Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter uma boa nota em Física no Vestibular?

De Myla, publicado dia 11/10/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > Super dicas para arrasar em exatas no Enem

Infelizmente a física é conhecida por muitos como uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. E, lamentavelmente, existem várias razões para isso.

Uma das principais, e que pode, por muitas vezes, definir a relação do aluno com a disciplina, encontra-se justamente na forma como o conteúdo é apresentado em sala. Se o professor se atém somente à exposição de fórmulas, sem contextualizá-las e trazê-las mais próximas à realidade do estudante, é muito provável que esse diálogo já comece manco!

A falta de proximidade com o conteúdo da disciplina é algo que ainda faz bastante diferença para o estudante. Em outras palavras, uma grande dificuldade em aliar teoria e prática parece anestesiar o interesse do aluno pela matéria.

Daí, o que se tem, de modo infeliz, é a decoreba contumaz dos alunos por fórmulas, macetes, repetições em voz alta de conceitos e, ao que parece, tudo sobre a física se torna enfadonho e sofrível. Em decorrência, a física continua a ganhar essa fama de disciplina difícil e complexa. O que não é verdade!

Quando temos a chance de sermos apresentados a uma física fácil, interativa, dinâmica, bem contextualizada, na qual evita-se o uso do senso comum, e mais próxima à realidade diária do estudante, aí sim, temos uma física vibrante, engajada e desperta!

Que tal conhecer dicas simples para você progredir em física? Venha conferir!

Quais são as áreas da Física mais abordadas no ENEM – Parte I

Bem, a princípio, e apenas a título didático, na Física, existem a Física Clássica e a Física Moderna. A primeira compreende a Mecânica Clássica, Ondulatória, Termodinâmica, e o Eletromagnetismo. A segunda, a Física moderna, abrange a Relatividade e Mecânica Quântica. A seguir, temos a Física Pura e Aplicada e, por fim, a Física teórica e a experimental.

Venha conferir passo a passo como você pode melhorar em física!

A Física estuda os fenômenos naturais que ocorrem na matéria. Ela conta com o amparo do método científico e da lógica, além da matemática e de outras disciplinas.

Por aí já deu para perceber o quão vasto é o conteúdo e as áreas de atuação dessa disciplina. No entanto, em relação ao Vestibular, podemos descrever os principais assuntos abordados, os mais recorrentes, nas questões dos exames.

1. Mecânica: Esse é um dos tópicos mais extensos da disciplina e tem como campo de estudo os conceitos acerca do movimento dos corpos, da energia e das forças que atuam sobre a matéria. A Mecânica está dividida nas seguintes subseções: Cinemática (estuda e classifica os diferentes tipos de movimento, discriminados entre uniforme, uniformemente variado e circular); Dinâmica (tem a função de compreender as forças atuantes sobre o objeto e se apoia nas 3 Leis de Newton); Estática (avalia os fatores que levam um corpo a se manter em equilíbrio ou em repouso até o momento em que alguma força o faça entrar em movimento).

2. Trabalho, Potência e Energia (esses 3 tópicos estão entre os mais abordados nas questões de vestibular e são, também, os que mais exigem atenção dos alunos. Grosso modo, o Trabalho mede a quantidade de energia recebida ou liberada por um corpo quando colocado em deslocamento por determinada força. A Potência, por sua vez, relaciona-se à forma como a energia é transformada, isto é, a velocidade com a qual  o trabalho é realizado).

3. Hidrostática e Hidrodinâmica (trata-se do estudo da água e dos gases. No entanto, enquanto a Hidrostática avalia a pressão e o equilíbrio dos corpos submetidos à ação da gravidade, a Hidrodinâmica estuda os mesmos gases e líquidos, só que agora em situação de repouso).

4. Termologia (lida com as leis da termodinâmica, as trocas de calor e as transformações encadeadas pelas mudanças de temperatura e pressão).

Aproveite e veja dicas de como obter bons resultados nas aulas de física!

A princípio, o conteúdo de Física abordado pelos exames vestibulares é bastante vasto. E isso, talvez, possa desanimar os alunos. A orientação de um professor experiente pode sanar esse receio.

Quais são as áreas da Física mais abordadas no ENEM – Parte II

1. Magnetismo e eletromagnetismo (o Magnetismo compreende a relação de atração e repulsão dos ímãs e de determinados metais a partir da existência de um polo positivo e outro negativo. Já o Eletromagnetismo estuda a presença de um campo magnético e de cargas elétricas que se movimentam nesse espaço). Nos exames seletivos, é comum questões ligadas à bússolas e ao campo magnético natural do nosso planeta. Contudo, vale sempre a pena que você se aprofunde, também, nos exercícios de física acerca dos campos magnéticos para evitar cair nas “pegadinhas”.

2. Eletricidade: foca no estudo das cargas elétricas e possui duas subseções: Eletrostática (avalia os efeitos produzidos por cargas elétricas em estado de repouso) e Eletrodinâmica (ao contrário da primeira, analisa as cargas elétricas em movimento).

3. Óptica: lidam com os fenômenos de refração e reflexão da luz e afins. Você já parou para pensar em que ponto se formam as sombras? Ou quais os tipos de lente existentes e como elas funcionam? E, além, quais seriam as características das imagens formadas nos espelhos? Esses são alguns dos assuntos abordados nessa subseção do estudo. A boa notícia, você sabe, é que os enunciados são acompanhados por ilustrações, que te ajudam a visualizar melhor as situações descritas nos problemas e facilitam a resolução.

4. Ondulatória: é responsável pelo estudo das ondas, especialmente as ondas mecânicas – como o movimento do mar – até as ondas eletromagnéticas – como a luz – e as ondas sonoras. Quando for estudar, fique de olho nas diferentes classificações de onda, no conceito do efeito Doppler e conheça muito bem a equação fundamental da ondulatória, responsável por mensurar os comprimentos de onda e a sua frequência.

Confira algumas super técnicas para que você seja capaz de calcular fórmulas de física mentalmente!

Pode parecer coisa de antigamente, mas um bom conselho é consultar o edital do processo seletivo do seu vestibular. Assim, se houver algum assunto mais particular à prova de uma determinada instituição, você terá tempo de iniciar esses estudos com antecedência, não deixando nada para trás.

Como estudar Física para tirar ótimas notas?

Diante desse vasto repertório de assuntos a serem estudados, talvez seja um pouco difícil, de início, saber por onde começar e como estudar de forma eficiente, aprendendo de fato. Pensando nisso, listamos os passos a seguir que garantirão que você pontue muito bem nas avaliações de física!

  • Monitoramento: Aprenda a monitorar o seu progresso no estudo. Além de ele não deixar que você fique com matéria acumulada, já que você possui um plano de estudos assíduos, você poderá identificar áreas onde ainda tem mais dificuldade e buscar saná-las com seu professor.
  • Correção de fluxo: Falando em dificuldades, elas, normalmente exigem mais tempo de nós. E muito mais vale tomarmos mais tempo elucidando uma dúvida ou um assunto que ainda não dominamos bem do que saltar esse ponto e deixar para lidar com ele em algum momento mais para a frente. Essa não é uma boa tática, definitivamente!
  • Aprendizagem significativa: É a aprendizagem de fato, a que deveria ser praxe em qualquer momento de estudo mas sabemos que nem sempre é assim. Muitos alunos, lamentavelmente, ainda preferem apenas decorar fórmulas e macetes e ficar repetindo-os como um papagaio, do que, realmente, efetuar uma compreensão sólida do assunto até dominá-lo muito bem. É assim que vamos nos tornando fera na matéria!
  • Tutoria com um professor engajado e qualificado: Quando você pode contar com a orientação de um professor experiente, seu aprendizado flui de maneira mais fácil e eficaz. Escolha um profissional que se adeque ao seu perfil, e que esteja a par de seus objetivos e necessidades com essa tutoria. Além disso, você também se manterá mais focado, evitando perda de tempo nos estudos. A comunidade Superprof é uma plataforma online especializada em aulas particulares. Nela é possível encontrar os profissionais mais gabaritados e que atendam as suas necessidades. O processo é muito rápido e seguro. Escolhido o seu professor, fica mais fácil dar início à tutoria, não é mesmo?

Venha ver nossas dicas para que você tenha sucesso com a física!

Aos poucos você começa a perceber que a Física não é aquele bicho papão que tantos pregam! Quando você se organiza e realiza revisões frequentes do conteúdo, o aprendizado avança e você fica mais fera!

Física no ENEM

Sabemos que as questões de Física no ENEM são aplicadas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que se compõe de questões de Física, Química e Biologia. Tais questões, muito comumente, são elaboradas de forma contextualizada e interdisciplinar, envolvendo várias áreas do conhecimento.

Espie sobre as melhores estratégias para se estudar física! Ficou curioso?

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias abarca 45 questões e ocorre no segundo dia de exame, junto à prova de Matemática e suas Tecnologias, possuindo igualmente 45 questões. Dito isso, o tempo, ao todo, oferecido ao candidato é o tempo máximo de 4h e 30 min para responder a todas as questões.

Além disso, o formato das questões do ENEM é simples e segue um padrão. As questões são objetivas e apresentam sempre 5 opções de escolha (do tipo a, b, c, d, e), das quais somente uma é a opção correta. Acerca da distribuição, 25% das questões são consideradas de nível fácil, 50% delas de nível médio e as 25% restantes apresentam um nível difícil.

Agora que você já está mais por dentro do que rola em Física nos vestibulares e no ENEM e já se aconselhou também em como tirar nota boa na matéria, teste, aplique, pratique bastante as nossas dicas. E garantimos que você irá se tornar um fera em Física!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar