática. Os plantões são aulas particulares ou em grupo para alunos com dificuldade.

A escola recruta monitores (ex-alunos, vestibulandos, estudantes de exatas ou profissionais formados) para dar aulas extraclasse sobre um conteúdo ou ajudar os alunos a resolver problemas etc.

Considerações finais:

Não tenha medo da matemática. Mesmo se tiver dificuldades na matéria, tente achar o porquê disso acontecer: se não se concentra nas aulas, se não gosta do professor, se ele não sabe ensinar direito, se não revisa a matéria, não faz exercícios suficientes etc.

Sabendo o porquê de sua dificuldade, fica mais fácil de encontrar uma solução.

Às vezes não conseguimos achar essa resposta. Um professor particular seria ideal para te ajudar a encontrá-la e mais: só ele pode ir direto ao ponto e tirar suas dúvidas por completo. Isso porque ele pode identificar onde está o seu problema e te ensinar o conteúdo no qual tem dúvidas.

Se não puder fazer aulas particulares (custa dinheiro, né?), você pode assistir às videoaulas disponíveis em sites gratuitos.

Normalmente, os professores que preparam esses conteúdos são muito bons, além de terem esse mérito de disponibilizar seus materiais de graça.

E por que não fazer da matemática um jogo? Os aplicativos também ensinam matemática brincando. Eles também têm resumos para dar aquela revisada antes da prova.

Então, já escolheu seu método preferido?

Saiba que sem determinação, persistência e ânimo, fica difícil vencer qualquer batalha! Então, anime-se e diga sim à matemática!

Quem sabe você pode finalmente começar a gostar dessa matéria e não ter mais dificuldades nela?

A gente está torcendo para que isso aconteça!

Se quiser mais dicas de onde encontrar aulas de matemática no Brasil:

Como achar aulas particulares de matemática no Rio de Janeiro?

Como achar aulas particulares de matemática em São Paulo?

Como achar aulas particulares de matemática em Recife?

Como achar aulas particulares de matemática em Brasília?

Como achar aulas particulares de matemática em Belo Horizonte?

Como ser bom em matemática: 10 estratégias

Todos temos lembranças de como é estudar matemática. Seja no ensino fundamental, no ensino médio, na universidade para aqueles que optaram por um curso voltado para a área de exatas… A verdade é que as aulas de matematica deixam uma marca registrada em nossa memória!

Essa disciplina ainda é muito importante no desenvolvimento da criança, e é por isso que ela é ofertada desde cedo na escola. Algumas instituições já introduzem a noção de cálculos antes mesmo da Educação Infantil. Isso porque é essencial aprendermos desde pequenos as noções de lógica, de grandeza, de síntese, de espaço, de memorização. Só o fato de refletir diante um problema desenvolve inúmeras habilidades.

Mas é frequente encontrarmos algumas dificuldades ao longo do processo de aprendizagem. Quando nos deparamos com um problema ou uma fórmula mais complexa, ficamos completamente bloqueados! Se não tivermos a distância necessária e relembrarmos tudo o que já vimos, o estudo pode virar uma catástrofe. As notas começam a cair, a autoestima também, e um ciclo vicioso se instala. Não é fácil: pelo contrário, a matemática pode ser uma matéria traumatizante.

Estatísticas oficiais do desempenho dos alunos em avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e até mesmo o vestibular, comprovam que as dificuldades em relação a essa disciplina estão longe de ser superadas. 

Mas é justamente por esses motivos que o Superprof chega com essas dicas. Não desanime: a solução para ir bem nos estudos dos números não está tão longe assim. Você é perfeitamente capaz de evoluir em matemática e se tornar um excelente aluno ou um especialista nos cálculos. Veja como!

Vamos passar às dicas práticas agora? Todas essas aulas de reforço escolar, aulas em casa e outros estudos com um professor de matemática devem valer para alguma coisa, certo? Para melhorar suas notas, por exemplo.

Mas como você consegue aprimorar ainda mais seu desempenho e aumentar seu conceito em matemática?

Seja você estudante de ensino fundamental, esteja procurando aulas de matematica ensino medio, universidade, curso técnico: o objetivo é o mesmo para todos. Veja então nossos dez grandes conselhos para evoluir e avançar nos estudos:

  • Domine um tópico antes de passar para o próximo;
  • Treine regularmente sua memória com exercícios de matemática;
  • Comece revisando as bases da matemática: cálculo, multiplicação (tabuada), números decimais, divisão, bissetriz, triângulo (retângulo, isósceles), teorema de Tales, teorema de Pitágoras, simetria, círculo, ângulo, geometria, trigonometria, álgebra, aritmética, raiz quadrada… Enfim, todos os conceitos fundamentais para preparar um vestibular, um concurso em qualquer área.
  • Sempre escreva no papel;
  • Estude em um lugar calmo: no quarto ou na biblioteca
  • Fale com seus colegas sobre os assuntos mais complexos: procure sempre oportunidades para explicar o que você já sabe, ajude os outros e procure ajuda;
  • Anote cada etapa da resolução do problema;
  • Escreva à lápis e passe a limpo;
  • Saiba fazer um bom rascunho;
  • Não espere a madrugada para estudar;
  • Ilustre o problema.
  • Utilize suportes concretos: ter medo de matemática pode se resolver graças a pedagogia adaptada de suportes concretos. Imagine a matemática através de pedras, objetos, queijo… Isso pode tornar essa matéria tão abstrata em algo mais concreto.
  • Identifique se você tem algum bloqueio psicológico: ele pode ter origem em outra coisa, algum problema familiar, por exemplo. Nesse caso, o melhor a fazer é consultar um psicólogo.

aprender matemática para aumentar sua média Bicho-papão para muitos estudantes, a matemática é uma das matérias mais importantes no ensino médio.

Aprenda a evitar erros recorrentes em matemática

Par se tornar bom em matemática, não basta estar presente nas aulas. É importante estar atento aos erros recorrentes e nas atitudes necessárias para não repeti-los futuramente. Veja os erros mais frequentes nos estudos de matemática:

  • Acreditar que sua inteligência é suficiente: por um lado, você pode passar por alguém presunçoso. Por outro lado, seu cérebro precisa de treinos e exercícios novos. Você tem necessidade de adquirir métodos novos para assimilar todas as ferramentas necessárias.
  • Perder tempo nas aulas: a matemática exige que você saiba de cor suas aulas mas também que as compreenda. Não desperdice suas aulas de matemática, elas são essenciais do ponto de vista didático ao longo de sua aprendizagem.
  • Trabalhar com exercícios não corrigidos: pelo contrário, escolha exercícios que você consiga corrigir no final dos estudos, para pode acompanhar sua evolução, identificar seus erros e entendê-los, e assim descobrir qual o melhor método a ser utilizado na resolução dos exercícios.
  • Esperar que o professor anuncie uma prova para começar a se preparar: seu cérebro não terá tempo suficiente para digerir todas as informações necessárias. Estude com regularidade e comece adquirindo automatismos para ganhar velocidade.
  • Contar somente com a ajuda da calculadora para qualquer operação: a calculadora é apenas uma ferramenta e um suporte a mais para seu conhecimento. O resultado que ela sugere depende de como você inseriu os cálculos. Por isso, é preferível dominar sua técnica de cálculo mental. E claro, saber contar depressa!
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar