Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

8 motivos para aderir às aulas de reforço online

De Glicia, publicado dia 23/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > As vantagens do ensino à distância

Muito semelhante ao ensino tradicional em diversos aspectos, mas com a comodidade de poder dar suas aulas sem sair de casa, o ensino a distância tem inúmeras vantagens.

Ao optar por dar aulas online você terá acesso a um maior número de alunos, em diversas regiões do Brasil. Além disso, esta experiência te ajudará a aprofundar seus conhecimentos em novas tecnologias, um diferencial importante no mercado de trabalho hoje em dia.

De fato, os pais estão cada vez mais conscientes do impacto que as novas tecnologias geram no cotidiano de seus filhos. A Internet é uma poderosa ferramenta que pode ser usada para otimizar e melhorar a educação, seja na escola ou no ensino à domicílio. Junta-se a isso o fato de que em algumas regiões a oferta de professores é baixa. Desta maneira, muitos pais acabam achando a solução nas aulas de reforço online.

Praticidade, flexibilidade, economia de tempo e dinheiro… as razões pelas quais as aulas por videoconferência têm se tornado cada vez mais populares são muitas. Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo nosso artigo, pois separamos 8 motivos para você se tornar professor de reforço escolar à distância.

Quer saber como se tornar professor particular à distância?

Boa relação entre professor e aluno

Se as aulas online são tão populares entre os alunos, uma das explicações é, sem dúvida, a sensação de proximidade que alguns alunos sentem com relação ao professor. De fato, uma das maiores razões dos conflitos escolares é a relação entre professores e alunos que nem sempre é boa.

Numa classe de mais de 30 alunos – como é o caso em algumas escolas – é muito difícil  para o professor conseguir criar um vínculo de confiança com cada um dos seus alunos. Sem contar que, para muitos jovens a figura do professor está fortemente atrelada a uma instituição ultrapassada e repressiva.

Há ainda um outro agravante: os alunos que, por razões diversas não conseguem obter bons resultados, se sentem excluídos do resto resto do grupo. Esse sentimento de exclusão, ou até mesmo de rejeição pela parte de colegas e professores, é a porta de entrada para a desistência escolar.

O isolamento é uma das causas da desistência escolar Alunos que apresentam dificuldades na escola se sentem isolados e não confiam nos professores.

As aulas particulares, diferentemente da educação institucional, são muito mais personalizadas e proporcionam ao aluno um ambiente de estudos descontraído, otimizado para seu aprendizado, sem o estresse e a cobrança permanente que alguns estudantes julgam um tanto quanto opressora.

As aulas por webcam são mais descontraídas e o fato de trabalhar com cada aluno individualmente te permite não apenas personalizar os métodos de ensino e a pedagogia, como te dá mais liberdade para preparar aulas mais dinâmicas, que prendam a atenção dos alunos e desperte o interesse deles pelo assunto estudado.

Outro ponto positivo das aulas particulares por videoconferência é que tanto o professor quanto o aluno se sentem mais confortáveis para discutir sobre diversos aspectos, relacionados às aulas ou não. Este vínculo de confiança é importante, principalmente para alunos que apresentam grandes dificuldades na escola, seja por questões relacionadas ao aprendizado ou até mesmo à integração deste no meio escolar.

Leia também este artigo e saiba como dar aulas por webcam

Cronograma flexível e adaptado

A flexibilidade dos horários é uma das principais vantagens das aulas online. Se você estuda ou tem outra atividade profissional além das aulas particulares, optando pelas aulas à distância será muito mais fácil organizar seus horários. O tempo que você gastaria dentro do transporte poderá ser usado para outras tarefas ou atividades do seu cotidiano, visto que para dar suas aulas tudo que terá que fazer é ligar o computador. Obviamente, suas aulas deverão ser preparadas com antecedência e não na última hora!

Esta modalidade de ensino te permitirá também estar sempre em contato com seus alunos, para responder questões referentes ao conteúdo das aulas, dúvidas com relação aos exercícios, etc. Para isso basta organizar bem sua agenda de forma a conseguir consagrar tempo aos seus alunos e suas outras atividades.

Saiba também como assegurar o acompanhamento dos seus alunos mesmo ensinando à distância!

Possibilidade de cobrar preços mais baixos

À primeira visto você pode pensar que cobrar preços mais baixos não é necessariamente uma vantagem. Mas, reflita melhor sobre esta questão.

Apesar de você ter que investir um pouco de dinheiro para comprar um equipamento de qualidade e pagar uma boa conexão Internet, de forma geral você não terá outras despesas como seria o caso se desse aulas presenciais: gastos com transporte, com folhas de papel e tinta para impressão de textos e exercícios, etc.

Então, mesmo que você ganhe um pouco menos, no final das contas isso não fará tanta diferença no seu salário. Além disso, você não estará limitado aos alunos da sua zona geográfica, o que te permitirá ter acesso aos estudantes de todo o Brasil. Saiba também que os pais sempre darão preferência ao professor que cobra o preço mais baixo, afinal pagar aulas de reforço para os filhos é um gasto a mais que pode pesar no orçamento familiar.

Atraia mais alunos propondo preços mais acessíveis. Aumente seu número de alunos, e consequentemente sua renda, cobrando preços mais baixos.

Outra possibilidade oferecida a quem dá aulas online é montar pequenas turmas e dar aulas por videoconferência. Muitos programas como o Skype, por exemplo, oferecem esta ferramenta. O ideal é montar turmas de 5 alunos no máximo, para não comprometer a qualidade das aulas. Esta modalidade não apenas representa uma economia considerável para os pais, como te permitirá ter ainda mais alunos. Se, por acaso, alguns desses alunos apresentarem maiores dificuldades, esta será uma boa oportunidade para você propor aulas individuais e aumentar sua carga horária de aulas por semana.

Graças às muitas ferramentas online e gratuitas à disposição, você poderá preparar suas aulas sem gastar absolutamente nada. Com uma aula bem preparada e com os recursos adequados, você poderá aumentar o interesse do aluno pelos estudos e obter, desta forma, um excelente resultado, além de construir uma boa reputação na área.

Ter acesso a professores qualificados em todo Brasil

Esta é sem dúvidas uma grande vantagem para os pais e alunos. Ser um profissional qualificado e com formação acadêmica é um dos critérios mais importantes para os pais na hora de escolher o professor particular dos filhos.

As aulas particulares à distância oferecem esta possibilidade. De fato, os pais que vivem em uma pequena cidade no interior do Brasil podem ter problemas para encontrar um professor com um doutorado em ciências da educação, por exemplo. É aí que as aulas online entram em cena! Em apenas alguns clics os pais podem recorrer aos serviços de um professor diplomado e qualificado, mesmo que este more em outro estado.

No Superprof, por exemplo, é possível encontrar professores em praticamente todas as disciplinas em diferentes regiões do Brasil. Algumas das matérias que você encontrará:

  • Português;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Espanhol;
  • Alemão;
  • Física;
  • Química;
  • História;
  • Geografia;
  • Música;

Possibilidade de preparar aulas usando ferramentas online

A maior vantagem da Internet e das novas tecnologias é que existem, hoje em dia, inúmeros recursos gratuitos e acessíveis para todo mundo. Você pode preparar sua aula sem sair de casa, usando apenas seu computador. Para isso, tudo que você precisa é estar conectado à Internet. Diferentes sites e plataformas oferecem informações, idéias de como preparar uma aula dinâmica, exercícios variados em todas as disciplinas, etc.

Claro que este recurso também pode ser usado por professores que dão aulas presenciais, mas o foco do nosso artigo é demonstrar o quanto você pode otimizar seu tempo tendo a possibilidade de, não apenas preparar suas aulas em casa, mas também de poder trabalhar em seu próprio domicílio.

Ferramentas online para preparar aulas mais interessantes. Graças à Internet você tem acesso a diversas ferramentas na hora de preparar suas aulas.

Há algumas Plataformas de aperfeiçoamento online para professores, que oferecem formações curtas e colocam à disposição informações úteis que poderão te ajudar a melhorar a qualidade de suas aulas. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) tem um portal especialmente voltado para a atualização profissional de professores.

Além disso, muitas ferramentas te ajudam a garantir um apoio escolar de qualidade mesmo à distância, o que é essencial para assegurar o bom desemprenho do aluno. Usando apenas seu computador você pode enviar documentos, corrigir exercícios e tirar dúvidas.

Algumas ferramentas gratuitas e que podem ser bem úteis são:

  • Dropbox ou Google Drive: programas de compartilhamento de documentos. Te ajudará a compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos de forma rápida e segura;
  • Aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros): são excelentes para manter o contato e tirar dúvidas de forma rápida;
  • E-mail:  forma prática e rápida de responder de maneira mais elaborada às questões que o aluno possa ter, além de também permitir o compartilhamento de documentos e exercícios.

Outros recursos que você pode usar e compartilhar com seus alunos: quiz de conhecimentos em diferentes disciplinas, links de sites ou aplicativos para aprender uma língua estrangeira, videoaulas sobre diferentes assuntos, etc.

Aulas mais lúdicas com a ajuda de aplicativos educativos

Os aplicativos voltados para a educação e o ensino podem ser baixados diretamente no smartphone ou no computador através de lojas online como App Store (iPhone) ou Play Store (Android). Esses aplicativos oferecem exercícios, aulas de aperfeiçoamento em diferentes disciplinas, quiz, testes, entre outras ferramentas.

Os aplicativos podem ajudar os alunos durante as revisões, ou entre uma aula e outra, para tirar dúvidas e resolver exercícios. Eles são excelentes para ajudar o aluno a assimilar conceitos e a sempre estar em contato com o conteúdo das aulas. Além disso, o professor também pode usar os aplicativos para preparar suas aulas e elaborar exercícios adaptados ao nível de conhecimentos do estudante.

Escolha aplicativos desenvolvidos por professores ou profissionais da área da educação, para ter certeza que há um verdadeiro trabalho pedagógico e que cada exercício foi elaborado por pessoas qualificadas.

Facilidade na organização das aulas

Todos os professores de reforço escolar concordarão: a principal vantagem de dar aulas online é a facilidade na organização das aulas. Imagine não ter que se preocupar com o horário que você precisará sair de casa para conseguir pegar o ônibus a tempo e chegar na hora certa? Ao escolher dar aulas à distância, tudo é feito no conforto do seu lar, sem risco de atrasos e sem perda de tempo desnecessária.

Muitos estudantes universitários têm procurado cada vez mais sites e plataformas onde possam oferecer seus serviços de professor particular. Isso se explica pelo fato de que esta modalidade de ensino proporciona, pela sua flexibilidade com relação aos horários, a possibilidade de conciliar os estudos com uma atividade remunerada. Além disso, dar aulas de reforço escolar à distância é uma ótima maneira de ter um primeiro contato com o ensino e a pedagogia. Para os estudantes dos cursos de licenciatura, por exemplo, esta é uma excelente oportunidade de adquirir experiência na área da educação.

Estar sempre em contato com seus alunos

As aulas particulares permitem um contato mais efetivo entre professores e alunos. Como já citamos anteriormente, no meio escolar é muito difícil para o professor conseguir criar um vínculo de confiança com cada um de seus alunos. Isso porque o método tradicional de ensino acaba limitando o contato.

Use as novas tecnologias para estar sempre em contato com seus alunos. As novas tecnologias te permitem assegurar o apoio escolar dos seus alunos mesmo à distância.

Já no caso das aulas particulares online, há a possibilidade de estar constantemente em contato com seus alunos, seja através de aplicativos de mensagens instantâneas ou mesmo através da plataforma utilizada para as aulas. Se seu aluno está com dificuldades para entender um determinado conceito, por exemplo, você pode esclarecer algumas dúvidas por mensagem, ou por e-mail. Você também pode enviar exercícios extras, ou compartilhar leituras complementares através de programas como Dropbox ou Google Drive.

Como você pode constatar, as aulas online apresentam inúmeras vantagens, não apenas para os professores que querem desenvolver suas carreiras e aumentar seu número de alunos, como também para estudantes e pais que buscam uma solução flexível e eficaz para as aulas de reforço escolar.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar