Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como um coach vocal pode melhorar sua perfomance

De Fernando, publicado dia 28/09/2017 Blog > Música > Canto > Quer ter aulas de canto com um tutor exclusivo?

Cantar (em coro) pode fazer parte do dia a dia das pessoas, mesmo que seja no chuveiro ou no karaokê! Mas para fazer isso bem, é preciso investir em aulas de canto. E uma das maneiras mais efetivas é com um professor particular, seguindo as aulas de maneira individual e com o estilo com que você mais se identifica.

Um bom treinador vocal pode ajudar muito com o feedback em tempo real, criar uma rotina de treinamentos e avaliar os seus objetivos e como você pode alcançá-los.  Para quem quer se tornar um profissional, é praticamente impossível não contar com um bom professor ou tutor particular. A relação é bem mais próxima, a metodologia acaba se tornando exclusiva e a proximidade é um ponto de grande destaque.

Crianças podem se beneficiar muito de aulas de música Escolher um professor particular pode ajudar alunos de todas as idades

Hoje, com a internet, é muito fácil encontrar um professor particular para qualquer assunto. E para cantar não poderia ser diferente! Então, vamos começar a procurar um para você e cantar muito?

Dicas para escolher com quem estudar para se tornar um cantor

A primeira pergunta a fazer quando você quer aprender a trabalhar a voz é onde encontrar o seu professor de canto! Para isso, existem várias opções:

O poder da indicação

Um amigo faz aulas de canto e está encantado com seu professor? Este é um bom sinal! O boca a boca torna uma indicação mais fácil para confiar, já que você já conhece alguém próximo satisfeito com o método e o estilo de alguém.

Não deixe de pedir dicas para seus amigos e contatos nas redes sociais. Pode ser que algum deles conheça alguém perfeito para você e não tem essa noção por falta de proximidade ou intimidade. Como as pessoas hoje são muito conectadas, elas podem indicar também terceiros que são conectados a elas e podem estar dentro do perfil ou região que está buscando. Explique bem em seu anúncio o que está procurando: aulas em casa, em escola, horários possíveis e estilo musical prioritário, além do seu nível de conhecimento prévio, claro.

Vá a uma escola de música

Obviamente, onde podemos aprender música, se não em uma escola de música? Um iniciante pode encontrar turmas com mesmo conhecimento ou também encontrar o professor particular perfeito para trabalhar sua postura, sua gama, a respiração abdominal e, finalmente, ganhar confiança para aulas coletivas.

Para aprender a cantar bem, você não precisa saber ler música e essa é mais uma etapa de aprendizado. Em uma escola de música você também tem a vantagem de contar com mais de uma pessoa que pode ajudar você, com conhecimentos complementares e uma agenda perfeita para atender você.

Grupos exclusivos também podem ser feitas em uma turma de música Nem toda aula em escolas de canto é coletiva

Esteja alerta para anúncios

Fique atento e veja se alguém dá aulas de canto em sua área! Cartazes e anúncios físicos em escolas, igrejas. clubes e comércio, além dos anúncios em jornais locais, redes sociais e toda a internet. Eles são geralmente segmentados geograficamente e isso facilita muito o encontro de alguém que já está próximo de você.

Em seu bairro possivelmente existe alguém que dê aulas de piano ou violão, por exemplo, e você pode entrar em contato com eles e perguntar se eles indicam alguém para a modalidade canto.

Cadastre-se no Superprof

Mais de 340 professores de canto estão presentes em toda o Brasil no Superprof! Se você está querendo começar ou se especializar com aulas de canto clássico, gospel ou música contemporânea, nos podemos encontrar o melhor para você!

O registo é gratuito e rápido. Em seguida, basta digitar “canto” e a cidade desejada na barra de pesquisa para ver os resultados aparecem e escolher.

Nossos professores determinam os preços das horas de aula e são livres para oferecer os cursos em que são experts: Despertar, teoria musical, técnica de canto … Você escolhe o melhor (e ainda pode aproveitar a oportunidade de uma primeira aula gratuita com vários deles que disponibilizam tal opção), opta por se deslocar, receber o professor na sua casa ou aulas de canto online!

Como escolher um professor de canto particular?

Um professor é como um amigo: a escolha depende de vários critérios bem específicos.  Defina o que você está buscando e tente encontrar quem mais se encaixa em suas necessidades em desejos.

Para escolher o seu professor de canto é importante prestar atenção na formação técnica dele, reputação no mercado (por isso as indicações são tão válidas), a metodologia de treinamento… Não deixe de olhar tudo com calma!

Estabeleça metas

Primeiro, é importante saber o que o aluno deseja fazer:

  • Apenas aprender a cantar (como autodidata)
  • Melhorar sua dicção
  • Aperfeiçoar sua harmonia
  • Encontrando sua melhor voz
  • Enriquecer conhecimento teórico
  • Fazendo improvisação
  • Preparar-se para um desafio específico

Se você já teve aulas de canto ou iniciou como autodidata, você pode ter algumas dificuldades vocais anteriores e deseja corrigí-las. Não deixe de comentar isso com o seu professor e peça que ele faça parte dessa evolução.

As qualidades de um bom professor de canto

Em primeiro lugar, sempre verifique as habilidades e reputação do seu professor de canto. A formação é importante e vai influenciar a sua decisão final, mas isso não é tudo. Ele precisa ter uma boa didática.

Então, com essas informações já em mãos, tente ter uma conversa informal com ele, para avaliar se vocês  se identificam . Como a ideia é que você passe muita horas com essa pessoa no futuro, é melhor que a afinidade seja grande para facilitar a sua aprendizagem.

Um bom professor deve ser capaz de identificar as suas necessidades e responder .Ele também deve tranquilizá-lo sobre suas preocupações ou motivá-lo quando necessário. Essa sintonia entre vocês é essencial.

Por fim, um bom professor é um bom ouvinte . A aula particular é basicamente um curso personalizado. Um bom professor irá aconselhá-lo e adaptar suas metas baseado em seu progresso.

Classes de canto com muitas pessoas pode trazer nervosismo para alguns alunos O professor particular pode ajudar a superar a timidez de cantar em público

Faça uma aula teste

Nada melhor do que avaliar na prática o seu professor! Peça uma aula experimental (no Superprof vários profissionais colocam isso como uma vantagem inicial) ou acompanhe como ouvinte um curso. Quando você está em dúvida entre dois ou mais tutores, essa é uma maneira ótima de conhecer melhor e tirar as dúvidas.

Não hesite em mudar

Se depois de algumas aulas você não sente que os estilos estão próximos ou os horários e exercícios são incompatíveis com a sua realidade, não tenha medo: procure outro professor, mas não desista! Se cantar (aprenda gratuitamente) é o seu sonho, você não pode deixar de correr atrás dessa profissão ou hobby por conta de um desalinhamento simples de ser resolvido.

Quanto custa um professor para aprender a cantar?

Um bom professor tem um custo!  Em média, aulas mensais em uma escola de música podem variar entre 300 e 500 reais por uma aula semanal de uma hora durante o mês.

Você pode encontrar mais barato via anúncios na internet, mas atenção à qualidade e formação do professor! Um professor de canto ruim pode ser catastrófico! E assim como nos esportes, quando você canta da maneira errada, você pode se machucar.

Daí a importância de investir para ter uma qualidade dos professores.  No Superprof por exemplo, um canto professor em particular em São Paulo custará , em média, R$ 65 por hora . Este é, naturalmente, apenas média, e o preço que você paga depende do professor selecionado, o seu nível, a sua localização e seus objetivos.

Sua preferência é considerada pelo tutor Em uma aula particular você pode definir a sua classe musical

Pontos fracos de aprender a cantar com aulas particulares

Ao cantar em grupo, você consegue observar as falhas dos outros e transformá-las em um incentivo para sua melhoria, assim como a evolução de seus colegas serve como um grande incentivo para você. As aulas de canto particulares têm diversas vantagens, mas também existem alguns pontos negativos…

    • O custo: lições particulares são individualizadas, mas os custos disso também são bem maiores do que as aulas em dupla, trio ou grupo.
    • Sem dinâmica de grupo: aula sozinho é , obviamente, somente entre você  e o seu professor. Mas, muitas vezes, contar com os outros é um auxílio para o seu progresso e também cria um sentimento de união entre os participantes, que se ajudam mutuamente e podem apoiar o desenvolvimento dos outros.
    • A falta de interação: você não pode ouvir os outros cantar, aprender com seus pontos fortes e fracos e não aproveita os seus momentos de descanso para acompanhar as capacidades de outras pessoas.
    • Músicas apenas individuais: ouvir a harmonia de um grupo coral cantando em conjunto também é muito gratificante, ver como sua voz se encaixa em um contexto mais global torna o seu cantar menos “egoísta” e mais preparado para ser inserido no coletivo.

Então, assim como é muito positivo aprender a cantar sozinho e dar o máximo possível para sua voz brilhar, cantar em conjunto não pode ser deixado de lado, mesmo que em seus momentos de lazer. Busque prazer no que você faz e compartilhe o se desejo de cantar além das aulas particulares!

Ter aulas particulares de canto facilita o seu aprendizado

As aulas particulares têm várias vantagens inegáveis, como os cursos personalizados ao extremo, relação privilegiada entre professor e aluno e o horário é mais flexível.

Maximizar a sua voz em potencial: aprender a controlar sua voz permite desenvolver outras facetas de sua personalidade e fazer tudo da maneira correta e saudável
Conteúdo só para você: o professor está lá apenas para você para atender às suas necessidades e suas dificuldades,
Flexibilidade de tempo: datas e horários acordados com o professor, você não precisa adaptar sua rotina ao grupo.
Criar uma relação especial: a confiança estabelecida entre você e seu professor é benéfico para o seu progresso,
Dominar seus nervos: muitas vezes temos medo de cantar na frente das pessoas, até mesmo para sua própria família! Essa falta de confiança pode ser comum no início e um curso particular pode ajudar a superar essa barreira

E aí, que tal começar a procurar o seu professor particular e começar a cantar o quanto antes e de acordo com o seu orçamento?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar