Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para encontrar um professor particular online

De Camila, publicado dia 07/11/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como procurar por aulas particulares na internet?

“Na construção de nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os professores são os pedreiros.”
Jonathan Fonseca Fogo

Você sabia que a evasão e a reprovação escolar são problemas extremamente sérios enfrentados pelo Brasil? Estudos feitos para o Education at a Glance 2018: OECD Indicators mostraram que mais de 50% dos brasileiros não chegam a concluir o Ensino Médio!

Para combater tal ponto negativo que assombra a educação no país, estudiosos apontam que a maioria das alternativas disponíveis passam por um processo de acompanhamento de reforço aos alunos ao longo do ano através de aulas particulares.

Se você procura por um professor online para fazer aulas particulares via webcam, saiba que tal preferência apresenta várias vantagens. Algumas das mais importantes são:

  • Não há necessidade de deslocamento, o que resulta em uma economia considerável de tempo;
  • Existe maior disponibilidade de professores;
  • Os cursos são menos caros, pois não dispensam as despesas de viagem.

Mas como encontrar um professor particular que dá aulas online? Aqui estão as nossas dicas!

Preparamos também um guia sobre como ter aulas via webcam.

Escolher bons professores online: uma garantia de sucesso

Antes de se lançar na contratação de um professor particular online, é preciso passar por uma fase análise e seleção de perfis profissionais. Quanto mais você estreitar sua seleção, maior será a probabilidade de você encontrar o professor ideal para aula via webcam.

Comece a seleção de professores particulares definindo alguns critérios:

  • A disciplina na qual você deseja receber ajuda:
    • aulas de inglês,
    • aulas de matemática,
    • aulas de francês,
    • suporte com dever de casa,
    • aulas de espanhol,
    • cursos de atualização,
    • cursos de física e química,
    • aulas de português…
  • Seu nível educacional:
    • ensino fundamental (qual ano?),
    • ensino médio,
    • preparação para o enem e vestibular
    • preparação para concurso…

É importante saber qual o seu objetivo com a aula particular via webcam.

  • Seu objetivo:
    • apoio escolar para ensino básico,
    • preparação para os concursos,
    • tornar-se bilíngue,
    • adquirir uma metodologia de estudo,
    • obter média em determinada matéria,
    • tirar nota alta em uma prova de redação…
  • Seu orçamento:
    • menos de 50 reais por hora?
    • Entre 50 e 100 reais por hora?
    • Até 150 reais por hora?
  • Sua disponibilidade:
    • entre meio-dia e 14:00?
    • À noite?
    • Quarta à tarde?
    • No fim de semana?
    • Durante as férias?

Depois de identificar suas necessidades, fica mais fácil encontrar professores que possam atendê-las. Para aumentar suas chances de sucesso, dê preferência a professores que respondam rapidamente às suas mensagens. Algumas plataformas – como o Superprof – indicam o tempo médio que um profissional demora a responder (menos de 24 horas, por exemplo). Às vezes, é possível saber, antes mesmo de entrar em contato, se o professor está disponível ou se já tem a agenda cheia. Fique atento também para ver se o ele fez login recentemente ou se ainda está ativo na plataforma escolhida.

Possíveis custos de aulas particulares via webcam.

Quais matérias são mais solicitadas?

Sem surpresa, a matemática ocupa o topo do pódio, correspondendo a 48% das solicitações de aulas particulares. Em seguida, vem o português (21%), o curso particular de inglês (11%), e química e física (9%).

Um jovem professor ou professor um licenciado?

Como vimos acima, a escolha do seu professor dependerá de fatores como suas expectativas, seu nível, seus objetivos e seu orçamento.

Existem professores particulares com os perfis mais variados, indo de profissionais com décadas de experiência no ensino de uma disciplina a estudantes universitários que desejam transmitir seus conhecimentos aos mais jovens ou menos instruídos em determinadas áreas.

O perfil do educador, além de interferir no aprendizado do aluno, ainda influencia o valor da hora de aula.

Quanto mais qualificado, mais caro cobrará o professor pela hora de aula.

Por exemplo, um aluno universitário que oferece determinada disciplina apresentará taxas mais baixas do que um professor diplomado. Se você quer uma aula simples, então um educador que ainda seja estudante universitário geralmente é suficiente.

Por outro lado, se você deseja integrar uma preparação para um concurso público, é melhor recorrer a um professor experiente. As tarifas não serão as mesmas porque a qualificação e a experiência são maiores.

Solicitar aulas à distância

Depois de selecionar vários professores que atendam aos seus critérios, é hora de entrar em contato com os profissionais e solicitar o serviço procurado.

Ao escrever seu pedido de aulas particulares, não deixe nenhum detalhe de fora. Fique atento para mencionar informações como:

  • seu nível de escolaridade,
  • suas dificuldades,
  • seus objetivos,
  • por que você precisa de um professor,
  • sua disponibilidade.

Lembre-se ainda de falar sobre o seu desejo de fazer um curso via videoconferência, seja ele através de Skype, FaceTime, Hangouts ou WhatsApp vídeo.

Alguns professores oferecem as duas formas de apoio: presencial e à distância. Eles devem saber qual das opções você procura.

Se sua solicitação for urgente, especifique que deseja encontrar um professor o mais rápido possível para que você comece a treinar o quanto antes.

Sinta-se livre para enviar vários pedidos de aulas a vários professores. Tal estratégia permite com que você aumente suas chances de receber uma resposta positiva. Se vários professores estiverem disponíveis, você poderá tranquilamente escolher o seu preferido. Quando esse momento chegar, opte pelo profissional se baseando na apresentação feita por ele através do perfil em seu site ou das mensagens trocadas entre vocês. Selecione dois ou três professores com quem marcar um primeiro contato pela webcam. Dessa forma você terá a oportunidade de conversar ao vivo com cada um deles e ver se eles correspondem às suas expectativas.

 Como cursos via Skype e similares funcionam

Onde encontrar seu professor particular na internet?

Existem vários locais onde você pode procurar – e encontrar! –  o professor particular online que você tanto deseja. Ficou curioso? Citamos alguns desses locais abaixo.

É aconselhável pesquisar bem antes de contratar as aulas particulares online.

Anúncios classificados

E se você fizer como nos bons velhos tempos e procurar por um professor particular nos classificados? Pode parecer antiquado, mas muitos educadores ainda os utilizam para oferecer seus serviços.

No entanto, através desse tipo de anúncio pode ser mais difícil encontrar um professor que se seja 100% adequado ao que você procura.

E vale a pena ser sempre cauteloso, pois os sites de classificados não possuem um espaço de comentários para que pessoas que já tenham contratado os serviços dos profissionais deixem suas impressões. Sendo assim, peça sempre referências antes de contratá-los.

Boca a boca

Uma boa alternativa é perguntar para outras pessoas que já fizeram o tipo de curso que você procura (ou a pais de alunos, caso você esteja procurando algo para o seu filho) por indicações de professores qualificados que dão aulas particulares via webcam. Nada supera o compartilhamento de experiências quando o assunto é encontrar o professor certo.

Organizações de apoio escolar

Existem organizações que oferecem aulas de reforço escolar via webcam.

A vantagem de optar por passar por esse tipo de prestador de serviços é que a organização cuida da seleção do professor. Você só precisa preencher um formulário de inscrição com seus critérios e aguardar o organismo entrar em contato com você assim que o educador ideal for encontrado. Você ainda tem a oportunidade de mudar de professor, se o escolhido por eles não lhe convier.

Tal conforto na hora de contratar o serviço, no entanto, apresenta um custo. Isso porque o valor da hora de aula é mais elevado do que quando negociado diretamente com o professor. Sem contar que uma taxa de matrícula ainda possa ser cobrada pela empresa que faz o intermediário entre o aluno e o professor.

Além disso, muitas vezes é obrigatório solicitar um número mínimo de horas de aula para poder se beneficiar das aulas online oferecidas por um professor da organização.

Qual equipamento é preciso para fazer aulas via videochamadas

Plataformas online

Plataformas online colocam aluno e professor em contato via internet.

Entre classificados e organizações de suporte estão as plataformas online. Dentre elas, encontramos o Superprof!

Além de matérias super úteis que te ajudam em seu aprendizado, o Superprof conta ainda com uma grande comunidade de professores particulares que oferecem cursos via webcam.

Nossa plataforma online apresenta vários cursos de diferentes disciplinas, desde aulas de reforço escolar a aulas de música, esportes ou aulas de culinária.

No total, existem mais de 500 matérias disponíveis no site. Nele, você encontrará mais de 250.000 anúncios classificados e 8 milhões de professores!

Nem todos oferecem aulas via webcam, mas a vantagem é que você pode selecionar a opção nos resultados para refinar sua pesquisa.

Nos perfis dos professores, você pode ver a foto de cada um deles, assim como o número de comentários coletados e a presença ou não de um carimbo em forma de coroa, uma prova de seu status de embaixador.

O perfil de cada um dos educadores presentes no Superprof é verificado pelo nosso sistema, bem como os diplomas apresentados como suas competências. Dessa forma, te ajudamos ainda mais a encontrar o professor particular que dê aulas via webcam dos seus sonhos! Nossa taxa de inscrição é de 29 reais por mês e é cobrada apenas se você entrar em contato com um professor. Ou seja, você pode enviar quantas solicitações quiser e só será debitado quando a conexão for estabelecida.

O pagamento do curso é feito entre você e o professor. Alguns professores oferecem a opção de pagamento via PayPal, outros, por transferência bancária.

Agora que você já sabe como encontrar o professor online para aulas webcam dos seus sonhos, o que você está esperando para começar a sua busca?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar