Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como saber se você é bilíngue na língua italiana?

De Fernanda, publicado dia 07/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como testar o nível de italiano?

Os italianos são franceses de bom humor – Jean Cocteau

Da compreensão oral à compreensão escrita, línguas estrangeiras como o italiano dão ao aluno a sensação de ser parte integrante de um mundo rico, variado e completamente enraizado no nosso tempo. De acordo com uma pesquisa da Catho, site de busca de empregos, o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário em até 52%. Mas, no Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês. Imagine o italiano, então?

Dados que comprovam um conhecimento deficiente dessa língua, que poderia ser resolvido por aulas de italiano e um teste no idioma. Diferente de cursos intensivos, permanência linguística ou aulas individuais, fazer um teste de proficiência é muitas vezes uma boa ideia para se posicionar na escala dos conhecimentos de uma língua estrangeira. Resta saber como organizar tudo isso.

Aqui estão algumas dicas para descobrir se a língua italiana é a certa para você!

Por que testar seu nível de italiano?

Onde testar italiano? Como saber se falamos bem italiano? | Em alguns passos, é possível testar o seu nível de italiano da maneira mais simples possível, para saber onde se posicionar na escala de idiomas!

Em uma perspectiva global, o italiano é um dos idiomas europeus mais falados e, portanto, mais úteis.

O italiano é uma língua muito interessante no campo comercial. A Itália está atualmente em quarto lugar na Europa e oitava nos países mais ricos do mundo!

Há muitas trocas comerciais entre a Itália e o Brasil! Principalmente, graças a amizade que criamos entre os dois países graças a grande imigração italiana que ocorreu no final do século XIX e início do século XX.

Hoje, considera-se que 30 milhões de brasileiros têm origens italianas. Há nesse número alguns que aprenderam a língua de seus antepassados. Mas, infelizmente, nem todos persistiram com a herança linguística de seus ascendentes.

Mas, como dizemos, ainda há muitas empresas italianas instaladas no Brasil e vice-versa! Por isso, é sempre vantajoso se expressar em italiano!

A Itália também é um destino turístico privilegiado, pois está em quarto lugar na lista dos países mais visitados do mundo. Além disso, a Exposição Universal de 2015 foi realizada em Milão.

Aprenda italiano com curso de italiano online!

Com suas belas cidades, monumentos listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO (a bela Veneza, a Torre de Pisa e o centro histórico de Florença), a cultura italiana realmente tem um grande peso em todo o mundo.

Por isso, não negligencie o italiano! Ele pode ser muito importante para o seu futuro profissional e pessoal!

Porque sim, a língua italiana, por meio de uma boa formação de idiomas, um curso on-line ou algumas aulas de gramática, nos ajuda a progredir rapidamente em diferentes áreas da vida cotidiana. E entre essas áreas, encontramos:

  • No campo profissional: para se destacar em uma entrevista de emprego ou para conseguir uma promoção de cargo, com habilidades linguísticas extras;
  • Para viajar e o realizar o sonho de estar totalmente imerso em um país estrangeiro
  • Estabelecer relações comerciais com outros países
  • Desenvolver suas habilidades intelectuais e linguísticas,
  • Para exercitar suas faculdades e sua memória,
  • E muito mais!

Testar o nível de alguém em italiano é, portanto, a garantia de querer evoluir, independentemente da principal motivação de alguém para falar a língua. Saber se posicionar diante do próprio nível de língua é bom, mas existem vários métodos para obter a melhor ilustração das habilidades linguísticas de cada um. Vamos conhecê-los.

Teste seu nível de italiano: testes de idioma básico

Onde testar seu italiano? Quem pode fazer um teste de língua italiana? | Os testes de idiomas são portas de entrada para o universo italiano que você sempre sonhou.

Bem, de uma maneira clássica, para saber se você é bilíngue em italiano, ou qual exatamente o seu conhecimento como iniciante, você pode optar pelos testes de proficiência da língua italiana. De forma resumida, as certificações de línguas determinam em qual grupo de idiomas suas habilidades se encaixam.

Podemos citar alguns dos testes de italiano reconhecidos:

  • CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera, da Universidade de Siena
  • CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri, pela Sociedade Dante Alighieri, fruto de convênio com o Ministério das Relações Exteriores da Itália
  • CIC – Certificato dell’italiano comercial, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • ITCertificato di italiano come Lingua Straniera, pela Universidade dos Estudos Roma Ter

Os diferentes níveis de certificação estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Cada um dos níveis incluídos nos exames tem sua própria referência, seus próprios requisitos e permanece autônomo em comparação com os outros cinco.

Para se inscrever nesses exames, é necessário procurar os institutos que assinaram um acordo com as universidades e pagar um valor de inscrição, que fica em torno de 100 euros.

O CILS e o CELI são certificados que são úteis por vários motivos. Em primeiro lugar, e isso parece lógico, eles nos permitem dominar o idioma italiano da melhor maneira possível, e progredir em nosso próprio ritmo, em uma estrutura livre e reconhecida pelo mundo linguístico em geral.

Para se matricular em universidades italianas é exigida então a obtenção de um dos exames, e este diploma será muito útil para todos aqueles que desejam ingressar de uma maneira simples e eficaz no mundo do trabalho, mas também no ensino da língua italiana.

Muitas empresas e marcas italianas reconhecem o CILS ou o CELI como um recurso necessário para o desenvolvimento de bons relacionamentos comerciais.

Além desses dois exames, existem outros: o CIC (Certificato dell’italiano comercial ou Certificado de italiano comercial) e o PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri ou Projeto de Língua Italiana Dante Alighieri), que são excelentes suportes e complementos a esses certificados.

O fato é que os certificados italianos são uma verdadeira porta de entrada para todos os nossos desejos, todos os nossos projetos e todas as nossas ambições! Seja trabalhando, conversando em italiano, viajando ou apenas morando na Itália, eles são ótimas oportunidades e ferramentas eficazes para alcançar nossos objetivos!

Procurando por aulas de italiano?

Teste seu nível de italiano: os professores

Quanto custa um curso de italiano? Se o seu nível do idioma é iniciante ou avançado: uma figura como a do professor de italiano é sempre aquela que nos auxilia a ter uma visão mais objetiva do nosso nível.

Que seja dito: os testes de nível do italiano não são apropriados para todos os aprendizes. Pelos princípios, pelas etapas, mas também porque nos falta essa figura de conselho, apoio e guia: o professor. De fato, graças a um olhar objetivo (mas não muito), o professor de italiano nos permite, ao longo de um curso, determinar quais são os usos possíveis do nosso nível em língua italiana.

E é por isso que um curso de idiomas determina melhor o nível de expressão escrita e o conhecimento da cultura italiana. Um professor é também, e acima de tudo, uma pessoa física, cujos conselhos e exercícios são adaptados aos nossos desejos, ao nosso nível, mais do que apenas um teste. Além disso, se você não tem muita disponibilidade, não hesite em consultar um professor online, no Superprof por exemplo!

A língua italiana é cheia de riquezas, mas também de sutilezas, que devem ser decifradas e assimiladas. Avaliar o nível parece inevitável, e o professor tem formação e experiência para fazer essa avaliação. Aprender a falar italiano é muito bom, mas saber que você fala muito bem, é ainda melhor!

Apesar de não ser a nossa língua materna, o italiano é uma língua muito bonita, que permite a abertura ao mundo, seja para estudos fora do país ou para propostas profissionais ou de viagem. Aprender italiano é, portanto, um importante recurso, diante de tantas oportunidades! E um teste de avaliação é indispensável. Um bom professor vai ajudar você nesse processo: falar italiano como um nativo!

Teste seu nível de italiano: faça uma viagem

Se existe uma maneira de testar o seu nível italiano em condições ideais, é essa! Ir diretamente para um país de língua italiana! A aprendizagem de línguas e o desenvolvimento profissional também implicam um cenário, que nos permite aprender expressões idiomáticas, bem como compreender todas as palavras e os costumes em italiano.

E nada melhor do que estar perdido no meio de Veneza para avaliar se você tem habilidades linguísticas suficientes! Diferente de uma formação clássica de idiomas, viajar é a maneira mais segura (mas também a mais cara) de perceber que temos a capacidade de encarar a vida cotidiana na Itália…. Ou não! Um verdadeiro ensino de vida!

Escolher um prato em um menu, perguntar por direções, reservar um quarto de hotel, ter uma conversa filosófica com um napolitano…. São situações que, em perspectiva, dão uma visão bastante abrangente de qual é seu nível em italiano. Afinal, quanto mais falamos, mais evoluímos, mais progredimos!

Pois bem, você já conseguiu perceber: testar o seu nível de italiano é possível, e as formas de o fazer são ricas e variadas. De fato, depois de passar por uma avaliação, é possível saber se estamos prontos ou não para nos defender nos becos de Roma.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar