Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra seu futuro fazendo um plano de carreira em São Paulo

De Fernanda, publicado dia 27/03/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Faça orientação profissional na capital paulista

“Há sempre futuro para quem pensa no futuro” – François Mitterrand

São Paulo é a capital dos negócios, mas também é conhecida por suas universidades e instituições educacionais com reputação nacional e internacional. Ou seja, o seu futuro está aqui!

No entanto, ao final do último ano do Ensino Médio, uma decisão crucial surge para os estudantes paulistanos: escolher seu curso superior e sua universidade pode ser uma tortura em uma idade tão jovem. Apesar disso, existe uma solução muito eficiente para decidir sua carreira: fazer orientação vocacional.

Sessões pagas, gratuitas, individuais ou em grupo: na cidade que não dorme, você tem a certeza de encontrar o apoio ideal para esse momento tão delicado da vida!

Descubra agora como e onde encontrar um especialista em orientação vocacional na capital paulista!

Coach vocacional em São Paulo: o que é um plano de carreira?

Se você é estudante do ensino médio, universitário ou jovem ativo: por que não fazer uma avaliação para escolher o caminho que mais lhe convém?

Quais são as agências de aconselhamento vocacional de SP? Seu perfil é mais de humanas exatas ou biológicas? Seja qual for a sua área, o plano de carreira é excelente para ajudá-lo a decidir seu caminho profissional!

A orientação vocacional e profissional é um processo destinado a estudantes entre 14 e 26 anos. Nessa idade, a maioria dos jovens ainda tem dúvidas quanto ao seu futuro e muitas vezes fazem opções equivocadas, que acabam causando transferências de curso ou até mesmo abandono escolar. Um dos papeis, portanto, do coach de orientação é motivar e incentivar os alunos a prosseguirem seus estudos!

O processo de orientação é realizado com um especialista em orientação profissional e vocacional ao longo de várias entrevistas individuais ou em grupo. Ao final de duas ou três sessões, o coach faz um balanço com o aluno para desenhar um projeto profissional e estabelecer um plano de ação.

Em regra geral, o plano de carreira consiste em testes de orientação, de avaliações acompanhadas pelo especialista, documentação sobre cursos e universidades e um relatório final de síntese.

Seja para se reorientar, projetar-se no mercado de trabalho ou fazer um balanço de suas habilidades pessoais, os alunos podem confiar no know-how de psicólogos especializados em orientação.

Por meio do teste de personalidade de avaliação de habilidades, o aluno aprende sobre si mesmo e assim fortalece sua autoconfiança – características fundamentais para um futuro profissional de sucesso!

Ao analisar os resultados acadêmicos do aluno e fazer as perguntas certas, o profissional de orientação é capaz de identificar as habilidades do aluno e ajudá-lo a encontrar o caminho!

Quanto custa uma sessão de orientação vocacional em São Paulo?

Devido à multiplicação de programas universitários, a situação do mercado de trabalho no Brasil ou a pressão sobre alguns estudantes, os preços das avaliações de orientação podem variar muito em função da metodologia e da instituição que a oferece.

Como uma das metrópoles mais caras do mundo, o mercado de coach ou orientação profissional paulistano é bem concorrido. No entanto, também existem muitas soluções acessíveis e até mesmo gratuitas para fazer a sua orientação.

Os alunos podem começar procurando pelo serviço junto ao psicólogo escolar ou o coordenador da escola. A maioria dos pais prefere que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. Mas infelizmente isso nem sempre é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais.

Por outro lado, as famílias também podem recorrer a associações, universidades ou clínicas de psicologia especializadas.

Quer uma ideia de onde encontrar apoio vocacional em São Paulo e quais são os valores médios cobrados? Nós fizemos um levantamento:

  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas – gratuito
  • Nos consultórios de psicologia – em média 200 reais a sessão
  • Em empresas de coaching – em média 300 reais a sessão
  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade – os encontros são gratuitos.
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional gratuitamente (ou a um valor acessível) em escolas públicas e para a comunidade em geral. Podemos citar duas indicações: a ONG Colmeia e o Centro de Integração Empresa Escola.
  • Você também pode complementar seu trabalho vocacional com a ajuda de sites especializados e testes vocacionais online. Nesses casos, há materiais pagos ou gratuitos e os valores variam em função da complexidade e precisão das ferramentas.

Para fazer um balanço de suas habilidades com um profissional em São Paulo existem opções para todos os gostos e bolsos!

Orientação vocacional em SP: associações e universidades

Onde fazer orientação profissional em São Paulo? Investir psicologicamente e financeiramente em orientação profissional é economizar traumas e gastos desnecessários com a escolha errada…

Você quer fazer uma orientação profissional sem gastar nenhum centavo?

Damos duas alternativas:

Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude

Atende gratuitamente filhos de trabalhadores da comunidade local e moradores da periferia da região metropolitana de São Paulo pertencentes a famílias de baixa renda, que se deslocam até a instituição para desenvolver atividades complementares à escola e cursos de qualificação profissional. Atende também jovens que buscam orientação para o processo de escolha profissional, cujo serviço é particular, pois são, em sua maioria, jovens pertencentes a famílias de alta renda.

A Colmeia promove diferentes ações. Desenvolve programas sociais como Qualificação Profissional, Grêmio Colmeia e Jovem Aprendiz, oferece cursos profissionalizantes e serviços como Arte Terapia, Danças Circulares.

Por fim, em seu Núcleo de Orientação Profissional, promove palestras e workshops em empresas e escolas, e atende jovens e profissionais com dezenas de ações de curto a longo prazo voltadas para orientação vocacional.

A instituição também promove formação de orientadores profissionais.

Universidade de São Paulo

Instituto de Psicologia da USP promove serviço de orientação profissional. O serviço é gratuito e destinado a pessoas, a partir de 14 anos de idade, que buscam orientação para suas carreiras. São pessoas que estão em dúvida quanto à melhor faculdade ou curso técnico, procurando desenvolver um novo projeto profissional ou outras atividades ocupacionais.

As inscrições ocorrem todas as sextas-feiras no horário das 11h00 às 16h00, de março a junho.

Há um limite de 30 vagas por dia de inscrição e o interessado deve comparecer pessoalmente, pois ele participará de uma primeira entrevista no próprio dia de inscrição.

A Universidade ainda promove o Programa “USP e as Profissões”. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

O programa compreende três eixos de ações:

  • o catálogo USP e as Profissões (nas versões impressa e on-line);
  • as Feiras de Profissões, realizadas duas vezes por ano, uma no campus da capital e outra, em sistema de rodízio, em um dos campi do interior;
  • as visitas monitoradas às Escolas, Faculdades, Institutos, Museus e Órgãos da USP.

Você sabia que na maioria das Universidades existe um núcleo específico para Orientação Vocacional? Descubra aqui!

Orientação escolar em São Paulo: faça um plano de carreira com um coach paulista

Para seguir um caminho acadêmico e profissional adaptado à sua personalidade, que tal recorrer a um especialista em orientação vocacional particular!

Quais são os locais para realizar uma avaliação de orientação? Contrate um coach vocacional na incrível capital paulista para conseguir encontrar a profissão ideal para você!

Em São Paulo, centenas de psicólogos e especialistas oferecem sessões de coach vocacional com o auxílio de testes de personalidade e estudos de históricos escolares. Na maioria dos casos, os coaches de orientação têm sólida experiência na área e utilizam metodologias inovadoras que permitem aos estudantes o autoconhecimento e a tomada de decisão sem arrependimentos.

No entanto, como a demanda por orientação vocacional cresce a cada dia, existem conselheiros de orientação que se deslocam diretamente até a sua casa para ajudá-lo a descobrir as possibilidades nas diferentes áreas de atuação.

A orientação vocacional em casa é ideal para tranquilizar pais e alunos angustiados. É bem possível organizar sessões de coach em família para ajudar os alunos a finalizarem seus estudos do Ensino Médio com tranquilidade.

O processo de orientação ou coach vocacional pode ocorrer em duas etapas: em primeiro lugar, o orientador organiza duas ou três sessões de entrevista para discutir com o aluno sobre seu futuro educacional. Depois disso, o aluno vai responder aos testes de orientação de maneira autodidata e discutir os resultados com o orientador. Finalmente, o profissional de orientação fornecerá um documento de resumo ao aluno, além de conversar e refletir sobre os resultados.

No Superprof, nossos especialistas de orientação vocacional oferecem sessões por 58 reais em média!

Sabendo que normalmente são necessárias apenas três ou quatro sessões para esboçar um plano de carreira pela metodologia de coaching, o investimento final pode ser bem menor do que, por exemplo, o investimento de um aluno que teve de transferir seu curso de universidade por insatisfação ou frustração.

Para descobrir suas habilidades de qualificação e suas ambições profundas, contrate um especialista em orientação vocacional em casa!

Você tem entre 14 e 24 anos, é estudante e deseja trabalhar em uma grande empresa? Descubra como você pode se tornar um aprendiz!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Flaviocinthia Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
cinthia
Convidado
cinthia

Gostaria de agendar um profissional do superprof. como entro em contato?

Flavio
Admin

Olá Cinthia, bom dia.
É só efetuar uma busca por professores no nosso site: https://www.superprof.com.br/
🙂